Saturday 8 September 2012

Sebastião Salgado e sua obra Genesis

National Geographic Brasil
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/izan-petterle/2008/12/03/134242/


Fotografia de Natureza – Sebastião Salgado e sua obra Genesis




* Fotos: Izan Petterle
Há quatro anos Sebastião Salgado embarcou em seu último grande trabalho. Ele vai ficar oito anos na estrada para documentar os lugares remotos do planeta que ainda não foram alterados pelo homem e que representam a esperança de um mundo melhor.
Segundo Salgado, "esse é um projeto que pretende nos reconectar ao que o mundo era antes da humanidade tê-lo alterado ao ponto de não ser mais reconhecido". É surpreendente que Sebastião tenha voltado suas lentes para a natureza, é só pensarmos em seus projetos anteriores relacionados a temas sociais da nossa época.
Penso que ele aparece como um Ansel Adans dos tempos modernos, suas imagens tem a classe e a maestria dos grandes mestres da fotografia, mas suas fotos são carregadas de uma forte ideologia contemporânea, como um manifesto engajado na preservação da nossa própria espécie, provavelmente a mais ameaçada de extinção.
Na verdade vivemos em uma sociedade insustentável, a ganância pelo lucro a qualquer custo e o consumismo desenfreado de nossa sociedade compromete os esforços superficiais que são feitos em favor de um mundo mais sustentável.
A produção de "bio-combustíveis ecológicos" para os carros das classes mais ricas e o aumento das exportações de comodities agrícolas que geram grande parte de nosso superávit na balança comercial é conseguido basicamente  por grandes áreas de desmatamento das regiões do centro-oeste e da Amazônia.
Essa é uma atividade altamente poluidora do solo e da água, somos um dos maiores consumidores de agrotóxicos e adubos químicos do universo.
Vivemos em um mundo complexo e contraditório, urge encontrarmos novos caminhos para salvarmos nossa nave-mãe dessa tragédia anunciada.
Inspirado na obra Genesis de Sebastião Salgado e graças a tecnologia digital, longe de querer parecer pretensioso, apresento algumas fotografias em preto e branco de natureza.
Sem querer ser um fotógrafo dessa "natureza", rendo minhas homenagens a todos que se dedicam a fotografia e a preservação do meio ambiente.

No comments: