Wednesday 19 September 2012

Códigos culturais e valores sociais: diversidades de direitos sociais dos povos indígenas

território irrestrito
http://territorio-irrestrito.blogspot.com.br/2012/09/codigos-culturais-e-valores-sociais.html


Códigos culturais e valores sociais: diversidades de direitos sociais dos povos indígenas


Geovani Kezokenaece Paresi da etnia Paresi
é Assessor Indígena/GAB/Dsei-Cuiabá 

Geovani Kezokenaece Paresi - Meu Deus do Céu! É absolutamente incompreensivel, inaceitavel, inadimissível e surrealista quase duzentos milhões de cidadãos que habitam um país não conseguem compreenderem e entenderem os códigos culturais e valores sociais das diversidades de direitos sociais.

Como que pode uma pessoa desse nível, fala que os indios nao conseguem plantar mandioca, sabendo que os seres indigenas que ensinaram e emprestaram até hoje suas areas para plantarem e sobrevivirem, sendo que chegaram aqui no Brasil como se fosse sem teto, sem terra, e agora esta esculaxando, dessa forma.
No entanto, a nossa contestação nao é contra cidadãos e outros segmentos da sociedade, somente exigimos que o governo brasileiro nao seja a ser ditadura, estamos num país democrático.

Se um dia alguem chegar na sua casa e querer levar tudo sem a sua anuencia e conhecimento, você enquanto pessoa aceitaria?
Você enquanto ser humano concordaria alguem chegar e querer derrubar os pontos religiosos/igrejas da sua cidade, você nao iria aceita. Assim também, nós indigenas nao queremos a terra somente para ocupar, plantar, etc.  Nós exigimos que os nossos pontos sagrados sejam respeitadas e asseguradas.
Se você esta preocupado com "copa do mundo" isto para nós é simplesmente politicagem, isso nunca trará qualidade de vida, nem pra você nem para os demais.
Para nós primeiro mundo nao precisa envolver copa do mundo para chegar nesse ponto.
E para o mundo de vocês, a terra nao pertence nem a você e para outros, a terra é uma porção de materia e que foi cedida por Deus.
`
É inadimissível dizer que Indios ganham salarios do governo, será que o pessoal só sabe julgar, nao procuram se informar de forma coerente? Preciso que qualquer cidadão brasileiro comprove em que artigo da legislação esta assegurada.

Para saber mais, a faca nao faz parte da cultura indigena, vocês que trouxeram. E deram de presentes falsos, isto é um carater ganancioso.
Nós somos impuni, e nemhum ser hunamo pode julgar outro ser, quem nos julgará somente Deus.
Agora os que vieram de fora que querem fazer as terras sagradas de casa de mae Joana, querem acabar com águas, cabeceiras, arvores, enfim. Que respeito tem? Que tipo de vida querem? Isto é uma selvageria com valores naturais.

Para sua consciencia cada cidadão indigena luta para sobrevivencia de cada agua, rio, arvore, terra, entre outros que restam. Vocês merecem serem punidos mesmo, porque desde os tempos imemoriais vêm rasgando a nossa cultura, a nossa natureza, e outros valores. E vêm matando pessoas inocentes.
Agora, se o senhor não gosta de indios, sem terras, sem tetos, problema é seu, nemhum indio pediu para você vim morar ou nascer aqui na nossa terra.
Se você nao quer ser incomodado mais pelos INDIOS, SEM TETOS, SEM TERRAS.... ENTAO PEGUE SEU FOGUETE E VÁ PARA ESPAÇO.



 Repudio ao cidadão Eduardo Povoas pela matéria abaixo publicado no site
www.midianews.com.br do dia 14.9.
 Matéria Publicada no site www.mdianews.com.br por Eduardo Povoas

No comments: