Monday 2 March 2015

Esperança do Quilombo



Durante a visita a Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, houve um ritual de acolhimento realizado por professores e alunos da instituição escolar. Tratava-se de uma apresentação de danças Afro do grupo “Hop Quilombola” (que em Orubá significa Esperança do Quilombo”).

O grupo de dança surgiu há quatro anos através do projeto “Relativização: Um Processo istórico da Comunidade Mata Cavalo”, com o intuito de resgatar a identidade e cultura quilombola na escola e na região. É formado por vinte alunos da escola e dirigido pelas professoras Lucilene e Júlia.

Desde seu surgimento o grupo realiza diversas apresentações, não só na própria escola, mas também nas comunidades e municípios vizinhos, estas apresentações se intensificam no mês de novembro devido à proximidade das comemorações da Consciência Negra (20 de novembro).

As roupas utilizadas nas apresentações são confeccionadas pelos funcionários da própria escola e recentemente conseguiu-se patrocínio para a confecção de uniformes para o grupo. É ressaltado pelas professoras que a dança além de contribuir com o resgate da cultura e identidade quilombola, também agrega valores como disciplina, interatividade e organização não só na vida escolar, mas também na formação dos alunos enquanto cidadãos(ãs).

26/02/2015
Escola Tereza Conceição de Arruda  | Comunidade Quilombola de Mata Cavalo

Priscilla Amorim

Orientadora: Regina Silva
Projeto Escola Sustentáveis na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo

No comments: