banco de tese

BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES

Rodin: pensador

2018
 
[63 - MS]  AREVAL, Amanda. Entre linhas e nós: um olhar da educação ambiental sobre o currículo na comunidade quilombola de Mata Cavalo. Cuiabá: 2018, 129f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT. 
[DOWNLOAD]  Palavras-chave: educação ambiental.Comunidade quilombola. Currículo.

(62 - DR) MANFRINATE, Rosana. Fontes do imaginário e educação ambiental: cartografia e justiça climática nas águas e sentidos das mulheres pantaneiras, quilombolas e mariscadoras. Cuiabá: 2018, 279f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: educação ambiental. Mulheres.Mudanças climáticas. Justiça climática. Água.
 
(61 - MS)  VALLES, Eronaldo A. Conflitos socioambientais que afetam a soberania alimentar de comunidades do Cerrado do Pantanal – MT. Cuiabá: 2018, 144f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT. 
[DOWNLOAD]Palavras-chave: Educação Ambiental.Conflitos socioambientais. Soberania alimentar.
  
(60 - MS) BERTONCELLO, Jucieli. Conflitos socioambientais e mudanças climáticas sob o olhar das juventudes camponesas de Poconé, MT. Cuiabá: 2018, 172f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: educação ambiental.Juventudes camponesas. Conflitos socioambientais. Mudanças climáticas.


(59 - DR) DALLA-NORA, Giseli. A água e a cartografia do imaginário nos climas de três territórios geográficos. Cuiabá: 2018, 178f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
 

[DOWNLOAD] Palavras-chave: educação ambiental. Grupos emsituação de vulnerabilidade. Justiça climática. Água. Cartografia doimaginário.
 
(58 - DR) SOARES, Cristiane C. A. Educação ambiental na comunidade quilombola de Mata Cavalo: diálogos da arte, cultura e natureza. Cuiabá: 2018, 193f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE-UFMT. 
[DOWNLOAD] Palavras-chave: 1. Educação ambiental 2. Arte 3. Quilombo
 
2017
(57 - DR) OLIVEIRA, Herman. Antropofagia e Educação Ambiental em seus sentidos estéticos e políticos. Cuiabá: 2017, 215f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT. 
[DOWNLOAD] Palavras-chave: 1. Educação ambiental 2. Antropofagia 3. Estético-político

(56 - MS) MOREIRA, Déborah. Território, luta e educação: dimensões pulsantes nos enfrentamentos dos conflitos socioambientais mapeados no Quilombo de Mata Cavalo. Cuiabá: 2017, 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT. 

[DOWNLOAD] Palavras-chave: 1. Educação ambiental popular. 2. Quilombo. 3. Conflitos

(55 - MS) AMORIM, Priscilla. Latas d’água nas cabeças: percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo. Cuiabá: 2017, 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT. 

[DOWNLOAD] Palavras-chave: 1. Educação ambiental 2. Água 3. Quilombola 4. Mata Cavalo

2015
(54 - MS) ALEIXES, Rita. C. L. Justiça climática e educação ambiental nas teias do Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso. Cuiabá: 2015, 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: justiça climática * educação ambiental * Direitos Humanos

(53 - DR) BELÉM, Ivan César Correa do. Liu Arruda: A travessia de um bufão Cuiabano, sob a inspiração de Augusto Boal. Cuiabá: 2015, 192f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: teatro * Mato Grosso * Liu Arruda * Augusto Boal

(52 - DR) KAWAHARA, Lúcia S. I. Currículos festeiros de águas e outonos: fenomenologia da educação ambiental pós-crítica. Cuiabá: 2015, 287f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: educação ambiental * festa popular * educação popular * currículo pós-crítico
---> calendário da festa com alta resolução - 174.000 kb


2014
(51 - DR) SENRA, Ronaldo E. F. Educação no campo no IFMT - campus São Vicente: desafios da construção de uma educação dialógica. Cuiabá: 2014, 217f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: educação ambiental * educação do campo * diálogo * educação popular


2013
(50 - MS) SILVA, Fernanda, D. A educação ambiental nos movimentos juvenis: diálogos com líderes de 7 grupos em Mato Grosso. Cuiabá: 2013, 227f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: juventudes, educação ambiental, movimentos juvenis

(49 - MS) REGINA, Adriana W. Mitopoética na percepção da natureza na aprendizagem Panará. Cuiabá: 2013, 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: mitologia, Panará, etnografia

(48- DR) QUADROS, Imara P. Palavras científicas sonhantes em um território úmido feito à mão: a arte popular da canoa pantaneira. Cuiabá: 2013, 372f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: canoeiros, Pantanal, arte-educação-ambiental

(47 - DR) SILVA, Maria Liete Alves. Cartografia de Joselândia: o acontecimento e o pensamento da multiplicidade. Cuiabá: 2013, 164f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: cartografia, Deleuze, educomunicação


2012
(46 - DR) JABER-SILVA, Michelle T. O mapeamento dos conflitos socioambientais de Mato Grosso: denunciando injustiças ambientais e anunciando táticas de resistência. São Carlos: 2012. 253f. Tese (Doutorado em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: Educação ambiental, Conflitos socioambientais, mapeamento social


2011
(45 - MSAMORIM, Denize A. R. O processo educativo na formação de uma grupo de trabalho de mobilização social no caso do zoneamento de MT. Cuiabá: 2011, 215f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(44 - MSOLIVEIRA, Herman Hudson. Dança do Congo: educação, expressão, identidade e territorialidade. Cuiabá: 2011, 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(43 - DRSILVA, Regina Aparecida. Do invisível ao visível: o mapeamento dos grupos socias do estado de Mato Grosso - Brasil. São Carlos: 2011, 222f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

(42 - MSSANTANA, Ronaldo Henrique. Serpentes e educação ambiental: mediatizando saberes no quilombo de Mata Cavalo. Cuiabá: 2011, 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(41 - MSMANFRINATE, Rosana. Histórias femininas: poder, resistência e educação no Quilombo de Mata Cavalo. Cuiabá: 2011, 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(40 - DROLIVEIRA-JR, Samuel Borges. Avifauna pantaneira: diálogo de saberes científico e popular em áreas úmidas (São Pedro de Joselândia). São Carlos: 2011, 122f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

(39 - MSPALMA, Sonia. Cartografia do imaginário: a dimensão poética e fenomenológica da educação ambiental. Cuiabá: 2011, 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

2010
(38 - DRPERON, Darci. Das glebas aos continentes: um diálogo sobre indicadores socioambientais. São Carlos: 2010, 202f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

(37 - DRPEDROTTI-MANSILLA, Débora Eriléia. Avaliando a política de educação ambiental nas escolas de Mato Grosso: desafios entre os domínios da governança e da governabilidade. São Carlos: 2010, 140f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

(36 - MSOLIVEIRA, Maria Elizabete Nascimento. Educação ambiental & Manoel de Barros: diálogos poéticos. Cuiabá: 2010, 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(35 - DRNAPOLIS, Patrícia Maria Martins. Políticas públicas na bacia hidrográfica do Rio das Mortes, Mato Grosso-Brasil: educação ambiental para vidas. São Carlos: 2010, 144f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais,  UFSCar.

(34 - DRCASTRILLON, Solange Kimie Ikeda. Avaliação da diversidade arbórea das ilhas do rio Paraguai, entre Cáceres e estação ecológica de Taiamã, pantanal matogrossense, Brasil. São Carlos: 2010 - Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

(33 - MSMACHADO, Thays. Direitos humanos e educação ambiental. Cuiabá: 2010, 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

2009
(32 - MSSILVA-JR Aluízio de Azevedo. A liberdade na aprendizagem ambiental cigana dos mitos e ritos Kalon. Cuiabá: 2009, 268f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(31 - DRAZEVEDO, Andréa. Legitimação da insustentabilidade? Análise do Sistema de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais - SLAPR (Mato Grosso). Brasília: 2009, 325f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) – UnB.

(30 - MSSENRA, Ronaldo Eustáquio Feitosa. Por uma contrapedagogia libertadora no ambiente do Quilombo Mata Cavalo. 2009, 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso.
2008
(29 - MSBELÉM, Ivan Cesar Corrêa. Mitos pantaneiros e africanos nos círculos de aprendizagens ambientais. Cuiabá: 2008, 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(28 - MSSIMIONE, Roberta Moraes. Território de Mata Cavalo: identidades em movimento na educação ambiental. Cuiabá: 2008, 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

2007
(27 - MSLIMA, Artema Santana Almeida. Cosmologia educativa: a educação ambiental na vida dos Kaiabi do Xingu. Cuiabá: 2007, 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(26 - DRGOMES, João Carlos. Construindo caminhos para a interpretação do ambiente pantaneiro. São Carlos: 2007, 300f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

(25 - MSFANK, Jonia Teresinha. Flores, cores e saberes do movimento ecológico de Mato Grosso em frutificação na Educação Ambiental. Cuiabá: 2007, 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(24 - MSJABER-SILVA, Michelle Tatiane. Viagens ao mundo dos seringueiros pelo itinerário da Educação Ambiental. Cuiabá: 2007, 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(23 - MSCATHARINO, Rejane Conceição de Arruda S. Imagética dos livros didáticos nas relações de gênero e educação ambiental. Cuiabá: 2007, 92f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

2006
(22 - MSMACHADO Fernanda de A. Cultura e natureza nos centros e periferias da educação ambiental. Cuiabá: 2006, 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(21 - DRMEDEIROS, Heitor. Educação ambiental na temporalidade do Acre: lutas territoriais desde os povos indígenas, seringueiros até a heterotopia de Chico Mendes. São Carlos: 2006, 184f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: Educação ambiental, Amazônia, ChicoMendes, Acre, políticas públicas

(20 - MSSILVA, Maria Liete A. Educação ambiental e a mídia impressa: uma leitura pantaneira. Cuiaba: 2006, 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD]  Palavras-chave: Educação ambiental, Amazônia, Chico Mendes, Acre, políticas públicas

(19 - MSSILVA, Regina Aparecida da Silva. Tecendo a educação ambiental com fios amazônicos e linhas de dignidade. Cuiaba: 2006, 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

2005
(18 - MSGARCIA-WATANABE, Dolores A. Águas pantaneiras nos ritos, mitos e gritos da educação ambiental. Cuiabá: 2005, 138. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(17 - DRSALM, Rodolfo Aureliano. A importância das palmeiras arborescentes de grande porte na dinâmica das florestas amazônicas sazonalmente secas. São Carlos: 2005, 227f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

(16 - MSOLIVEIRA-JR, Samuel Borges. Educação ambiental mediatizando os conhecimentos locais e universais. Cuiabá: 2005, 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

2004
(15 - MS) BARROS, ADY Gertrudes Fátima F. Gênero e educação ambiental: realidade e utopia na pedagogia sede IE-UFMT. Cuiabá: 2004, 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(14 - MSLOPES, Alexandre Ferreira. A mediação de conceitos ecológicos e a consolidação de uma proposta de trabalho entre escola e universidade. Rio de Janeiro: 2004, 118f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - UFRJ.

(13 - MSARAÚJO, Cédina. O protagonismo das mulheres na produção orgânica em Baraúna, RN. 2004, 105f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

(12 - MS) ARAÚJO, Iara Ferreira. Águas pantaneiras: percebendo o Direito DA e NA educação ambiental. Cuiabá: 2004, 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

2002
(11 - MSANJOS, Alexandre M. Limites e possibilidades do paradigma de implantação de videoconferência em ambientes virtuais públicos de educação a distância. Madrid: 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Nacional de Educação a Distância de Madrid.
Palavras-chave: Educação a Distância, videoconferência, tecnologia.

(10 - MSLIMA-NETO, Archimedes Pereira. ECOMORADIA - Educação Ambiental e Envolvimento Comunitário. Cuiabá: 2002, 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.


(9 - MSPIMENTEL, Carla. Fascículos EDAMAZ - Um Diálogo entre a Comunicação e a Educação. Cuiabá: 2002, f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: Educação ambiental, EDAMAZ, Comunicação Social


(8 - MS ALMEIDA-NETO, Elizabeth S. Formação de Educador@s e Estratégias Pedagógicas em Educação Ambiental. Cuiabá: 2002, 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(7 - MSGOMES, João Carlos. As Representações Sociais de Gênero no Contexto do EDAMAZ - BRASIL. Cuiabá: 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: Educação ambiental, EDAMAZ, Gênero

(6 - MSCRUZ, Luiz Eduardo. Práxis educativa dos resíduos sólidos em uma comunidade pantaneira de Mimoso, MT. Cuiabá: 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
[DOWNLOAD] Palavras-chave: Educação ambiental, Saneamento Básico, compostagem

(5 - MSRODRIGUES, Luiza Helena. A construção do processo educativo para a conservação da biodiversidade em Mimoso, MT. Cuiabá: 2002, 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.

(4 - MSPEDROSO-JR, Nelson N. Percepção de Fauna Terrestre e Conservação do Parque Nacional. São Carlos: 2002, 91f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais), UFSCar.


(3 - DRZAKRZEVSKI, Sônia. A dimensão ambiental no desenvolvimento profissional de professoras e professores das escolas rurais. São Carlos: 2002, 308f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

2000
(2 - MS) SOUZA-TORRES, Glauce Viana. Ensino e aprendizagem na perspectiva do tema gerador lixo: uma estratégia na educação ambiental na EMPG Orlando Nigro - Cuiabá, MT. Cuiabá: 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
Palavras-chave: Educação ambiental, Metodologia de ensino, Saneamento Básico

1997
(1 - DRSATO, Michèle. Educação para o ambiente amazônico. São Carlos: 1997, 246f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCar.

Rodin: filho pródigo
OUTRAS DISSERTAÇÕES E TESES
diversas teses e dissertações de outros grupos e universidades (ordem alfabética)
................................
apresentação sobre as diversas pesquisas no âmbito do GPEA
colóquio 2018

*