Tuesday 4 June 2013

Guia: as aves da Amazônia

eco
http://www.oeco.org.br/fauna-e-flora/27227-guia-as-aves-da-amazonia?utm_source=newsletter_727&utm_medium=email&utm_campaign=as-novidades-de-hoje-em-oeco

Detalhe do poster: Aves raríssimas com registros somente no Parna Viruá, em Caracaraí (RR). | Clique para ampliar
Desde 2010, o fotógrafo Renato Rizzaro e sua esposa Gabriela Giovanka têm elaborado cartazes sobre as aves nacionais, baseados nas fotografias e pesquisas realizadas nos últimos 10 anos em expedições pelos biomas brasileiros. A ideia da dupla é percorrer os biomas brasileiros e desenvolver um pôster para cada ecossistema. 

Até agora, lançaram os pôsteres Aves da Mata Atlântica, em 2010, e Aves do Pantanal, em 2012. No segundo semestre de 2012, o casal foi ao Amazonas e o resultado é o mais recente pôster “Aves da Amazônia”, com 74 espécies de pássaros da região. Como nas edições anteriores, as fotos são de Renato Rizzaro, que também tratou as imagens; Gabriela Giovanka fez a revisão bibliográfica e Vítor Piacentini, a revisão científica. O apoio institucional é da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS.

Nesta edição, o pôster da Amazônia contou também com o apoio de 5 fotógrafos, que cederam 7 imagens para o projeto: Dalci Oliveira, ornitólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, cedeu a foto do Ferreirinho-de-sobrancelha (Todirostrum chrysocrotaphum); Edson Endrigo, reconhecido fotógrafo e guia ornitológico, participou com as fotos da Aribamba-do-paraíso (Galbula dea) e Saíra-ouro (Tangara schrankii); Edson Vargas Lopes, professor/ornitólogo da Universidade Federal do Pará, cedeu as fotos do Macuru-de-testa-branca (Notharchus hyperrhychus) e Rapazinho-de-colar (Bucco capensis); Gilberto Nascimento, guia e guarda-parque do PARNA do Amazônas, participou com a Ararajuba (Guaruba guarouba) e Thiago Orsi Laranjeiras, que cedeu a imagem do raríssimo Fura-flor-grande (Diglossa major).

O projeto nasceu de um desejo do casal de apresentar as aves para alunos do ensino fundamental por todo o país, reproduzindo um trabalho já desenvolvido por eles na Escola de São Leonardo e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, em Santa Catarina. Hoje, além das fotos que compõem os pôsteres, eles realizam com as crianças dos locais que visitam a atividade “Roda dos passarinhos”, onde ensinam - e aprendem -, sobre pássaros do bioma local e do resto do país. 

Os pôsteres podem ser adquiridas via email ou por correios. O custo é de 30 reais (mais frete) pelo pôster Aves da Amazônia, com descontos na compra de edições anteriores. Todos os pôsteres têm alta qualidade de impressão, detalhes em cores vivas, nomes científicos e populares das aves e possui a opção bilíngue (inglês/português). Os valores arrecadados com as vendas colaboram com as futuras expedições.

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas
Pôster Aves da Amazônia

*editado: 04/06 - às 08h30

Serviço
Para solicitação do cartaz, envie e-mail para riodasfurnas@gmail.com
Para maiores informações sobre o projeto visite o blog Rio das Furnas

Leia TambémGuia: as aves do PantanalGuia: as aves da Mata Atlântica As aves de toda uma vida


No comments: