Vladimir Gerasimov
ARTIGOS
[91]
Os artigos do nº77 até o nº 90 foram publicados no dossiê "Educação ambiental e justiça climática", na Revista Ambiente e Educação (FURG). O dossiê reúne pesquisadoras/es do projeto "Rede Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA)". Detalhes em: https://gpeaufmt.blogspot.com/p/reaja_31.html
Revista Ambiente & Educação
Dossiê Educação Ambiental e Justiça Climática
Organizadores: Michèle Sato, Pablo Meira e Victor Marchezini
v. 27 n. 2 (2022)
e-issn: 22385533
https://periodicos.furg.br/ambeduc/issue/view/867
[90] 1. A epistemologia das ruas nas fotopoéticas da pandemia
Michèle Sato, Celso Sanchez, Déborah L. Moreira dos Santos
1 – 25 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14608
[89] 2. Diálogos em Educação Ambiental e Clima
Araceli Serantes-Pazos, Marcos Sorrentino
1 - 20 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14870
[88] 3. Educação Ambiental e incêndios no Pantanal em 2020“Foi um choque de pôr juízo em doido”
Elni Elisa Willms, Izabele Joana Silva Nogueira
1 - 19 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14850
[87] 4. Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática
Heitor Queiroz de Medeiros, Lídio Cavanha Ramires
1 - 21 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14847
[86] 5. Clima, desastres e a ciência cidadã na convivência entre o ver e o não ver
Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes, Rachel Trajber, Victor Marchezini
1-24 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14735
[85] 6. O arco-íris é meu ambienteas aprendizagens e as narrativas de militantes LGBTQIA+ sobre a crise climática
Regina Aparecida da Silva, Romário Custodio Jales, Victor Hugo de Oliveira Henrique
1 - 25 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14728
[84] 7. Educar para la Emergencia Climática:un imperativo ético y práctico
Pablo Ángel Meira Cartea, Joaquim Jose Marques Ramos Pinto
1 - 28 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14722
[83] 8. Educación y comunicación para el cambio climático en la Escuela Complutense Latinoamericanaen busca de una partitura para la acción climática
Edgar Javier González Gaundiano, Laura Bello-Benavides
1 - 24 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14722
[82] 9. O ensino de ciências em tempos de pandemiaalgumas reflexões
Débora Eriléia Pedrotti, Jakeline Modesta Almeida Fachin
1 - 21 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14717
[81] 10. Forças criadoras do imaginário feminino frente à crise climática
Denize Aparecida Rodrigues de Amorim, Rosana Manfrinate, Lúcia Shiguemi Izawa Kawahara
1 - 24 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14716
[80] 11. Natureza, povos ciganos e justiça climáticarelações interculturais e ambientais
Priscilla Amorim, Aluízio de Azevedo Silva Júnior
1 - 23 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14696
[79] 12. Migraciones climáticas y tácticas de resistencia
Barbara Mellado, Roberta Moraes Simione, Cristiane Carolina de Almeida Soares
1 - 16 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14659
[78] 13. Educomunicação socioambiental e pandemia - o que você vê da janela da sua casa sobre o meio ambiente?
Marcela Cristiane Ribeiro Brito, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Thiago Cury Luiz
1 - 22 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14602
e-issn: 22385533
https://periodicos.furg.br/ambeduc/issue/view/867
[90] 1. A epistemologia das ruas nas fotopoéticas da pandemia
Michèle Sato, Celso Sanchez, Déborah L. Moreira dos Santos
1 – 25 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14608
[89] 2. Diálogos em Educação Ambiental e Clima
Araceli Serantes-Pazos, Marcos Sorrentino
1 - 20 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14870
[88] 3. Educação Ambiental e incêndios no Pantanal em 2020“Foi um choque de pôr juízo em doido”
Elni Elisa Willms, Izabele Joana Silva Nogueira
1 - 19 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14850
[87] 4. Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática
Heitor Queiroz de Medeiros, Lídio Cavanha Ramires
1 - 21 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14847
[86] 5. Clima, desastres e a ciência cidadã na convivência entre o ver e o não ver
Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes, Rachel Trajber, Victor Marchezini
1-24 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14735
[85] 6. O arco-íris é meu ambienteas aprendizagens e as narrativas de militantes LGBTQIA+ sobre a crise climática
Regina Aparecida da Silva, Romário Custodio Jales, Victor Hugo de Oliveira Henrique
1 - 25 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14728
[84] 7. Educar para la Emergencia Climática:un imperativo ético y práctico
Pablo Ángel Meira Cartea, Joaquim Jose Marques Ramos Pinto
1 - 28 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14722
[83] 8. Educación y comunicación para el cambio climático en la Escuela Complutense Latinoamericanaen busca de una partitura para la acción climática
Edgar Javier González Gaundiano, Laura Bello-Benavides
1 - 24 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14722
[82] 9. O ensino de ciências em tempos de pandemiaalgumas reflexões
Débora Eriléia Pedrotti, Jakeline Modesta Almeida Fachin
1 - 21 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14717
[81] 10. Forças criadoras do imaginário feminino frente à crise climática
Denize Aparecida Rodrigues de Amorim, Rosana Manfrinate, Lúcia Shiguemi Izawa Kawahara
1 - 24 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14716
[80] 11. Natureza, povos ciganos e justiça climáticarelações interculturais e ambientais
Priscilla Amorim, Aluízio de Azevedo Silva Júnior
1 - 23 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14696
[79] 12. Migraciones climáticas y tácticas de resistencia
Barbara Mellado, Roberta Moraes Simione, Cristiane Carolina de Almeida Soares
1 - 16 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14659
[78] 13. Educomunicação socioambiental e pandemia - o que você vê da janela da sua casa sobre o meio ambiente?
Marcela Cristiane Ribeiro Brito, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Thiago Cury Luiz
1 - 22 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14602
[77] 14. Uma pesquisa fenomenológica no contexto climático
Fátima Elizabeti Marcomin, Lidiane Gil Becker, Tatiani do Carmo Nardi
1 - 23 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14598
Fátima Elizabeti Marcomin, Lidiane Gil Becker, Tatiani do Carmo Nardi
1 - 23 [download]
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14598
[76] LUIZ, Thiago; SATO, Michèle. Educomunicação socioambiental no quilombo Mata Cavalo: narrativas e resistências de uma comunidade tradicional mato-grossense. Comunicação e Educação, ano XXVII, nº 1, p. 61-72, jan-jun 2022
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851
[download]
[75] MOREIRA, Déborah; AMORIM, Priscilla; DALLA-NORA, Giseli; SATO, Michèle. Migração e injustiça climática: desafios políticos, éticos e educacionais. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 5, 05, p. 1-15, 2022.
https://revistas.unipacto.com.br/storage/publicacoes/2022/975_migracao_e_injustica_climatica_desafios_politicos_eticos_e_educacionai.pdf
[download]
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p61-72
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/181851
[download]
[75] MOREIRA, Déborah; AMORIM, Priscilla; DALLA-NORA, Giseli; SATO, Michèle. Migração e injustiça climática: desafios políticos, éticos e educacionais. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 5, 05, p. 1-15, 2022.
https://revistas.unipacto.com.br/storage/publicacoes/2022/975_migracao_e_injustica_climatica_desafios_politicos_eticos_e_educacionai.pdf
[download]
[74] LUIZ, Thiago & SATO, Michèle. Educomunicação e emergência climática: Quilombo Mata Cavalo ecoa tradição e resistência. Esferas: Mito e comunicação digital, v. 1 n. 24, p. 426-440, 2022. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14017
DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v1i24.14017
[download]
[73] GOMES, Giselly, MARCHEZINI, Victor. SATO, Michèle. (In)visibilities About the Vulnerabilities of People with Visual Impairments to Disasters and Climate Change: A Case Study in Cuiabá, Brazil. International Journal of Disaster Risk Science, Springer, v. 13, n 1, 38-51, 2022.
<https://link.springer.com/article/10.1007/s13753-022-00394-6>[https://doi.org/10.1007/s13753-022-00394-6]
[72] LUIZ, Thiago. Biomas em Chamas e Desinformação Ambiental: Análise de Narrativas das Redes Sociais Sobre Amazônia, Pantanal e Cerrado. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 1º a 10/12/2020, 1-15p.
<https://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/2020>
[download]
[71] Luiz, T. C., & Sato, M. Letras e rimas quilombolas: educomunicação socioambiental em versos de resistência. Ensino, Saúde E Ambiente, 14 (esp.), 487-511, 2021.
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50729
DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.
[download]
[70] TAMAIO, Irineu; SILVA, Priscilla C. Natureza Terapêutica: uma experiência de Educação Ambiental nas trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás). Educação Ambiental (Brasil), v.2, n.2. 075-091, 2021. <https://educacaoambientalbrasil.com.br/index.php/EABRA/issue/view/5>
[download]
[69] TAMAIO, Irineu; CHAGAS, Genilson. A educação ambiental no contexto da escassez hídrica: o racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Revbea, São Paulo, V. 16, N. 2: 409-427, 2021.
https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11576
[download alternativo]
[68] SOARES, Cristiane; SILVA, Regina; SATO, Michèle. A Arte/Educação no ambiente da escola quilombola de Mata Cavalo: cultura de diálogos e resistência. Revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte REVISARTE, Ensino de Artes Visuais em diferentes campos, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 10-26, 2021 [e-ISSN 2596-3198].
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/104261/61177
[download]
[67] LUIZ, THIAGO CURY; SATO, MICHÈLE. Debaixo d’água. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v.22, p.589 - 607, 2020. [http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3601/3752]
[doi:10.22483/2177-5796.2020v22n2p589-607]
[download]
[66] NORA, G.; SATO, Michèle. Brisas, ardências e sonhos De pescadores da Galícia - Espanha. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE. , v.1, p.163 - 179, 2020. [http://https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40234]
[doi:10.22409/resa2020.v0i0.a40234]
[download direto]
[65] SENRA, RONALDO EUSTÁQUIO FEITOZA; SATO, MICHELE et al. O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. , v.25, p.341 - 368, 2020.
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/11200
[download alternativo]
[64] COSENZA, A.; SATO, MICHELE et al. Voos e pousos nas janelas existenciais da Educação Ambiental. AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE - REVISTA CIENTÍFICA GALEGO-LUSÓFONA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL. , v.27, p.7 - 19, 2020.
https://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/ams.2020.27.1.6596
[download alternativo]
[63] AMORIM, D. A. R.; SIMIONE, R. M.; SATO, MICHÈLE. Lugares invisíveis: imagens de resistências de mulheres migrantes. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.1, p.268 - 285, 2020.
http://https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11362/7503
[download alternativo]
[62] SANTANA, Junia. SILVA, Regina; DALLA-NORA, Giseli. Aprendizagens da terra nas narrativas das mulheres do Quilombo Mata Cavalo. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET, v. 1, n. 1 (2020) p. 97-115
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/article/view/12867/6781
[download alternativo]
[61] LUIZ, Thiago; SATO, Michèle. Devaneio em chamas: Bachelard põe a mão no fogo pelo imaginário. Revista de Educ. Pública., Cuiabá, v. 28, n. 69, p. 703-716, set./dez. 2019.
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7428/pdf
[download direto]
DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v1i24.14017
[download]
[73] GOMES, Giselly, MARCHEZINI, Victor. SATO, Michèle. (In)visibilities About the Vulnerabilities of People with Visual Impairments to Disasters and Climate Change: A Case Study in Cuiabá, Brazil. International Journal of Disaster Risk Science, Springer, v. 13, n 1, 38-51, 2022.
<https://link.springer.com/article/10.1007/s13753-022-00394-6>[https://doi.org/10.1007/s13753-022-00394-6]
[72] LUIZ, Thiago. Biomas em Chamas e Desinformação Ambiental: Análise de Narrativas das Redes Sociais Sobre Amazônia, Pantanal e Cerrado. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 1º a 10/12/2020, 1-15p.
<https://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/2020>
[download]
[71] Luiz, T. C., & Sato, M. Letras e rimas quilombolas: educomunicação socioambiental em versos de resistência. Ensino, Saúde E Ambiente, 14 (esp.), 487-511, 2021.
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50729
DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.
[download]
[70] TAMAIO, Irineu; SILVA, Priscilla C. Natureza Terapêutica: uma experiência de Educação Ambiental nas trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás). Educação Ambiental (Brasil), v.2, n.2. 075-091, 2021. <https://educacaoambientalbrasil.com.br/index.php/EABRA/issue/view/5>
[download]
[69] TAMAIO, Irineu; CHAGAS, Genilson. A educação ambiental no contexto da escassez hídrica: o racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Revbea, São Paulo, V. 16, N. 2: 409-427, 2021.
https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11576
[download alternativo]
[68] SOARES, Cristiane; SILVA, Regina; SATO, Michèle. A Arte/Educação no ambiente da escola quilombola de Mata Cavalo: cultura de diálogos e resistência. Revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte REVISARTE, Ensino de Artes Visuais em diferentes campos, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 10-26, 2021 [e-ISSN 2596-3198].
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/104261/61177
[download]
[67] LUIZ, THIAGO CURY; SATO, MICHÈLE. Debaixo d’água. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v.22, p.589 - 607, 2020. [http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3601/3752]
[doi:10.22483/2177-5796.2020v22n2p589-607]
[download]
[66] NORA, G.; SATO, Michèle. Brisas, ardências e sonhos De pescadores da Galícia - Espanha. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE. , v.1, p.163 - 179, 2020. [http://https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40234]
[doi:10.22409/resa2020.v0i0.a40234]
[download direto]
[65] SENRA, RONALDO EUSTÁQUIO FEITOZA; SATO, MICHELE et al. O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. , v.25, p.341 - 368, 2020.
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/11200
[download alternativo]
[64] COSENZA, A.; SATO, MICHELE et al. Voos e pousos nas janelas existenciais da Educação Ambiental. AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE - REVISTA CIENTÍFICA GALEGO-LUSÓFONA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL. , v.27, p.7 - 19, 2020.
https://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/ams.2020.27.1.6596
[download alternativo]
[63] AMORIM, D. A. R.; SIMIONE, R. M.; SATO, MICHÈLE. Lugares invisíveis: imagens de resistências de mulheres migrantes. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.1, p.268 - 285, 2020.
http://https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11362/7503
[download alternativo]
[62] SANTANA, Junia. SILVA, Regina; DALLA-NORA, Giseli. Aprendizagens da terra nas narrativas das mulheres do Quilombo Mata Cavalo. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET, v. 1, n. 1 (2020) p. 97-115
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/article/view/12867/6781
[download alternativo]
[61] LUIZ, Thiago; SATO, Michèle. Devaneio em chamas: Bachelard põe a mão no fogo pelo imaginário. Revista de Educ. Pública., Cuiabá, v. 28, n. 69, p. 703-716, set./dez. 2019.
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7428/pdf
[download direto]
[60] GOMES, Giselly; SATO, Michèle; SILVA, Regina. Mudanças Climáticas e as Pessoas com Deficiência Visual: reflexões sobre a (in)acessibilidade na Informação e na Comunicação. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 129-145, jan./abr. 2019.
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8706
[download direto]
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8706
[download direto]
[59] FERREIRA, Carlos; SATO, Michèle. Fogo no Quilombo: aceiro de resistência no cotidiano de Mata Cavalo. Revista Sergipana de Educação Ambiental, Revisea, Sergipe, v.7, n2, p. 46-57, 2019.
https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/12843/0
[download direto]
https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/12843/0
[download direto]
[58] DALLA-NORA, Giseli; SATO, Michèle. Pontes nas securas das águas: reflexões sobre as mudanças climáticas e justiça climática em comunidades quilombolas. Ciência Geográfica - Bauru - Ano XXIII - Vol. XXIII - (1): Jan.-Dez., 2019
http://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIII_1/agb_xxiii_1_web/agb_xxiii_1-04.pdf
[download direto]
http://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIII_1/agb_xxiii_1_web/agb_xxiii_1-04.pdf
[download direto]
[57] SILVA, Regina, JABER-SILVA, Michelle; SATO, Michèle. Social mapping and environmental education: dialogues from participatory mapping in the Pantanal, Mato Grosso, Brazil. Environmental Education Research, v 24, n 10, p. 1514-1526, 2019.
https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13504622.2018.1545151
[download PDF]
[56] SENRA, Ronaldo, MEDEIROS, Heitor; SATO, Michèle. Entre os desafios da governabilidade e da governança: quais desdobramentos do Projem Campo, MT? Revista Vozes dos Vales, UFVJM, n14, ano 7, 10/2018, 25p.
http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/10/Senra1108.pdf
[55] RESENDE-DUARTE, Júlio; SATO, Michèle. A meditação na educação e a ecologia profunda. Coruña: AmbientalMENTE Sustentable, xaneiro-xuño, ano XIII, vol. 25, núm. 1 páxinas 41-58, 2018.
http://revistas.udc.es/index.php/RAS/issue/archive
[54] SATO, Michèle; MOREIRA, Benedito D.; LUIZ, Thiago C. Educação ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar. Momento: diálogos em educação. Rio Grande, v. 26, n. 2, p. 282-296, jan./jun. 2017. https://www.seer.furg.br/momento/article/view/6830
--> download
[53] AMORIM, Priscilla; SILVA, Regina; SATO, Michèle. Latas d’água nas cabeças: percepções sobre a água na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 130-146, set./dez. 2017. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7204
--> download
[52] PEREIRA, Vilmar; SATO, Michèle; SILVA, Márcia. Tendências epistemológicas e metodológicas nas pesquisas em educação ambiental na América Latina: discutindo as produções Brasil-México. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Edição especial do IX Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), P. 208-227, Set. 2017. E-ISSN 1517-1256 [https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7195/4779]
--> download
[51] KAWAHARA, Lúcia; SATO, Michèle. Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Edição especial do IX Encontro Paranaense de Educação Ambental (EPEA), P. 86-102, Set. 2017. E-ISSN 1517-1256 [https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7144/4773]
--> download
[50] SENRA, Ronaldo; SATO, Michèle, MELLO, Geison; CAMPOS, Arnaldo. Juventudes, educação do campo e formação técnica: estudo de caso no IFMT. Educação e Realidade, ahead of print, 2017, p. 1-22 [ISSN online 2175-6236].
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000200605&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/pdf/edreal/v42n2/2175-6236-edreal-55385.pdf
--> download
[49] SATO, Michèle. Ecofenomenologia: uma janela ao mundo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG, edição especial 2016, da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida, p. 10-27. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5957/3680
--> download
[48] MANFRINATE, Rosana, QUADROS, Imara, KAWAHARA, Lúcia. CulturArte da mulher negra no contexto da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG, edição especial 2016, da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida, p. 120-137. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5964/3688
--> download
[47] DALLA-NORA, Giseli; SATO, Michèle. “Água e vento são meio sustento”: aspectos teórico-conceituais a serem considerados na pesquisa em Educação Ambiental e mudanças climáticas. AmbientalMente Sustentable, ano X, v. 2, n. 20, 235-247, 2015. http://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/1602
--> download
[46] QUADROS, Imara; SATO, Michèle; KAWAHARA, Lúcia. Deslizando da margem à correnteza: a mobilidade da canoa na arte da educação ambiental. AmbientalMente Sustentable, ano VI, v. 1, n. 11-12, 83-106, 2011. http://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/11982
--> download
[45] MANFRINATE, Rosana; SATO, Michèle. Os trabalhos das mulheres pantaneiras e a avaliação ecossistêmica do milênio na ressignificação por meio da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.32, n.1, p. 270 - 289, 2015 [e-ISSN 1517 1256]. http://www.seer.furg.br/remea/article/view/5073/3272
--> download
[44] SENRA, Ronaldo; SATO, Michèle; MELLO, Geison; CARBO, Leandro. IFMT campus São Vicente: traços de uma educação tecnicista em “conversas” com a educação do campo. Revista Eletrônica Documento-Monumento, v. 14, n. 1, p. 270 - 297, 2015 [e-ISSN 2176 5804]. http://200.129.241.80/ndihr/revista/revistas-anteriores/revista-dm-14.pdf
--> download
[43] KAWAHARA, Lúcia; SATO, Michèle. Festa de São Pedro e serviços culturais: aprendizagens de um grupo pesquisador em educação ambiental no Pantanal. RevBea, São Paulo, v. 10. n.1. 221-240, 2015. http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4364/2985
[download PDF]
[42] SILVA, Regina. JABER-SILVA, Michelle; SATO, Michèle. Mapeamento social participativo: mundos entre a pesquisa educativa e o ativismo ecológico. AmbientalMente Sustentable, A Coruña, v. VII, n. 13-14, 7-23, 2012. http://www.ambientalmente.es/index.php/RAS/article/view/134
[download PDF]
[41] MOREIRA, Dielcio. Jovens, cotidiano e a construção de mundos midiáticos. Revista eletrônica do programa de pós-graduação em mídia e cotidiano, UFF, n4, 685-704, 2014. http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/ojs/index.php/Midecot/article/view/105/98
[download]
[40] MEDEIROS, Heitor; SATO, Michèle. Educação e sustentabilidade socioambiental no estado do Acre, Amazônia Brasileira. Quaestio, Sorocaba, v. 6, n. 1, p. 163-173, 2014. [ISSN 2177-5796] http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=1958
[download PDF]
[39] MEDEIROS, Heitor; SATO, Michèle. Educação ambiental intercultural no estado do Acre, Amazônia brasileira. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, Maringá, v. 35, n. 2, p. 211-219, 2013. [ISSN 1807-8656] http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/22476
[download PDF]
[38] SATO, Michèle; SILVA, Regina; JABER-SILVA, Michelle. Between the remnants of colonialism and the insurgence of self-narrative in constructing participatory social maps: towards a land education methodology. Environmental education research, v.20, n. 1, 102-114, 2014. (*) Special Issue: Land education: Indigenous, postcolonial, and decolonizing perspectives on place and environmental education research http://www.tandfonline.com/eprint/MpXXVKMsdiXZyF28Cr3U/full
[download PDF]
[37] SANTOS, Edna de Laet Ferreira; MEDEIROS, Heitor Queiroz de and SILVA, Carolina Joana da. Educação ambiental e diálogo de saberes em região de nascentes do Pantanal:Reserva do Cabaçal, Mato Grosso, Brasil. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2013, vol.19, n.4, pp. 879-896. ISSN 1980-850X. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a07.pdf
[download PDF]
[36] SILVA-MANFRINATE, André; SATO, Michèle. Entrelaçando educação ambiental e direito em ambiente de áreas úmidas: comunidade pantaneira de São Pedro de Joselândia. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 30, n. 2, 169-186, jul/dez 2013 [E-ISSN: 1517-1256]. http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3985/2471
[download PDF]
[35] JABER, Michelle; SATO, Michèle. Territórios em tensão: mapeamento dos conflitos socioambientais de Mato Grosso. Ambiente e Sociedade, v.15, n1, p. 1-22, 2012. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-753X2012000100002&script=sci_arttext
[download PDF]
[34] LIMA, Artema, SATO, Michèle. Educação Kaiabi: um diálogo entre o currículo e os projetos para sustentabilidade nas aldeias. terceiro incluído. , v.1, p.1 - 21, 2011. http://www.revistas.ufg.br/index.php/teri/article/view/16769
[33] Manfrinate, Rosana, SATO, Michèle, BELÉM, Ivan. O teatro como forma de atuação da educação ambiental para a emancipação política no quilombo de Mata Cavalo. Olhar de Professor (UEPG. Impresso). , v.14, p.337 - 350, 2011. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3516/2520
[32] Solange Kimie Ikeda Castrillon; Carolina Joana da Silva; José Ricardo Castrillon Fernandez; Andrea Kyoko Ikeda. Avaliação da diversidade arbórea das ilhas do rio Paraguai na região de Cáceres, Pantanal Mato-grossense, Brasil. Acta Bot. Bras. vol.25 no.3 Feira de Santana jul./set. 2011. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062011000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
[31] TRAJBER, Rachel, SATO, Michèle. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.especi, p.70 - 78, 2010.
http://www.remea.furg.br/edicoes/vesp2010/art5vesp2010.pdf
[30] JABER, Michelle Tatiane, SATO, Michèle. Polissemia dos conflitos ambientais do estado de Mato Grosso. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.24, p.443 - 459, 2010. http://www.remea.furg.br/edicoes/vol24/art30v24.pdf
https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13504622.2018.1545151
[download PDF]
[56] SENRA, Ronaldo, MEDEIROS, Heitor; SATO, Michèle. Entre os desafios da governabilidade e da governança: quais desdobramentos do Projem Campo, MT? Revista Vozes dos Vales, UFVJM, n14, ano 7, 10/2018, 25p.
http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/10/Senra1108.pdf
[55] RESENDE-DUARTE, Júlio; SATO, Michèle. A meditação na educação e a ecologia profunda. Coruña: AmbientalMENTE Sustentable, xaneiro-xuño, ano XIII, vol. 25, núm. 1 páxinas 41-58, 2018.
http://revistas.udc.es/index.php/RAS/issue/archive
[54] SATO, Michèle; MOREIRA, Benedito D.; LUIZ, Thiago C. Educação ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar. Momento: diálogos em educação. Rio Grande, v. 26, n. 2, p. 282-296, jan./jun. 2017. https://www.seer.furg.br/momento/article/view/6830
--> download
[53] AMORIM, Priscilla; SILVA, Regina; SATO, Michèle. Latas d’água nas cabeças: percepções sobre a água na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 130-146, set./dez. 2017. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7204
--> download
[52] PEREIRA, Vilmar; SATO, Michèle; SILVA, Márcia. Tendências epistemológicas e metodológicas nas pesquisas em educação ambiental na América Latina: discutindo as produções Brasil-México. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Edição especial do IX Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), P. 208-227, Set. 2017. E-ISSN 1517-1256 [https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7195/4779]
--> download
[51] KAWAHARA, Lúcia; SATO, Michèle. Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Edição especial do IX Encontro Paranaense de Educação Ambental (EPEA), P. 86-102, Set. 2017. E-ISSN 1517-1256 [https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7144/4773]
--> download
[50] SENRA, Ronaldo; SATO, Michèle, MELLO, Geison; CAMPOS, Arnaldo. Juventudes, educação do campo e formação técnica: estudo de caso no IFMT. Educação e Realidade, ahead of print, 2017, p. 1-22 [ISSN online 2175-6236].
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000200605&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/pdf/edreal/v42n2/2175-6236-edreal-55385.pdf
--> download
[49] SATO, Michèle. Ecofenomenologia: uma janela ao mundo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG, edição especial 2016, da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida, p. 10-27. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5957/3680
--> download
[48] MANFRINATE, Rosana, QUADROS, Imara, KAWAHARA, Lúcia. CulturArte da mulher negra no contexto da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG, edição especial 2016, da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida, p. 120-137. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5964/3688
--> download
[47] DALLA-NORA, Giseli; SATO, Michèle. “Água e vento são meio sustento”: aspectos teórico-conceituais a serem considerados na pesquisa em Educação Ambiental e mudanças climáticas. AmbientalMente Sustentable, ano X, v. 2, n. 20, 235-247, 2015. http://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/1602
--> download
[46] QUADROS, Imara; SATO, Michèle; KAWAHARA, Lúcia. Deslizando da margem à correnteza: a mobilidade da canoa na arte da educação ambiental. AmbientalMente Sustentable, ano VI, v. 1, n. 11-12, 83-106, 2011. http://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/11982
--> download
[45] MANFRINATE, Rosana; SATO, Michèle. Os trabalhos das mulheres pantaneiras e a avaliação ecossistêmica do milênio na ressignificação por meio da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.32, n.1, p. 270 - 289, 2015 [e-ISSN 1517 1256]. http://www.seer.furg.br/remea/article/view/5073/3272
--> download
[44] SENRA, Ronaldo; SATO, Michèle; MELLO, Geison; CARBO, Leandro. IFMT campus São Vicente: traços de uma educação tecnicista em “conversas” com a educação do campo. Revista Eletrônica Documento-Monumento, v. 14, n. 1, p. 270 - 297, 2015 [e-ISSN 2176 5804]. http://200.129.241.80/ndihr/revista/revistas-anteriores/revista-dm-14.pdf
--> download
[43] KAWAHARA, Lúcia; SATO, Michèle. Festa de São Pedro e serviços culturais: aprendizagens de um grupo pesquisador em educação ambiental no Pantanal. RevBea, São Paulo, v. 10. n.1. 221-240, 2015. http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4364/2985
[download PDF]
[42] SILVA, Regina. JABER-SILVA, Michelle; SATO, Michèle. Mapeamento social participativo: mundos entre a pesquisa educativa e o ativismo ecológico. AmbientalMente Sustentable, A Coruña, v. VII, n. 13-14, 7-23, 2012. http://www.ambientalmente.es/index.php/RAS/article/view/134
[download PDF]
[41] MOREIRA, Dielcio. Jovens, cotidiano e a construção de mundos midiáticos. Revista eletrônica do programa de pós-graduação em mídia e cotidiano, UFF, n4, 685-704, 2014. http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/ojs/index.php/Midecot/article/view/105/98
[download]
[40] MEDEIROS, Heitor; SATO, Michèle. Educação e sustentabilidade socioambiental no estado do Acre, Amazônia Brasileira. Quaestio, Sorocaba, v. 6, n. 1, p. 163-173, 2014. [ISSN 2177-5796] http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=1958
[download PDF]
[39] MEDEIROS, Heitor; SATO, Michèle. Educação ambiental intercultural no estado do Acre, Amazônia brasileira. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, Maringá, v. 35, n. 2, p. 211-219, 2013. [ISSN 1807-8656] http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/22476
[download PDF]
[38] SATO, Michèle; SILVA, Regina; JABER-SILVA, Michelle. Between the remnants of colonialism and the insurgence of self-narrative in constructing participatory social maps: towards a land education methodology. Environmental education research, v.20, n. 1, 102-114, 2014. (*) Special Issue: Land education: Indigenous, postcolonial, and decolonizing perspectives on place and environmental education research http://www.tandfonline.com/eprint/MpXXVKMsdiXZyF28Cr3U/full
[download PDF]
[37] SANTOS, Edna de Laet Ferreira; MEDEIROS, Heitor Queiroz de and SILVA, Carolina Joana da. Educação ambiental e diálogo de saberes em região de nascentes do Pantanal:Reserva do Cabaçal, Mato Grosso, Brasil. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2013, vol.19, n.4, pp. 879-896. ISSN 1980-850X. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a07.pdf
[download PDF]
[36] SILVA-MANFRINATE, André; SATO, Michèle. Entrelaçando educação ambiental e direito em ambiente de áreas úmidas: comunidade pantaneira de São Pedro de Joselândia. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 30, n. 2, 169-186, jul/dez 2013 [E-ISSN: 1517-1256]. http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3985/2471
[download PDF]
[35] JABER, Michelle; SATO, Michèle. Territórios em tensão: mapeamento dos conflitos socioambientais de Mato Grosso. Ambiente e Sociedade, v.15, n1, p. 1-22, 2012. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-753X2012000100002&script=sci_arttext
[download PDF]
[34] LIMA, Artema, SATO, Michèle. Educação Kaiabi: um diálogo entre o currículo e os projetos para sustentabilidade nas aldeias. terceiro incluído. , v.1, p.1 - 21, 2011. http://www.revistas.ufg.br/index.php/teri/article/view/16769
[33] Manfrinate, Rosana, SATO, Michèle, BELÉM, Ivan. O teatro como forma de atuação da educação ambiental para a emancipação política no quilombo de Mata Cavalo. Olhar de Professor (UEPG. Impresso). , v.14, p.337 - 350, 2011. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3516/2520
[32] Solange Kimie Ikeda Castrillon; Carolina Joana da Silva; José Ricardo Castrillon Fernandez; Andrea Kyoko Ikeda. Avaliação da diversidade arbórea das ilhas do rio Paraguai na região de Cáceres, Pantanal Mato-grossense, Brasil. Acta Bot. Bras. vol.25 no.3 Feira de Santana jul./set. 2011. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062011000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
[31] TRAJBER, Rachel, SATO, Michèle. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.especi, p.70 - 78, 2010.
http://www.remea.furg.br/edicoes/vesp2010/art5vesp2010.pdf
[30] JABER, Michelle Tatiane, SATO, Michèle. Polissemia dos conflitos ambientais do estado de Mato Grosso. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.24, p.443 - 459, 2010. http://www.remea.furg.br/edicoes/vol24/art30v24.pdf
[29] SILVA, Regina Aparecida da, JABER, Michelle Tatiane, SATO, Michèle. Tecendo a educação ambiental com fios amazônicos. Revista de Educação Publica (UFMT). , v.19, p.113 - 130, 2010. http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/381/349
[28] SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Territórios e identidades: mapeamento dos grupos sociais do Estado de Mato Grosso - Brasil. Ambiente e Sociedade (Campinas). , v.13, p.261 - 281, 2010. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2010000200004&lng=pt&nrm=iso#corres2][doi:10.1590/s1414-753x2010000200004
[27] SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Arte-Educação-Ambiental. Ambiente & Educação (FURG). , v.14, p.43 - 59, 2009. http://www.seer.furg.br/index.php/ambeduc/article/view/1136
[26] PEDROTTI, Débora, SATO, Michèle. Construindo esperanças nas políticas socioambientais por meio da participação democrática nos territórios mato-grossenses. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.23, p.312 - 331, 2009. http://www.remea.furg.br/edicoes/vol23/art20v23.pdf
[25] OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de, SATO, Michèle. Educação ambiental e conhecimento local: a interface necessária para a consevação da avifauna brasileira. Revista brasileira de educação ambiental (Online). , v.4, p.72 - 80, 2009. http://issuu.com/michelesato/docs/revbea_n_4
[24] MEDEIROS, Heitor, SATO, Michèle. Educação ambiental na temporalidade do Acre: um olhar sobre a heterotopia de Chico Mendes. Revista brasileira de educação ambiental (Online). , v.4, p.13 - 25, 2009. http://issuu.com/michelesato/docs/revbea_n_4
[23] SATO, Michèle, SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitosa. Estrelas e constelações aprendizes de um grupo pesquisador. Ambiente & Educação (FURG). , v.14, p.139 - 146, 2009. http://www.seer.furg.br/index.php/ambeduc/article/view/1613
[22] ABER, Michelle Tatiane, SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Injustiças ambientais no quilombo Mata Cavalo. Revista brasileira de educação ambiental (Online). , v.4, p.53 - 59, 2009. http://issuu.com/michelesato/docs/revbea_n_4
[21] SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitosa, OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de, OLIVEIRA, Herman, SATO, Michèle et al. Racismo ambiental na comunidade quilombola de Mata Cavalo. Acervo (Rio de Janeiro). , v.22, p.91 - 104, 2009.http://revistaacervo.an.gov.br/seer/index.php/info/article/view/54/46
[20] SATO, Michèle. Surrealismo na po-ética ambiental. Revista brasileira de educação ambiental (Online). , v.4, p.227 - 238, 2009. http://issuu.com/michelesato/docs/revbea_n_4
[19] SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Aracne, a educadora ambiental do signo de terra. revista brasileira de educação ambiental. , v.3, p.63 - 77, 2008. http://www.cpd1.ufmt.br/remtea/revbea/pub/revbea_n_3.pdf
[18] SATO, Michèle. Em busca de sociedades sustentáveis. Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre). , v.46, p.54 - 59, 2008 https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/6635/em-busca-de-sociedades-sustentaveis.aspx
[17] SATO, Michèle, JABER, Michelle Tatiane, SILVA, Regina et al. Nossa palavra é sim. Revista de Educação Pública. , v.17, p.159 - 173, 2008. file:///C:/Users/Mich%C3%A8le/Downloads/536-829-1-PB.pdf
[ART 18] SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitosa, SATO, Michèle. Antipedagogismo e educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.19, p.165 - 180, 2007.http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art13v19a13.pdf
[16] SATO, Michèle. Caleidoscópio. direcional educador. , v.3, p.16 - 19, 2007. http://www.direcionalescolas.com.br
[15] SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Viagens na Amazônia e a vida na floresta. Revista Brasileira de Educação Ambiental. , v.2, p.31 - 39, 2007. http://www.cpd1.ufmt.br/remtea/revbea/pub/revbea_n_2.pdf
[14] OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de, SATO, Michèle. Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação (FURG). , v.11, p.125 - 134, 2006. http://www.seer.furg.br/index.php/ambeduc/article/view/772
download
[13] SATO, Michèle. Isto não é um texto. Revista Iberoamericana de Educación (Online). , v.2006, p.91 - 98, 2006. http://www.rieoei.org/rie40.htm
download
[12] ZAKRZEVSKI, Sônia, SATO, Michèle. La reinvención de la educación ambiental en el campo. Tópicos en Educación Ambiental. , v.5, p.43 - 57, 2006.
download
[11] GARCIA, Dolores, SATO, Michèle. Mitos e lendas na identidade cultural pantaneira: subsídios à Educação Ambiental. Revista de Educação Pública. , v.15, p.41 - 57, 2006.
download
[10] ZAKRZEVSKI, Sônia, SATO, Michèle. Revisitando a história da Educação Ambiental nos programas escolares gaúchos. Ambiente & Educação (FURG). , v.11, p.25 - 44, 2006. http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/viewFile/766/262
download
[09] SATO, Michèle. Sustentabilidade do fogo na Tróia Amazônica. AmbientalMente sustentable - Revista Científica Galego-Lusófona de Educación Ambiental. , v.1, p.243 - 255, 2006. http://ruc.udc.es/dspace/bitstream/2183/5016/1/AS_1-17.pdf
download
[08] MEDEIROS, Heitor, SATO, Michèle. Temperos de Chico Mendes no cardápio da educação ambiental antropofágica. Revista de Educação Pública. , v.15, p.61 - 79, 2006.
download
[07] SATO, Michèle. Horizontes narrativos da educación ambiental. Interea Visual Educación En Cultura. , v.5, p.1 - 13, 2005. https://skydrive.live.com/?cid=17DC7D667214610D&id=17DC7D667214610D%21455
download
[06] MEIRA, Pablo, SATO, Michèle. Só os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza. Revista de Educação Pública. , v.14, p.17 - 31, 2005.http://www.ie.ufmt.br/revista/sistema/revistas/arquivos/1272643734.pdf
download
[05] SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Notas desafinadas do saber e do poder: qual a rima necessária à educação ambiental?. Contrapontos (UNIVALI). , v.3, p.9 - 26, 2003. http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/700
download
[04] SATO, Michèle. Apaixonadamente pesquisadora em educação ambiental. Educação. Teoria e Prática (Rio Claro). , v.9, p.24 - 35, 2001 http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1600
download
[03] SATO, Michèle. Debatendo os desafios da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.1, p.R14 - R33, 2001.
https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1089
download
[02] SANTOS, José Eduardo dos, SATO, Michèle, PIRES, José Salatiel et al. Environmental education praxis toward a natural conservation area. Revista Brasileira de Biologia. , v.60, p.361 - 372, 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71082000000300001
[download]
[01] SATO, Michèle. Tele-Educación Ambiental. Construyendo Utopias. Tópicos En Educación Ambiental. , v.2, p.41 - 48, 2000. [download]