https://gpeaufmt.blogspot.com/p/cursos.html
CURSO DE FORMAÇÃO
Emergência Climática e os desafios da Educação Ambiental
1) DADOS GERAIS
| |
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT
| |
Instituto de Educação, IE
| |
Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE
| |
Linha de Pesquisa: Movimentos sociais, política e educação popular
| |
Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA
| |
Título do Seminário: Emergência climática e os desafios da educação ambiental
| |
Carga Horária: 40h
|
Curso: aberto ao público [30 vagas]
|
Data(s): 04/03/2020 – 10/06/2020
Horário(s): 14-18 horas
Sala: auditório 121 [1º. piso, próximo ao curso de Psicologia]
| |
Palestrante(s) Convidado(s):
· Irineu Tamaio, UnB: Clima e água no contexto da escola
· Marilena Loureiro, UFPA: Rede Pan-amazônica de justiça climática
| |
2) EMENTA
| |
O Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) tem desenvolvido pesquisas sobre a crise climática desde o ano de 2012, e hoje lidera uma rede internacional de 5 países e 17 entidades. Nossas pesquisas com diversos grupos sociais revelam que a população desconhece a crise climática, fruto de uma política que invisibiliza os desastres do clima em função de interesses econômicos da minoria. Com as pesquisas fortalecidas pelas dissertações e teses, o projeto visa comunicar o clima por meio de processos formativos. O GPEA busca promover um fórum de debate com temáticas atuais, com os atores das escolas e das comunidades, professores, técnicos, estudantes ou atuantes das organizações não-governamentais. Como forma de sustentabilidade de ações, o projeto visa continuar os diálogos com a Rede Mato-grossense de Educação Ambiental (REMTEA), que possui conexões com educadores ambientais do Brasil e mundo. Buscamos uma perspectiva de fortalecer a “Coalizão pelo Clima”, construído em setembro de 2019, que trouxe diversos parceiros atuantes na dimensão climática, tendo a UFMT como coordenadora das atividades.
| |
3) OBJETIVOS
| |
Proporcionar oportunidades formativas no contexto da invisibilização climática, por meio de argumentos científicos, resultados de investigações e vivências sociais. Contextualizar a emergência climática como fato, ocasionado pela grande aceleração desenvolvimentista, seus desastres, agravos e grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Debater a possibilidade da educação ambiental, seus desafios e suas contribuições.
| |
4) CONTÉÙDO PROGRAMÁTICO
| |
· Era geológica: antropoceno, capitaloceno e cthulhuceno
· Negacionismo e ceticismo: a política e a ciência
· Escola: formação de professores, ensino e aprendizagem, ambientalização curricular e pessoas com deficiências (pcd)
· Arte, saúde e comunicação: escolas, ciganos e transmídia
· Pan-amazônia: rede de diálogos
· Campo: decolonialidade e comunidades
· Quilombo: clima e educação popular
· Mulheres: negras e haitianas
· LGBT: ambiente, migração e psicologia social
· Migração climática: histórico, crianças, Cuba, Venezuela, Moçambique e Ciganos
| |
5) PROCEDIMENTOS DE ENSINO (técnicas, recursos e avaliação)
| |
Exposição teórica, fórum de debates, diálogos de aprendizagens.
| |
6) COMISSÃO ORGANIZADORA (Docentes e Discentes)
| |
Cássia Souza (professora IE)
Déborah Santos (doutoranda PPGE)
Michèle Sato (professora IE, Coord.)
Priscilla Amorim (doutoranda PPGE)
Tatiani Nardi (graduação, Pedagogia)
| |
7) RECURSOS (humanos, técnicos e materiais necessários para o ensino a serem viabilizados pelo Departamento/Unidade).
| |
Auditório, data show, microfone, caixa de som.
| |
8) BIBLIOGRAFIA BÁSICA (* Existente na Biblioteca / ** a ser adquirida)
| |
Os textos estarão em formato PDF e serão disponibilizados no blog do GPEA:https://gpeaufmt.blogspot.com/
| |
9) AVALIAÇÃO
| |
Processual, por meio de diálogos, debates e aprendizagens coletivas. Assiduidade, sociabilidade e participação.
| |
10) INSCRIÇÃO
| |
O curso e a inscrição são gratuitos, mas haverá seleção conforme os critérios:
1. Preenchimento completo da ficha de inscrição (anexo A)
2. Envio para gpea@ufmt.br
3. Ter vivência no campo da educação ambiental (participação em curso, palestra, evento, projetos, atividades pontuais ou de pesquisas).
* IMPORTANTE É preciso dar download do documento em anexo, preencher o anexo A (ficha de inscrição) e encaminhá-lo para: gpea@ufmt.br
download:
| |
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
Cássia Souza
Michèle Sato (coordenadora)
ESTUDANTES DA COMISSÃO ORGANIZADORA:
Déborah Santos (doutoranda PPGE)
Priscilla Amorim (doutoranda PPGE)
Tatiani Nardi (graduação, Pedagogia)
Cuiabá, 12/02/2020.
|
* IMPORTANTE
É preciso dar download do documento em anexo, preencher o anexo A (ficha de inscrição) e encaminhá-lo para: gpea@ufmt.br
download:
ANEXO A -- FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome completo:
RG:
CPF:
E-mail:
Celular/Telefone:
Local que trabalha (ou estuda):
Formação:
Escreva uma breve narrativa sobre sua vivência prévia em Educação Ambiental (até 500 caracteres com espaço – usar contagem de palavras no word):
___________
ORGANIZAÇÃO
Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA
Rede Mato-grossense de Educação Ambiental - REMTEA
Rede Internacional de Educação Ambiental e Justiça Climática - REAJA
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Nome completo:
RG:
CPF:
E-mail:
Celular/Telefone:
Local que trabalha (ou estuda):
Formação:
Escreva uma breve narrativa sobre sua vivência prévia em Educação Ambiental (até 500 caracteres com espaço – usar contagem de palavras no word):
___________
ORGANIZAÇÃO
Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA
Rede Mato-grossense de Educação Ambiental - REMTEA
Rede Internacional de Educação Ambiental e Justiça Climática - REAJA
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
No comments:
Post a Comment