cursos

CURSOS-COLÓQUIOS-DISCIPLINAS
GPEA-UFMT

2021 - II semestre

SEMINÁRIO AVANÇADO II

EDUCAÇÃO AMBIENTAL- 2021/2

HORÁRIO: início as 14:30h.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

Tempo de cada Aula-Apresentação: 30 minutos nos dias com 3 apresentações -- e até 40 minutos nos dias com 2 apresentações

Referências: Encaminhar previamente, um artigo em PDF (cerca de 15 páginas) sobre o assunto a ser abordado

APRESENTAÇÃO - Opção 1: apresentação da pesquisa, com objetivos explícitos, metodologia e “estado da arte” do que está sendo realizado.

APRESENTAÇÃO - Opção 2: apresentação de um conceito, livro ou temática que tenha relação com a educação popular e movimentos sociais

CERTIFICADO: Os estudantes regulares da disciplina “Seminário Avançado II” terão registro da disciplina no histórico escolar. Todas as pessoas receberão um certificado de 40 horas pelo GPEA. Por isso, necessito do título da apresentação e aos novos integrantes, os nomes completos com CPF para fins de registro e validação do certificado – enviar direto por email, zap ou telegram PARA TATIANI [tatianicnardi@gmail.com| +55 65 9948-8625]

 

LINK DOS ENCONTROShttps://us02web.zoom.us/j/9911032020

ID DOS ENCONTROS: 9911032020












CRONOGRAMA

DATA

MINISTRANTES

AGOSTO

20/08

Tatiani  Nardi, Izabele Nogueira

27/08

Marcela Brito, Michèle Sato [1]

SETEMBRO

03/09

Eronaldo Valles, Flavia Bertier, Raquel Ramos

10/09

Cristiane Soares, Roberta Simione, Aleth Amorim

14/09 a 28/09 - FÉRIAS DOCENTES UFMT

OUTUBRO

01/10

Romário Jales, Victor Henrique, Lohaine Lohmann

08/10

Jakeline Fachin, Thiago Luiz, Lidiane Becker

15/10

Priscilla Amorim, Aluizio Silva, Bruna Prolo

22/10

Maria Hungria, Loedilza Silva, Nayara Cristina

29/10

Deborah Santos, Jessica Souza, João Ribeiro

NOVEMBRO

05/11

Rafael Costa, Elni Willms [2], Giselly Gomes

 

08/11 a 11/11 - SEMIEDU 2021 – GT 6 - GPEA/UFMT

 

12/11

Giseli Dalla Nora e encerramento

 

EMENTAS

MICHÈLE SATO [27/08/2021]

TÍTULO: Novaceno e o pós-humanismo
EMENTA: Após o anúncio do ANTROPOCENO, por Paul Crutzen, inúmeras outras propostas, sobre a nova era geológica, desfilam num debate para o enfrentamento do colapso climático. Entre eles, o Capitaloceno, Ginoceno, Ecoceno, Agroceno, Cthulhuceno e Novaceno, entre muitos outros. Com a publicação do novo relatório do IPCC (Intergovernamental Panel for Climate Change), em agosto de 2021, e a avaliação da dramática situação mundial, a apresentação busca compreender as teorias da Colapsologia e do pós-humanismo.

REFERÊNCIA

HARAWWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno:fazendo parentes. ClimaCom Cultura Científica, ano 3, n5, p. 139-146, 2016.

 [download PPT]


ELNI ELISA WILLMS [08/10/2021]

TÍTULO: Pode a literatura contribuir com a educação ambiental?
EMENTA: A literatura abordada aqui como itinerário de formação, possibilita várias reflexões e pode contribuir para o trabalho de sensibilizar a respeito da responsabilidade para com o ambiente. Nesse sentido, pode tornar-se uma aliada de professores e educadores ambientais. Autores como João Guimarães Rosa e Manoel de Barros, que têm produções sobre o pantanal, podem ser lidos em sala para despertar o senso de responsabilidade para com esse e outros biomas brasileiros.

REFERÊNCIA

ALMEIDA, Rogério de. A literatura e seu aspecto formativo. Religare. 8 (2), p. 127-138, outubro de 2011. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/12496      Acesso em 17/08/2021

 

 

_._._._._._._._ 

2021 - I semestre


  

  

2021
Curso Internacional – 60h.
Rede de Diálogos com
Justiça Climática e Educação Ambiental


Jill Pelto
Declínio de peixes



Jill Pelto
Desflorestamento


Jill Pelto
Queima Global


Jill Pelto
Proxies do passado

APRESENTAÇÕES
Michèle Sato: 26/03/2021
Clima e Pandemia
[download] - PPT

Solange Ikeda Castrillon: 26/03/2021
Pantanal e Justiça Climática
[download] - apresentação
[download] - vídeo

Ronaldo Senra: 09/04/2021
Educação do Campo, EA e Justiça Climática
[download] - apresentação

Raquel Ramos: 09/04/2021
Educação do campo, ambiental e decolonialidade
[download] - apresentação

Irineu Tamaio - 16/04/2021
Clima e Água - Brasília
UnB [download]

Elni Willms, Giselly Gomes e Irineu Tamaio - 07/05/2021
processos formativos

_. _. _. _. _. 
EMENTA
É um curso originado no bojo de um projeto de pesquisa que envolve 5 países (Brasil, Cuba, Espanha, México e Portugal) e 24 entidades entre organizações não-governamentais, governamentais e majoritariamente universidades, que formam a Rede Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA). São aulas, entrevistas e narrativas que envolvem o colapso climático, os desastres, os grupos em situação de vulnerabilidade e carrega a educação ambiental como horizonte do esperançar.
Fonte: https://gpeaufmt.blogspot.com/p/reaja_31.html


_. _. _. _. 
OBJETIVOS
Promover a autoformação dos participantes REAJA, bem como demais interessados em debater e construir “confetos (conceitos e afetos)” em justiça climática e educação ambiental.

_. _. _. _. 
METODOLOGIA
As atividades acontecerão de modo virtual, via plataforma Zoom, com apresentações, diálogos e debates que contribuam com a mudança do sistema (e não do clima).

AVALIAÇÃO
A avaliação é processual, conforme presença, pontualidade e, essencialmente, participação nas atividades do programa. Requer também um tempo para leitura de vários textos, de autoria dos membros REAJA, que facilitam a compreensão e o fórum de aprendizagem.

_. _. _. _. 
PERÍODO
De 26/03/2021 a 25/06/2021 (ver programa abaixo). Todas as sextas às 16 horas de Cuiabá [Brasília 17h | GMT 20h.]. 

_. _. _. _. 
INSCRIÇÕES 
Hoje, dia 12/03/2021 temos 180 pessoas inscritas. Deste modo, tivemos que finalizar as incrições. Oxalá possamos nos encontrar num próximo curso. GRATA.

 
Laura & Gary Dumm
air pollution  --  plastic sea

_. _. _. _. 
ENTIDADES PARTICIPANTES
1. Associação Estadual de Etnias Ciganas, AEEC
2. Associação Portuguesa de Educação Ambiental, ASPEA (Portugal)
3. Centro de Controle e Monitoramento de Acidentes e Desastres Naturais – CEMADEN
4. Instituto Caracol – ICA
5. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
6. Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT (Cuiabá, São Vicente e Cáceres)
7. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
8. Operação Amazônia Nativa, OPAN
9. Secretaria de Estado de Educação - SEDUC
10. Universidad do Oriente - UO (Cuba)
11. Universidad Veracruzeana – UV (México)
12. Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
13. Universidade da Coruña – UDC (Galícia, Espanha)
14. Universidade de Brasília - UnB
15. Universidade de Estado de Mato Grosso - UNEMAT
16. Universidade de Estado do Rio Grande do Norte - UERN
17. Universidade de Santiago de Compostela -USC (Galícia, Espanha)
18. Universidade de São Paulo – USP (ESALQ)
19. Universidade do Oriente – UO (Cuba)
20. Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
21. Universidade Federal de Rondonópolis - UFR
22. Universidade Federal de Roraima – UFRR
23. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio
24. Universidade Federal do Pará - UFPA

_. _. _. _. 
MINISTRANTES
Araceli Serantes
Celso Sánchez-Pereira
Edgar Gonzales
Elni Elisa Willms
Fátima Elisabeti Marcomin
Giseli Dalla-Nora
Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes
Heitor Medeiros
Irineu Tamaio
Joaquim Ramos Pinto
Marcos Sorrentino
Michèle Sato
Pablo Meira
Rachel Trajber
Ramiro Valera Camacho
Ronaldo Eustáquio Senra
Solange Ikeda
Victor Marchezini


   
Stephanie Peters
earthquake  |  fire

_. _. _. _. 
PROGRAMA E REFERÊNCIAS
TODA SEXTA às 16 horas de Cuiabá [GMT 20h. | Brasília 17h]
De 26/03/2021 a 25/06/2021


26/03/2021
Clima e Pandemia
Giseli Dalla-Nora e Michèle Sato
GPEA, UFMT, MT


[1] SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA Sustentável, 2020, v.1. p.157. Disponível em <https://editorasustentavel.com.br/os-condenados-da-pandemia/>
[download] - 

[2] DALLA-NORA, Giseli; SATO, Michèle. Brisas, ardências e sonhos de pescadores da Galícia - Espanha. Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, v. 1, p. 161-177, 2020.
Disponível em <https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40234> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] - 

Pantanal
Solange Ikeda Castrillon
UNEMAT, MT


[3] IKEDA CASTRILLON, S. K.
; SILVA, C. J. ; FERNANDEZ, J. R. C. . Efeitos do nível de inundação sobre comunidades arbóreas em ilhas do rio Paraguai no Pantanal, Brasil. Revista Equador, v. 9, p. 154-173, 2020. Disponível em:<https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/download/9502/5640> 26 fev. 2021.


09/04/2021
Clima e Campo

Ronaldo Senra
IFMT, MT


[4] SENRA, RONALDO EUSTÁQUIO FEITOZA; SATO, MICHELE; QUADROS, IMARA PIZZATO . O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: Revista de Educação Ambiental, v. 25, p. 341-368, 2020. Disponível em:<https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/11200/7739> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] -
 


16/04/2021
Clima e Água
Irineu Tamaio
UnB, DF


[5] TAMAIO, I; SOUSA, V. S. ; PIRES, N. N. . Clima e Água: educação ambiental no ensino de ciências nas escolas públicas de Planaltina-DF. Revista Ciências em Foco, v. 12, p. 157-166, 2019.
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9901/5299
[download] - 


23/04/2021
Caatinga e Clima

Ramiro Valera-Camacho
UERN, RN


[6] FRANÇA, J. P. de ; ALBUQUERQUE, J.V. ; PIMENTA, M.R.C. ; CAMACHO, RAMIRO GUSTAVO VALERA . A percepção ambiental docente em uma escola pública do município de Upanema-rn. REVISTA GEOTEMAS, v. V. 10, p. 195-216, 2020
Disponívelem <http://natal.uern.br/periodicos/index.php/GEOTemas/article/view/2417/2221> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] - 


30/04/2021
Decolonialidade e povos indígenas

Heitor Queiroz Medeiros
UCDB, MS


[7] SENRA, R. E. F. ; QUADROS, I. P. ; MEDEIROS, H. Q. . Pesquisa e extensão sobre mudanças climáticas no Assentamento Egídio Brunetto-MST: o projetar de uma educação ambiental campesina na interlocução entre o IFMT e o MST-MT. CIÊNCIA GEOGRÁFICA, v. XXIV, p. 2013-2030, 2020. Disponível em <https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_4/agb_xxiv_4_web/agb_xxiv_4-23.pdf> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] - 


07/05/2021
Processos formativos e colapso climático

Irineu Tamaio (UnB), Elni Willms (UFMT) e Giselly Gomes (SEDUC-MT)
GPEA, MT


[8] TAMAIO, I
; GOMES, G. ; WILLMS, E. E. . Processos formativos em Educação Ambiental com foco na crise climática: algumas vivências. Revista Ciência Geográfica, v. XXIV, p. 1932, 2020. Disponível em:<https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_4/agb_xxiv_4_web/agb_xxiv_4-19.pdf> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] - 


14/05/2021

Educação Ambiental e Re-Existências
Celso Sánchez
UNIRIO, RJ


[16] SANCHEZ, C; PELACANI, B. ; ACCIOLY, I. . EDITORIAL Educação Ambiental: Insurgências, Re-Existências E Esperanças. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 1-20, 2020. Disponívelem:<https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/issue/view/2169> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] - 


21/05/2021
Desastre, Clima e Educação
Rachel Trajber e Victor Marchezini
CEMADEN, SP


[10] MARCHEZINI, Victor. A produção simbólica dos desastres naturais: composições, seleções e recortes. Interseções. Interseções [Rio de Janeiro] v. 16 n. 1, p. 174-196, jun. 2014. Disponível em [https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/13468] 02/02/2021.
[download] - 


28/05/2021
Perspectivas da Educação Ambiental

Marcos Sorrentino (ESALQ-USP) e Araceli Serantes (UC, Espanha)
USP, Brasil e UC, Espanha


[11] Portugal, Simone ; Sorrentino, Marcos . A educação ambiental no Brasil: diferentes perspectivas e boas práticas. AmbientalMente Sustentable - REVISTA CIENTÍFICA GALEGO-LUSÓFONA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL, v. 27, p. 79-86, 2020. Disponível em: <https://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/ams.2019.26.1-2.6548> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] - 


[12] Correia Marques, M., Sorrentino, M., & Serantes-Pazos, A. (2019). Implantación e consolidación dos equipamentos para a educación ambiental: Reflexións sobre estratexias a definir e concretar. AmbientalMente Sustentable, 26(1-2), 35-44. https://doi.org/10.17979/ams.2019.26.1-2.6548.
[download] - 


04/06/2021
Colapso climático e Educação Ambiental

Pablo Meira
USC, Espanha


[13] GUIMARAES, Mauro. MEIRA, Angel Meira-Cartea. Há Rota de Fuga para Alguns, ou Somos Todos Vulneráveis? A Radicalidade da Crise e a Educação Ambiental. Revista Ensino, Saúde e Ambiente. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40331> Acesso em: 26 fev. 2021
[download] - 


11/06/2021
Educação Ambiental em Portugal
Joaquim Pinto
ASPEA, Portugal


[14] ENTREVISTA COM JOAQUIM RAMOS PINTO, PRESIDENTE DA ASPEA - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL por Iavana Ribeiro e Ivan Fortunato. Revista Educere Et Educare, Vol. 13, N. 29, set./out. 2018. Ahead of Print. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18420. Disponível em <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewFile/18420/13557> Acesso em 02/02/2021.
[download] - 


Educação Ambiental em Cuba
Barbara Mellado
Universidade do Oriente – UO (Cuba)

18/06/2021
Educação Ambiental e Colapso climático
Édgar Gonzales-Gaudiano
UV, México


[15] GONZALES, Édgar G. La representación social del cambio climático: Una revisión internacional. Revista Mexicana de Investigación Educativa, RMIE, 2012, VOL. 17, NÚM. 55, PP. 1035-1062. https://www.researchgate.net/publication/262736183_La_representacion_social_del_cambio_climatico_una_revision_internacional
[download]




Percepção e fenomenologia
Fátima Marcomin
UNISUL, SC


[9] COSENZA, ANGELICA ; SANCHEZ, CELSO ; MARCOMIN, FATIMA ELIZABETI ; BARZANO, MARCO ; GUIMARÃES, MAURO ; SATO, MICHÈLE ; LAYRARGUES, PHILIPPE . Voos e pousos nas janelas existenciais da Educação Ambiental. AmbientalMente Sustentable, v. 27, p. 7-19, 2020. Disponível em <https://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/ams.2020.27.1.6596/g6596_pdf> Acesso em: 26 fev. 2021.
[download] - 


25/06/2021
Fórum de aprendizagens
Roda coletiva de diálogos
Brasil, Cuba, Espanha, México e Portugal


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/textos-escolhidos.html
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/banco-de-tese.html

TODOS OS TEXTOS EM
https://1drv.ms/u/s!ArAwKvScjHNviNl_yaY0Kq1DDGK9Kw?e=CnM3T9


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SENRA, Ronaldo; QUADROS, Imara (Orgs.) Educação ambiental campesina e justiça climática: olhares sobre formação. Pará de Minas: VirtualBooks Editora e Livraria, 2017.
livro [DOWNLOAD] 

SENRA, Ronaldo; QUADROS, Imara; MEDEIROS, Heitor. Assentamento rural -MST e as mudanças climáticas: resistências pela educação ambiental campesina. Pará de Minas: VirtualBooks Editora e Livraria, 2018.
livro [DOWNLOAD] 

REIS, Kathy; SENRA, Ronaldo. O anti-intelectualismo, o negacionismo e educação ambiental: implicações ao debate da crise climática. Pará de Minas: VirtualBooks Editora e Livraria, 2021.
LIVRO [download]  
VÍDEO youtube [download] - https://youtu.be/dFpLEkfqQAg


ART: EICHWALDMOND
Austria – watercolour of Amazon

*

7 comments:

Waldinea said...

Gostaria tanto de participar😢
Disponibilizem as aulas no YouTube, por favor!

Waldinea said...

Gostaria tanto de participar😢
Disponibilizem as aulas no YouTube, por favor!

Tâmara said...

Boa noite,
realizei a inscrição do curso "Rede de diálogos com a justiça climática e educação ambiental" e apareceu que minha inscrição tinha sido confirmada, contudo, até agora não recebi nenhum e-mail. Gostaria de saber se quem teve a inscrição realizada recebeu algum e-mail ou ainda vai receber.
Atenciosamente,
Tâmara Pinheiro.

Gisanora said...

Olá.

Até o final de semana encaminharemos a informações sobre o início do curso. fique atenta ao seu e-mail.

Atenciosamente

Unknown said...

Ola Pessoal, tudo bem? Fiz minha inscrição já tem algumas semanas e até agora não recebi nenhuma informação, poderiam me ajudar? Agradeço desde já

mimi sato said...

as inscrições foram abertas no dia 10 e fecharam no dia 11 - há somente 1 semana. que bom que dá a impressão de tanto tempo, sinal que vc está ansiosa para que comece logo! mas temos que examinar muitas coisas! em breve daremos notícias! abraços

daniambiental said...

Pena não poder participar mais.