pedagogia


Apollo 8 - NASA  [photo by Bill Anders, 1968]
"A Terra é Azul" [Yuri Gagarin, 1961]

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS I --  2023

Pedagogia (3º anos Matutino e Vespertino) 
Professora: Michèle Sato
Estágio docente: Lidiane Becher
Assistência: Tatiani Nardi

guia de estudos em

CIÊNCIAS NATURAIS


Michèle Sato

michelesato@ufmt.br

https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html 


Hundertwasser: crianças e ambiente


 

As folhas das árvores

servem para nos ensinar

a cair sem alardes

 

~ Manoel de Barros

 

 

1.    COMPONENTE CURRICULAR

[Hundertwasser: face do trabalho]

 

DISCIPLINA: Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais I [10630719]

PERÍODO DA DISCIPLINA:

MATUTINO – 110/02 – 06/06

VESPERTINO – 21/03 – 06/06

DURAÇÃO TOTAL DA DISCIPLINA: 1 semestre (18 dias em 4 horas

CARGA HORÁRIA TOTAL DA DISCIPLINA: 75 horas, que serão integralizadas presencialmente no campus de Cuiabá.

NORMAS: Esta disciplina atende a Diretrizes 4517538, para retomada de atividades na UFMT após suspensão de atividades no contexto da pandemia (5ª edição - revisada e atualizada)

 

 

 

2.    EMENTA

[Hundertwasser: árvores]

A civilização em crise “líquida” (BAUMAN, 2001) exige que a universidade seja responsável em denunciar os múltiplos desastres socioambientais, mas com forças do anúncio de conceitos, consciência, enfrentamentos e atos pedagógicos que ainda consigam alimentar as esperanças. No contexto da disciplina, os argumentos científicos fazem-se essenciais, para conjugar política científica com educacional, mantendo a universidade como uma das possibilidades em enfrentar a crise que ameaça nossas existências dignas. Assim, a disciplina tem a emergência climática como substrato epistemológico das ciências naturais, nas abordagens da GEOSFERA e os desafios do Antropoceno; da consideração da BIOSFERA e os essenciais sistemas de vida que somos elo intrínseco, sem hierarquia de espécie; a finalmente da TECNOSFERA, com os desafios da singularidade robótica, inteligência artificial, programas genéticos e a perda da humanidade. A disciplina se secciona em:  i) educação científica; ii) água; iii) terra; iv) fogo; e v) ar. Por intermédio destas divisões, intrinsecamente conectadas, construiremos as abordagens pedagógicas sobre as tramas conjugadas nos tecidos da Biologia, Química, Física e Geologia.


 

 

 

3.    OBJETIVO GERAL

[Hundertwasser: o direito de sonhar]

Promover a formação dos estudantes nos 3 eixos centrais das ciências: a) EPISTEMOLOGIA - uma dimensão conceitual das ciências naturais; b) PRAXIOLOGIA - os métodos de investigação, descobertas e invenções na vivência da aprendizagem; c) AXIOLÓGICA - a dimensão reconstrutiva dos conceitos, valores, política e ética que estabelece a não-neutralidade das ciências. E os diálogos intrínsecos das 3 dimensões na aprendizagem de ciências naturais na educação básica.

 

3.1. Objetivos Específicos

Unidade I – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: Compreender a história, movimentos e compromissos do ensino e aprendizagem científica e a importância da formação humana à compreensão dos fenômenos naturais conectados à sociedade.

Unidade II - ÁGUA: os contextos civilizatórios de um elemento que transcende o espectro mercadológico dos “recursos hídricos”, na consideração da ÁGUA com propriedades físicas, em suas transformações químicas, seu lugar na constituição geológica e a constituição da vida. Além disso, as disputas políticas, o degelo, os “tsunami” e aspecto cultural do sagrado da água.

Unidade III – TERRA: a formação da Terra, a rica diversidade da vida selvagem e o surgimento do Homo sapiens. Os problemas de uso da terra com acirradas disputas dos territórios. Os desastres como terremoto, deslizamento de massas secas e a nova era geológica do Antropoceno, com as críticas do Capitaloceno.

Unidade IV – FOGO: O sol no sistema solar, os vulcões e as atividades como queimadas que não são somente fenômenos naturais, mas estão acirrados pela dimensão econômico-política do aquecimento global, da crise climática e associados ao biopoder das engenharias genéticas, cibernética, inteligência artificial, mas também das fake-news, roubos, inseguranças, temores e depressão.

Unidade V – AR: Vivendo a ameaça de várias pandemias, a libertação dos patógenos principalmente pela atividade da pecuária (agronegócio) é um dos agentes que mais favorece a disseminação de doenças. O conhecimento sobre o colapso climático fomentando pelos lobbies e atividades do lucro, requer que os professores e comunidade escolar conheçam as descobertas científicas para combate a necropolítica que diziam milhões de vidas.

 

4. UNIDADES DE APRENDIZAGEM

Unidade

Nome da Unidade

Início

Término

Carga Horária

Duração

Dias

Peso Atribuído

I

Educação científica

fevereiro

fevereiro

15

15

2

II

Água

março

março

15

15

2

III

Terra

março

abril

15

15

2

IV

Fogo

abril

abril

15

15

2

V

Ar

maio

maio

15

15

2

 

5. REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA DISCIPLINA

Estar cursando a graduação em Pedagogia, ter acesso digital e condições básicas para acompanhar os estudos.

 

 

 

 6. DINÂMICA DE APRENDIZAGEM

[Hundertwasser: espiral Valley]

 

 Oi estudantes de PEDAGOGIA!

Sou Michèle Sato, professora responsável pela disciplina de Ensino de Ciências Naturais, mas tenho mais tempo de pesquisa no campo da educação ambiental. Tenho estagiárias que acompanham as aulas, esclarecem as dúvidas, promovem a troca de informação e dialogam na construção de saberes. Somos integrantes do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) e temos diversas vivências, produções científicas e projetos.

Nosso foco maior está no colapso climático, pois acreditamos promove os diálogos entre a constituição da terra (Geologia), a matéria do átomo ao universo (Física), as transformações e reações que dinamizam a Terra (Química), além da consideração de vidas essenciais que se conectam e são elos inseparáveis na dinâmica da vida.

Que nossos diálogos sejam fecundos!

 


 

 7. TÁTICAS DE ENSINO

[Hundertwasser: os olhgos de Machu Pichu]

 

A disciplina será ofertada presencialmente, com alguns momentos remotos de reflexões e preparos às atividades de avaliação. Contaremos com o uso de:

1.   Plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT;

2.  Blog do GPEA [https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html], que junto com o AVA, terá todos os textos, cronograma, programa, links e informações necessárias (a vantagem é que não precisa entrar com senha no portal da UFMT, muito concorrido no período das aulas);

3.  Para facilitar os diálogos, criaremos um grupo no “Whatsapp”, que possui rapidez na comunicação, além das informações e debates coletivos;

4.  Alguns avisos breves poderão ser enviados pelo correio eletrônico ou no mural AVA;

5.  Algumas atividades individuais e coletivas de avaliação serão solicitadas em: a) estudos de campo (individual); b) aula em laboratório (individual); e um trabalho grupal que se divide entre texto e apresentação.

No blog do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) [], existem várias informações, livros, cadernos pedagógicos, dicas de leitura, vídeos ou diferentes meios de aprendizagens em ciências, de forma geral. Consulte o blog do Grupo Pesquisador, Comunicação e Arte (GPEA) da UFMT:

https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html

https://gpeaufmt.blogspot.com/p/materiais-e-apoio-pedagogico.html





9. MEIOS DE COMUNICAÇÃO

[Hundertwasser: conexões]

Para a comunicação, serão utilizadas as ferramentas:

- AVA (ambiente virtual de aprendizagem) da UFMT

- Blog - https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html

- Email

- Whatsapp

 

 

 

10. AVALIAÇÃO

[Hundertwasser: fim das águas]

 

A avaliação se orienta pela Resolução CONSEPE 63/2018, subdividida nos tópicos do conteúdo programático da disciplina. O (a) estudante deverá postar as atividades, por meio da plataforma institucional AVA, até o último dia da disciplina.

 

Resumidamente, são 3 atividades:

Atividade 1 (2 pontos): Relatório individual dos estudos de campo;

Atividade 2 (2 pontos): Relatório individual da aula prática em laboratório (2 pontos;

Atividade 3 (3.1 e 3.2) (6 pontos): Pesquisa em grupo sobre os fenômenos climáticos, com entrega de:

3.1. um documento textual (3 pontos); e
3.2. uma apresentação de livre criação (3 pontos).

 

 

Atividade 1 (2 pontos) – Relatório individual de campo

Entregar, por escrito, um relatório sobre os estudos realizados em campo. O local ainda será decidido, entre Horto Florestal, Museu Dom Aquino ou algum parque público. Considerar alguns dos itens abaixo, descrevendo livremente ou poeticamente (apenas 1 página digital – em word ou PDF: fonte 12, espaço 1 ½ qualquer fonte. Se inserir imagens (fotos, pinturas ou desenhos) pode ser em 2 páginas para expressar esta vivência de aclimatização:

a)    5 sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar.

b)    Observação, associação, detalhamento;

c)     Aclimatização do lugar

d)    Memória, narrativa, “silêncios”

e)    Registro, sentidos e aprendizagens

 

DOWNLOAD -- ROTEIRO de aula de campo

REFERÊNCIA

MENDONÇA, Rita. Atividades em áreas naturais. São Paulo: Instituto Ecofuturo, 2015. [https://sinapse.gife.org.br/download/atividades-em-areas-naturais]

 SATO, Michèle. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 1994.

 

Atividade 2 (2 pontos) – Relatório individual da aula no laboratório

Aula no laboratório a ser ministrada pelo técnico Vitor. Possivelmente a observação de células epiteliais no microscópio. O relatório do laboratório segue a mesma regra do estudo de campo, ou seja: relatório em apenas 1 página digital – em word ou PDF: fonte 12, espaço 1 ½ qualquer fonte. Se inserir imagens (fotos, pinturas ou desenhos) pode ser em 2 páginas. Também trabalhares algumas atividades sobre sustentabilidade. Posteriormente será entregue mais detalhes sobre esta atividade.




https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/tecido-epitelial-de-revestimento-2/

 

Atividade 3 (6 pontos) – MOSTRA CIENTÍFICO-ARTÍSTICA (em grupo)

A sala deverá ser dividida em 4 grupos e cada qual irá pesquisar temáticas diferenciadas dos desastres climáticos com as respectivas propostas pedagógicas à educação básica (não importa ciclo, pode ser escolha livre para indicar a idade ou ciclo). Cada grupo deverá escrever um texto (água, terra, fogo e ar) e posteriormente apresentá-lo oralmente. O roteiro sugerido ao texto segue abaixo, bem como a dinâmica de apresentação.

* https://www.babysits.com.br/materiais-da-comunidade/2569/experimentos-para-crian%C3%A7as-sobre-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas/

* https://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1406

*http://www.dca.iag.usp.br/material/ritaynoue/GURI/Anselmo/resumo%20meteor%20ensino%20ci%EAncias%20rita%2020160811.pdf

* https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/experimentos-cientificos-para-fazer-em-casa-com-as-criancas/

* https://br.pinterest.com/pin/505951339387756791/

 

GRUPO 1: ÁGUA

Enchente

Tsunami

Economia doméstica da água

* https://www.soescola.com/2017/11/experimentos-com-agua-para-fazer-com-criancas.html

 

GRUPO 2: TERRA

Terremoto

Perda da biodiversidade

Agroecologia

* https://site.eel.usp.br/eventos/terra-e-redonda-clube-de-ciencias-da-usp-experimento-erastostenes

 

GRUPO 3: FOGO

Queimada

Aquecimento global

Energia sustentável

* https://youtu.be/2teGK3_SfZ4

 

GRUPO 4: AR

Furacão (ciclone ou tufão)

Ventania e tornados

Boa respiração

* https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/09/Trab-13-Projeto-O-ar-existe_Final.pdf

 


Atividade 3.1. TEXTO escrito (3 pontos)

1.1. definição dos fenômenos: as causas e as consequências. Algumas alternativas de enfrentamento e exemplos pelo Brasil.

1.2. oferecer exemplos de experimentos, práticas pedagógicas, atividades dinâmicas, games, aplicativos – NÃO apresentar atividades que envolvam o isopor e EVA (muito danosos ao ambiente).

1.3. Onde pesquisar em Cuiabá sobre o assunto? (características gerais do local, telefone e endereço)

 

ROTEIRO AO TEXTO

p. 1 - CAPA

Título do trabalho

turno

Nomes completos dos participantes.

p. 2 – contexto geral sobre a crise climática

p. 3 e 4 - contexto específico de cada grupo (água, terra, fogo ou ar) 

p. 5 e 6 – escolher uma prática pedagógica sobre o assunto e apresentar uma descrição da atividade prática: quais materiais são necessários, quais foram os procedimentos, cuidados a serem tomados, detalhes, imagens, etc. 

p. 7 - Onde pesquisar o assunto em Cuiabá e como realizar uma visita em grupo. Apresentar algumas características gerais do local, serviços de atendimento, telefone, endereço e site. 

p. 8 - referências, conforme as regras da ABNT.

 

Atividade 3.2. APRESENTAÇÃO (3 pontos)

Cada grupo deverá apresentar o trabalho com livre criatividade numa feira de ciência a ser realizada nas mediações do IE – cantina, corredor, sala de aula, ou uma alternativa a ser escolhida, organizada e bem-preparada pelos estudantes. A apresentação é livre, mas lembre-se que poderá ter plateia e deve ter duração de 15-20 minutos. Vamos convidar os colegas, professores e demais estudantes para este dia!

* podcast – como se fosse noticiário

* vídeo ou aplicativos

* games, jogos ou brincadeiras

* livro pedagógico (científico, artístico ou ambos)

* teatro, dramatização ou RPG (Role Play Game)

* exposição de fotos, cartazes, pôsteres etc.

* composição musical, dança ou afins

* pintura, desenho ou linguagem artística

 



 Você é um convidado da NATUREZA.

Respeite-a! 

~ Hundertwasser

 11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[Hundertwasser: olhos]

 

MENDONÇA, Rita. Atividades em áreas naturais. São Paulo: Instituto Ecofuturo, 2015. [https://sinapse.gife.org.br/download/atividades-em-areas-naturais]

SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Cuiabá: GPEA-UFMT & Rio de Janeiro: GEASur-UNIRIO, 2020.
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pandemia.html

SATO, Michèle; DALLA-NORA, Giseli (Orgs) Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Cuiabá: GFK Comunicação & Ed. Sustentável, 2021. <https://gpeaufmt.blogspot.com/p/livros-capitulos.html>

VILELA, Mariana; SELLES, Sandra. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. Acesso em 02/02/2021 [DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722].

ZANON, Sibélia. Educando na natureza. coordenação Michele Martins; ilustração Paloma de Farias Portela]. – 1. ed. – São Paulo: Ecofuturo, 2018. [http://www.ecofuturo.org.br/wpcontent/uploads/2018/07/Educando-na-Natureza.pdf].

Acesso a todos os textos:
https://drive.google.com/drive/folders/1p-QBdKls_JtHA8EbMyGbn46Bo3ly9t7B?usp=sharing

https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRITO, Liliane; FIREMAN, Elton. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
<https://www.researchgate.net/publication/303187375_ensino_de_ciencias_por_investigacao_uma_estrategia_pedagogica_para_promocao_da_alfabetizacao_cientifica_nos_primeiros_anos_do_ensino_fundamental>

MACHADO, Cláudia (Org.). Ensino de Ciências: práticas e exercícios para sala de aula. Caxias do Sul: Educs, 2017.

SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020.
https://editorasustentavel.com.br/os-condenados-da-pandemia/

Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 01, 02 e 03 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/nNV6wrxbeKg


OUTRAS FONTES
NASA - National Aeronautics and Space Administration
https://www.youtube.com/c/NASA

Museu aberto de astronomia
https://museuabertodeastronomia.com.br/

Museus de ciências – BR
https://super.abril.com.br/cultura/5-museus-de-ciencia-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer/

Museu de Ciências – UNICAMP
https://www.mc.unicamp.br/

Science Education
https://onlinelibrary.wiley.com/journal/1098237x

Centro de Divulgação Científica e Cultural, CDCC-USP
https://cdcc.usp.br/acervo/

Instituto Butantan – SP
https://butantan.gov.br/

Fundação Oswaldo Cruz – RJ
https://portal.fiocruz.br/

Grupo Pesquisador em educação ambiental, comunicação e arte, UFMT
https://gpeaufmt.blogspot.com

Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, UFJF
https://www2.ufjf.br/noticias/2021/12/13/grupo-de-estudo-ambiental-lanca-livro-sobre-agroecologia-escolar/

Nova Escola – Ciências
https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias

Origem da vida
NERDOLOGIA ENSINA 01 - Átila Iamarino
https://youtu.be/ugAuIP23IPQ

The human era – A ERA DO HUMANO: ANTROPOCENO
KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://youtu.be/CWu29PRCUvQ

Uma explosão de energia
NERDOLOGIA ENSINA 02 - Átila Iamarino
https://youtu.be/dng9KJr41JY

Genetic engineering – engenharia genética
KURZGESAGT
https://youtu.be/jAhjPd4uNFY

Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo
BBC Brasil
https://youtu.be/AXRil-qaAw4

Covid-19 (vídeo feito em 2020, na pandemia, os números alteram rapidamente)
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI

Mulheres cientistas da história
NERDOLOGIA -- Filipe Figueiredo
https://youtu.be/WWvIQJg4SCM

Jogos digitais
TV Escola -- Danilo Sande e Deise Vilas Boas
https://youtu.be/FOehtgy5quk

28 ideias incríveis --Ideias incríveis
https://youtu.be/f25UtYl9AG4


Friedensreich Hundertwasser
* https://hundertwasser.com/en
* https://artsandculture.google.com/story/explore-the-inventive-architecture-of-friedensreich-hundertwasser/3gWx7Wb_9jLzJw?hl=en
* http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/biografia.php?idVerbete=41&idBiografia=52
* https://www.wikiart.org/en/friedensreich-hundertwasser


 

 

 

12. MENSAGEM DE ENCERRAMENTO AO ESTUDANTE

[Hundertwasser: espiral caracol]

 

Caras, caros e demais

 O mundo está vivendo uma plena crise, com ameaças não apenas da VIDA, mas de todo planeta Terra. Período conturbado, com enormes prejuízos da natureza que afetam diretamente nossas existências. A pandemia foi outro problema seríssimo que dizimou inúmeras vidas, trazendo uma sensação de “necropolítica” – uma sociedade da morte! Muitas vezes estremecemos, choramos e lamentamos por todas as maldades que testemunhamos também na vida societária, com roubos, feminicídios, violências, racismo, LGBTfobia, agressões, fake-news, negacionismo e mazelas contra a vida.

 Contudo, é tarefa do educador enfrentar estas tristezas tornando a paixão pela educação transbordante de esperanças! Esperamos que a disciplina tenha movimentado a curiosidade, na boa brisa que assopra as folhas de uma “mangueira”, com imensa vontade de contribuir para “um outro mundo possível”.

 

 

 

15. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

[Hundertwasser: caracol]

 

CURSO DE PEDAGOGIA

Departamento de Ensino e Organização Escolar, DEOE

Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE

Instituto de Educação, UFMT

 

Docente: Michèle Sato [SIAPE 1124040]

michelesato@ufmt.br | 65 99670 1947

 

Estágio docente: Aleth Amorim – Doutoranda PPGE

alethamorim89@gmail.com | 65 8174-6598

 

Estágio docente: Lohaine Lohmann – Doutoranda PPGE

lohh.lohmann@gmail.com | 65 9279-3230

 

Assistente: Tatiani Nardi – Mestre PPGE

tatianicnardi@gmail.com | 65 9948-8625

 

Cuiabá: fevereiro de 2023.

.-.-.-.-.-.-.

CALENDÁRIO MATUTINO (8h.): 18 dias – 75 horas

dia

data

sem.

PROGRAMA

1.        

10/02

6ª f.

Apresentação da professora, estagiária e estudantes

Apresentação do programa das ciências naturais

2.        

17/02

6ª f.

Hundertwasser: Arte e Ciências na educação

Oficina conceitual: atividade no IE

3.        

24/02

6ª f.

Psicologia social e educação ambiental

Oficina

4.       

03/03

6ª f.

Multi, Inter e transdisciplinaridade [transversalidade]

5.        

10/03

6ª f.

Palestra: Tatiani Nardi

Oficina

6.        

17/03

6ª f.

Colapso climático e antropoceno

Arte de rua e pandemia

7.        

24/03

6ª f.

Sessão pipoca: Lohaine Lohmann

Ficção científica e educação ambiental

8.        

31/03

6ª f.

Estudo de campo: museu Dom Aquino (ou Horto Florestal)

9.        

14/04

6ª f.

Estudo laboratorial 1: Vitor (50% da sala)

Educação ambiental (outros 50% da sala)

10.     

28/04

6ª f.

Estudo laboratorial 2: Vitor (50% da sala)

Educação ambiental (outros 50% da sala)

11.     

05/05

6ª f.

Preparo dos relatórios de campo e laboratório (avaliação 1 e 2)

12.     

12/05

6ª f.

Diálogos entre as ciências

Oficina: A vida secreta dos objetos: narrativas culturais ecológicas

13.     

19/05

6ª f.

Trabalhos grupais (avaliação 3)

14.     

26/05

6ª f.

Preparo para mostra

15.     

02/06

6ª f.

Preparo para mostra

16.     

03/06

sáb

Preparo para mostra

17.     

05/06

2ª f.

Preparo para mostra

18.      

06/06

3ª f

MOSTRA CIENTÍFICO-ARTÍSTICA

  -.-.-.-.-

CALENDÁRIO VESPERTINO (14h.): 18 dias – 75 horas

dia

data

sem.

PROGRAMA

1.        

21/03

3ª f.

Apresentação da professora, estagiária e estudantes

Apresentação do programa das ciências naturais

2.        

28/03

3ª f.

Hundertwasser: Arte e Ciências na educação

Oficina conceitual: atividade no IE

3.        

04/04

3ª f.

Psicologia social e educação ambiental

Oficina

4.       

11/04

3ª f.

Multi, Inter e transdisciplinaridade [transversalidade]

5.        

18/04

3ª f.

Palestra: Tatiani Nardi

Oficina

6.        

25/04

3ª f.

Colapso climático e antropoceno

Arte de rua e pandemia

7.        

29/04

sáb

Preparo para mostra

8.        

02/05

6ª f.

Sessão pipoca: Lohaine Lohmann

Ficção científica e educação ambiental

9.        

05/05

6ª f.

Estudo de campo: museu Dom Aquino (ou Horto Florestal)

10.     

09/05

3ª f.

Estudo laboratorial 1: Vitor (50% da sala)

Educação ambiental (outros 50% da sala)

11.     

12/05

6ª f.

Estudo laboratorial 2: Vitor (50% da sala)

Educação ambiental (outros 50% da sala)

12.     

16/05

3ª f.

Preparo dos relatórios de campo e laboratório (avaliação 1 e 2)

13.     

19/05

6ª f.

Diálogos entre as ciências

Oficina: A vida secreta dos objetos: narrativas culturais ecológicas

14.     

23/05

3ª f.

Trabalhos grupais (avaliação 3)

15.     

26/05

6ª f.

Preparo para mostra

16.     

30/05

3ª f.

Preparo para mostra

17.     

02/06

6ª f.

Preparo para mostra

18.      

06/06

3ª f

MOSTRA CIENTÍFICO-ARTÍSTICA

 

Hundertwasser: labirinto







Pedagogia (Matutino e Vespertino) -- 2022
Professora: Michèle Sato
Estágio docente: Aleth Amorim e Lohaine Lohmann
Assistência: Tatiani Nardi

Tem 2 turmas de 3º anos, MATUTINO & VESPERTINO. Portanto, cada qual tem sua pasta contendo:
1) Calendário com programação;
2) Plano de aula:
3) detalhamento sobre o processo da avaliação.

Além disso, há uma pasta geral, para ambas as turmas, contendo:
  • diversos textos, especialmente aqueles adotados na disciplina;
  • apoio pedagógico para educação básica
  • PPT das nossas apresentações;
  • áudios e vídeos

UNIDADES

APOIO PEDAGÓGICO (para cada unidade)

Unidade I – Pandemia e ensino das ciências
Unidade Ii - Água
Unidade Iii – Terra
Unidade Iv – Fogo
Unidade V – Ar

* Para ler (textos)
* Para ver (vídeos, filmes)
* Para ouvir (músicas)
* Para sentir (pinturas)
* Para pedagogizar (reflexões científicas)


Um Ensaio Sobre Perguntas e Respostas: 
Arte e Ciência
Gabriel Faria. | Quebrando a Caixa


AULAS SÍNCRONAS

1. INTRODUÇÃO às ciências naturais
ppt - michèle sato
[DOWNLOAD]

2. Ciência com consciência, Michèle Sato

3. Artes e Ciência, Aleth Amorim
em preparo

4. Cinema e Ciência, Lohaine Lohmann
em preparo

5. Clima e Pandemia, Michèle Sato
vídeos:
     a) Como ocorre a mutação de um vírus?


     c) Imunidade de rebanho
Momento Vacina [https://youtu.be/3neAmnezU6o]

     d) Covid longa


6. outras apresentações em preparo


1. PARA LER: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
           Kelly Polling: the Savannah library 

1.1. BIBLIOGRAFIA ADOTADA DA DISCIPLINA

CIÊNCIAS
CASSIANI, Suzani; SELLES, Sandra; Ostermann, Fernanda. Negacionismo científico e crítica à Ciência: interrogações decoloniais. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22000, p1-12, 2022
https://doi.org/10.1590/1516-731320220000
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]


ÁGUA
CATALÃO, Vera; RODRIGUES, M. (Orgs). Roteiros de um curso de água. Brasília: UnB, 2008.
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]

TERRA
OLIVEIRA, Elizabeth (Org.) Biodiversidade em pauta: Um guia para Comunicadores. Rio de Janeiro: O Eco, 2022.
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]

FOGO
MINDLIN, Betty. O fogo e as chamas dos mitos. Estudos Avançados, 16 (44), p. 149-169, 2002. Acesso em 02/02/2021 [https://www.scielo.br/pdf/ea/v16n44/v16n44a09.pdf]
https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000100009
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]


AR
CONSENZA, Angelica et al. Voos e pousos nas janelas existenciais da educação ambiental. AmbientalMente Sustentable, ano XV, v 27, n 1, 7-19, 2020.
https://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/ams.2020.27.1.6596
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]


PANDEMIA
SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Cuiabá: GPEA-UFMT & Rio de Janeiro: GEASur-UNIRIO, 2020.
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pandemia.html
[download]

O livro "VÍRUS: simulacro da vida" foi traduzido em libras 
e está disponível no Youtube.
Tradução da Professora ETIENE
Universidade Federal do Estado do RJ - UNIRIO


1.2. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
IFSP - Lic. Ciências Naturais
https://www.sbv.ifsp.edu.br/todos-os-artigos/66-ensino/biblioteca/446-bibliografia-do-curso-de-licenciatura-em-ci%C3%AAncias-naturais-habilita%C3%A7%C3%A3o-em-f%C3%ADsica

UFAL - Mestrado em Ciências e Matemática
https://cedu.ufal.br/pos-graduacao/mestrado-em-ensino-de-ciencias-e-matematica/selecao/regular/2017-1/bibliografia-recomendada

PUC-RIO
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11290/11290_7.PDF

UNICAMP-PECIM
https://www.pecim.unicamp.br/pf-pecim-site/bibliografia-para-prova-escrita.pdf

O que ensinar em Ciências
https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias?download=truevoltar=/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias?download=true#_=_

KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://kurzgesagt.org/
https://www.youtube.com/c/inanutshell 
 - controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido

NERDOLOGIA
https://www.blogs.unicamp.br/rainha/bibliografia-do-nerdologia/
https://www.youtube.com/channel/UClu474HMt895mVxZdlIHXEA

EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS - CANAL YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCkXk_EFDfIQfRWj7yILXYIg

Cosmologia - NASA

Busca rápida youtube
VENTORINI, Silvia; SILVA, Patrícia; ROCHA, Gisa (Orgs.) Deficiência visual, práticas pedagógicas e material didático. São João del-Rei: Agência Carcará, 2016.
[download]

ROSS, Juliana; VOOS Ivani. O ensino de ciências da natureza para estudantes cegos: uma análise nos anos iniciais do ensino fundamental. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.
[download]

JORGE, Viviane. Recursos didáticos no Ensino de Ciências para alunos com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: 2010, 47f. Monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso, Ciências Biológicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
[download]

Museu de Arte Sacra oferece réplicas em 3D para deficientes visuais em Cuiabá
https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/04/14/museu-de-arte-sacra-oferece-replicas-em-3d-para-deficientes-visuais-em-cuiaba.ghtml


CIÊNCIA E ARTE: ambas criadoras e inspiradoras.

 

Gustave Klimt: o beijo, 1907


No período em que a pintura "O BEIJO" foi criada, Landsteiner (Áustria) realizava seus experimentos com plaquetas de grupos sanguíneos e Klimt foi convidado para fazer pinturas científicas.

Se observarmos a obra ao lado, notaremos que os círculos do vestido são as semelhanças com as placas de Petri.

A New Way of Seeing: The History of Art in 57 Works [Kelly Grovier]

 


2. PARA VER: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
(*) o asterisco expressa forte recomendação

Explore o blog do GPEA - outras abas e notícias possuem inúmeras vivências, referências e materiais para aulas na educação básica

      Fernando Gregory: Cinema 
-- CINEMA-VÍDEO

(*) Filmes de ficção científica
Lohaine Lohmann
[https://gpeaufmt.blogspot.com/p/cinema.html]

Filmes relacionados com as CIÊNCIAS
https://www.netflix.com/search?q=science

(*) Mulheres cientistas da história
NERDOLOGIA -- Filipe Figueiredo
https://youtu.be/WWvIQJg4SCM

Mulheres nas ciências
https://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/exibi%C3%A7%C3%A3o-do-filme-mulheres-na-ci%C3%AAncia

Elas nas ciências
https://www.netflix.com/title/81303549

(*) Radioactivity
História de Marie Curie
https://www.netflix.com/search?q=curie&jbv=81168940

Jogos digitais -- TV Escola
Danilo Sande e Deise Vilas Boas
https://youtu.be/FOehtgy5quk

28 ideias incríveis -- Ideias incríveis
https://youtu.be/f25UtYl9AG4

(*) COSMOLOGIA - 01/03/2021 - Destiny
Kepler Telescope found new planet better than Earth
---> Telescópio Kepler encontrou planeta "1649c", bastante parecido com a Terra, com água em abundância e ainda está em estudos e observações.

(*) Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo
BBC Brasil
https://youtu.be/AXRil-qaAw4

(*) Uso Racional da água
Agência Nacional das Águas – ANA
https://youtu.be/JtshF-n-mis

(*) Pantanal - 01/03/2021 - Terra
Sem chuva, Pantanal teme nova catástrofe ambiental
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sem-chuva-pantanal-teme-nova-catastrofe-ambiental,901d59e8040e5fe8f1808917214d39c127o8b1s0.html

O degelo dos glaciares aumenta e ameaça Portugal
Euronews
https://youtu.be/4hQJZ_A8pcA

Morsas lutam para proteger seus filhotes
Discovery Brasil
https://youtu.be/Cal6ewlTA-s

Tsunami no Japão (março/2011)
Miyako City Hall (prefeitura de Miyako)
https://youtu.be/41VgOZb-9aY

Cachoeira de Fumaça
Manual do Mundo
https://youtu.be/f25UtYl9AG4

Arctic Sea Ice Melting (1984 - 2020)
Timelapse Video [sem palavras]
https://youtu.be/nis_q616IOE

Litoral de SP - Peruíbe
https://youtu.be/z2nLsotn_RY


Arctic Sea Ice Melting (1984 - 2020)
Timelapse Video [sem palavras]

TERRA
(*) Geografia e sistema solar
Professor Silvester
https://youtu.be/EKps4ny0Oz8

Sistema Solar – Discovery na escola
Rupert Evans – parte 1
https://youtu.be/J-p5ZO_8PM0

(*) Origem da vida
NERDOLOGIA ENSINA 01 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/ugAuIP23IPQ

Como surgiram as plantas
NERDOLOGIA ENSINA 03 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/b9sfQZrK8jQ

(*) The human era – A ERA DO HUMANO: ANTROPOCENO
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/CWu29PRCUvQ

Como surgiu o sexo
NERDOLOGIA ENSINA 05 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/KRdFCVUkM9s

What is intelligence – O QUE É INTELIGÊNCIA?
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/ck4RGeoHFko

Terremotos atingem mais de 40 cidades da Bahia
SBT Brasil (31/08/20)
https://youtu.be/jjksTN2f8us

Terremoto de Valdivia: como foi o tremor de maior magnitude da história
BBC Brasil
https://youtu.be/pSupTXlVGHk

Exposição em Manaus reúne animais que viveram na Amazônia há milhões de anos
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/04/02/exposicao-em-manaus-reune-animais-que-viveram-na-amazonia-ha-milhoes-de-anos.ghtml


Explicando a morte das abelhas
KURZGESAGT [leia: karguezath]

FOGO

(*) ABC da astronomia - SOL TV escola
https://youtu.be/ZEiJLhtkfGM

Uma explosão de energia
NERDOLOGIA ENSINA 02 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/dng9KJr41JY

(*) Queimadas no Brasil
NERDOLOGIA -- Átila Iamarino
https://youtu.be/WxGwXKENdB8

(*) QUEIMADAS NO PANTANAL
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/queimadas-no-pantanal.htm
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/queimadas-no-pantanal.htm


Peixes agonizam com fenômeno 'decoada', que atinge rios do Pantanal de MS
G1 – MS 15/02/2021
https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/02/15/peixes-agonizam-com-fenomeno-decoada-que-atinge-rios-do-pantanal-de-ms.ghtml

Planeta feroz - vulcões
Discovery Brasil
https://youtu.be/xibIFSMPeV8

(*) Genetic engineering – engenharia genética
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/jAhjPd4uNFY

(*) Ciberataques | Nerdologia Tech
NERDOLOGIA -- Átila Iamarino e Guilherme Silveira

AR

(*) Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 01 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/nNV6wrxbeKg


(*) Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 02 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/74UArY61TC8


(*) Mudança climática nos livros didáticos
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_c67cf337da1d4437305cac5a20781c73

(*) Como abordar as mudanças climáticas em sala de aula
https://novaescola.org.br/conteudo/13993/como-abordar-as-mudancas-climaticas-em-sala-de-aula

COLAPSO CLIMÁTICO
CENEAM-ESPANHA - diversas fontes
https://www.miteco.gob.es/es/ceneam/recursos/mini-portales-tematicos/Cclimatico/bibliografia_cc.aspx

4 motivos da redução no consumo de carne no Brasil
30.mar.2022
https://youtu.be/JiNohlaaQ-U

METSUL - meteorologia
https://metsul.com/tornado-no-litoral-do-parana/

AQUECIMENTO GLOBAL
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm

Climate change – Mudança climática
https://youtu.be/wbR-5mHI6bo

tempestade
01/03/2021 - Jornal do Estado de MG
Fotos revelam dimensão do desastre da tempestade em Santa Maria de Itabira
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/03/01/interna_gerais,1241856/fotos-revelam-dimensao-do-desastre-da-tempestade-em-santa-maria-de-itabira.shtml

(*) Múltiplos ciclones no leste do RS
MetSul Meteorologia
https://metsul.com/multiplos-tornados-no-leste-gaucho/
https://youtu.be/gIg1TJ66pXo

Ciclone provoca ondas gigantes no Rio Grande do Sul (fevereiro-2021)
Ciência e clima
https://youtu.be/3Ae5vNmlEOc


Mais sobre o colapso climático no site da REMTEA
e pelas atividades da Coalizão pelo Clima em MT

CICLONE no Brasil causa CHUVAS TORRENCIAIS na Bahia | Zona de Convergência do Atlântico Sul


PANDEMIA

CORONAVÍRUS
(*) SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020. 
BLOG GPEA - download
Acesso pela Editora Sustentável: https://editorasustentavel.com.br/


(*) KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://youtu.be/BtN-goy9VOY

Coronavírus: como os vírus evoluem e o que isso pode significar numa pandemia?
https://youtu.be/KfhfGtbDg18

(*) Por que os vírus mutam?
https://youtu.be/mq8aaGRrR1E

Material sobre a Covid-19
Fiocruz
https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download

Folha informativa COVID-19
Organização pan-americana de saúde (OPAS)
https://www.paho.org/pt/covid19

Mutações viróticas e evolução
https://butantan.gov.br/noticias/por-que-acontecem-mutacoes-do-sars-cov-2-e-quais-as-diferencas-entre-cada-uma-das-variantes#:~:text=A%20muta%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20processo,adapta%20ao%20ambiente%20para%20sobreviver


PANDEMIAS
(*) NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://youtu.be/Q87c4UBXTpY

KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/-92HQA0GcI8

Peste negra
NERDOLOGIA - Filipe Figueiredo
https://youtu.be/Q87c4UBXTpY

Covid-19 - CONEXÃO ESCOLAS - TV escola
https://youtu.be/ykcRUIAaN0Y

Covid-19 (vídeo feito em 2020, na pandemia, os números alteram rapidamente)
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI

02/03/2021 - Revista Continente
As pessoas não têm ideia do que vem pela frente
http://revistacontinente.com.br/edicoes/243/ras-pessoas-nao-tem-ideia-do-que-vem-pela-frenter

Covid longa: quais os sintomas e outras 6 perguntas sobre os efeitos prolongados da doença - 04/04/2022 - BBC news
https://youtu.be/FYy5PIw80Qs

VACINAS
(*) História das vacinas
NERDOLOGIA - Filipe Figueiredo
https://youtu.be/ENttrlq3zmg

The side effects of vaccines - how high is the risk?
Os efeitos colaterais da vacina – o risco é alto?
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/zBkVCpbNnkU
https://sites.google.com/view/sources-vaccines


Programando vacinas RNA
NERDOLOGIA Tech- Átila Iamarino e Paulo Silveira
https://youtu.be/bDOuBb9uDOo

(*) Covid longa: quais os sintomas e outras 6 perguntas sobre os efeitos prolongados da doença
04/04/2022 - BBC news
https://youtu.be/FYy5PIw80Qs

VACINAS -VACCINES - Bibliography
https://sites.google.com/view/sources-vaccines

(*) O emocionante discurso de Greta Thunberg 

Mais sobre o colapso climático no site REMTEA
e Coalizão pelo Clima em MT


3. PARA OUVIR: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
       CARYBÉ: Roda de samba -- SOM

Spotify - Ciências e Educação
podcast CORONAVÍRUS e outros temas
https://open.spotify.com/show/6JJrJJ6BVkAGkBQoH80lXJ?si=GU9vMOm6QEKwD1BwtsmVNA&utm_source=whatsapp&nd=1

sons da natureza
https://youtu.be/wFrZXA9Q_PY
https://sounds.bl.uk/Environment/Listen-to-Nature (em inglês)

o que é o SOM?
https://youtu.be/kR5FSlOPrhI

Arnaldo Antunes - o macaco
https://youtu.be/BRemN34BG6I

Nando Reis - o segundo sol
Cássia Eller
https://youtu.be/MLI2QlgjGmA

Cartola - ciência e arte
https://youtu.be/hdIycRvym0Q

Raul Seixas - todo mundo explica
https://youtu.be/OgfEjGLgIhI

Chico Buarque - construção
https://youtu.be/suia_i5dEZc

Reflita sobre cada lírica das músicas:
o que expressa conhecimento científico?

Planeta ÁGUA- Guilherme Arantes
https://youtu.be/oPwnAq2xMUg

Águas de março – Tom Jobim e Elis Regina

TERRA – Caetano Veloso

Cio da terra – Chico Buarque e Milton Nascimento

FOGO líquido – Gilberto Gil 

Monte Castelo – Legião Urbana
AR Vinícius de Moraes

Vento de maio – Flávio Venturini


4. PARA SENTIR: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS

Gildásio Jardim -- SENTIR

4.1. Ciências naturais e matemática
Wlademir Dias-Pino, Logotipo UFMT
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wlademir_Dias-Pino


water

earth

fire

air

Mauritis Escher - 4 elementos (1952)
https://www.christies.com/en/lot/lot-5308412
  

Dalí, Espanha
Portinari, BR
V. Basaia, MT


Magritte, BélgicaMabe, BRCris Soares, MT



5. PARA PEDAGOGIZAR: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
     Ale Senso: Interplay Anatomy' in Milan, Italy -- PEDAGOGIZAR

* * *
TRIBUTO AO GÊNIO

LEONARDO DA VINCI
nasceu em 1452 na Florença, Itália
morreu em 1519 em Amboise, França

cientista, inventor, engenheiro, médico, escultor, pintor, desenhista, arquiteto, músico, figurinista, gastrônomo e jardineiro, entre outras habilidades de um GÊNIO

 



Quadro mais famoso do MUNDO:
Monalisa
Retrato da Lisa Gherardini, 1514

 

 

A última ceia, 1490

INVENTOS

bicicletatanque de guerraprojetor




homo vitruviano 1492

Inspirado no arquiteto Vitruvio
- Estudos sobre anatomia -

 



Embora o engenho humano conceba invenções diversificadas, nunca descobrirá invenções mais belas, mais apropriadas ou mais diretas que a natureza, porque no que ela inventa, nada há o que falte ou seja supérfluo.

~ Leonardo da Vinci

*
*
AVALIAÇÃO
Foto: Michèle Sato

A avaliação ocorrerá por meio das atividades atreladas a cada Unidade Temática, no contexto de seus subtemas e uma autoavaliação. O (a) estudante deverá postar as atividades, por meio da plataforma institucional AVA, preferencialmente no período final de cada unidade. As unidades (I-V) apresentarão duas alternativas.

Escolha uma e capriche nas respostas. Cada atividade será avaliada conforme este guia de estudos, item 1.4., e cada unidade tem uma atividade de avaliação poderá ser revista no decorrer da disciplina.


UNIDADES DE APRENDIZAGEM 

Unidades

Nome da Unidade.

Início

Término

Carga Horária

Duração/

Dias

Peso Atribuído

I

 Ensino das Ciências

abril

abril

12

10

2

II

Água

abril

maio

16

15

2

III

Terra

maio

junho

16

15

2

IV

Fogo

junho

julho

16

15

2

V

Ar

julho

julho

12

20

2


Unidade 1 (peso 2) PANDEMIA e o ENSINO DAS CIÊNCIAS
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 19/04/2022
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.

Entregar as respostas das seguintes questões:

Alternativa 1) Descreva brevemente o que são “colapsos climáticos”: o que são gases estufa e quais as principais atividades que liberam estes gases. O Brasil ocupa um dos países que mais tem emissão de gases estufa: qual é a atividade? Comente criticamente sobre os desastres que podem acontecer com este colapso climático.

Alternativa 2) Como você trabalharia, pedagogicamente, com o Tratado de Educação Ambiental na educação básica? Escolha um ciclo, considerando a idade e os contextos, e comente sobre a metodologia da educação ambiental.

https://remtea.blogspot.com/p/tratado-de-ea.html

Joan Miró


Unidade 2 (peso 2) ÁGUA
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 10/05/2022
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.

Estamos vivendo uma enorme crise civilizatória com deterioração humana e não humana, com diversos desastres e colapsos climáticos que ameaçam o futuro. A escassez da água potável já ocorre sobre a Terra, causando doenças, desertificação e mortes. Um copo de água, no futuro, será o grande mercado na arena de disputas

TRAGÉDIA EM PETRÓPOLIS

https://www.youtube.com/watch?v=m_iZpBptcFo

Alternativa 1) Considerando essa reportagem e o material de apoio, faça um vídeo, uma apresentação em power point ou uma exposição de fotos (ou desenhos) que contenham ideias para fortalecer as políticas da proteção das águas. Como a educação poderá auxiliar? Ao final, anexe ao vídeo ou às fotos um texto sobre o processo de construção da sua atividade.

Alternativa 2) Liste algumas atividades rotineiras de uma casa com no uso da água e comete-as. Quais atividades dependem da água (ex.: cozinha)? O que acontecerá se acabar a água da torneira? Quem sofrerá mais? Quem será a pessoa mais responsabilizada pelo acesso da água, considerando a atual sociedade misógina? Como mudar a sociedade machista?

BBC: water

Unidade 2 (peso 2) – TERRA
PRAZO DE ENTREGA  (nas proximidades da finalização da unidade): 07/06/2022
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.

A exaustão da Terra deu mostras terríveis em fevereiro, quando as casas de Petrópolis vieram abaixo num evento intitulado “deslizamento de massa seca”. Outros locais do mundo inteiro também sofrem este fenômeno, alguns com a tecnologia mais avançada em rapidamente “tampar estes buracos”. Escolha uma das atividades para atividade de avaliação:

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-02/tragedia-em-petropolis-e-maior-da-historia-da-cidade

Poder 360
https://www.poder360.com.br/brasil/entenda-por-que-petropolis-viveu-pior-tragedia-de-sua-historia/

Alternativa 1) A agricultura é a principal atividade de alimentação humana, mas muitos especialistas afirmam que não são necessárias as vastas extensões do agronegócio. Faça uma pequena revisão literária sobre a agroecologia e a importância da agricultura familiar.

Alternativa 2) Escolha um filme de ficção científica, de sua livre preferência, que expresse o final das condições de vida na Terra. Por que isso aconteceu? Como vivem as pessoas? O acesso à água é fácil? É possível arar a terra à agricultura? Existem muitos animais? Quais? Como são as casas? O abismo socioeconômico persiste? Quem está no poder? Faça uma resenha crítica do filme com as principais características científicas do filme

BBC: earth


Unidade 4 (peso 2) FOGO
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 05/07/2022
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.
O aumento da temperatura global é a maior ameaça à vida planetária e o ano 2020 foi considerado um dos anos mais quentes dos últimos 100 anos. O aumento do calor deve-se à emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE): Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases carbono, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC)

BBC: fire

Alternativa 1) Qual é a principal causa da queimada em Mato Grosso? Por que este problema persiste ao longo do tempo, mesmo com tantas tecnologias avançadas? Como trabalhar o combate às queimadas (urbanas ou do campo) na educação básica? Escolha um ciclo da educação básica e faça uma proposta pedagógica sobre o combate à queimada. 

Alternativa 2) A ciência comprovou que houve um aumento de 1,5 ºC na temperatura do mundo. Esta queima global matará muitas espécies vivas, afetará a fecundidade do solo, derreterá gelos e aumentará o nível do mar. Faça uma breve síntese sobre o aumento da temperatura global em consequência da emissão dos GEE.


Unidade 5 (peso 2) AR
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 20/07/2022
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.
BBC: air

O ar é o elemento presente em todos os demais, e ironicamente é o símbolo das crises climáticas, pelo ícone dos tornados, tufões ou ciclones. Os fenômenos que não existiam no Brasil começam a surgir com frequência, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Alternativa 1) 
Sistematize com exemplos, por intermédio de alguma notícia de jornal, site ou blog, o que são:
· ciclone
· ciclone bomba
· ciclone tropical
· ciclone extratropical
· ciclone subtropical
· anticiclone

Alternativa 2) 
Faça uma redação dissertativa com o tema:
“Poluição é sinônimo de progresso”.

IMPORTANTE: O que é uma redação?
https://www.mundovestibular.com.br/articles/15861/1/como-fazer-uma-redacao/

Seus argumentos serão mais sofisticados e robustos se conseguir ler as publicações e conseguir dialogar entre a teoria e a prática. Uma boa ciência se faz com bons argumentos!


AVALIANDO...
1) Autoavaliação: Individualmente escrever sobre o seu percurso na disciplina, os caminhos percorridos e atribuir uma nota de 0 à 10.

2) Avaliação da disciplina: Atribua um valor de zero a dez, nos itens abaixo:
Que bom (Pontos positivos):
Comente sobre o que mais gostou.

Que pena (Pontos frágeis):
Comente sobre o que menos gostou.

3) Propostas
Deixe uma ou mais sugestões à disciplina, à professora e às estagiárias.


Torrie Smiley - water

*
*
PROGRAMA 2021
Semestre II – 3º. Anos Pedagogia
04/04/2022 -- 18/07/2022
Toda terça: manhã (8:30h) e segunda (14:30h)

Colapso Climático e o Ensino das Ciências 

Data

conteúdo

atividade

04-05/04

 Caracterizações gerais e Apresentação

Síncrona: Michèle, Aleth e Lohaine

11-12/04

Colapso Climático e a importância do ensino das ciências

Síncrona: Michèle Sato

19/04

Atividade Avaliativa

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

 

25/04

ÁGUA – Cineclube e debate com Turma A

Presencial 

02/05

ÁGUA – tsunami, enchentes, mortes de rios, escassez

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

09/05

ÁGUA – Cineclube e debate com Turma B

Presencial

16/05

ÁGUA – Atividade Avaliativa

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

 

23/05

TERRA – Artes e Ciências

Síncrona: Aleth e Michèle

30/05

TERRA – Exaustão da Terra

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

06/06

TERRA– Cinema e Ciência

Síncrona: Lohaine e Michèle

13/06

TERRA – Atividade Avaliativa

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

20/06

FOGO – Pandemia e temperaturas globais

Síncrona: Michèle Sato


27/06

FOGO – Queimadas, aquecimento global, desastres

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

04/07

FOGO – Oficina 

Síncrona: Aleth e Lohaine 

11/07

18/07

Data a   Definir    

FOGO – Atividade Avaliativa

AR - Tornados, tufões e ciclones

AR - Recapitulação da disciplina

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

Síncrona: Michèle, Aleth e Lohaine

Data a Definir

AR –Avaliação da disciplina e Autoavaliação

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender


Michèle – michelesato@gmail.com
EXTRAS

Hokusai: a grande onda 

Esta gravura , pintada entre o período de 1820-31, na época do Shogunato (ou Xogunato) e samurais do Japão. Ela retrata o terremoto no Pacífico e o Tsunami (grande onda), bastante comuns no "anel do fogo" dos mares do Oceano Pacífico. Acredita-se que tenha sido a figura mais reproduzida pela técnica da xilogravura

Hoje ela é metáfora de um fenômeno ou caso dramático, com poder de derrubar, ou causar estrondos múltiplos.

Contudo, inúmeras catástofes climáticas que já acontecem pelo mundo e pelo Brasil ameaçam o planeta e nossa existência. É responsabilidade dos professores estudarem os assuntos e abordar o colapso climático em sala de aula, independente da especifidade de cada disciplina, já que toda área do saber consegue contribuir à construção científica importante na formação humana.

PARA SABER MAIS
Gravura mais reproduzida (xilogravura)


História da arte da Grande Onda

*
*

No comments: