edu campo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

  
                                      G. Jardim: escola

Curso de Especialização PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: "Práticas Pedagógicas na Educação do Campo: professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental"

GUIA de ESTUDOS

[Download em PDF]

Gildásio Jardim: café da dona Ivone

Fundamentos e Metodologia
do Ensino de Ciências


Glauce V. de Souza-Torres
Elni Elisa Willms
Michèle Sato

 

Benedito Nunes

 

Desde o começo do mundo água e chão se amam

e se entram amorosamente e se fecundam.

Nascem peixes para habitar os rios.

E nascem pássaros para habitar as árvores.

As águas ainda ajudam na formação dos caracóis e das suas lesmas.

As águas são a epifania da criação.

[…]

Penso com humildade que fui convidado para o banquete dessas águas.

Porque sou de bugre.

Porque sou de brejo.

 

Acho agora que estas águas que bem conhecem

a inocência de seus pássaros e de suas árvores.

Que elas pertencem também de nossas origens.

Louvo, portanto, esta fonte de todos os seres e de todas as plantas.

 

Vez que todos somos devedores destas águas.

Louvo ainda as vozes dos habitantes deste lugar

que trazem para nós, na umidez de suas palavras,

a boa inocência de nossas origens.

 

Manoel de Barros


 

PROGRAMAÇÃO - MOMENTO PRESENCIAL 

Local: Auditório Térreo do Instituto de Educação, sala 121.
INÍCIO 24 de junho/22 
TÉRMINO 18 de agosto/22 
(Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA).
Presencial: 24/06 (sexta – 18h às 21h.) 25/6 (sábado 8h às 12h e das 14h às 18h)
Carga horária: 45h (30h TU e 15h TC).

O módulo compõe o Eixo III: "Movimentos saberes e fazeres - Linguagens, Matemática, Ciências, Geografia na Educação do/no Campo

Ementário:
Ensino e Aprendizagem na Educação do Campo: Currículo, Planejamento e Avaliação. Conteúdos de Ciências Naturais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Números, Operações e Meio ambiente. Atividades e Materiais Didáticos de Ciências Naturais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação do Campo.

CRONOGRAMA DE TRABALHO
24/06-NOTURNO
18h- Lanche ( sala 122- IE)

18h30 às 19h - Apresentação dos pares (Dinâmica: Quem eu sou? De onde eu venho?)

19h às 19h30 - Apresentação do Guia de Estudo (Unidades de Ensino)

19h 30 às 20h 30 - Conferência Inaugural da disciplina “O CAMPO: ambiente, saúde” - Profa. Dra. Michèle Sato

20h 30 às 20h 50 - Debate

20h 50 às 21h Intervalo

21h – Fechamento e orientação sobre o sábado: Aula de Campo e Oficina de fotografia. (Trazer computador -1 por grupo).


25/06 – SÁBADO MATUTINO
Profa. Dra. Glauce Viana de Souza Torres

7h às 9h 30min. AULA DE CAMPO com OFICINA DE FOTOGRAFIA AMBIENTAL
  • Aplicação da oficina de fotografia ambiental: anúncios e denúncias.
  • Coleta de elementos naturais para oficina Mandala Ambiental
  • (Trazer tênis, boné, protetor solar)

Sala UFMT
10h -
Exposição do vídeo- Ação antrópica em diferentes ecossistemas – e Debate

Contextualização sobre os ecossistemas de MT

10h30 às 11h– Produção em 3 grupos cerrado, pantanal, floresta amazônica
 Qual ecossistema localiza a escola do campo;
 Caracterize o território;

 Quais potencialidades esse ecossistema apresenta para desenvolvimento de práticas pedagógicas na escola do campo que você atua. Cite no mínimo dois planejamentos já experienciados, em comum acordo com seu grupo, contemplando: tema, objetivos, série ou ciclo, metodologia desenvolvida e resultados.

 Apresente o link de um clip ou letra de música, poesia, obra de arte ou outras produções artísticas que mais aproxima da representação do ecossistema que situa sua escola do campo?

11h às 12h – Apresentação dos grupos


25/06 – Sábado vespertino
Profa. Dra. Elni Elisa Willms

14h horas às 15 horas- Apresentação reflexiva. Roda de conversa: Como eu me tornei o que eu sou?

INTERVALO (15h às 15h 15min)

15h 15min às 16h15min - Oficina poética e convergências com a área de CN e produção da mandala.

Guimaraes Rosa- Cerrado
Manoel de Barros- Pantanal
Fotos do Sebastião Salgado – Amazônia

16h15 às 17h – Apresentação dos três grupos: Mandala Ambiental

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G. Jardim: argilando sonhos

CARTA DE BOAS-VINDAS
Prezado(a) Cursista!

            Você está iniciando seus estudos sobre as Ciências Naturais no curso de Especialização em Educação do/no Campo, promovido pelo Instituto de Educação da UFMT. Nós, professoras formadoras, temos o privilégio de estabelecer diálogos pedagógicos e contribuir na ampliação de pressupostos teóricos e de práticas pedagógicas alusivos à área do conhecimento.

Nossos fios dialógicos são pautados em movimentos circunscritos de saberes e de fazeres, conforme prevê o Projeto Pedagógico. Destarte, estaremos à disposição para mediar conhecimentos, tirar dúvidas, discutir, refletir, revisar e acompanhar vocês nas unidades de ensino, considerando que estas construções resultarão na produção do artigo com fins de concretizar a monografia final. 

Nesse percurso de estudos, vivenciaremos um módulo importante, com os outros previstos na matriz curricular e aqui destacamos o ambiente, seus ciclos, alterações e impactos na Terra.

Acreditamos que o módulo potencializa novo olhar sobre as questões ambientais, e sobretudo tomadas de decisões na Educação do/ no Campo, por meio da inserção de práticas pedagógicas aliadas as reflexões teóricas construídas. É um módulo instigante e estaremos juntos com você neste desafio.

Imara Quadros: Cabo Verde

 

 

Recebam nosso fraterno abraço!

Professoras Glauce, Michèle e Elni

 

 

EIXO III: "Movimentos saberes e fazeres - Linguagens, Matemática, Ciências, Geografia na Educação do/no Campo

DISCIPLINA: Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências - 45 horas (30horas TU e 15horas TC) - Tempo Universidade (TU) -Tempo Comunidade (TC)

INÍCIO: 24 de junho/22 TÉRMINO: 18 de agosto/22 (AVA)
Presencial no Instituto de Educação/UFMT

24/6 (sexta feira) – 18h às 21 horas

25/6 (sábado) 8h às 12h e das 14h às 18h


EMENTA
Ensino e Aprendizagem na Educação do Campo: Currículo, Planejamento e Avaliação. Conteúdos de Ciências Naturais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Números, Operações e Meio ambiente. Atividades e Materiais Didáticos de Ciências Naturais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação do Campo


UNIDADE I
Conteúdos de Ciências Naturais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Números, Operações e Meio ambiente

FÓRUM DE APRESENTAÇÃO
Por meio do fórum e com apoio da escrita narrativa responda para seus colegas e professores do módulo, ao encontro da dinâmica reflexiva desenvolvida no momento presencial, a seguinte indagação: “Como eu me tornei o que eu sou?

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G. Jardim: pindorama

 

Unidade I

[Tema 1.1. Ciências Naturais (CN)]

O CAMPO: clima e pandemia

[1ª e 2 ª semanas 24/06 a 02/07/22- Presencial + AVA]

Profa. Dra. Michèle Sato

 

power point da aula [download]


UNIDADE I

Abordagens epistemológicas sobre as ciências naturais e a dimensão ambiental. A crise climática, a pandemia e os biomas mato-grossenses.


Tema 1.1.

O CAMPO: ambiente, saúde e clima

EMENTA

A complexidade do campo em suas dimensões culturais e naturais: a memória como contributo à ressignificação de conceitos, na práxis vivida de uma política da educação do campo. As narrativas que constroem as identidades na existência singular de cada professora, na reconstrução da paisagem que transcende a floresta isolada, mas implica-a na ontologia política da educação, da saúde, dos conflitos socioambientais e dos desafios da própria Terra.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver alguns aspectos epistemológicos da pandemia e do ambiente nas dimensões de uma sociedade humana em crise, que projeta o futuro com amálgama do pretérito, entre as memórias e narrativas de construção permanente.

 

LEITURAS ESSENCIAIS

1) SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Rio de Janeiro: GEA-Sur, UNIRIO; Cuiabá: GPEA, UFMT, 2020 <https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pandemia.html>.

 

2) SATO, Michèle et al. Os Condenados da Pandemia. 1. ed. Cuiabá, MT: GPEA & Sustentável, 2020. <https://editorasustentavel.com.br/os-condenados-da-pandemia/>.

 

CRONOGRAMA

Aula no dia 24 de junho de 2022

Local: auditório SETEC, UFMT

18 horas

 

ATIVIDADE

A VIDA SECRETA DOS OBJETOS – é uma atividade que estimulará a memória, na tentativa de interpretar o pretérito com ressignificações às identidades e com conexões com os elementos teóricos da educação ambiental. Os objetos têm origem em matérias provindas da natureza, que manuseado, transformado e lapidado “escondem” alguns aspectos históricos da vivência humana. Cultura e natureza são conectadas num único tecido que perfaz a beleza da Terra.

Fonte: MATAREZI, José. TRILHA DA VIDA: Rizomas e poéticas no patrimônio cultural ambiental. Projeto de Tese, 2022, 200f. Exame de Qualificação de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (DPCS), Universidade da Região de Joinville – Univille.

POSTULADO: Vamos imaginar que cada objeto tenha vida, mas que está escondido pelo tempo. Sua tarefa será reviver este momento, desvelando a vida secreta dos objetos. Entre os 4 blocos de imagens, subdivididos entre CASA, ARTE, INFÂNCIA E ESCOLA, observe cada imagem com cuidado, tentando buscar na memória as situações e informações do objeto.

O futuro só poderá ser bem planejado se tivermos mais laços com o pretérito. Podemos simplesmente narrar os episódios, mas também ressignificar nossa constituição histórica ao lume do presente.

Escolha um objeto de sua preferência (todos possuem um número) e faça uma narrativa (estilo de redação narrativa) considerando:
1. O objeto tem uma vida secreta que você irá descrevê-la, mas inicie a redação considerando: “Por que escolheu este objeto?”

2. Você consegue descrever o objeto, por exemplo, de que material é feito? O tratamento para se transformar a matéria da natureza em objeto parece ter sido complicado?

3. Na memória vivida com este objeto, quem é a pessoa que mais se evidencia na sua sensibilidade?

4. No momento vivido entre a pessoa e o objeto, você lembra das memórias pretéritas que foram emocionantes? Por quê?

5. Descreva o lugar vivido que envolveu o objeto e as pessoas: há alguma música que envolve a memória? Algum perfume ou cheiro de comida? Era numa casa, numa escola, num restaurante ou num outro lugar?

6. No momento da vivência com este deste objeto, estava frio? Calor? Como era o clima na região que tudo aconteceu? Hoje está mais quente?

7. Envolvia alguém com doença? Os cuidados de higiene e os tratamentos médicos eram apropriados na ocasião e no lugar que você teve essa “vivência” com o objeto?

8. Consegue perceber que a natureza do objeto se conecta intrinsecamente com a cultura de histórias de cada pessoa?

9. Conte mais sobre a vida secreta deste objeto de maneira livre.


BLOCO A – A CASA: as quinas, os esconderijos, os enfeites, as refeições...



BLOCO B – a ARTE: a boa música tocando num baile, numa festa, o “par” apaixonado, os registros e a sensibilidade...



BLOCO C – a INFÂNCIA: de travessuras, jogos, gargalhadas, amigos invisíveis e reinvenções brincantes...




BLOCO D – a ESCOLA: a aprendizagem dentro e fora da sala de aula; a lousa e o giz; o caderno e o lápis da tabuada; o estojo de memórias... 




Gildásio Jardim: colcha de retalhos

O discurso linear do tempo da física já não nos serve, por isso precisamos de uma revolução no pensamento, como parte da mudança. O passado não é o que se deixa para trás e o futuro não é o que está por vir. Quanto maior a consciência sobre o passado, maior a possibilidade de criar o futuro. O verdadeiro assunto da história não é o passado enquanto passado, mas o presente, porque o presente é o que sempre necessita de futuro e de passado (BAUTISTA, 2010, p. 32).

BAUTISTA, Rafael. Hacia una constitución del sentido significativo “del vivir bien”. La Paz: Rincón, 2010.

 
PARA VER, OUVIR, LEMBRAR E SENTIR


Caetano Veloso
oração ao tempo
https://youtu.be/HQap2igIhxA



Coleção do Brasinha
Aqui nascem as histórias 
https://youtu.be/54jB8lDQsVQ


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G. Jardim: canoeiro

[Tema 1.2. CERRADO, PANTANAL E AMAZÔNIA]

[1ª e 2 ª semanas 24/06 a 02/07/22- Presencial + AVA]

Profa. Dra. Glauce Viana de Souza-Torres

 

 

TEMA 1.2.

Estudo sobre cerrado, pantanal, floresta amazônica: potencialidades de práticas pedagógicas na educação do campo.

Fios dialógicos sobre os ecossistemas de Mato Grosso:
Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.
Profa. Dra. Glauce Viana Souza-Torres


LEITURAS ESSENCIAIS

SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Territórios e identidades: mapeamento dos grupos sociais do Estado de Mato Grosso - Brasil. Ambiente e Sociedade (Campinas), v.13, p.261 - 281, 2010. https://gpeaufmt.blogspot.com/p/textos-escolhidos.html -artigo nº 30.

 

SATO, Michèle. SILVA, Regina Aparecida da. JABER Michelle. Educação Ambiental: tessituras de esperanças. Cuiabá: Editora Sustentável, EdUFMT. 2018

https://gpeaufmt.blogspot.com/p/livros-capitulos.html - livro nº 3.

 

ATIVIDADE: ENVIO DE ARQUIVO

Com base nos estudos e reflexões realizados no momento presencial e somado as leituras obrigatórias indicadas nesta unidade de ensino, poste a produção do seu grupo relativo à atividade discutida em sala de aula.

ü Qual ecossistema localiza a escola do campo;

ü Caracterize o território;

ü Quais potencialidades esse ecossistema apresenta para desenvolvimento de práticas pedagógicas na escola do campo que você atua. Cite no mínimo dois planejamentos já experienciados, em comum acordo com seu grupo, contemplando: tema, objetivos, série ou ciclo, metodologia desenvolvida e resultados.

ü Apresente o link de um clip ou letra de música, poesia, obra de arte ou outras produções artísticas que mais aproxima da representação do ecossistema que situa sua escola do campo?

 

Os biomas mato-grossenses e suas águas

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G. Jardim: escola do campo

 

UNIDADE II

[Tema 2.1. MATERIAIS DIDÁTICOS]

[1ª e 2 ª semanas 24/06 a 02/07/22- Presencial + AVA]

Profas. Dras. Elni Willms & Glauce Souza-Torres

Prof. MS Ademar Torres

UNIDADE II

Atividades e Materiais Didáticos de Ciências Naturais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação do Campo

 

TEMA 2.1.

Fotografia digital como recurso didático pedagógico
Prof. MS. Ademar Torres (comunicador social)


LEITURAS ESSENCIAIS
Material audiovisual sobre Fotografia Digital produzido para o curso.

MENDONÇA, Rita. Conhecendo mais a si mesmo. In: MENDONÇA, Rita. Atividades em áreas naturais. 2. ed. São Paulo: Ecofuturo, 2017. [livro eletrônico] p. 29-33.
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/atividades_em_areas_naturais.pdf


SAIBA MAIS
Caderno de Campo produzido com a Fotografia Digital- Experiência do ensino médio[pdf]

Dissertação - Fotografia Digital como prática pedagógica no ensino médio no contexto de uma disciplina eletiva [pdf]


ATIVIDADE: ENVIO DE ARQUIVO (INDIVIDUAL)
Após leitura da indicação de referência bibliográfica Atividades em áreas naturais, elabore um DIÁRIO DE CAMPO (com fotografias e/ou desenhos), ao encontro do indicado na página 32 do livro de Rita Mendonça.

No diário contemple: os aprendizados do dia, o que te tirou do lugar, o que é invisível, mas que você conseguiu observar no que diz respeito à sua relação com a natureza onde você vive. Tente observar mudanças de temperatura e clima, sons, presença de seres vivos e ações antrópicas nos diferentes ambientes por onde você circula. Faça isso por uns 3 dias.

Se puder busque informações com pessoas que moram há muito tempo na localidade (preferencialmente que tenham fotografias antigas), para falar das modificações ocorridas no território, avaliando os impactos ambientais e o desaparecimento dos animais, causado pelo “desenvolvimento”:
  • Havia mais áreas verdes?
  • O que surgiu nos locais que foram desmatados – construções, estradas, empresas, ruas, moradias?
  • Há algum rio ou lago na região que antigamente era piscoso e hoje se encontra poluído?
  • Como os mais velhos analisam a devastação da natureza?
  • Sobre a qualidade de vida, de lá para cá, há mudanças? Quais?
  • Entre o ontem e o hoje, quais mudanças globais e ambientais são sentidas pelos habitantes do local?

 

 

 Jardim: Manoel de Barros

O FOTÓGRAFO [trechos]

Difícil fotografar o silêncio.
Entretanto tentei. Eu conto:
Madrugada a minha aldeia estava morta.
Não se ouvia um barulho, ninguém passava entre as casas.

Tinha um perfume de jasmim no beiral de um sobrado.
Fotografei o perfume.
Vi uma lesma pregada na existência mais do que na pedra.
Fotografei a existência dela.

– Manoel de Barros em “Ensaios fotográficos”

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[Tema 2.2. RECURSOS DIDÁTICOS]

[1ª e 2 ª semanas 24/06 a 10/07/22- Presencial + AVA]

Profas. Dras. Elni Willms & Glauce Souza-Torres

 

TEMA 2.2.

Poesia, música, vídeos, pinturas como recurso didático nas Ciências Naturais (CN) para a educação do campo.

 

LEITURA ESSENCIAL

ZANON, Sibélia. Educando na natureza. (Org. Instituto Ecofuturo) 1. ed. – São Paulo: Ecofuturo, 2018. [livro eletrônico].

http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Educando-na-Natureza.pdf

 

 

ATIVIDADE: ENVIO DE ARQUIVO (grupo – máximo três pessoas):

Explorar, folhear e ler o livro Educando na natureza. É um livro de 37 páginas, construído com sensibilidade e beleza para abordar temas das ciências naturais, sendo os temas: nós na natureza; o rio; os saberes da terra; a cor da palavra; o convite ao voo. De posse dessas provocações, registrem sua compreensão desses temas por meio de textos e mandalas. Seu grupo pode ilustrar com fotos, desenhos, literatura (atente para o que foi trabalhado no presencial). Inspire-se na organização gráfica da autora! Usem e abusem da criatividade!


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G. Jardim: cultivando

 [Tema 2.3. AULA DE CAMPO]

[1ª, 2 ª e 3ª semanas 10/07 a 23/07/22- Presencial + AVA]

Profas. Dras. Glauce Souza-Torres & Elni Willms

 

TEMA 2.3.

Aula de campo como recurso investigativo na prática pedagógica da educação no campo.

 

LEITURA ESSENCIAL

ZANON, Sibélia. Educando na natureza. (Org. Instituto Ecofuturo) 1. ed. – São Paulo: Ecofuturo, 2018. [livro eletrônico].

http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Educando-na-Natureza.pdf

 

Atividade de Campo Orientada para crianças. Produção das docentes

 

FÓRUM DE DEBATE

Com base no eixo do curso circunscrito em "Movimentos saberes e fazeres” e dando centralidade no Tempo Comunidade, propomos a você cursista, após aplicação das práticas pedagógicas ensejadas nas unidades anteriores Educando na Natureza e Atividade de Campo Orientada para Crianças, a debater no Fórum de Debate. Esperamos você para tecermos fios dialógicos neste fórum de mosaicos.

 

 


 

Provocamos você a dialogar conosco no fórum sobre:

O que deu e não deu certo em seu planejamento (pensado e o vivido);

Quais limites e potencialidades da aplicação da prática pedagógica na educação do campo frente a sua realidade;

Como a escola, por meio do seu Projeto Pedagógico (PPC) apoia práticas pedagógicas;

Como ocorre o processo investigativo sobre a natureza e seus fenômenos, os impactos ambientais, os ciclos, ou seja, a realidade local.

 

 

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G. Jardim: peneirando café

 UNIDADE III

[Tema 3.1. SABERES E CURRÍCULOS]

[4ª, 5ª e 6ª semanas 18/07 a 31/07/22- Presencial + AVA]

Profas. Dras. Elni Elisa Willms e Glauce V. Souza-Torres

UNIDADE III

Ensino e Aprendizagem na Educação do Campo: Currículo, Planejamento e Avaliação

 

TEMA 3.1.

Saberes e perspectivas sobre o currículo de professores AIEF na educação do campo

 


 

WEB CONFERÊNCIA (LIVE)
Cultivando saberes: saúde e agroecologia
26/07 às 19 horas

Convidadas:
Profa. Doutora Eliane Aparecida Antunes Fagundes - Universidade Federal de Rondonópolis, UFR

Profa. MS Francisca de Assis Silva - PPG ISC, UFMT. Pesquisadora autodidata do Método da Verdadeira Saúde de Mokiti Oka

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G. Jardim: soletrando a vida

 [Tema 3.2. EDUCAÇÃO DO CAMPO]

[7ª e 8ª semanas 01/08 a 18/08/22- Presencial + AVA]

Profas. Dras. Elni Elisa Willms e Glauce Viana S. Torres

TEMA 3.2.

Planejamento e Avaliação da Educação do Campo a partir de perspectiva histórico-cultural do espaço rural e o processo de formação permanente dos professores


Palestra 1: Miguel Arroyo
Políticas Públicas para Educação do Campo


Palestra 2: Carlos Rodrigues Brandão
Educação do Campo
https://www.youtube.com/watch?v=0tyOfSI6z0k


LEITURAS ESSENCIAIS
CALDART, R. S. Escola do campo em movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 87-131.

SANTOS, C. F.; FERREIRA, C. E. Currículo e educação do campo: entre as lutas por uma formação humana crítica e as proposições pós-críticas do educar. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 199-210, 2018.
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39567

SAIBA MAIS
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 20

PASTA COM TEXTOS
EDUCAÇÃO POPULAR E DO CAMPO

https://drive.google.com/drive/folders/1bf1Wm4h1VNOg64kAnBRErR104K0nDAPE?usp=sharinghttps://drive.google.com/drive/folders/1bf1Wm4h1VNOg64kAnBRErR104K0nDAPE?usp=sharing



 

G. Jardim: dia de amor

MUNDO PEQUENO I

O mundo meu é pequeno, Senhor.
Tem um rio e um pouco de árvores.
Nossa casa foi feita de costas para o rio.
Formigas recortam roseiras da avó.

Nos fundos do quintal há um menino e suas latas maravilhosas.
Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas com aves.

~ Manoel de Barros

 

ATIVIDADE: ENVIO DE ARQUIVO

Com base nos estudos e reflexões sobre Currículo, Planejamento e Avaliação da educação do campo disponíveis no AVA, assim como o estudo do Projeto Pedagógico e sua vivência na escola, elabore uma produção textual em grupo (máximo 4 pessoas) e poste sua narrativa frente ao Tempo Comunidade, contemplando:

  

 

 

 

a.     Caracterização da Escola Campo (física e humana), seu território, vínculos e apoio institucionais. Se puder trazer fotos.

b.      Importância da escola para a comunidade;

c.      Lutas sociais envolvidas;

d.     A atual organização curricular aproxima-se da educação da vida dos educandos?

e.      Contempla as necessidades e os interesses emergentes a partir da própria realidade em que a escola se situa? O que falta?

f.       Ainda sobre as questões curriculares, há necessidade de se trabalhar o alargamento das compreensões que os professores têm quanto às concepções de currículo, para que possam, quem sabe, percebê-lo como resultado de disputas de poder, discursos dominantes, interesses e visões de mundo, indo muito além dos debates mais imediatos do contexto escolar e da definição de estratégias, conteúdos e atividades;

g.      A ampliação desse diálogo é de como o campo do currículo pode preencher uma lacuna existente hoje no debate da educação do campo – um espaço que, ao nosso ver, vem sendo ocupado de modo inconsistente e até contraditório pelo Estado, que insiste em propor políticas curriculares como pacotes prontos, que pouco ou nada têm a ver com os interesses mais fundamentais dos povos do campo.

h.     Há necessidade dos profissionais diretamente ligados à educação (professores, diretores, pedagogos) de quererem lutar por uma participação mais efetiva na elaboração de planos e currículos, constituindo um esforço de trabalho que agregue opiniões, sugestões e expectativas da comunidade.


*****

G. Jardim: leitura

 MONOGRAFIA

[ARTIGOS CIENTÍFICOS]
[semanas finais]

Profas. Dras. Michèle Sato & Rosana Abutakka

 


Para orientação monográfica, que será a construção de um artigo científico, as professoras Rosana e Michèle elaboraram um guia de estudos para este fim.

Ele foi preparado de forma simples, mas que abrangesse as principais informações sobre um ARTIGO CIENTÍFICO. Esperamos que ele consiga auxiliar na travessia da última etapa do curso.

ABUTAKKA, Rosana; SATO, Michèle. Guia de Estudos: Percursos iniciais à construção de artigos científicos. Cuiabá: Ed. dos Autores, 21p., Il., 2022
[ISBN 978-65-0049259-0]

Download - https://drive.google.com/file/d/1GSBLQEbA4K3EJPn3Qdx9Vj5bK2KTF1Wd/view?usp=sharing


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brilhar, brilhar

acontecer: BRILHAR!

paixão e fé

faca amolada! (Milton)

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