Wednesday 1 January 2014

O melhor de ((o))eco em 2013: Notícias (parte 2)

o eco
http://www.oeco.org.br/noticias/27889-o-melhor-de-o-eco-em-2013-noticias-parte-2



O melhor de ((o))eco em 2013: Notícias (parte 2)
((o))eco - 30/12/13

Parque Nacional do Iguaçu sofreu dois ataques em 2013: avançou o projeto para reabrir a Estrada do Colono, que corta o parque, e os empresários e políticos de Iguaçu pressionaram o ministério do Meio Ambiente para voltar a permitir o tráfego de carros, vans, táxis e ônibus privados na estrada que leva às Cataratas do Iguaçu. Os sinais já vinham aparecendo nos alertas baseados em imagens de satélite do INPE e do Imazon e a medição consolidada os comprovou: a pior notícia do fim do ano foi o aumento de 28% no desmatamento na Amazônia, após 5 anos seguidos de queda. A ministra Izabella Teixeira bufou na coletiva de imprensa, mas teve que admitir o retrocesso, durante a Conferência das Partes do Clima (COP 19).

Relator pediu aprovação da proposta de lei da Câmara que muda lei do Snuc e recria a estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu ao meio.
1024px-Iguacu-002
Com ajuda de helicópteros, imagens de precisão, informática e veículos pesados, Ibama aumenta autuações em operação para durar ano inteiro.

Entidade ambientalista alerta para o risco de a mineração invadir uma das últimas grandes reservas naturais intactas de Minas Gerais.

Agência aprovou ampliação da capacidade de produção de energia da usina, que terá que ceder parte da energia para a vizinha Jirau.

Relatório do Tribunal de Contas do Estado aponta baixíssimo investimento entre 31 falhas na gestão de Unidades de Conservação do Amazonas.
parque estadual do sucunduri
Elevação do preço do metal após crise econômica de 2008 fez crescer mineração ilegal na Amazônia Peruana. Desmatamento triplicou na região.
aviao CAO peru
Projeto de lei do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) quer fixar prazo máximo de 180 dias para os órgãos concluírem processo de registro.
13-09-13-Senador-Ruben-Figueiro-plenario-8-1.jpgINTR
Izabella Teixeira relevou essa tarde que a Amazônia perdeu 5,8 mil km de floresta, quebrando uma série de 5 quedas consecutivas desde 2008.
Izabella MMA Prodes-2013
Metas de redução seriam discutidas e aprovadas por cada país. Para o Itamaraty, os pactos nacionais darão suporte para um pacto global.
Gaucho
Plano atual proíbe veículos como carros e ônibus de turismo privados na estrada que leva às cataratas. Prejudicados apelaram ao governo.
PNI



No comments: