SEMINÁRIO AVANÇADO II
EDUCAÇÃO AMBIENTAL- 2021/2
HORÁRIO: início as 14:30h.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Tempo de cada Aula-Apresentação: 30 minutos nos dias com 3 apresentações -- e até 40 minutos nos dias com 2 apresentações
Referências: Encaminhar previamente, um artigo em PDF (cerca de 15 páginas) sobre o assunto a ser abordado
APRESENTAÇÃO - Opção 1: apresentação da pesquisa, com objetivos explícitos, metodologia e “estado da arte” do que está sendo realizado.
APRESENTAÇÃO - Opção 2: apresentação de um conceito, livro ou temática que tenha relação com a educação popular e movimentos sociais
CERTIFICADO: Os estudantes regulares da disciplina “Seminário Avançado II” terão registro da disciplina no histórico escolar. Todas as pessoas receberão um certificado de 40 horas pelo GPEA. Por isso, necessito do título da apresentação e aos novos integrantes, os nomes completos com CPF para fins de registro e validação do certificado – enviar direto por email, zap ou telegram PARA TATIANI [tatianicnardi@gmail.com| +55 65 9948-8625]
LINK DOS ENCONTROS: https://us02web.zoom.us/j/9911032020
ID DOS ENCONTROS: 9911032020
CRONOGRAMA
DATA |
MINISTRANTES |
AGOSTO |
|
20/08 |
Tatiani
Nardi, Izabele Nogueira |
27/08 |
Marcela
Brito, Michèle Sato [1] |
SETEMBRO |
|
03/09 |
Eronaldo Valles, Flavia Bertier, Raquel
Ramos |
10/09 |
Cristiane Soares, Roberta Simione, Aleth
Amorim |
14/09 a 28/09 - FÉRIAS DOCENTES UFMT |
|
OUTUBRO |
|
01/10 |
Romário
Jales, Victor Henrique, Lohaine Lohmann |
08/10 |
Jakeline
Fachin, Thiago Luiz, Lidiane Becker |
15/10 |
Priscilla
Amorim, Aluizio Silva, Bruna Prolo |
22/10 |
Maria Hungria, Loedilza Silva, Nayara
Cristina |
29/10 |
Deborah Santos, Jessica Souza, João
Ribeiro |
NOVEMBRO |
|
05/11 |
Rafael Costa, Elni
Willms [2], Giselly Gomes |
08/11 a
11/11 - SEMIEDU 2021 – GT 6 - GPEA/UFMT
|
|
12/11 |
Giseli Dalla Nora e encerramento |
EMENTAS
MICHÈLE SATO [27/08/2021]
REFERÊNCIA
HARAWWAY, Donna.
Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno:fazendo parentes. ClimaCom
Cultura Científica, ano 3, n5, p. 139-146, 2016.
ELNI ELISA WILLMS [08/10/2021]
REFERÊNCIA
ALMEIDA,
Rogério de. A literatura e seu aspecto formativo. Religare. 8 (2), p. 127-138, outubro de 2011. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/12496
Acesso em 17/08/2021
_._._._._._._._
|
Jill Pelto Desflorestamento |
|
Proxies do passado |
APRESENTAÇÕES
Clima e Pandemia
[download] - PPT
Solange Ikeda Castrillon: 26/03/2021
Pantanal e Justiça Climática
[download] - apresentação
[download] - vídeo
Ronaldo Senra: 09/04/2021
Educação do Campo, EA e Justiça Climática
[download] - apresentação
Raquel Ramos: 09/04/2021
Educação do campo, ambiental e decolonialidade
[download] - apresentação
processos formativos
É um curso originado no bojo de um projeto de pesquisa que envolve 5 países (Brasil, Cuba, Espanha, México e Portugal) e 24 entidades entre organizações não-governamentais, governamentais e majoritariamente universidades, que formam a Rede Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA). São aulas, entrevistas e narrativas que envolvem o colapso climático, os desastres, os grupos em situação de vulnerabilidade e carrega a educação ambiental como horizonte do esperançar.
Fonte: https://gpeaufmt.blogspot.com/p/reaja_31.html
_. _. _. _.
_. _. _. _.
AVALIAÇÃO
A avaliação é processual, conforme presença, pontualidade e, essencialmente, participação nas atividades do programa. Requer também um tempo para leitura de vários textos, de autoria dos membros REAJA, que facilitam a compreensão e o fórum de aprendizagem.
_. _. _. _.
2. Associação Portuguesa de Educação Ambiental, ASPEA (Portugal)
3. Centro de Controle e Monitoramento de Acidentes e Desastres Naturais – CEMADEN
4. Instituto Caracol – ICA
5. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
6. Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT (Cuiabá, São Vicente e Cáceres)
7. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
8. Operação Amazônia Nativa, OPAN
9. Secretaria de Estado de Educação - SEDUC
10. Universidad do Oriente - UO (Cuba)
11. Universidad Veracruzeana – UV (México)
12. Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
13. Universidade da Coruña – UDC (Galícia, Espanha)
14. Universidade de Brasília - UnB
15. Universidade de Estado de Mato Grosso - UNEMAT
16. Universidade de Estado do Rio Grande do Norte - UERN
17. Universidade de Santiago de Compostela -USC (Galícia, Espanha)
18. Universidade de São Paulo – USP (ESALQ)
19. Universidade do Oriente – UO (Cuba)
20. Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
21. Universidade Federal de Rondonópolis - UFR
22. Universidade Federal de Roraima – UFRR
23. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio
24. Universidade Federal do Pará - UFPA
_. _. _. _.
Celso Sánchez-Pereira
Edgar Gonzales
Elni Elisa Willms
Fátima Elisabeti Marcomin
Giseli Dalla-Nora
Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes
Heitor Medeiros
Irineu Tamaio
Joaquim Ramos Pinto
Marcos Sorrentino
Michèle Sato
Pablo Meira
Rachel Trajber
Ramiro Valera Camacho
Ronaldo Eustáquio Senra
Solange Ikeda
Victor Marchezini
_. _. _. _.
De 26/03/2021 a 25/06/2021
26/03/2021
Clima e Pandemia
Giseli Dalla-Nora e Michèle Sato
GPEA, UFMT, MT
[1] SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA Sustentável, 2020, v.1. p.157. Disponível em <https://editorasustentavel.com.br/os-condenados-da-pandemia/>
[2] DALLA-NORA, Giseli; SATO, Michèle. Brisas, ardências e sonhos de pescadores da Galícia - Espanha. Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, v. 1, p. 161-177, 2020.
Solange Ikeda Castrillon
UNEMAT, MT
[3] IKEDA CASTRILLON, S. K.; SILVA, C. J. ; FERNANDEZ, J. R. C. . Efeitos do nível de inundação sobre comunidades arbóreas em ilhas do rio Paraguai no Pantanal, Brasil. Revista Equador, v. 9, p. 154-173, 2020. Disponível em:<https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/download/9502/5640> 26 fev. 2021.
Clima e Campo
Ronaldo Senra
IFMT, MT
[4] SENRA, RONALDO EUSTÁQUIO FEITOZA; SATO, MICHELE; QUADROS, IMARA PIZZATO . O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: Revista de Educação Ambiental, v. 25, p. 341-368, 2020. Disponível em:<https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/11200/7739> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] -
16/04/2021
Clima e Água
Irineu Tamaio
UnB, DF
[5] TAMAIO, I; SOUSA, V. S. ; PIRES, N. N. . Clima e Água: educação ambiental no ensino de ciências nas escolas públicas de Planaltina-DF. Revista Ciências em Foco, v. 12, p. 157-166, 2019.
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9901/5299
[download] -
23/04/2021
Caatinga e Clima
Ramiro Valera-Camacho
UERN, RN
[6] FRANÇA, J. P. de ; ALBUQUERQUE, J.V. ; PIMENTA, M.R.C. ; CAMACHO, RAMIRO GUSTAVO VALERA . A percepção ambiental docente em uma escola pública do município de Upanema-rn. REVISTA GEOTEMAS, v. V. 10, p. 195-216, 2020
Disponívelem <http://natal.uern.br/periodicos/index.php/GEOTemas/article/view/2417/2221> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] -
30/04/2021
Decolonialidade e povos indígenas
Heitor Queiroz Medeiros
UCDB, MS
[7] SENRA, R. E. F. ; QUADROS, I. P. ; MEDEIROS, H. Q. . Pesquisa e extensão sobre mudanças climáticas no Assentamento Egídio Brunetto-MST: o projetar de uma educação ambiental campesina na interlocução entre o IFMT e o MST-MT. CIÊNCIA GEOGRÁFICA, v. XXIV, p. 2013-2030, 2020. Disponível em <https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_4/agb_xxiv_4_web/agb_xxiv_4-23.pdf> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] -
07/05/2021
Processos formativos e colapso climático
Irineu Tamaio (UnB), Elni Willms (UFMT) e Giselly Gomes (SEDUC-MT)
GPEA, MT
[8] TAMAIO, I; GOMES, G. ; WILLMS, E. E. . Processos formativos em Educação Ambiental com foco na crise climática: algumas vivências. Revista Ciência Geográfica, v. XXIV, p. 1932, 2020. Disponível em:<https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_4/agb_xxiv_4_web/agb_xxiv_4-19.pdf> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] -
14/05/2021
Celso Sánchez
UNIRIO, RJ
[16] SANCHEZ, C; PELACANI, B. ; ACCIOLY, I. . EDITORIAL Educação Ambiental: Insurgências, Re-Existências E Esperanças. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 1-20, 2020. Disponívelem:<https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/issue/view/2169> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] -
21/05/2021
Desastre, Clima e Educação
Rachel Trajber e Victor Marchezini
CEMADEN, SP
[10] MARCHEZINI, Victor. A produção simbólica dos desastres naturais: composições, seleções e recortes. Interseções. Interseções [Rio de Janeiro] v. 16 n. 1, p. 174-196, jun. 2014. Disponível em [https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/13468] 02/02/2021.
[download] -
28/05/2021
Perspectivas da Educação Ambiental
Marcos Sorrentino (ESALQ-USP) e Araceli Serantes (UC, Espanha)
USP, Brasil e UC, Espanha
[11] Portugal, Simone ; Sorrentino, Marcos . A educação ambiental no Brasil: diferentes perspectivas e boas práticas. AmbientalMente Sustentable - REVISTA CIENTÍFICA GALEGO-LUSÓFONA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL, v. 27, p. 79-86, 2020. Disponível em: <https://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/ams.2019.26.1-2.6548> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] -
[12] Correia Marques, M., Sorrentino, M., & Serantes-Pazos, A. (2019). Implantación e consolidación dos equipamentos para a educación ambiental: Reflexións sobre estratexias a definir e concretar. AmbientalMente Sustentable, 26(1-2), 35-44. https://doi.org/10.17979/ams.2019.26.1-2.6548.
[download] -
04/06/2021
Colapso climático e Educação Ambiental
Pablo Meira
USC, Espanha
[13] GUIMARAES, Mauro. MEIRA, Angel Meira-Cartea. Há Rota de Fuga para Alguns, ou Somos Todos Vulneráveis? A Radicalidade da Crise e a Educação Ambiental. Revista Ensino, Saúde e Ambiente. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40331> Acesso em: 26 fev. 2021
[download] -
11/06/2021
Educação Ambiental em Portugal
Joaquim Pinto
ASPEA, Portugal
[14] ENTREVISTA COM JOAQUIM RAMOS PINTO, PRESIDENTE DA ASPEA - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL por Iavana Ribeiro e Ivan Fortunato. Revista Educere Et Educare, Vol. 13, N. 29, set./out. 2018. Ahead of Print. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18420. Disponível em <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewFile/18420/13557> Acesso em 02/02/2021.
[download] -
Educação Ambiental em Cuba
18/06/2021
Educação Ambiental e Colapso climático
Édgar Gonzales-Gaudiano
UV, México
[15] GONZALES, Édgar G. La representación social del cambio climático: Una revisión internacional. Revista Mexicana de Investigación Educativa, RMIE, 2012, VOL. 17, NÚM. 55, PP. 1035-1062. https://www.researchgate.net/publication/262736183_La_representacion_social_del_cambio_climatico_una_revision_internacional
[download] -
Fátima Marcomin
UNISUL, SC
[9] COSENZA, ANGELICA ; SANCHEZ, CELSO ; MARCOMIN, FATIMA ELIZABETI ; BARZANO, MARCO ; GUIMARÃES, MAURO ; SATO, MICHÈLE ; LAYRARGUES, PHILIPPE . Voos e pousos nas janelas existenciais da Educação Ambiental. AmbientalMente Sustentable, v. 27, p. 7-19, 2020. Disponível em <https://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/ams.2020.27.1.6596/g6596_pdf> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] -
25/06/2021
Fórum de aprendizagens
Roda coletiva de diálogos
Brasil, Cuba, Espanha, México e Portugal
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/textos-escolhidos.html
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/banco-de-tese.html
TODOS OS TEXTOS EM
https://1drv.ms/u/s!ArAwKvScjHNviNl_yaY0Kq1DDGK9Kw?e=CnM3T9
livro [DOWNLOAD]
SENRA, Ronaldo; QUADROS, Imara; MEDEIROS, Heitor. Assentamento rural -MST e as mudanças climáticas: resistências pela educação ambiental campesina. Pará de Minas: VirtualBooks Editora e Livraria, 2018.
livro [DOWNLOAD]
REIS, Kathy; SENRA, Ronaldo. O anti-intelectualismo, o negacionismo e educação ambiental: implicações ao debate da crise climática. Pará de Minas: VirtualBooks Editora e Livraria, 2021.
LIVRO [download]
VÍDEO youtube [download] - https://youtu.be/dFpLEkfqQAg
7 comments:
Gostaria tanto de participar😢
Disponibilizem as aulas no YouTube, por favor!
Gostaria tanto de participar😢
Disponibilizem as aulas no YouTube, por favor!
Boa noite,
realizei a inscrição do curso "Rede de diálogos com a justiça climática e educação ambiental" e apareceu que minha inscrição tinha sido confirmada, contudo, até agora não recebi nenhum e-mail. Gostaria de saber se quem teve a inscrição realizada recebeu algum e-mail ou ainda vai receber.
Atenciosamente,
Tâmara Pinheiro.
Olá.
Até o final de semana encaminharemos a informações sobre o início do curso. fique atenta ao seu e-mail.
Atenciosamente
Ola Pessoal, tudo bem? Fiz minha inscrição já tem algumas semanas e até agora não recebi nenhuma informação, poderiam me ajudar? Agradeço desde já
as inscrições foram abertas no dia 10 e fecharam no dia 11 - há somente 1 semana. que bom que dá a impressão de tanto tempo, sinal que vc está ansiosa para que comece logo! mas temos que examinar muitas coisas! em breve daremos notícias! abraços
Pena não poder participar mais.
Post a Comment