Tuesday 12 January 2016

Educador norte-americano inova ao apresentar tese de doutorado em forma de quadrinhos

happiness
http://www.hypeness.com.br/2015/07/educador-norte-americano-inova-ao-apresentar-tese-de-doutorado-em-forma-de-quadrinhos/

doutorado em forma de quadrinhos

Educador norte-americano inova ao apresentar tese de doutoradoem forma de quadrinhos
Se fazer um simples TCC já dá um trabalhão e não é exatamente divertido, imagine só se dedicar por meses a fio a uma tese de doutorado, cheia de detalhes e normas quadradas. Pois bem, há esperança. Na Universidade de Columbia, nos EUA, o doutorando Nick Sousanisapresentou sua tese em Educação usando o formato de história em quadrinhos – e foi aprovado!
Em vez de super heróis e ação, contudo, Sousanis usou o formato de quadrinhos para mostrara importância do uso de imagens no aprendizado, o tema da tese, intitulada “Unflattening“. Seu estudo é uma comparação entre linguagem visual e escrita, trazendo a perspectiva de que ambas são imbricadas. Por meio de desenhos e com o auxílio das legendas, o educador explora conceitos filosóficos e faz citações, como em uma tese comum.
A primazia das palavras em relação às imagens têm raízes profundas na cultura ocidental. Mas e se ambas as linguagens estiverem inextrincavelmente conectadas, parceiras igualitárias na formação do discurso? Escrito e desenhado completamente no formato de quadrinhos, Unflattening é um experimento em pensamento visual. Nick Sousanis desafia a forma convencional do discurso acadêmico para oferecer aos leitores uma peça que é, ao mesmo tempo, um trabalho de arte incrível e uma pesquisa séria sobre a maneira com que os humanos constroem conhecimento“, afirma a review do Comics Grid.
Confira algumas partes da tese:
unflattening-tese
unflattening-tese2
unflattening-tese3
unflattening-tese4
unflattening-tese5
Todas as imagens © Nick Sousanis

No comments: