Tuesday 13 May 2014

Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira.

http://www.reformaagrariaemdados.org.br/biblioteca

Companheiros e companheiras,
É com muita alegria que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra apresenta a todos interessados, pesquisadores e militantes das mudanças no campo brasileiro  NOSSA,Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira.

Essa Biblioteca virtual, construida na internet  representou os esforços coletivos de muitos companheiros/as e agora nessa semana, a lançamos oficialmente, durante o encontro nacional de pesquisadores da reforma agraria, realizado na nossa Escola Nacional Florestan Fernandes.
O Objetivo da biblioteca é reunir e organizar em um só sítio eletrônico o máximo possível de material produzido no Brasil que contribui com a luta pela terra, pela Reforma Agrária, Agroecologia e Soberania Alimentar. 
Acreditamos que agrupar esta produção de conhecimento facilitará a pesquisa e o estudo de todas e todos que atuam na área, além do incentivo e da ajuda na divulgação dos trabalhos comprometidos com essa luta.
Nossa biblioteca está dividida em doze sessões:
 
  1. Livro
  2. Artigo e ensaio
  3. Dissertação e tese
  4. Revista
  5. Jornal
  6. Caderno de estudo e Cartilha
  7. Documento
  8. Literatura e Cultura do Campo 
  9. Poesia
  10. Cartaz
  11. Videoteca
  12. Páginas na Intern
NOVAS CONTRIBUIÇÕES E DE FORMA PERMANENTE
Contudo, nossa Biblioteca é um projeto coletivo e em construção permanente. Ocupamos a área virtual e já assentamos a primeira leva de conhecimento. Por enquanto, temos mais de 1.600 PDFs e centenas de materiais lincados.
Agora, o próximo passo depende da cooperação de todos/as que puederem contribuir.  Confiram as tematicas de cada sessão e se tiveres algum material , por favor nos enviem, que poderiamos aglutinar, para estar a disposiçao de todos.  Ficamos no aguardo das contribuições, que deverão ser enviadas para o correio eletrônico questaoagrariabrasileira@gmail.com 
O endereço da Biblioteca é:
Vale destacar que esta Biblioteca, como poderão ver, é parte do projeto "Dados e textos sobre a luta pela terra e pela Reforma Agrária", que ainda está em andamento e em breve será publicado.
Grande abraço, boa pesquisa, bom estudo!
 
Secretaria naiconal / setor de banco de dados
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
São paulo, 12 de maio de 2014

No comments: