Monday 13 July 2015

Percepção Pública da C&T no Brasil 2015


http://percepcaocti.cgee.org.br/

Percepção Pública 
da C&T no 
Brasil 2015

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizaram a quarta edição da pesquisa sobre “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Esse estudo teve como objetivo principal fazer um levantamento do interesse, acesso à informação, conhecimento, bem como comportamentos, hábitos e atitudes dos brasileiros em relação à C&T, tendo como público-alvo a população brasileira adulta, homens e mulheres, e jovens com idade igual ou superior a 16 anos.

Explorando 
RESULTADOS

1962 entrevistas realizadas em todo oBrasil +

A atitude e o interesse sobre C&T

A atitude dos brasileiros em relação à ciência e à tecnologia é muito positiva e otimista. Há uma expectativa de que a ciência seja um fator de transformação para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Isso tem a ver com a percepção da ciência como um instrumento que gera resultados aplicáveis às suas vidas e capaz de solucionar problemas, como por exemplo, na área de saúde e meio ambiente.
Otimismo sobre os benefícios da C&T
A grande maioria dos brasileiros acredita que C&T traz mais benefícios do que malefícios para a humanidade.
+
Em sua opinião, a Ciência e Tecnologia trazem mais malefícios ou benefícios para a humanidade?
Essa opinião prevalece em todas as faixas derenda e escolaridade e vem crescendo desde1987. Passe o mouseSó benefíciosMais benefíciosTanto um quanto outroMais malefíciosSó malefíciosNão Sabe/Não Respondeu1987200620102015
Imagem do Cientista
Essa visão positiva se estende ao cientista, visto como um agente de transformação social, que contribui para o crescimento do País e o bem-estar da sociedade.
Descrição
6%
Pessoas que trabalham muito sem querer ficar ricas
Motivação
5%
Adquirir poder
Demostram preocupação com questões de importantes impactos tecnológicos:
  • Maior grau de preocupação com pesticidas do que com transgênicos.

  • Preocupação grande com efeitos das mudanças climáticas.

  • Tais preocupações são maiores em pessoas que declaram maior interesse em C&T e têm mais acesso à informação.
Avaliação sobre C&T no Brasil
Os brasileiros se mostram bastante preocupados com algumas questões local e globalmente relevantes nas quais a C&T está envolvida.
GRAU DE PREOCUPAÇÃO DE 1 A 10
9.2
Atitudes positivas 
e críticas
Apesar da visão otimista, a postura dos brasileiros também é crítica. A maioria da população reconhece a importância de regulações e controle social sobre C&T, em especial no que diz respeito aos aspectos éticos e políticos da pesquisa.
 1 de 16 
50%
Concordam totalmente
É necessário que os cientistas exponham publicamente os riscos decorrentes dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos
Acesso à informação sobre C&T
A enquete forneceu dados ricos sobre o acesso à informação e a divulgação científica. Embora a atitude dos brasileiros seja positiva e o interesse por C&T seja alto, o acesso à informação é limitado e a desinformação é grande.
Foram investigados os seguintes meios de informação: internet, jornais impressos, revistas, livros, rádio e conversas com amigos. A TV continua prevalente e a internet vem crescendo.
22%
Pouca frequência
 1 de 7 
Lê sobre C&T em livros?
Opinião sobre divulgação de C&T pela mídia:NãoSimParcialmenteNão Sabe/Não RespondeuConsidera que TV noticia demaneira satisfatória asdescobertas científicas etecnológicasConsidera que INTERNET ouredes sociais noticiam demaneira satisfatória asdescobertas científicas etecnológicasConsidera que JORNAISIMPRESSOS noticiam demaneira satisfatória asdescobertas científicas etecnológicasNão: 20.8%
Lê sobre ciência e tecnologia na internet
Muitas pessoas declaram utilizar, como fonte para acessar informação de C&T, sites de instituições de pesquisa, seguidos de sites de jornais e revistas, facebook, wikipedia e blogs.
Meios mais utilizados na internet para obter informações sobre tecnologia
 1 de 12 
Site de Instituições de pesquisa

42.4%
Apesar de um interesse declarado bastante elevado, e apesar de uma visão substancialmente positiva sobre C&T, os brasileiros continuam tendo pouco acesso à informação científica e tecnológia, especialmente nas camadas sociais de menor escolaridade de renda
 2015 
+
Saiba mais!
Lembra o nome de alguma instituição que se dedique a pesquisa científica no País
Lembra o nome de algum cientista brasileiro famoso
 2015 
+
Saiba mais!
A visitação a espaços de difusão cientifico-cultural (museus e centros de C&T, museus de arte, bibliotecas, jardins botânicos, zoológicos e parques ambientais) e a participação em atividades públicas de popularização da ciência (Feiras e Olimpíadas Científicas, Semana Nacional de C&T) aumentou no Brasil ao longo da última década. Contudo, a visitação a museus e centros de C&T continua ainda muito baixa, se comparada com padrões europeus, e é extremamente desigual: o acesso é muito menor em camadas de renda e escolaridade mais baixa.
 Visitou biblioteca nos últimos 12 meses 
200620102015
+
Motivos para não visitar museu ou centro de ciência e tecnologia
Quando questionados pela baixa visitação a esses espaços, as respostas mais frequentes demostram muito mais falta de acesso ou de conhecimento do que a falta de interesse. Ou seja, a oferta é restrita, a informação é esparsa.
Avaliação sobreC&T no Brasil
Os brasileiros apoiam, em sua grande maioria, o aumento do investimento público em C&T. Se comparada esta posição, obtida em enquete similar, com outros países, a diferença é marcante: nos EUA, Espanha e França fica em torno de 40%.
78.1%
Aumentar os investimentos
Temos uma população que respeita, valoriza e tem interesse na ciência e na tecnologia.
Nossa população também indica suas prioridades
 1 de 20 
Site de Instituições de pesquisa

51.9%

No comments: