ensino de ciências
Estágio docente: Aleth Amorim e Lohaine Lohmann
Assistência: Tatiani Nardi
Tem 2 turmas de 3º anos, MATUTINO & VESPERTINO. Portanto, cada qual tem sua pasta contendo:
1) Calendário com programação;
2) Plano de aula:
3) detalhamento sobre o processo da avaliação.
- diversos textos, especialmente aqueles adotados na disciplina;
- apoio pedagógico para educação básica
- PPT das nossas apresentações;
- áudios e vídeos
3º MATUTINO | 3º VESPERTINO |
https://drive.google.com/drive/folders/1h59FcYva2YiaLqj_Gte2uFiYGCLQx6dS?usp=sharing
| https://drive.google.com/drive/folders/1BVzheM-R9iv7M-xw5UQjJy1xhHP1pn5t?usp=sharing |
UNIDADES | APOIO PEDAGÓGICO (para cada unidade) |
Unidade I – Pandemia e ensino das ciências | * Para ler (textos) |
2. Ciência com consciência, Michèle Sato
a) Como ocorre a mutação de um vírus?
Butantan: soro antiofídico [https://youtu.be/n0YAn-FvgTI]
Momento Vacina [https://youtu.be/3neAmnezU6o]
CASSIANI, Suzani; SELLES, Sandra; Ostermann, Fernanda. Negacionismo científico e crítica à Ciência: interrogações decoloniais. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22000, p1-12, 2022
https://doi.org/10.1590/1516-731320220000
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]
ÁGUA
CATALÃO, Vera; RODRIGUES, M. (Orgs). Roteiros de um curso de água. Brasília: UnB, 2008.
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]
TERRA
OLIVEIRA, Elizabeth (Org.) Biodiversidade em pauta: Um guia para Comunicadores. Rio de Janeiro: O Eco, 2022.
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]
FOGO
MINDLIN, Betty. O fogo e as chamas dos mitos. Estudos Avançados, 16 (44), p. 149-169, 2002. Acesso em 02/02/2021 [https://www.scielo.br/pdf/ea/v16n44/v16n44a09.pdf]
https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000100009
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]
AR
CONSENZA, Angelica et al. Voos e pousos nas janelas existenciais da educação ambiental. AmbientalMente Sustentable, ano XV, v 27, n 1, 7-19, 2020.
https://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/ams.2020.27.1.6596
[https://drive.google.com/drive/folders/1enOZqCelFn9WUjIHKMBCact3KDTCxJsl?usp=sharing]
PANDEMIA
SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Cuiabá: GPEA-UFMT & Rio de Janeiro: GEASur-UNIRIO, 2020.
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pandemia.html
[download]
https://www.sbv.ifsp.edu.br/todos-os-artigos/66-ensino/biblioteca/446-bibliografia-do-curso-de-licenciatura-em-ci%C3%AAncias-naturais-habilita%C3%A7%C3%A3o-em-f%C3%ADsica
UFAL - Mestrado em Ciências e Matemática
https://cedu.ufal.br/pos-graduacao/mestrado-em-ensino-de-ciencias-e-matematica/selecao/regular/2017-1/bibliografia-recomendada
PUC-RIO
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11290/11290_7.PDF
UNICAMP-PECIM
https://www.pecim.unicamp.br/pf-pecim-site/bibliografia-para-prova-escrita.pdf
O que ensinar em Ciências
https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias?download=truevoltar=/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias?download=true#_=_
KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://kurzgesagt.org/
https://www.youtube.com/c/inanutshell
NERDOLOGIA
https://www.blogs.unicamp.br/rainha/bibliografia-do-nerdologia/
https://www.youtube.com/channel/UClu474HMt895mVxZdlIHXEA
EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS - CANAL YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCkXk_EFDfIQfRWj7yILXYIg
Cosmologia - NASA
Busca rápida youtube
Aulas de biologia para deficientes visuais
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aulas-biologia-para-deficientes-visuais.htm
Modelos táteis para deficiência visual
https://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=2729
Materiais para deficiência visual
https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/bdgc/Livro_deficiencia%20visual,%20pr%E1ticas%20pedeg%F3gicas%20e%20material.pdf
Materiais Didáticos
https://megapontes.pt/catalogo/materiais-didaticos/
[download]
ROSS, Juliana; VOOS Ivani. O ensino de ciências da natureza para estudantes cegos: uma análise nos anos iniciais do ensino fundamental. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.
[download]
JORGE, Viviane. Recursos didáticos no Ensino de Ciências para alunos com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: 2010, 47f. Monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso, Ciências Biológicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
[download]
Museu de Arte Sacra oferece réplicas em 3D para deficientes visuais em Cuiabá
https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/04/14/museu-de-arte-sacra-oferece-replicas-em-3d-para-deficientes-visuais-em-cuiaba.ghtml
Gustave Klimt: o beijo, 1907 | No período em que a pintura "O BEIJO" foi criada, Landsteiner (Áustria) realizava seus experimentos com plaquetas de grupos sanguíneos e Klimt foi convidado para fazer pinturas científicas. Se observarmos a obra ao lado, notaremos que os círculos do vestido são as semelhanças com as placas de Petri. A New Way of Seeing: The History of Art in 57 Works [Kelly Grovier] |
(*) o asterisco expressa forte recomendação
Explore o blog do GPEA - outras abas e notícias possuem inúmeras vivências, referências e materiais para aulas na educação básica
(*) Filmes de ficção científica
Lohaine Lohmann
[https://gpeaufmt.blogspot.com/p/cinema.html]
Filmes relacionados com as CIÊNCIAS
https://www.netflix.com/search?q=science
(*) Mulheres cientistas da história
NERDOLOGIA -- Filipe Figueiredo
https://youtu.be/WWvIQJg4SCM
Mulheres nas ciências
https://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/exibi%C3%A7%C3%A3o-do-filme-mulheres-na-ci%C3%AAncia
Elas nas ciências
https://www.netflix.com/title/81303549
(*) Radioactivity
História de Marie Curie
https://www.netflix.com/search?q=curie&jbv=81168940
Jogos digitais -- TV Escola
Danilo Sande e Deise Vilas Boas
https://youtu.be/FOehtgy5quk
28 ideias incríveis -- Ideias incríveis
https://youtu.be/f25UtYl9AG4
Kepler Telescope found new planet better than Earth
---> Telescópio Kepler encontrou planeta "1649c", bastante parecido com a Terra, com água em abundância e ainda está em estudos e observações.
(*) Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo
BBC Brasil
https://youtu.be/AXRil-qaAw4
(*) Uso Racional da água
Agência Nacional das Águas – ANA
https://youtu.be/JtshF-n-mis
(*) Pantanal - 01/03/2021 - Terra
Sem chuva, Pantanal teme nova catástrofe ambiental
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sem-chuva-pantanal-teme-nova-catastrofe-ambiental,901d59e8040e5fe8f1808917214d39c127o8b1s0.html
O degelo dos glaciares aumenta e ameaça Portugal
Euronews
https://youtu.be/4hQJZ_A8pcA
Morsas lutam para proteger seus filhotes
Discovery Brasil
https://youtu.be/Cal6ewlTA-s
Tsunami no Japão (março/2011)
Miyako City Hall (prefeitura de Miyako)
https://youtu.be/41VgOZb-9aY
Cachoeira de Fumaça
Manual do Mundo
https://youtu.be/f25UtYl9AG4
Arctic Sea Ice Melting (1984 - 2020)
Timelapse Video [sem palavras]
https://youtu.be/nis_q616IOE
Litoral de SP - Peruíbe
https://youtu.be/z2nLsotn_RY
TERRA
(*) Geografia e sistema solar
Professor Silvester
https://youtu.be/EKps4ny0Oz8
Sistema Solar – Discovery na escola
Rupert Evans – parte 1
https://youtu.be/J-p5ZO_8PM0
(*) Origem da vida
NERDOLOGIA ENSINA 01 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/ugAuIP23IPQ
Como surgiram as plantas
NERDOLOGIA ENSINA 03 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/b9sfQZrK8jQ
(*) The human era – A ERA DO HUMANO: ANTROPOCENO
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/CWu29PRCUvQ
Como surgiu o sexo
NERDOLOGIA ENSINA 05 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/KRdFCVUkM9s
What is intelligence – O QUE É INTELIGÊNCIA?
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/ck4RGeoHFko
Terremotos atingem mais de 40 cidades da Bahia
SBT Brasil (31/08/20)
https://youtu.be/jjksTN2f8us
Terremoto de Valdivia: como foi o tremor de maior magnitude da história
BBC Brasil
https://youtu.be/pSupTXlVGHk
Exposição em Manaus reúne animais que viveram na Amazônia há milhões de anos
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/04/02/exposicao-em-manaus-reune-animais-que-viveram-na-amazonia-ha-milhoes-de-anos.ghtml
FOGO
(*) ABC da astronomia - SOL TV escolahttps://youtu.be/ZEiJLhtkfGM
Uma explosão de energia
NERDOLOGIA ENSINA 02 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/dng9KJr41JY
(*) Queimadas no Brasil
NERDOLOGIA -- Átila Iamarino
https://youtu.be/WxGwXKENdB8
(*) QUEIMADAS NO PANTANAL
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/queimadas-no-pantanal.htm
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/queimadas-no-pantanal.htm
Peixes agonizam com fenômeno 'decoada', que atinge rios do Pantanal de MS
G1 – MS 15/02/2021
https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/02/15/peixes-agonizam-com-fenomeno-decoada-que-atinge-rios-do-pantanal-de-ms.ghtml
Planeta feroz - vulcões
Discovery Brasil
https://youtu.be/xibIFSMPeV8
(*) Genetic engineering – engenharia genética
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/jAhjPd4uNFY
AR
Alexandre Costa, UECE - Aula 01 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/nNV6wrxbeKg
(*) Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 02 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/74UArY61TC8
(*) Mudança climática nos livros didáticos
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_c67cf337da1d4437305cac5a20781c73
(*) Como abordar as mudanças climáticas em sala de aula
https://novaescola.org.br/conteudo/13993/como-abordar-as-mudancas-climaticas-em-sala-de-aula
COLAPSO CLIMÁTICO
CENEAM-ESPANHA - diversas fontes
https://www.miteco.gob.es/es/ceneam/recursos/mini-portales-tematicos/Cclimatico/bibliografia_cc.aspx
4 motivos da redução no consumo de carne no Brasil
30.mar.2022
https://youtu.be/JiNohlaaQ-U
METSUL - meteorologia
https://metsul.com/tornado-no-litoral-do-parana/
AQUECIMENTO GLOBAL
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm
Climate change – Mudança climática
https://youtu.be/wbR-5mHI6bo
tempestade
01/03/2021 - Jornal do Estado de MG
Fotos revelam dimensão do desastre da tempestade em Santa Maria de Itabira
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/03/01/interna_gerais,1241856/fotos-revelam-dimensao-do-desastre-da-tempestade-em-santa-maria-de-itabira.shtml
(*) Múltiplos ciclones no leste do RS
MetSul Meteorologia
https://metsul.com/multiplos-tornados-no-leste-gaucho/
https://youtu.be/gIg1TJ66pXo
Ciclone provoca ondas gigantes no Rio Grande do Sul (fevereiro-2021)
Ciência e clima
https://youtu.be/3Ae5vNmlEOc
PANDEMIA
(*) SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020.
Acesso pela Editora Sustentável: https://editorasustentavel.com.br/
(*) KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://youtu.be/BtN-goy9VOY
Coronavírus: como os vírus evoluem e o que isso pode significar numa pandemia?
https://youtu.be/KfhfGtbDg18
(*) Por que os vírus mutam?
https://youtu.be/mq8aaGRrR1E
Material sobre a Covid-19
Fiocruz
https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download
Folha informativa COVID-19
Organização pan-americana de saúde (OPAS)
https://www.paho.org/pt/covid19
Mutações viróticas e evolução
https://butantan.gov.br/noticias/por-que-acontecem-mutacoes-do-sars-cov-2-e-quais-as-diferencas-entre-cada-uma-das-variantes#:~:text=A%20muta%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20processo,adapta%20ao%20ambiente%20para%20sobreviver
PANDEMIAS
(*) NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://youtu.be/Q87c4UBXTpY
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/-92HQA0GcI8
Peste negra
NERDOLOGIA - Filipe Figueiredo
https://youtu.be/Q87c4UBXTpY
Covid-19 - CONEXÃO ESCOLAS - TV escola
https://youtu.be/ykcRUIAaN0Y
Covid-19 (vídeo feito em 2020, na pandemia, os números alteram rapidamente)
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI
02/03/2021 - Revista Continente
As pessoas não têm ideia do que vem pela frente
http://revistacontinente.com.br/edicoes/243/ras-pessoas-nao-tem-ideia-do-que-vem-pela-frenter
Covid longa: quais os sintomas e outras 6 perguntas sobre os efeitos prolongados da doença - 04/04/2022 - BBC news
https://youtu.be/FYy5PIw80Qs
VACINAS
(*) História das vacinas
NERDOLOGIA - Filipe Figueiredo
https://youtu.be/ENttrlq3zmg
The side effects of vaccines - how high is the risk?
Os efeitos colaterais da vacina – o risco é alto?
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/zBkVCpbNnkU
https://sites.google.com/view/sources-vaccines
Programando vacinas RNA
NERDOLOGIA Tech- Átila Iamarino e Paulo Silveira
https://youtu.be/bDOuBb9uDOo
(*) Covid longa: quais os sintomas e outras 6 perguntas sobre os efeitos prolongados da doença
04/04/2022 - BBC news
https://youtu.be/FYy5PIw80Qs
VACINAS -VACCINES - Bibliography
https://sites.google.com/view/sources-vaccines
podcast CORONAVÍRUS e outros temas
https://open.spotify.com/show/6JJrJJ6BVkAGkBQoH80lXJ?si=GU9vMOm6QEKwD1BwtsmVNA&utm_source=whatsapp&nd=1
sons da natureza
https://youtu.be/wFrZXA9Q_PY
https://sounds.bl.uk/Environment/Listen-to-Nature (em inglês)
o que é o SOM?
https://youtu.be/kR5FSlOPrhI
Arnaldo Antunes - o macaco
https://youtu.be/BRemN34BG6I
Nando Reis - o segundo sol
Cássia Eller
https://youtu.be/MLI2QlgjGmA
Cartola - ciência e arte
https://youtu.be/hdIycRvym0Q
Raul Seixas - todo mundo explica
https://youtu.be/OgfEjGLgIhI
Chico Buarque - construção
https://youtu.be/suia_i5dEZc
FOGO líquido – Gilberto Gil
Wlademir Dias-Pino, Logotipo UFMT
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wlademir_Dias-Pino
water | earth | fire | air |
Claude Monet, Ninfas (França, 1920-26)
https://www.claudemonetgallery.org/Water-Lilies27.html
Tarsila do Amaral, vendedor de frutas (SP-1925)
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/educacao/blog-da-educacao/7345-vivencias-o-vendedor-de-frutas-tarsila-do-amaral.html
è Material didático: http://tarsiladoamaral.com.br/material-didatico/
Roberta Simione, por um devir de árvore (MT, 2021)
Monet, França | Tarsila, BR | Rob Simione, MT |
https://www.salvador-dali.org/en/museums/dali-theatre-museum-in-figueres/the-collection/145/enigmatic-elements-in-a-landscape
Cândido Portinari, floresta (SP-1938)
http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/1694
Vitória Basaia, Tartaruga Mundo (MT)
https://sintep2.org.br/sintep/exibir.php?exibir=1&id_l=6485
Dalí, Espanha | Portinari, BR | V. Basaia, MT |
Vincent Van Gogh, sunflowers Arles (Holanda, 1888)
https://www.vangoghmuseum.nl/en/collection/s0031V1962
Beatriz Milhazes, serpentina (RJ-2003)
Clovis Irigaray, índia na biblioteca da Uniselva - UFMT (MT - 1975)
http://culturaufmt.com.br/SalasTematicas/Indigenismo
Van Gogh, Holanda | Milhazes, BR | Irigaray, MT |
René Magritte, música da tempestade (Bélgica, 1937)
https://thisisnthappiness.com/post/170939126574/song-of-the-storm-ren%C3%A9-magritte
Magritte: Coleção colapso climático
https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.10156640127101706&type=3
Manabu Mabe, vento vermelho (SP - 1997)
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=174&evento=1
LEONARDO DA VINCI nasceu em 1452 na Florença, Itália morreu em 1519 em Amboise, França cientista, inventor, engenheiro, médico, escultor, pintor, desenhista, arquiteto, músico, figurinista, gastrônomo e jardineiro, entre outras habilidades de um GÊNIO |
Quadro mais famoso do MUNDO: Monalisa Retrato da Lisa Gherardini, 1514
|
bicicleta | tanque de guerra | projetor |
homo vitruviano 1492 Inspirado no arquiteto Vitruvio - Estudos sobre anatomia -
|
Embora o engenho humano conceba invenções diversificadas, nunca descobrirá invenções mais belas, mais apropriadas ou mais diretas que a natureza, porque no que ela inventa, nada há o que falte ou seja supérfluo. ~ Leonardo da Vinci |
A avaliação ocorrerá por meio das atividades atreladas a cada Unidade Temática, no contexto de seus subtemas e uma autoavaliação. O (a) estudante deverá postar as atividades, por meio da plataforma institucional AVA, preferencialmente no período final de cada unidade. As unidades (I-V) apresentarão duas alternativas.
Escolha uma e capriche nas respostas. Cada atividade será avaliada conforme este guia de estudos, item 1.4., e cada unidade tem uma atividade de avaliação poderá ser revista no decorrer da disciplina.
UNIDADES DE APRENDIZAGEM
Unidades | Nome da Unidade. | Início | Término | Carga Horária | Duração/ Dias | Peso Atribuído |
I | Ensino das Ciências | abril | abril | 12 | 10 | 2 |
II | Água | abril | maio | 16 | 15 | 2 |
III | Terra | maio | junho | 16 | 15 | 2 |
IV | Fogo | junho | julho | 16 | 15 | 2 |
V | Ar | julho | julho | 12 | 20 | 2 |
Unidade 1 (peso 2) – PANDEMIA e o ENSINO DAS CIÊNCIAS
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 19/04/2022
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.
Entregar as respostas das seguintes questões:
Alternativa 1) Descreva brevemente o que são “colapsos climáticos”: o que são gases estufa e quais as principais atividades que liberam estes gases. O Brasil ocupa um dos países que mais tem emissão de gases estufa: qual é a atividade? Comente criticamente sobre os desastres que podem acontecer com este colapso climático.
Alternativa 2) Como você trabalharia, pedagogicamente, com o Tratado de Educação Ambiental na educação básica? Escolha um ciclo, considerando a idade e os contextos, e comente sobre a metodologia da educação ambiental.
https://remtea.blogspot.com/p/tratado-de-ea.html
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 10/05/2022
Estamos vivendo uma enorme crise civilizatória com deterioração humana e não humana, com diversos desastres e colapsos climáticos que ameaçam o futuro. A escassez da água potável já ocorre sobre a Terra, causando doenças, desertificação e mortes. Um copo de água, no futuro, será o grande mercado na arena de disputas
TRAGÉDIA EM PETRÓPOLIS
https://www.youtube.com/watch?v=m_iZpBptcFo
Alternativa 1) Considerando essa reportagem e o material de apoio, faça um vídeo, uma apresentação em power point ou uma exposição de fotos (ou desenhos) que contenham ideias para fortalecer as políticas da proteção das águas. Como a educação poderá auxiliar? Ao final, anexe ao vídeo ou às fotos um texto sobre o processo de construção da sua atividade.
Alternativa 2) Liste algumas atividades rotineiras de uma casa com no uso da água e comete-as. Quais atividades dependem da água (ex.: cozinha)? O que acontecerá se acabar a água da torneira? Quem sofrerá mais? Quem será a pessoa mais responsabilizada pelo acesso da água, considerando a atual sociedade misógina? Como mudar a sociedade machista?
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 07/06/2022
A exaustão da Terra deu mostras terríveis em fevereiro, quando as casas de Petrópolis vieram abaixo num evento intitulado “deslizamento de massa seca”. Outros locais do mundo inteiro também sofrem este fenômeno, alguns com a tecnologia mais avançada em rapidamente “tampar estes buracos”. Escolha uma das atividades para atividade de avaliação:
Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-02/tragedia-em-petropolis-e-maior-da-historia-da-cidade
Poder 360
https://www.poder360.com.br/brasil/entenda-por-que-petropolis-viveu-pior-tragedia-de-sua-historia/
Alternativa 1) A agricultura é a principal atividade de alimentação humana, mas muitos especialistas afirmam que não são necessárias as vastas extensões do agronegócio. Faça uma pequena revisão literária sobre a agroecologia e a importância da agricultura familiar.
Alternativa 2) Escolha um filme de ficção científica, de sua livre preferência, que expresse o final das condições de vida na Terra. Por que isso aconteceu? Como vivem as pessoas? O acesso à água é fácil? É possível arar a terra à agricultura? Existem muitos animais? Quais? Como são as casas? O abismo socioeconômico persiste? Quem está no poder? Faça uma resenha crítica do filme com as principais características científicas do filme
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 05/07/2022
O aumento da temperatura global é a maior ameaça à vida planetária e o ano 2020 foi considerado um dos anos mais quentes dos últimos 100 anos. O aumento do calor deve-se à emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE): Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases carbono, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC)
Alternativa 1) Qual é a principal causa da queimada em Mato Grosso? Por que este problema persiste ao longo do tempo, mesmo com tantas tecnologias avançadas? Como trabalhar o combate às queimadas (urbanas ou do campo) na educação básica? Escolha um ciclo da educação básica e faça uma proposta pedagógica sobre o combate à queimada.
Alternativa 2) A ciência comprovou que houve um aumento de 1,5 ºC na temperatura do mundo. Esta queima global matará muitas espécies vivas, afetará a fecundidade do solo, derreterá gelos e aumentará o nível do mar. Faça uma breve síntese sobre o aumento da temperatura global em consequência da emissão dos GEE.
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 20/07/2022
O ar é o elemento presente em todos os demais, e ironicamente é o símbolo das crises climáticas, pelo ícone dos tornados, tufões ou ciclones. Os fenômenos que não existiam no Brasil começam a surgir com frequência, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Alternativa 1)· ciclone
· ciclone bomba
· ciclone tropical
· ciclone extratropical
· ciclone subtropical
· anticiclone
Alternativa 2)
“Poluição é sinônimo de progresso”.
IMPORTANTE: O que é uma redação?
https://www.mundovestibular.com.br/articles/15861/1/como-fazer-uma-redacao/
AVALIANDO...
1) Autoavaliação: Individualmente escrever sobre o seu percurso na disciplina, os caminhos percorridos e atribuir uma nota de 0 à 10.
2) Avaliação da disciplina: Atribua um valor de zero a dez, nos itens abaixo:
Que bom (Pontos positivos):
Comente sobre o que mais gostou.
Que pena (Pontos frágeis):
Comente sobre o que menos gostou.
3) Propostas
Deixe uma ou mais sugestões à disciplina, à professora e às estagiárias.
Colapso Climático e o Ensino das Ciências
Data | conteúdo | atividade |
04-05/04 | Caracterizações gerais e Apresentação | Síncrona: Michèle, Aleth e Lohaine |
11-12/04 | Colapso Climático e a importância do ensino das ciências | Síncrona: Michèle Sato |
19/04 | Atividade Avaliativa | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
| ||
25/04 | ÁGUA – Cineclube e debate com Turma A | Presencial |
02/05 | ÁGUA – | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
09/05 | ÁGUA – Cineclube e debate com Turma B | Presencial |
16/05 | ÁGUA – Atividade Avaliativa | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
| ||
23/05 | TERRA – Artes e Ciências | Síncrona: Aleth e Michèle |
30/05 | TERRA – Exaustão da Terra | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
06/06 | TERRA– Cinema e Ciência | Síncrona: Lohaine e Michèle |
13/06 | TERRA – Atividade Avaliativa | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
20/06 | FOGO – Pandemia e temperaturas globais | Síncrona: Michèle Sato |
27/06 | FOGO – Queimadas, aquecimento global, desastres | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
04/07 | FOGO – Oficina | Síncrona: Aleth e Lohaine |
11/07 18/07 Data a Definir | FOGO – Atividade Avaliativa AR - Tornados, tufões e ciclones AR - Recapitulação da disciplina | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender Ler, ver, ouvir, sentir, aprender Síncrona: Michèle, Aleth e Lohaine |
Data a Definir | AR –Avaliação da disciplina e Autoavaliação | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
Esta gravura , pintada entre o período de 1820-31, na época do Shogunato (ou Xogunato) e samurais do Japão. Ela retrata o terremoto no Pacífico e o Tsunami (grande onda), bastante comuns no "anel do fogo" dos mares do Oceano Pacífico. Acredita-se que tenha sido a figura mais reproduzida pela técnica da xilogravura.
Hoje ela é metáfora de um fenômeno ou caso dramático, com poder de derrubar, ou causar estrondos múltiplos.
Contudo, inúmeras catástofes climáticas que já acontecem pelo mundo e pelo Brasil ameaçam o planeta e nossa existência. É responsabilidade dos professores estudarem os assuntos e abordar o colapso climático em sala de aula, independente da especifidade de cada disciplina, já que toda área do saber consegue contribuir à construção científica importante na formação humana.
https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/moda/50-mil-pe%C3%A7as-lego-foram-utilizadas-para-montar-a-grande-onda-de-kanagawa/ar-BB1dGGCv
https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Arte/noticia/2020/09/artista-pinta-quadro-com-oleo-das-praias-do-nordeste-para-marcar-1-ano-do-crime-ambiental.html
No comments:
Post a Comment