Déborah Moreira
Giselly Gomes
No dia 17 de setembro de 2015, chegamos na Escola
Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda na comunidade quilombola de Mata
Cavalo às 14h, para dar continuidade ao processo formativo em Escolas Sustentáveis organizado pelo
GPEA em parceria com o WWF.
Na perspectiva de tratar sobre “Com-vidas e experiências de Escolas
Sustentáveis em MT”, a Professora Giselly
Gomes (GPEA/SEDUC), apresentou um breve histórico sobre as políticas públicas
em educação ambiental no estado de Mato Grosso, destacando a relevância da
parceria entre a Seduc e o GPEA ao longo de mais de dez anos. Nesta
contextualização, foi evidenciado que as políticas públicas em educação
ambiental escolarizada implementadas pela Seduc coadunam com as políticas de
educação ambiental instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Ministério
do Meio Ambiente (MMA), órgãos gestores da Política Nacional de Educação Ambiental.
Fotos: Arquivo GPEA, 2015
Como tática para a sensibilização da comunidade
escolar quanto a importância dos Espaços Educadores Sustentáveis enquanto
formas de enfrentar os problemas socioambientais, optou-se por abordar sobre as
experiências que as escolas que vivenciam a transição para a sustentabilidade
podem desenvolver, e o quanto todo este processo torna-se mais dinâmico e
fortalece a escola quando se institui as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade
de Vida Escolar (Com-Vidas). E, especialmente tratando-se da implementação do
Programa Nacional Escolas Sustentáveis (em construção), foi apresentado um
cardápio de ecotécnicas que podem ser construídas pelas escolas, na perspectiva
de transformá-las em um Espaço Educador Sustentável.
Em Mato Grosso, destacou-se as experiências de duas
escolas do campo: Escola Estadual 12 de outubro, localizada no P.A. Nova
Esperança, em Cáceres-MT; e a Escola Estadual Profª Maria Silvino Peixoto de
Moura, em São Pedro de Joselândia, Barão de Melgaço-MT. Enquanto a primeira nos
revela as fortalezas e os desafios no processo de captação de água de chuva, o
que a destaca como pioneira na implantação de Cisternas, a outra apresenta 04
experiências de Construção de Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC),
sob coordenação do GPEA.
Ao longo de toda cada apresentação, buscou-se
destacar aos 44 participantes (estudantes, professores e representantes da
comunidade) a importância do papel da Coordenação Pedagógica neste processo em
que a escola transita para a implementação da sustentabilidade, de modo que
apoiar o público infantojuvenil para a constituição da Com-Vida, é fundamental para
o fortalecimento do trabalho da Coordenação, bem como o sucesso no
desenvolvimento dos projetos e a permanência deste protagonismo na escola.
Porém, neste dia não foi possível abordar sobre as
Com-Vidas conforme planejado, pois, a escola estava com a bomba d´água quebrada
e, portanto, a falta de água comprometeu a boa participação dos envolvidos, sendo necessário a
finalização das atividades antes do horário previsto. Entretanto, ficou
acordado que retornaríamos à escola para retomarmos o assunto Com-Vidas.
No comments:
Post a Comment