ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
O programa Escolas Sustentáveis foi uma inspiração de uma
proposta inglesa, mas que teve diversas alterações, desconstruções e
construções sob a coordenação da Coordenadoria Geral de Educação Ambiental
(CGEA) do Ministério da Educação (MEC) e três universidades federais que
colaboram na transformação da proposta: Mato Grosso (UFMT), Mato Grosso do Sul
(UFMS) e Ouro Preto (UFOP).
O lançamento do programa ocorreu em 2010, no Sesc Pantanal,
em Poconé, MT. Por meio da educação a distância, a parceira com a Universidade
Aberta do Brasil (UAB) e da logística de cada universidade foi essencial ao
projeto.
Trata-se de um programa que conclama que a escola se
organize (ex. COM-VIDAS, mas pode ser outra forma de agremiação) e convide a
comunidade a participar de 3 dimensões, ou 3 “peles” segundo o austríaco
Hundertwasser. Estas 3 dimensões são intrínsecas e inseparáveis, pois são
partes de um tecido coletivo e isoladas, perdem o sentido político da proposta.
1ª pele (derme): CURRÍCULO
Um currículo que seja fenomenológico, isto é, que se
concretize em cada contexto histórico, potencializando a existência de cada
escola, seja ela quilombola, indígena, do campo, especial ou integral. Para
cada realidade, é uma proposta política que considera o conjunto
socioambiental, como se o humano pudesse mergulhar na natureza.
2ª pele (vestuário):
GESTÃO
Dimensões da sustentabilidade ou ecoeficiência são propostas
neste segundo eixo das escolas sustentáveis, que considere a alimentação orgânica,
o aproveitamento da água, a economia energética, a mobilidade por transportes
como a bicicleta, a pegada ecológica, ou tantas outras práticas sustentáveis
forem possíveis.
3ª pele (casa):
ESPAÇO
Concebido o território como OIKOS, é o lugar que habitamos,
portanto, espaço de nossas identidades. É o cuidado desde a carteira que
sentamos até o Universo que pertencemos, mas é também a casa onde moramos.
Assim, propostas da bioarquitetura são bem-vindas, assim como demais práxis que
revelem o cuidado e o respeito à diversidade do mundo que habitamos.
Diversas experiências ocorreram em todo Brasil e hoje o
programa ganhou vida própria, dinamizando os espaços em vários contextos. Uma sistematização das diversas vivências com as escolas sustentáveis é representada no diagrama:
fonte: CGEA/MEC
Em Mato Grosso, a UFMT, em parceria com a UAB e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) estão promovendo a segunda edição do curso em 2013.
Mais notícias:
GPEA - escolas sustentáveis
1º Encontro do Programa Nacional de Escolas Sustentáveis
12 e 13 de setembro de 2013
Coordenação Geral de Educação Ambiental - CGEA
ALGUMAS REFERÊNCIAS
2005 – CGEA/MEC
2007 -
INGLATERRA
House of
Commons - Education and Skills Committee
2007 – CGEA/MEC
2007 – Direcional educação
2009 – imprensa oficial e ecocentro IPEC
2010 – Pátio
2010 – FURG
2010 - MEC
2011 – GPEA/UFMT
2011 - 8º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância
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Vamos pensar no Brasil com escolas sustentáveis
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2012 – UFMT: escolas sustentáveis e com-vidas em Mato Grosso
2012 - Pátio, revista pedagógica
Michèle Sato (entrevista): é preciso ousar mudanças
2013 - MMA
caderno consumo sustentável - construções
moradia sustentável
[download]
http://gpeaufmt.blogspot.com.br/2013/04/cartilha-ensina-fazer-obras-sustentaveis.html
2013 - Minist Públ de PE e Rede MAPA
lixo, quem se lixa? o be-a-bá dos resíduos sólidos
[download]
2013 - documentos de ações e estratégias do MEC
distribuido no 2º congresso luso
colaboração da Dra Flávia Nascimento Ribeiro, ES
[link1] - diretrizes nacionais das Escolas Sustentáveis
[link2] - diretrizes preliminares
Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente
http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-29-37/2012-05-30-19-17-24
Biblioteca Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente
http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-30-31
Michèle Sato (entrevista): é preciso ousar mudanças
2013 - MMA
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moradia sustentável
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http://gpeaufmt.blogspot.com.br/2013/04/cartilha-ensina-fazer-obras-sustentaveis.html
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Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente
http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-29-37/2012-05-30-19-17-24
Biblioteca Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente
http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-30-31
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