MINI-CURSO 8h.
A Educação Ambiental (EA), em especial no Brasil e América Latina, revestiu-se de um debate politizado, nos diálogos intrínsecos da cultura e natureza, provavelmente com início na década de 60, com os movimentos da contracultura.
Em 2005, a UNESCO lançou um vasto programa mundial intitulado “Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)”, que finalizou em 2014 com poucas alterações significativas.
Depois teve um curto 5 anos de preparo, para que em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovasse uma nova década da EDS, para os anos de 2020-2030.
Como poucas pessoas acompanharam este movimento, estamos propondo um debate sobre o assunto no dia 31 de maio de 2021 (2ª. Feira), as 15h de Cuiabá e 16h do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCzZlc8bs2lavQh0o8Wjiecw
ENTRE TRAMAS, CÍRCULOS E RETAS:
Educação AMBIENTAL e
Educação para o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
5 textos são oferecidos para melhor compreensão sobre as aproximações e distanciamentos destas duas “educações”:
Texto 1
JICKLING, Bob. Why I Don't Want My Children to Be Educated for Sustainable Development. Journal of Environmental Education, v 23, n 4, p. 5-8, July 1992.
[download]
Texto 2
MEIRA, Pablo; SATO, Michèle. Só os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza. Revista de Educação Pública, v.14, n.25, 17-31p., 2005.
Texto 2
MEIRA, Pablo; SATO, Michèle. Só os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza. Revista de Educação Pública, v.14, n.25, 17-31p., 2005.
[download]
Texto 3
SAUVÉ, Lucie; BRUNELLE, Rennée; BERRYMAN, Tom. Educar para el debate - Políticas nacionales y educación ambiental. Trayectorias, año VIII, n. 20-21, p. 74-88, 2006.
Texto 3
SAUVÉ, Lucie; BRUNELLE, Rennée; BERRYMAN, Tom. Educar para el debate - Políticas nacionales y educación ambiental. Trayectorias, año VIII, n. 20-21, p. 74-88, 2006.
[download]
Texto 4
UNESCO. Shaping the Future we want: UN Decade of Education for Sustainable Development (2005-2014). Paris: UNESCO, 2014.
Texto 4
UNESCO. Shaping the Future we want: UN Decade of Education for Sustainable Development (2005-2014). Paris: UNESCO, 2014.
[download]
Texto 5
UNESCO. Education for Sustainable Development in the framework of the 2030 Agenda for Sustainable Development. Paris: Unesco, Resolution adopted by the General Assembly A/RES/74/223, 19/12/2019.
Texto 5
UNESCO. Education for Sustainable Development in the framework of the 2030 Agenda for Sustainable Development. Paris: Unesco, Resolution adopted by the General Assembly A/RES/74/223, 19/12/2019.
[download]
Lembrando que um evento sobre esta orientação da década 2020-30 está plenamente sendo realizada (início em 17/05/2021) com simultaneidade pelo Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=06FzinLxEo0
Aos participantes, ofereceremos *certificação de 8 horas* – 4 horas de live e 4 horas de leitura dos textos.
Lembrando que um evento sobre esta orientação da década 2020-30 está plenamente sendo realizada (início em 17/05/2021) com simultaneidade pelo Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=06FzinLxEo0
Aos participantes, ofereceremos *certificação de 8 horas* – 4 horas de live e 4 horas de leitura dos textos.
Inscrições (aceitas somente no dia):
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKSr-OQr41xSh8yFnTs1F5Tqn3oVyNoVMkNi6oWnrkSro3Kg/viewform
8, 9 e 10 de agosto de 2018https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKSr-OQr41xSh8yFnTs1F5Tqn3oVyNoVMkNi6oWnrkSro3Kg/viewform
Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA – UFMT | Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur – UNIRIO |
31/05/2021 – 15h (Cuiabá) | 16h (Rio de Janeiro)
*
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
Sala: auditório 67 -- IE - UFMT
08/08/2018 (4ªf. 14 – 18 h.): Prof. Dr. Celso Sanchez
Decolonialidade na América Latina e a educação ambiental
09/08/2018 (5ªf. 14 – 18 h.): Professorxs Ronaldo Senra e Débora Pedrotti
Decolonialidade do campo e educação científica nas mudanças climáticas
10/08/2018 (6ªf. 8 – 18 h.): Professorxs Celso Sanchez, Giseli Dalla-Nora e Michèle Sato
Decolonialidade, mudanças e migrações climáticas
BIBLIOGRAFIA:
[download] TODOS os textos e ementa do seminário
ALMEIDA, J.; MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. M.; GOMES,
Heloísa T. (Org.). Crítica
pós-colonial: panorama de leituras contemporâneas. Rio de Janeiro:
Faperj/7Letras, 2013.
BHABHA, Homi. O
local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
FANON, Frantz. Os
condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010.
FOUCAULT, Michel. Microfísica del poder. Madrid: La Piqueta, 1992.
GILROY, Paul. O
Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed. 34; Rio
de Janeiro: Ucam-Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.
HALL, Stuart. Da
diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG,
2009. (Coleção Humanitas)
MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais. Colonialidade, saberes
subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
SAID, Edward. Orientalismo.
O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa & MENESES, Maria
Paula (Org.). Epistemologias do Sul.
São Paulo: Cortez, 2010.
SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: UFMG, 2010.
ABRIL 2016
05/abril (3ªf.)
8 h. MESA 1
Michèle Sato, UFMT
Irineu Tamaio, UnB
Rachel Trajber, Cemaden
14 h. MESA 2
Marcos Sorrentino, Esalq
Heitor Medeiros, UCDB
Ramiro Camacho, UERN
06/abril (4ªf)
8 h. Defesa de
mestrado
Educação do campo e experiências em ecotécnicas contra a
mudança do clima
Edilaine Mendes e Regina Silva, UFMT
14 h. MESA 3
Giseli Dala-Nora, UFMT
Rosana Manfrinate, UFMT
Inácio Werner, CBFJ e Formad
Fórum final
Sistematização e encaminhamentos
Michèle Sato, Michelle Jaber, Regina Silva & Ronaldo
Senra
agosto de 2015Diálogos e vivências na Educação Ambiental: outras epistemologias
março de 2015
Educação do Campo e Educação Ambienta
setembro de 2014
julho de 2014
*
No comments:
Post a Comment