alguns livros


LEGENDA
L - Livros
C - Capítulos de livros
D - Divulgação científica

LIVROS


Philippe Pomier Layrargues, Michèle. Se o mundo vai acabar, por que deveríamos reagir?: a agenda da educação ambiental no limiar do colapso ambienta. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024.

[download]




[15] Elni Elisa Willms; Rafael Nogueira Costa; Rogério de Almeida; Michèle Sato (in memoriam) (organizadores). Sementes da arte-educação-ambiental. São Paulo: FEUSP, 2024.




[L14] Pablo Meira, Francisco Candia, Lucía Iglesias e Rita Gradaille 

--> capítulo Michèle: é possível ter esperanças na colapsologia
 

[L 13] Leidy Gabriela Ariza Ariza.
Telares formativos entre la educación ambiental y la educación a distância. Bogotá: Univ. Pedagógica Nacional, 2022.

[L 12] SATO, Michèle; DALLA-NORA, Giseli (Orgs.). Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Cuiabá: GFK Comunicação & Ed. Sustentável, 2021.

Editora Sustentável [download]
https://editorasustentavel.com.br/turbilhao-de-ventanias-e-farrapos-entre-brisas-e-esperancares/


[L 11] PIGNATI, W. et al. (Orgs.). Desastres socio-sanitários-ambientais do agronegócio e resistências agroecológicas no Brasil. São Paulo: Outras expressões, 2021. [download]

--> capítulo Michèle, Déborah e Ronaldo: Uma luz clandestina no crepúsculo da terra contra a peleja do Agronegócio [download]


[L 10] COSTA, Rafael N.; SÁNCHEZ, Celso; LOUREIRO, Robson; SILVA, Sergio L. P. (Orgs.) ImaginaMundos: Interfaces entre educação ambiental e imagens. Macaé: NUPEM, 461 p., 2021.    [DOWNLOAD]

--> capítulo Thiago e Michèle: educomunicação e emergência climática [download]



[L 9] REIS, Kathy; SENRA, Ronaldo. O anti-intelectualismo, o negacionismo e educação ambiental: implicações ao debate da crise climática. Pará de Minas: VirtualBooks Editora e Livraria, 2021.
LIVRO [download]
VÍDEO youtube  - https://youtu.be/dFpLEkfqQAg


[L 8] SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Rio de Janeiro: Unirio & Cuiabá: GPEA, 2020.
[download]

tradução em libras pela profa Etiene, da Unirio, RJ
https://www.youtube.com/watch?v=QnbftyuGkXM&t=2066s

[L 7] SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020.
[download]
https://editorasustentavel.com.br/os-condenados-da-pandemia/

[L 6] WILLMS, Elni; ALMEIDA, Rogério; BECCARI, Marcos (Orgs). Diálogos entre arte, cultura e educação. São Paulo: FEUSP, 2019
[DOWNLOAD]
<http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/362>

--> capítulo Cristiane, Regina e Michèle: arte-educação-ambiental no esperançar do quilombo Mata Cavalo


[L 5] SENRA, Ronaldo; QUADROS, Imara; MEDEIROS, Heitor. Assentamento rural -MST e as mudanças climáticas: resistências pela educação ambiental campesina. Pará de Minas: VirtualBooks Editora e Livraria, 2018.
livro [download]

[L 4] 
SENRA, Ronaldo; QUADROS, Imara (Orgs.) Educação ambiental campesina e justiça climática: olhares sobre formação. Pará de Minas: VirtualBooks Editora e Livraria, 2017.
livro [download]


[L 3] SATO, Michèle; SILVA, Regina; JABER-SILVA, Michelle. Educação ambiental - tessituras de esperanças. Cuiabá: Ed, Sustentável & Ed. UFMT, 101 p, il., 2018.
Download
Editora Sustentável [ISBN 978-­85-­67770-­20-­8] & UFMT [978-­85-­327-­0633-­1]



[L 2] SATO, Michèle, TAMAIO, Irineu, MEDEIROS, Heitor. Reflexos das cores amazônicas no mosaico da educação ambiental. Brasília : WWF-Brasil, v.1. p.147, 2002.
[download]


[L 1] SAUVÉ, Lucie, et al. La educación ambiental - una relación constructiva entre la escuela y la comunidad. Montreal : EDAMAZ/UQAM, v.01. p.167, 2000.
[download]




CAPÍTULOS

[C 10SOUZA, Cássia; SATO, Michèle. Justiça climática e educação ambiental. In: PEREIRA, V.; MADEIRA, M.; SOUZA, E.; STEUCK, E. (Orgs.) Educação Ambiental em tempos de crise: por uma Ontologia da Esperança. Juiz de Fora: Garcia Edizioni, p. 59-74, 2019.
[download]

[C 9SANTOS, Déborah; SATO, Michèle; GOMES, Giselly; MARTINE, Rafael. Colapso climático no olho do furacão. In: WERNER, I.; SATO, M.; SANTOS, D. (Orgs.) Relatório Estadual no. 5, 2019 do Fórum de Direitos Humanos e da Terra. Cuiabá: Fórum dos Direitos Humanos e da Terra & Associação Antônio Vieira, p. 90-96, 2019.
[
download]

[C 8SATO, Michèle. Cartografia do imaginário no mundo da pesquisa. In: ABÍLIO, Francisco J.P. (Org.). Educação Ambiental para o semiárido. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 539-569 p., 2011.
[download]

[C 7] SATO, Michèle. Um extrato de âmbar que atravessa séculos In: Eco-Ar-Te para o reencantamento do mundo. São Carlos: RiMa, v.1, p. 297-307, 2011.
[download]

[CAP 6PEDROTTI, Débora, SATO, Michèle. Políticas públicas em educação 
ambiental: velho vinho engarrafado por novos enólogos In: Educação, arte e mídias, gênero, raça/etnia e juventude, educação ambiental, diversidade e inclusão Brasília: Liber Livro Editora, v.3, p. 97-116, 
2008.
[download]

[C 5SATO, Michèle. Jóvenes transbordantes en mundos suspendidos In: La educación frente al desafío ambiental global. México, DF: CREFAL & Plaza y Valdes Ed., p. 229-240, 2007.
[download]

[C 4SATO, Michèle, SARTURI, André. O caracol surrealista no teatro pedagógico da natureza In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007, p. 123-132.
[downlod]

[C 3SATO, Michèle. A educação ambiental tecida pelas teorias biorregionais In: Encontros e caminhos - formação de educadores(as) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, p. 35-46, 2005.
[download]

[C 2SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Biorregionalismo: - identidade histórica e caminhos para cidadania In: Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, v.1, p. 221-252, 2002.
[download]

[C 1PASSOS, Luiz Augusto, SATO, Michèle. Educação Ambiental: o currículo nas sendas da fenomenologia merleaupontyana. In: Sujets choisis en éducation relative à I'environnement. D´une Amérique à I´autre.1 Montréal: ERE-UQAM,  v.I, p. 129-135, 2002.
[download]



DIVULGAÇÃO (jornais, mídias e afins)

[[div 5] MATO GROSSO, Fórum de Direitos Humanos e da Terra. Declarações. Cuiabá: FDHT, arte de Michèle Sato, 2018.

https://direitoshumanosmt.blogspot.com/p/declaracao-dh_1.html

[div 4] SATO, Michèle. Envolver em vez de se "des-envolver". Revista Humanitas da Unisinos, nº 433, ano XIII, 02/12/2013, p.11-13 [ISBN 1981-8769]

[div 3] SATO, Michèle; TRAJBER, Rachel. Educar para sustentabilidade. Pátio – Ensino Médio, ano II, n 5, p. 18-21, 2010.

[div 2] SATO, Michèle. Em busca de sociedades sustentáveis. Pátio - Revista Pedagógica: Educação para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre: ano XII, mai/jul, p. 55-59, 2008.

[div 1] SATO, Michèle. Caleidoscópio. Direcional Educador, ano 3, 35, ed. Dez, p.16-19, 2007.



No comments: