Friday 29 January 2016

Evento cultural comemora o Dia Mundial das Áreas Úmidas na UFMT

24 h
http://24horasnews.com.br/noticias/ver/evento-cultural-comemora-o-dia-mundial-das-areas-umidas-na-ufmt.html
EVENTO
29/01/2016 - 15:17:29
Da redação
Evento cultural comemora o Dia Mundial das Áreas Úmidas na UFMT
O objetivo é estimular ações de conscientização sobre a importância das áreas úmidas.
Evento cultural comemora o Dia Mundial das Áreas Úmidas na UFMTFoto: Reprodução
 O Centro de Pesquisas do Pantanal promoverá na próxima terça (2), na UFMT, uma atividade cultural e científica em homenagem ao Dia Mundial das Áreas Úmidas, comemorado nesta data. A programação acontece das 10:30 às 13:30, no Restaurante Universitário do câmpus Cuiabá. A UFMT é referência em pesquisas sobre áreas úmidas no país.



A programação contará com a mostra "No nascimento há morte", do fotógrafo João Quadros; varal de poesias do poeta mato-grossense Manoel de Barros; roda de música com Herman Hudson e recital de poemas, com o ator Ivan Belém e a professora Michéle Sato. Os principais trabalhos científicos sobre o tema farão parte da exposição "UFMT lidera pesquisa em áreas úmidas em nível nacional".

As áreas úmidas são ricas em alimentos, estocam e regularizaram o fluxo de água e ainda são responsáveis por uma biodiversidade imensa. Também influenciam no ciclo de carbono e de outros gases do efeito estufa.

Pântanos e charcos, mangues, turfas, lagos rasos, lagoas costeiras, várzeas, matas ciliares e as veredas do cerrado são alguns dos ecossistemas que compõem as áreas úmidas.

Sob a coordenação do pesquisador Paulo Teixeira, candidato a reitor (Chapa 02), desde 2002, o CPP abriga também o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), referência na América Latina em pesquisas sobre o tema, cujas ações são focadas em propostas de de manejo, com vistas a melhorar a qualidade de vida dos habitantes destas áreas.

O Dia Mundial das Áreas Úmidas foi criado em 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar. O objetivo é estimular ações de conscientização sobre a importância das áreas úmidas.
Fonte: Ascom
- See more at: http://24horasnews.com.br/noticias/ver/evento-cultural-comemora-o-dia-mundial-das-areas-umidas-na-ufmt.html#sthash.Dks7pIM5.dpuf

No comments: