Monday 2 March 2015

Escolas Sustentáveis na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo - Parceria: GPEA/UFMT e WWF Brasil

A comunidade quilombola de Mata Cavalo sempre nos recebe com muito carinho. Assim fomos recebidos pela comunidade escolar da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda no dia 26/02/2015. A equipe do GPEA esteve na escola para apresentar a proposta do Processo Formativo em Escolas Sustentáveis e Comvidas que tem, também, como proposta a implantação dos Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC).



A comunidade escolar nos recebeu com apresentações culturais do grupo “Hop Quilombola” (descrito abaixo), com rodas de capoeira, almoço delicioso e muito entusiasmo.



Estiveram presentes membros da equipe da gerência de educação ambiental da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso (Seduc/MT). Também a Profa. Gonçalina Eva de Almeida, uma grande liderança dessa comunidade, foi diretora da escola e hoje está à frente da Superintendência de Diversidades Educacionais da Seduc/MT.


Seguimos em uma roda de conversa sobre as escolas sustentáveis e os PAEC.


Pela tarde compartilhamos com a equipe da escola do quilombo as nossas experiências vivenciadas na escola estadual Maria Silvino Peixoto de Moura.

Os professores(as), servidores, alunos(as) e membros da comunidade que estavam presentes aceitaram o desafio para participar do projeto com o GPEA. Firmamos o compromisso de trabalharmos de março a novembro – com o lançamento dos PAEC na festiva feira de conhecimentos e cultura da escola a ser realizada no dia 20 de novembro, dia da consciência negra.



Construímos coletivamente uma proposta para o calendário do curso e da implantação dos PAEC. E acordamos que nossos encontros formativos serão às quintas-feiras. Em uma próxima reunião de planejamento do GPEA apresentaremos esse calendário. 

As etapas do projeto (ainda uma SUGESTÃO!!!)

1ª. etapa: FORMAÇÃO
Processo formativo em Escolas Sustentáveis e Comvidas
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
26/03 | Abertura
EU
02, 09, 16, 23 e 30
OUTRO
7, 14, 20 e 28
MUNDO
11, 18 e 25
Recesso escolar:
13 a 27/07


2ª. etapa: GESTAÇÃO dos PAEC
AGOSTO
SETEMBRO

3ª. etapa: IMPLANTAÇÃO dos PAEC
OUTUBRO
NOVEMBRO
20 | lançamento dos PAEC

O projeto Escolas Sustentáveis na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo  é uma parceria do GPEA/UFMT e o WWF Brasil.


Nossa equipe Gpea/Ufmt
Edilaine Mendes, Giselly Gomes, Julio Resende Duarte, Priscilla Amorim, Michelle Jaber e Regina Silva

Em 26/02/2015
Na Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda  | Comunidade Quilombola de Mata Cavalo


No comments: