textos escolhidos



ARTIGOS


[ART 56] SATO, Michèle; MOREIRA, Benedito D.; LUIZ, Thiago C. Educação ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar. Momento: diálogos em educação. Rio Grande, v. 26, n. 2, p. 282-296, jan./jun. 2017. https://www.seer.furg.br/momento/article/view/6830
--> download

[ART 55] AMORIM, Priscilla; SILVA, Regina; SATO, Michèle. Latas d’água nas cabeças: percepções sobre a água na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 130-146, set./dez. 2017. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7204
--> download

[ART 54] PEREIRA, Vilmar; SATO, Michèle; SILVA, Márcia. Tendências epistemológicas e metodológicas nas pesquisas em educação ambiental na América Latina: discutindo as produções Brasil-México. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Edição especial do IX Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), P. 208-227, Set. 2017. E-ISSN 1517-1256 [https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7195/4779]
--> download

[ART 53] KAWAHARA, Lúcia; SATO, Michèle. Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Edição especial do IX Encontro Paranaense de Educação Ambental (EPEA), P. 86-102, Set. 2017. E-ISSN 1517-1256 [https://www.seer.furg.br/remea/article/view/7144/4773]
--> download

[ART 52] SENRA, Ronaldo; SATO, Michèle, MELLO, Geison; CAMPOS, Arnaldo. Juventudes, educação do campo e formação técnica: estudo de caso no IFMT. Educação e Realidade, ahead of print, 2017, p. 1-22 [ISSN online 2175-6236].
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000200605&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/pdf/edreal/v42n2/2175-6236-edreal-55385.pdf
--> download

[ART 51] SATO, Michèle. Ecofenomenologia: uma janela ao mundo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG, edição especial 2016, da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida, p. 10-27. https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5957/3680
--> download

[ART 50] MANFRINATE, Rosana, QUADROS, Imara, KAWAHARA, Lúcia. CulturArte da mulher negra no contexto da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG, edição especial 2016, da leveza do ser à maciça teoria na defesa da vida, p. 120-137.   https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5964/3688
--> download

[ART 49] DALLA-NORA, Giseli; SATO, Michèle. “Água e vento são meio sustento”: aspectos teórico-conceituais a serem considerados na pesquisa em Educação Ambiental e mudanças climáticas. AmbientalMente Sustentable, ano X, v. 2, n. 20, 235-247, 2015. http://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/1602
--> download

[ART 48] QUADROS, Imara; SATO, Michèle; KAWAHARA, Lúcia. Deslizando da margem à correnteza: a mobilidade da canoa na arte da educa­ção ambiental. AmbientalMente Sustentable, ano VI, v. 1, n. 11-12, 83-106, 2011. http://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/11982
--> download

[ART 47] MANFRINATE, Rosana; SATO, Michèle. Os trabalhos das mulheres pantaneiras e a avaliação ecossistêmica do milênio na ressignificação por meio da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.32, n.1, p. 270 - 289, 2015 [e-ISSN 1517 1256]. http://www.seer.furg.br/remea/article/view/5073/3272
--> download

[ART 46] SENRA, Ronaldo; SATO, Michèle; MELLO, Geison; CARBO, Leandro. IFMT campus São Vicente: traços de uma educação tecnicista em “conversas” com a educação do campo. Revista Eletrônica Documento-Monumento, v. 14, n. 1, p. 270 - 297, 2015 [e-ISSN 2176 5804]. http://200.129.241.80/ndihr/revista/revistas-anteriores/revista-dm-14.pdf
--> download

[ART 45] KAWAHARA, Lúcia; SATO, Michèle. Festa de São Pedro e serviços culturais: aprendizagens de um grupo pesquisador em educação ambiental no Pantanal. RevBea, São Paulo, v. 10. n.1. 221-240, 2015.   http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4364/2985


[ART 44] SILVA, Regina. JABER-SILVA, Michelle; SATO, Michèle. Mapeamento social participativo: mundos entre a pesquisa educativa e o ativismo ecológico. AmbientalMente Sustentable, A Coruña, v. VII, n. 13-14, 7-23, 2012. http://www.ambientalmente.es/index.php/RAS/article/view/134


[ART 43] MOREIRA, Dielcio. Jovens, cotidiano e a construção de mundos midiáticos. Revista eletrônica do programa de pós-graduação em mídia e cotidiano, UFF, n4, 685-704, 2014.  http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/ojs/index.php/Midecot/article/view/105/98


[ART 42] MEDEIROS, Heitor; SATO, Michèle. Educação e sustentabilidade socioambiental no estado do Acre, Amazônia Brasileira. Quaestio, Sorocaba, v. 6, n. 1, p. 163-173, 2014. [ISSN 2177-5796]  http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=1958


[ART 41] MEDEIROS, Heitor; SATO, Michèle. Educação ambiental intercultural no estado do Acre, Amazônia brasileira. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, Maringá, v. 35, n. 2, p. 211-219, 2013. [ISSN 1807-8656]  http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/22476


[ART 40] SATO, Michèle; SILVA, Regina; JABER-SILVA, Michelle. Between the remnants of colonialism and the insurgence of self-narrative in constructing participatory social maps: towards a land education methodology. Environmental education research, v.20, n. 1, 102-114, 2014. (*) Special Issue: Land education: Indigenous, postcolonial, and decolonizing perspectives on place and environmental education research          http://www.tandfonline.com/eprint/MpXXVKMsdiXZyF28Cr3U/full


[ART 39] SANTOS, Edna de Laet Ferreira; MEDEIROS, Heitor Queiroz de and SILVA, Carolina Joana da. Educação ambiental e diálogo de saberes em região de nascentes do Pantanal:Reserva do Cabaçal, Mato Grosso, Brasil. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2013, vol.19, n.4, pp. 879-896. ISSN 1980-850X.    http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a07.pdf


[ART 38] SILVA-MANFRINATE, André; SATO, Michèle. Entrelaçando educação ambiental e direito em ambiente de áreas úmidas: comunidade pantaneira de São Pedro de Joselândia. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 30, n. 2, 169-186, jul/dez 2013 [E-ISSN: 1517-1256].    http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3985/2471

 

[ART 37] JABER, Michelle; SATO, Michèle. Territórios em tensão: mapeamento dos conflitos socioambientais de Mato Grosso. Ambiente e Sociedade, v.15, n1, p. 1-22, 2012.  http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-753X2012000100002&script=sci_arttext


[ART 36] LIMA, Artema, SATO, Michèle. Educação Kaiabi: um diálogo entre o currículo e os projetos para sustentabilidade nas aldeias. terceiro incluído. , v.1, p.1 - 21, 2011. http://www.revistas.ufg.br/index.php/teri/article/view/16769


[ART 35] Manfrinate, Rosana, SATO, Michèle, BELÉM, Ivan. O teatro como forma de atuação da educação ambiental para a emancipação política no quilombo de Mata Cavalo. Olhar de Professor (UEPG. Impresso). , v.14, p.337 - 350, 2011. 
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3516/2520


[ART 34] Solange Kimie Ikeda Castrillon; Carolina Joana da Silva; José Ricardo Castrillon Fernandez; Andrea Kyoko Ikeda. Avaliação da diversidade arbórea das ilhas do rio Paraguai na região de Cáceres, Pantanal Mato-grossense, Brasil. Acta Bot. Bras. vol.25 no.3 Feira de Santana jul./set. 2011. 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062011000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=en


[ART 33] TRAJBER, Rachel, SATO, Michèle. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.especi, p.70 - 78, 2010. 
http://www.remea.furg.br/edicoes/vesp2010/art5vesp2010.pdf


[ART 32] JABER, Michelle Tatiane, SATO, Michèle. Polissemia dos conflitos ambientais do estado de Mato Grosso. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.24, p.443 - 459, 2010. 
http://www.remea.furg.br/edicoes/vol24/art30v24.pdf


[ART 31] SILVA, Regina Aparecida da, JABER, Michelle Tatiane, SATO, Michèle. Tecendo a educação ambiental com fios amazônicos. Revista de Educação Publica (UFMT). , v.19, p.113 - 130, 2010.
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/381/349


[ART 30] SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Territórios e identidades: mapeamento dos grupos sociais do Estado de Mato Grosso - Brasil. Ambiente e Sociedade (Campinas). , v.13, p.261 - 281, 2010. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2010000200004&lng=pt&nrm=iso#corres2][doi:10.1590/s1414-753x2010000200004


[ART 29] SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Arte-Educação-Ambiental. Ambiente & Educação (FURG). , v.14, p.43 - 59, 2009.
http://www.seer.furg.br/index.php/ambeduc/article/view/1136


[ART 28] PEDROTTI, Débora, SATO, Michèle. Construindo esperanças nas políticas socioambientais por meio da participação democrática nos territórios mato-grossenses. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.23, p.312 - 331, 2009.
http://www.remea.furg.br/edicoes/vol23/art20v23.pdf


[ART 27] OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de, SATO, Michèle. Educação ambiental e conhecimento local: a interface necessária para a consevação da avifauna brasileira. Revista brasileira de educação ambiental (Online). , v.4, p.72 - 80, 2009.  
http://issuu.com/michelesato/docs/revbea_n_4


[ART 26] MEDEIROS, Heitor, SATO, Michèle. Educação ambiental na temporalidade do Acre: um olhar sobre a heterotopia de Chico Mendes. Revista brasileira de educação ambiental (Online). , v.4, p.13 - 25, 2009. 
http://issuu.com/michelesato/docs/revbea_n_4


[ART 25] SATO, Michèle, SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitosa. Estrelas e constelações aprendizes de um grupo pesquisador. Ambiente & Educação (FURG). , v.14, p.139 - 146, 2009.
http://www.seer.furg.br/index.php/ambeduc/article/view/1613


[ART 24] JABER, Michelle Tatiane, SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Injustiças ambientais no quilombo Mata Cavalo. Revista brasileira de educação ambiental (Online). , v.4, p.53 - 59, 2009.
http://issuu.com/michelesato/docs/revbea_n_4


[ART 23] SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitosa, OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de, OLIVEIRA, Herman, SATO, Michèle et al. Racismo ambiental na comunidade quilombola de Mata Cavalo. Acervo (Rio de Janeiro). , v.22, p.91 - 104, 2009.http://revistaacervo.an.gov.br/seer/index.php/info/article/view/54/46


[ART 22] SATO, Michèle. Surrealismo na po-ética ambiental. Revista brasileira de educação ambiental (Online). , v.4, p.227 - 238, 2009. http://issuu.com/michelesato/docs/revbea_n_4


[ART 21] SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Aracne, a educadora ambiental do signo de terra. revista brasileira de educação ambiental. , v.3, p.63 - 77, 2008. http://www.cpd1.ufmt.br/remtea/revbea/pub/revbea_n_3.pdf


[ART 20] SATO, Michèle. Em busca de sociedades sustentáveis. Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre). , v.46, p.54 - 59, 2008 https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/6635/em-busca-de-sociedades-sustentaveis.aspx


[ART 19] SATO, Michèle, JABER, Michelle Tatiane, SILVA, Regina et al. Nossa palavra é sim. Revista de Educação Pública. , v.17, p.159 - 173, 2008. file:///C:/Users/Mich%C3%A8le/Downloads/536-829-1-PB.pdf


[ART 18] SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitosa, SATO, Michèle. Antipedagogismo e educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.19, p.165 - 180, 2007.http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art13v19a13.pdf


[ART 17] SATO, Michèle. Caleidoscópio. direcional educador. , v.3, p.16 - 19, 2007. http://www.direcionalescolas.com.br


[ART 16] SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Viagens na Amazônia e a vida na floresta. Revista Brasileira de Educação Ambiental. , v.2, p.31 - 39, 2007. http://www.cpd1.ufmt.br/remtea/revbea/pub/revbea_n_2.pdf


[ART 15] OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de, SATO, Michèle. Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação (FURG). , v.11, p.125 - 134, 2006. http://www.seer.furg.br/index.php/ambeduc/article/view/772


[ART 14] SATO, Michèle. Isto não é um texto. Revista Iberoamericana de Educación (Online). , v.2006, p.91 - 98, 2006. http://www.rieoei.org/rie40.htm


[ART 13] ZAKRZEVSKI, Sônia, SATO, Michèle. La reinvención de la educación ambiental en el campo. Tópicos en Educación Ambiental. , v.5, p.43 - 57, 2006. http://www.anea.org.mx/Topicos/T%2013/Paginas%2043%20-%2057.pdf


[ART 12] GARCIA, Dolores, SATO, Michèle. Mitos e lendas na identidade cultural pantaneira: subsídios à Educação Ambiental. Revista de Educação Pública. , v.15, p.41 - 57, 2006. http://ie.ufmt.br/revista/arquivos/ED_29/Mitos%20e%20lendas%20na%20identidade%20cultural%20pantaneira.pdf


[ART 11] ZAKRZEVSKI, Sônia, SATO, Michèle. Revisitando a história da Educação Ambiental nos programas escolares gaúchos. Ambiente & Educação (FURG). , v.11, p.25 - 44, 2006. http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/viewFile/766/262


[ART 10] SATO, Michèle. Sustentabilidade do fogo na Tróia Amazônica. AmbientalMente sustentable - Revista Científica Galego-Lusófona de Educación Ambiental. , v.1, p.243 - 255, 2006. http://ruc.udc.es/dspace/bitstream/2183/5016/1/AS_1-17.pdf


[ART 9] MEDEIROS, Heitor, SATO, Michèle. Temperos de Chico Mendes no cardápio da educação ambiental antropofágica. Revista de Educação Pública. , v.15, p.61 - 79, 2006. http://www.ie.ufmt.br/revista/verSumario.php?id=20


[ART 8] SATO, Michèle. Horizontes narrativos da educación ambiental. Interea Visual Educación En Cultura. , v.5, p.1 - 13, 2005. https://skydrive.live.com/?cid=17DC7D667214610D&id=17DC7D667214610D%21455


[ART 7] MEIRA, Pablo, SATO, Michèle. Só os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza. Revista de Educação Pública. , v.14, p.17 - 31, 2005.http://www.ie.ufmt.br/revista/sistema/revistas/arquivos/1272643734.pdf


[ART 6] SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Notas desafinadas do saber e do poder: qual a rima necessária à educação ambiental?. Contrapontos (UNIVALI). , v.3, p.9 - 26, 2003. http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/700


[ART 5] SATO, Michèle. Desafios da educação ambiental. Ambiente & Educação (FURG). , v.5/6, p.25 - 38, 2002. http://www.partes.com.br/meio_ambiente/educacao.htm


[ART 4] SATO, Michèle. Apaixonadamente pesquisadora em educação ambiental. Educação. Teoria e Prática (Rio Claro). , v.9, p.24 - 35, 2001    http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1600


[ART 3] SATO, Michèle. Debatendo os desafios da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.1, p.R14 - R33, 2001.  http://www.seer.furg.br/index.php/ambeduc/article/view/1089


[ART 2] SANTOS, José Eduardo dos, SATO, Michèle, PIRES, José Salatiel et al. Envrionmental education praxis toward a natural conservation area. . Revista Brasileira de Biologia. , v.60, p.361 - 372, 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71082000000300001


[ART 1] SATO, Michèle. Tele-Educación Ambiental. Construyendo Utopias. Tópicos En Educación Ambiental. , v.2, p.41 - 48, 2000. http://www.anea.org.mx/Topicos/T%204/Paginas%2041%20-%2048.pdf


LIVROS
[L5] MARCHEZINI, Vitor. Campos de desabrigados - a continuidade do desastre. São Carlos: RiMa, 2014.
Palavras-chave: desastre * sociedade * desabrigados


[L4] VALENCIO, N.; SIENA, M.; MARCHEZINI, V.. GONÇALVES, J. (Orgs). Sociologia dos desastres. São Carlos: RiMa, 2009.

Palavras-chave: desastre * sociedade * justiça


[L3] GUIMARÃES, Mauro (Org.) Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas: Papirus, 2008.

Leitura online


[L2] SATO, Michèle, TAMAIO, Irineu, MEDEIROS, Heitor. Reflexos das cores amazônicas no mosaico da educação ambiental. Brasília : WWF-Brasil, 2002, v.1. p.147.
Palavras-chave: Água, Sociopoética, Educação ambiental


[L1] SAUVÉ, Lucie, et al. La educacion ambiental - una relacion constructiva entre la escuela y la comunidad. Montreal : EDAMAZ/UQAM, 2000, v.01. p.167.
Palavras-chave: Agenda 21, Educação ambiental, EDAMAZ




CAPÍTULOS DE LIVROS
[CAP 9] SATO, Michèle. Cartografia do imaginário no mundo da pesquisa. In: ABÍLIO, Francisco J.P. (Org.). Educação Ambiental para o semiárido. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 539-569 p., 2011.
Palavras-chave: educação-ambiental, pesquisa, Bachelard, fenomenologia


[CAP 8] SATO, Michèle. Um extrato de âmbar que atravessa séculos In: Eco-Ar-Te para o reencantamento do mundo ed.São Carlos : RiMa, 2011, v.1, p. 297-307.
Palavras-chave: Teatro, arte-educação-ambiental, surrealismo

[CAP 7] BELÉM, Ivan, SATO, Michèle. Viagens entre os mundos In: Eco-Ar-Te para o reencantamento do mundo ed.São Carlos : RiMa, 2011, v.1, p. 338-351.

Palavras-chave: arte-educação-ambiental, Ecologia e religião, candomblé

[CAP 6] PEDROTTI, Débora, SATO, Michèle. Políticas públicas em educação ambiental: velho vinho engarrafado por novos enólogos In: Educação, arte e mídias, gênero, raça/etnia e juventude, educação ambiental, diversidade e inclusão ed.Brasília/DF : Liber Livro Editora, 2008, v.3, p. 97-116.

Palavras-chave: Educação ambiental, Acre, políticas públicas, Governabilidade


[CAP 5] SATO, Michèle. Jóvenes transbordantes en mundos suspendidos In: La educación frente al desafío ambiental global.1 ed.México, DF : CREFAL & Plaza y Valdes Ed, 2007, p. 229-240.
Palavras-chave: Juventude, Sustentabilidade, Fenomenologia, educação ambiental


[CAP 4] SATO, Michèle, SARTURI, André. O caracol surrealista no teatro pedagógico da natureza In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola ed.Brasília/DF : Ministério da Educação, 2007, p. 123-132.
Palavras-chave: Teatro, Poética, Educação ambiental


[CAP 3] SATO, Michèle. A educação ambiental tecida pelas teorias biorregionais In: Encontros e caminhos - formação de educadores(as) ambientais e coletivos educadores ed.Brasília/DF : MMA, 2005, p. 35-46.
Palavras-chave: Educação ambiental, Biorregionalismo


[CAP 2] SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Biorregionalismo: - identidade histórica e caminhos para cidadania In: Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania.1 ed.São Paulo : Cortez, 2002, v.1, p. 221-252.
Palavras-chave: Educação ambiental, Ambientalismo crítico, Cidadania, Biorregionalismo

[CAP 1] PASSOS, Luiz Augusto, SATO, Michèle. Educação Ambiental: o currículo nas sendas da fenomenologia merleaupontyana. In: Sujets choisis en éducation relative à I'environnement. D´une Amérique à I´autre.1 ed.Montréal : ERE-UQAM, 2002, v.I, p. 129-135.

Palavras-chave: Currículo e educação ambiental, Educação ambiental, Fenomenologia


DIVULGAÇÃO (jornais e afins)