Estágio docente: Lidiane Becher
Assistência: Tatiani Nardi
CIÊNCIAS NATURAIS
Michèle Sato
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html
Hundertwasser:
crianças e ambiente |
As folhas das árvores servem para nos ensinar a cair sem alardes
~ Manoel de Barros |
1.
COMPONENTE CURRICULAR [Hundertwasser:
face do trabalho]
|
|
DISCIPLINA: Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais I [10630719] |
|
PERÍODO DA DISCIPLINA: MATUTINO – 10/02
– 06/06 VESPERTINO –
21/03 – 06/06 |
|
DURAÇÃO TOTAL DA DISCIPLINA: 1 semestre (18
dias em 4 horas |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL DA DISCIPLINA: 75 horas,
que serão integralizadas presencialmente no campus de Cuiabá. |
|
NORMAS:
Esta disciplina atende a Diretrizes 4517538, para retomada de atividades na
UFMT após suspensão de atividades no contexto da pandemia (5ª edição -
revisada e atualizada) |
2.
EMENTA [Hundertwasser: árvores] |
|
A civilização em crise “líquida” (BAUMAN, 2001)
exige que a universidade seja responsável em denunciar os múltiplos desastres
socioambientais, mas com forças do anúncio de conceitos, consciência,
enfrentamentos e atos pedagógicos que ainda consigam alimentar as esperanças.
No contexto da disciplina, os argumentos científicos fazem-se essenciais,
para conjugar política científica com educacional, mantendo a universidade
como uma das possibilidades em enfrentar a crise que ameaça nossas
existências dignas. Assim, a disciplina tem a emergência climática como
substrato epistemológico das ciências naturais, nas abordagens da GEOSFERA
e os desafios do Antropoceno; da consideração da BIOSFERA e os
essenciais sistemas de vida que somos elo intrínseco, sem hierarquia de
espécie; a finalmente da TECNOSFERA, com os desafios da singularidade
robótica, inteligência artificial, programas genéticos e a perda da
humanidade. A disciplina se secciona em:
i) educação científica; ii) água; iii) terra; iv) fogo; e v) ar. Por
intermédio destas divisões, intrinsecamente conectadas, construiremos as
abordagens pedagógicas sobre as tramas conjugadas nos tecidos da Biologia,
Química, Física e Geologia. |
3.
OBJETIVO
GERAL [Hundertwasser: o direito de sonhar] |
|
Promover a formação dos
estudantes nos 3 eixos centrais das ciências: a) EPISTEMOLOGIA - uma
dimensão conceitual das ciências naturais; b) PRAXIOLOGIA - os métodos
de investigação, descobertas e invenções na vivência da aprendizagem; c)
AXIOLÓGICA - a dimensão reconstrutiva dos conceitos, valores, política e
ética que estabelece a não-neutralidade das ciências. E os diálogos
intrínsecos das 3 dimensões na aprendizagem de ciências naturais na educação
básica. |
3.1. Objetivos
Específicos
Unidade
I – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA:
Compreender a história, movimentos e compromissos do ensino e aprendizagem
científica e a importância da formação humana à compreensão dos fenômenos
naturais conectados à sociedade. Unidade II - ÁGUA:
os contextos civilizatórios de um elemento que transcende o espectro
mercadológico dos “recursos hídricos”, na consideração da ÁGUA com
propriedades físicas, em suas transformações químicas, seu lugar na
constituição geológica e a constituição da vida. Além disso, as disputas políticas,
o degelo, os “tsunami” e aspecto cultural do sagrado da água. Unidade III – TERRA:
a formação da Terra, a rica diversidade da vida selvagem e o surgimento do Homo
sapiens. Os problemas de uso da terra com acirradas disputas dos
territórios. Os desastres como terremoto, deslizamento de massas secas e a
nova era geológica do Antropoceno, com as críticas do Capitaloceno. Unidade IV – FOGO:
O sol no sistema solar, os vulcões e as atividades como queimadas que não são
somente fenômenos naturais, mas estão acirrados pela dimensão
econômico-política do aquecimento global, da crise climática e associados ao
biopoder das engenharias genéticas, cibernética, inteligência artificial, mas
também das fake-news, roubos, inseguranças, temores e depressão. Unidade V – AR:
Vivendo a ameaça de várias pandemias, a libertação dos patógenos
principalmente pela atividade da pecuária (agronegócio) é um dos agentes que
mais favorece a disseminação de doenças. O conhecimento sobre o colapso
climático fomentando pelos lobbies e atividades do lucro, requer que os professores e comunidade
escolar conheçam as descobertas científicas para combate a necropolítica que
diziam milhões de vidas. |
Unidade |
Nome da Unidade |
Início |
Término |
Carga Horária |
Duração Dias |
Peso Atribuído |
I |
Educação
científica |
fevereiro |
fevereiro |
15 |
15 |
2 |
II |
Água |
março |
março |
15 |
15 |
2 |
III |
Terra |
março |
abril |
15 |
15 |
2 |
IV |
Fogo |
abril |
abril |
15 |
15 |
2 |
V |
Ar |
maio |
maio |
15 |
15 |
2 |
5. REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA DISCIPLINA
Estar cursando
a graduação em Pedagogia, ter acesso digital e condições básicas para
acompanhar os estudos. |
|
6. DINÂMICA DE APRENDIZAGEM [Hundertwasser:
espiral Valley]
|
Oi
estudantes de PEDAGOGIA! Sou Michèle Sato, professora responsável pela disciplina de Ensino de Ciências Naturais, mas tenho mais tempo de pesquisa no campo da educação ambiental. Tenho estagiárias que acompanham as aulas, esclarecem as dúvidas, promovem a troca de informação e dialogam na construção de saberes. Somos integrantes do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) e temos diversas vivências, produções científicas e projetos. Nosso foco maior está
no colapso climático, pois acreditamos promove os diálogos entre a
constituição da terra (Geologia), a matéria do átomo ao universo (Física), as
transformações e reações que dinamizam a Terra (Química), além da
consideração de vidas essenciais que se conectam e são elos inseparáveis na
dinâmica da vida. Que nossos diálogos
sejam fecundos! |
|
7. TÁTICAS DE ENSINO [Hundertwasser: os olhgos de Machu Pichu]
|
A disciplina será ofertada presencialmente, com
alguns momentos remotos de reflexões e preparos às atividades de avaliação.
Contaremos com o uso de: 1. Plataforma do Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT; 2. Blog do GPEA [https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html], que junto com o AVA, terá
todos os textos, cronograma, programa, links e informações necessárias (a
vantagem é que não precisa entrar com senha no portal da UFMT, muito
concorrido no período das aulas); 3. Para facilitar os diálogos,
criaremos um grupo no “Whatsapp”, que possui rapidez na comunicação, além das
informações e debates coletivos; 4. Alguns avisos breves poderão
ser enviados pelo correio eletrônico ou no mural AVA; 5. Algumas atividades individuais e coletivas de avaliação serão solicitadas em: a) estudos de campo (individual); b) aula em laboratório (individual); e um trabalho grupal que se divide entre texto e apresentação. No blog do Grupo Pesquisador
em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) [], existem várias
informações, livros, cadernos pedagógicos, dicas de leitura, vídeos ou
diferentes meios de aprendizagens em ciências, de forma geral. Consulte o blog do Grupo Pesquisador,
Comunicação e Arte (GPEA) da UFMT: https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html https://gpeaufmt.blogspot.com/p/materiais-e-apoio-pedagogico.html |
[Hundertwasser: conexões] Para a comunicação, serão utilizadas as
ferramentas: - AVA (ambiente virtual de aprendizagem) da UFMT -
Blog - https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pedagogia.html - Email - Whatsapp |
10. AVALIAÇÃO [Hundertwasser: fim das águas]
|
|
A avaliação se
orienta pela Resolução CONSEPE 63/2018, subdividida nos tópicos do
conteúdo programático da disciplina. O (a) estudante
deverá postar as atividades, por meio da plataforma institucional AVA, até o
último dia da disciplina.
|
|
Resumidamente, são
3 atividades: Atividade 1 (2 pontos): Relatório
individual dos estudos de campo; Atividade 2 (2 pontos):
Relatório individual da aula prática em laboratório; Atividade 3 (3.1 e 3.2) (6 pontos): Pesquisa em grupo sobre os fenômenos climáticos, com
entrega de 2 atividades: 3.1. um documento textual (3 pontos); e
|
Atividade 1 (2 pontos) – Relatório
individual de campo Entregar,
por escrito, um relatório sobre os estudos realizados em campo. O local ainda
será decidido, entre Horto Florestal, Museu Dom Aquino ou algum parque
público. Considerar alguns dos itens abaixo, descrevendo livremente ou
poeticamente (apenas 1 página digital – em word ou PDF: fonte 12, espaço 1 ½
qualquer fonte. Se inserir imagens (fotos, pinturas ou desenhos) pode ser em
2 páginas para expressar esta vivência de aclimatização: a) 5 sentidos: audição, visão,
olfato, tato e paladar. b) Observação, associação,
detalhamento; c) Aclimatização do lugar d) Memória, narrativa, “silêncios” e) Registro, sentidos e aprendizagens REFERÊNCIA MENDONÇA,
Rita. Atividades em áreas naturais. São Paulo: Instituto Ecofuturo,
2015. [https://sinapse.gife.org.br/download/atividades-em-areas-naturais] SATO, Michèle. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 1994. |
Atividade 2 (2 pontos) –
Relatório individual da aula no laboratório A aula no laboratório terá ajuda da técnica. a primeira vivência será observação de células in vitro e in natura. A segunda experimentação será a verificação de sedimentação geológica por meio de colunas. O relatório da aula prática deverá ser entregue em apenas 1 página digital – em word ou PDF: fonte 12, espaço 1 ½ qualquer fonte. Se inserir imagens (fotos, pinturas ou desenhos) pode ser em 2 páginas. |
https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/tecido-epitelial-de-revestimento-2/ |
Atividade 3 (6 pontos) – MOSTRA
CIENTÍFICO-ARTÍSTICA (em grupo) A sala deverá ser dividida em 4 grupos e
cada qual irá pesquisar temáticas diferenciadas dos desastres climáticos com
as respectivas propostas pedagógicas à educação básica (não importa ciclo,
pode ser escolha livre para indicar a idade ou ciclo). Cada grupo deverá
escrever um texto (água, terra, fogo e ar) e posteriormente apresentá-lo
oralmente. O roteiro sugerido ao texto segue abaixo, bem como a
dinâmica de apresentação. * https://www.babysits.com.br/materiais-da-comunidade/2569/experimentos-para-crian%C3%A7as-sobre-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas/ * https://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1406 * https://br.pinterest.com/pin/505951339387756791/
|
|
GRUPO 1: ÁGUA Enchente Tsunami Economia doméstica da água * https://www.soescola.com/2017/11/experimentos-com-agua-para-fazer-com-criancas.html
|
GRUPO 2: TERRA Terremoto Perda da biodiversidade Agroecologia * https://site.eel.usp.br/eventos/terra-e-redonda-clube-de-ciencias-da-usp-experimento-erastostenes
|
GRUPO 3: FOGO Queimada Aquecimento global Energia sustentável * https://youtu.be/2teGK3_SfZ4
|
GRUPO 4: AR Furacão (ciclone ou tufão) Ventania e tornados Boa respiração * https://sites.usp.br/cdcc/wp-content/uploads/sites/512/2019/09/Trab-13-Projeto-O-ar-existe_Final.pdf
|
Atividade 3.1. TEXTO
escrito (3 pontos) 1.1. definição dos fenômenos: as causas e as consequências.
Algumas alternativas de enfrentamento e exemplos pelo Brasil. 1.2. oferecer exemplos de experimentos, práticas
pedagógicas, atividades dinâmicas, games, aplicativos – NÃO apresentar atividades
que envolvam o isopor e EVA (muito danosos ao ambiente). 1.3. Onde pesquisar em Cuiabá sobre o assunto? (características gerais do local, telefone e endereço)
ROTEIRO AO TEXTO p. 1 - CAPA Título do trabalho turno Nomes completos dos participantes. p. 2 – contexto geral sobre a crise climática p. 3 e 4 - contexto específico de cada grupo (água, terra, fogo ou ar) p. 5 e 6 – escolher uma prática pedagógica sobre o assunto e apresentar uma descrição da atividade prática: quais materiais são necessários, quais foram os procedimentos, cuidados a serem tomados, detalhes, imagens, etc. p. 7 - Onde pesquisar o assunto em Cuiabá e como realizar uma visita em grupo. Apresentar algumas características gerais do local, serviços de atendimento, telefone, endereço e site. p. 8 - referências, conforme as
regras da ABNT. |
Atividade 3.2. APRESENTAÇÃO (3 pontos)
IMPORTANTE: o nível da plateia é do 3º ano da pedagogia
Cada grupo deverá apresentar o trabalho com livre criatividade numa feira de ciência a ser realizada nas mediações do IE – cantina, corredor, sala de aula, ou uma alternativa a ser escolhida, organizada e bem-preparada pelos estudantes. A apresentação é livre, mas lembre-se que poderá ter plateia e deve ter duração de 15-20 minutos. Vamos convidar os colegas, professores e demais estudantes para este dia!* podcast – como se fosse noticiário
* vídeo ou aplicativos
* games, jogos ou brincadeiras
* livro pedagógico (científico, artístico ou ambos)
* teatro, dramatização ou RPG (Role Play Game)
* exposição de fotos, cartazes, pôsteres etc.
* composição musical, dança ou afins
* pintura, desenho ou linguagem artística
|
Você é um convidado da NATUREZA. Respeite-a! ~ Hundertwasser |
11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA [Hundertwasser: olhos]
|
|
download blog
SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Cuiabá: GPEA-UFMT & Rio de Janeiro: GEASur-UNIRIO, 2020.
download
SATO, Michèle; DALLA-NORA, Giseli (Orgs) Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Cuiabá: GFK Comunicação & Ed. Sustentável, 2021.
download
VILELA, Mariana; SELLES, Sandra. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. Acesso em 02/02/2021 [DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722].
download BLOG
ZANON, Sibélia. Educando na natureza. coordenação Michele Martins; ilustração Paloma de Farias Portela]. – 1. ed. – São Paulo: Ecofuturo, 2018. [http://www.ecofuturo.org.br/wpcontent/uploads/2018/07/Educando-na-Natureza.pdf].
download blog
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
<https://www.researchgate.net/publication/303187375_ensino_de_ciencias_por_investigacao_uma_estrategia_pedagogica_para_promocao_da_alfabetizacao_cientifica_nos_primeiros_anos_do_ensino_fundamental>
MACHADO, Cláudia (Org.). Ensino de Ciências: práticas e exercícios para sala de aula. Caxias do Sul: Educs, 2017.
SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020.
https://editorasustentavel.com.br/os-condenados-da-pandemia/
[download]
Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 01, 02 e 03 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/nNV6wrxbeKg
OUTRAS FONTES
NASA - National Aeronautics and Space Administration
https://www.youtube.com/c/NASA
Museu aberto de astronomia
https://museuabertodeastronomia.com.br/
Museus de ciências – BR
https://super.abril.com.br/cultura/5-museus-de-ciencia-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer/
Museu de Ciências – UNICAMP
https://www.mc.unicamp.br/
Science Education
https://onlinelibrary.wiley.com/journal/1098237x
Centro de Divulgação Científica e Cultural, CDCC-USP
https://cdcc.usp.br/acervo/
Instituto Butantan – SP
https://butantan.gov.br/
Fundação Oswaldo Cruz – RJ
https://portal.fiocruz.br/
Grupo Pesquisador em educação ambiental, comunicação e arte, UFMT
https://gpeaufmt.blogspot.com
Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, UFJF
https://www2.ufjf.br/noticias/2021/12/13/grupo-de-estudo-ambiental-lanca-livro-sobre-agroecologia-escolar/
Nova Escola – Ciências
https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias
Origem da vida
NERDOLOGIA ENSINA 01 - Átila Iamarino
https://youtu.be/ugAuIP23IPQ
The human era – A ERA DO HUMANO: ANTROPOCENO
KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://youtu.be/CWu29PRCUvQ
Uma explosão de energia
NERDOLOGIA ENSINA 02 - Átila Iamarino
https://youtu.be/dng9KJr41JY
Genetic engineering – engenharia genética
KURZGESAGT
https://youtu.be/jAhjPd4uNFY
Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo
BBC Brasil
https://youtu.be/AXRil-qaAw4
Covid-19 (vídeo feito em 2020, na pandemia, os números alteram rapidamente)
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI
Mulheres cientistas da história
NERDOLOGIA -- Filipe Figueiredo
https://youtu.be/WWvIQJg4SCM
Jogos digitais
TV Escola -- Danilo Sande e Deise Vilas Boas
https://youtu.be/FOehtgy5quk
28 ideias incríveis --Ideias incríveis
https://youtu.be/f25UtYl9AG4
canal de aprendizagem científica para crianças
https://www.youtube.com/@SmileandLearnPortugues
Friedensreich Hundertwasser
* https://hundertwasser.com/en
* https://www.wikiart.org/en/friedensreich-hundertwasser
12. MENSAGEM DE ENCERRAMENTO AO ESTUDANTE [Hundertwasser: espiral caracol]
| |
Caras, caros e demais O mundo está vivendo uma plena crise, com ameaças não apenas da VIDA, mas de todo planeta Terra. Período conturbado, com enormes prejuízos da natureza que afetam diretamente nossas existências. A pandemia foi outro problema seríssimo que dizimou inúmeras vidas, trazendo uma sensação de “necropolítica” – uma sociedade da morte! Muitas vezes estremecemos, choramos e lamentamos por todas as maldades que testemunhamos também na vida societária, com roubos, feminicídios, violências, racismo, LGBTfobia, agressões, fake-news, negacionismo e mazelas contra a vida. Contudo, é tarefa do educador enfrentar estas tristezas tornando a paixão pela educação transbordante de esperanças! Esperamos que a disciplina tenha movimentado a curiosidade, na boa brisa que assopra as folhas de uma “mangueira”, com imensa vontade de contribuir para “um outro mundo possível”. |
15.
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA [Hundertwasser: caracol]
|
Instituto de Educação, UFMT
Docente: Michèle Sato
michelesato@ufmt.br
Estágio docente: Lidiane Becker
.-.-.-.-.-.-.
CALENDÁRIO MATUTINO (8h.): 18 dias – 75 horas
calendário matutino
-.-.-.-.-
CALENDÁRIO VESPERTINO (14h.): 18 dias – 75 horas
calendário vespertino
No comments:
Post a Comment