Saturday 18 April 2020

Livro de professores da UFMT discute pandemia sob óticas ambiental e sociológica

https://www.pnbonline.com.br/geral/livro-de-professores-da-ufmt-discute-pandemia-sob-a-ticas-ambiental-e-sociola-gica/65287

GeralSábado, 18 de Abril de 2020, 10h:57 | - A | + A
GIF89a ����!� , D ;
CADERNO DA BALBÚRDIA

Livro de professores da UFMT discute pandemia sob óticas ambiental e sociológica

Publicação traz contribuições de povos indígenas, reflexões sobre sustentabilidade e críticas ao Capitalismo.

Safira Campos
Da redação
Divulgação
livro.png

Em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) acaba de publicar o livro ‘Vírus: simulacro da vida?’, de autoria dos professores e pesquisadores Michèle Sato, Déborah M. Santos e Celso Sánchez. A publicação traz discussões sobre a pandemia do novo coronavírus sob as óticas ambiental, sociológica, política e artística. 

“Preocupados com a pandemia, sobretudo porque há muito desconhecimento da causa, resolvemos criar nosso caderno de balbúrdia. Além do vigor de vírus e morcegos, deixamos nosso olhar político sobre o mundo e adicionamos alguns sonhos ao amanhã pelas mãos da educação ambiental”, informa a mensagem divulgada pelos autores. 

O livro levanta questões sobre a natureza e funcionamento dos vírus e a relação entre o morcego ferradura e o novo coronavírus que se espalhou pelo mundo. Para além disso, a publicação discute a crise global de saúde sob a perspectiva sociológica e cultural de povos indígenas, como os Huni Kuin, do estado do Acre. 

“A antropóloga Els Lagrou (2020), narra maravilhosamente bem sobre a história dos morcegos na tribo Huni Kuin do Acre. Este povo acredita que os humanos adoecem porque ingerimos outros seres, e a natureza lança uma espécie de feitiço “nisun”, que resulta em doenças e mortes. As pandemias não são causadas por vírus ou morcegos, senão pela própria humanidade que maltrata a floresta, desmata, queima e causa fissuras que possibilitam que as espécies fujam e disseminem doenças ao mundo inteiro”, traz um trecho da obra. 

Também são tema de discussão isolamento social, sustentabilidade, ética, civilidade e Capitalismo. Com a ajuda de reflexões de pensadores renomados, os autores trazem suas próprias considerações sobre o atual sistema econômico mundial e suas consequências para os mais pobres durante períodos de emergência global como o atual. 

A obra está disponível para download gratuito na página Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte da UFMT (GPEA). Além do grupo, a publicação contou com a colaboração do Movimento SEJA VIVO (Rio de Janeiro), Projeto Água na Peneira do Programa UFMT com a Corda Toda e Projeto Educação Ambiental desde elSur (Unirio). 

No comments: