Thursday, 21 July 2016

9 filmes baseados na filosofia de Nietzsche

http://www.docsity.com/pt/noticias/curiosidades-2/9-filmes-baseados-na-filosofia-de-nietzsche/

9 filmes baseados na filosofia de Nietzsche

São 9 filmes filosóficos que vão ajudar os estudantes de filosofia a entender a visão de Nietzsche.
Filmes de filosofia: não deixe de conferir a lista de filmes para estudantes de filosofia ou filósofos.
Apostilas de Filosofia

1. Advogado do Diabo

Título original: The Devil's Advocate
Advogado do Diabo
Um homem de sucesso dentro e fora do tribunal, um advogado de defesa que nunca perde um caso, apesar dos crimes cometidos pelos seus clientes e o presidente de uma firma de advocacia reconhecida mundialmente. O que eles têm em comum? Oportunidades, segredos e tentações. Os confrontos de Nietzsche sobre a força de vontade, um verdadeiro problema dos tempos modernos, são refletidos nesta obra filosófica.

2. Hitler: A Ascensão do Mal

Título original: Hitler: The Rise of Evil
Hitler A Ascensão do Mal
Filme detalhado sobre a vida do ditador alemão antes do período da Segunda Guerra Mundial. Walter A. Kaufmann fez um excelente trabalho de restauração dos valores e conceitos dafilosofia de Nietzsche neste filme.

3. Feitiço do Tempo

Título original: Groundhog Day
Feitiço do Tempo
Um repórter da TV vai para uma pequena cidade em pleno inverno, com o objetivo de resolver um problema particular. Querendo escapar o mais rápido possível daquela cidade, inexplicavelmente, ele fica preso no tempo e condenado a repetir todos os dias os mesmos acontecimentos. A estimulação do eterno retorno é a chave para o filme, cujo protagonista é forçado a aceitar seu destino, para deixá-lo.

4. Manderlay

Título original: Manderlay
Manderlay
Depois de deixar a cidade de Dogville, Grace e seu pai chegam por acaso às portas de Manderlay, plantação no sul dos Estados Unidos. Chegando lá desconbrem que, mesmo com a abolição da escravidão, o local continua trabalhando a todo vapor com a mão de obra escrava.
A moral da obra, baseada na filosofia de Nietzsche, se resume através em uma única pergunta: Como você pode ter tanta certeza de que o que você acha que são os valores da liberdade e da democracia são certos, como você diz que são?

5. Flores Partidas

Título original: Broken Flowers
Flores Partidas
Um solteirão convicto que acaba de terminar outro de seus muitos compromissos, recebe uma carta cor de rosa comunicando que ele tem um filho de 19 anos. Surpreso e curioso, ele decide deixar os Estados Unidos em busca da criança desconhecida.
Os quatro confrontos com suas amantes do passado têm a mesma estrutura, embora aparentemente eles são totalmente diferentes. Cada encontro é pior do que o anterior, mas a reação de Don é quase sempre a mesma. É uma espécie de eterno retorno, em que os acontecimentos não se repitam de forma idêntica, mas permanecem semelhantes. O niilismopode ser o segundo nome do protagonista.
O filme de filosofia conta sobre a auto-percepção e o comportamento após exceder os padrões morais da sociedade. Em seu mundo, tudo é permitido, mas não leva em conta esse tipo de liberdade. Cada uma das mulheres possuem a mesma importância para ele. Cada uma delas pode ter sido a autora da carta. Em um eterno retorno, cada opção é uma possibilidade.

6. Fonte da Vida

Título original: The Fountain
Fonte da Vida
Na Espanha do século XVI, um homem vai em busca de uma lendária árvore da vida. Hoje, uma pesquisadora com câncer pesquisador procura desesperadamente uma cura para se salvar. A terceira história une as duas anteriores: no séc. XXVI, um astronauta recebe a resposta para as questões fundamentais da existência.
Este filme centra-se no conceito de eterno retorno do Nietzsche. Um fato que acontece inúmeras vezes dentro de uma gama infinita de espaço. Os três protagonistas que trabalham em diferentes tempos e lugares, buscam o mesmo objetivo: a árvore da vida. Eles temem a morte, e todos eles trabalham muito duro para vencer essa tarefa, de modo que eles se esquecem de viver.

7. Festim Diabólico

Título original: Rope
Festim Diabólico
Em Nova York, dois homens matam um amigo, porque eles se consideram intelectualmente superiores a ele. Com toda a frieza e arrogância decidem testar as suas próprias habilidades e astúcia: escondendo o corpo em um baú, que servirá como uma mesa e será exposto no centro da vida de seu apartamento.
Tudo começa de uma discussão em classe sobre Nietzsche, em que se discute a criação de novos valores, e o fato de ir além dos conceitos de bom e mau.

8. Triunfo da Vontade

Título original: Triumph des Willens
Triunfo da Vontade
Leni Riefenstahl nos ensina em seus filmes sobre desfiles monumentais e discursos do Congresso Nacional Socialista Alemão de 1934. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e aterrorizante que retrata, com imagens fortes, todos os símbolos (e barbárie) do regime nazista.
Como qualquer outro evento que tem a ver com Hitler mostram exemplo claros da vontade de poder, lembrando que a força e o poder são conceitos diferentes.

9. O Cavalo de Turin

Título original: A Torinói ló
O Cavalo de Turin
Turin: 03 de janeiro de 1889, o filósofo Nietzsche sai de sua casa, na estrada perceber que um camponês luta com seu cavalo, que não obedecerem, o homem perde a paciência e começa a chicotear o animal.
Nietzsche surge e tenta impedir a brutalidade dos golpes com seu próprio corpo. Desde então, ele perde a consciência e é levado para casa, onde ele permaneceu em silêncio por dois dias.
A partir desse acontecimento trágico Nietzsche nunca se recupera da razão, e está sob os cuidados de sua mãe e irmãs até o dia de sua morte, em 25 de agosto de 1900.
A partir deste acontecimento o filme tenta representar a forma como o agricultor, sua filha, o velho cavalo doente e sua existência miserável.
Este filme não é apenas influenciado pela filosofia de Nietzsche também representa a causa dessa grande filosofia, o peso da existência humana.
eterno retorno aqui não é algo estranho ou fora do lugar. Niilismo é um dos personagens simples, não há nenhuma barreira entre o mundo dos personagens e o público.
Post a Comment