Thursday 31 March 2016

ELEIÇÃO UFMT

03.04.2016 | 03h00
Tamanho do texto A- A+

Os desafios da UFMT

O próximo reitor deverá ter profundas vivências no âmbito local e simultaneamente internacional, articulando saberes



Fortes esperanças foram depositadas para este século 21, com propostas de agendas, guinadas conceituais, vivências exitosas ou a busca da luz do fim do túnel, já que para muitos havíamos atingido o fundo do poço com o esgotamento dos paradigmas da Modernidade.

Contudo, continuamos vivendo um período conturbado, com discórdias entre judeus e palestinos, desacordos na Síria, ou conflitos na Grécia, entre outros dilemas internacionais.

Mesmo com o florescer da primavera árabe, Paris foi tida como a “capital do mundo”, desfilando negligência na política de migração. Privilegiou-se a colonização e o controle sobre os países vulneráveis, com horrores que pareciam ser inevitáveis.

Neste momento de esgotamento dos paradigmas e de catástrofes socioambientais na humanidade, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não é uma ilha isolada de um continente em crise, mas recebe, e também emite, os reflexos da civilização e da barbárie


O contexto da liberdade de expressão dividiu as opiniões e muitos argumentaram “Je ne suis pas Charlie”, em protesto à política de migração da Europa, e não somente na França.

De golpe em golpe, assistimos recentemente cerca de duas milhões de pessoas nas ruas brasileiras (março 2016), que sob a metáfora da corrupção, reivindicavam a “ordem e o progresso” na tutela do militarismo.

Não se pode negar a força do movimento, ainda que seja bastante difícil compreendê-la, muito menos defendê-la.

Neste mesmo período, testemunhamos o pior prejuízo socioambiental no cenário brasileiro, quando a barragem da Samarco arrebentou não só os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, mas todas as bordas e não-bordas de um dramático dilema socioambiental sem fronteiras.

Neste momento de esgotamento dos paradigmas e de catástrofes socioambientais na humanidade, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não é uma ilha isolada de um continente em crise, mas recebe, e também emite, os reflexos da civilização e da barbárie.

A fase atual é demarcada pela política eleitoral que vai decidir os rumos da governança num período de quatro anos.

O próximo reitor deverá ter profundas vivências no âmbito local e simultaneamente internacional, articulando saberes, conjugando cenários que consigam traduzir as necessidades locais de uma universidade frente aos desafios do século.

De graduação, pós-graduação, docência, vivência comunitária e investigação científica, a academia deve romper com o binarismo do “ou isso ou aquilo”, ousando a sensata política de uma universidade capaz de produzir saberes, mas que também consiga respeitar a existência de outros saberes.

O cartesianismo orienta a dualidade, mas é inegável que o papel da universidade é “isso e também aquilo”, da produção das ciências com qualidade, que consiga promover a inclusão social.

Da pesquisa ética que considere as lutas sociais, da docência engajada que não fuja da realidade, mas, sobremaneira, que acate um currículo diversificado e fenomenológico.

É necessário desenhar uma política de inclusão social que não se limite aos projetos do governo federal, mas que também crie e recrie as políticas de inclusão dos grupos vulneráveis.

E também é preciso incentivar os projetos da educação popular, das vivências de extensão e das conexões com os movimentos sociais no exterior da UFMT.

Necessitamos de reflexão acadêmica, que consiga subsidiar nossos pensamentos, ações e sensações. Não se trata de remeter ao positivismo e a resolução de problemas, mas essencialmente de compreender o momento que nos absorve.

E para isso, é preciso romper com a falsa dualidade entre as ciências e a justiça social, assumindo que nenhum sujeito é neutro à construção de uma universidade tecida em múltiplas dimensões.

Portanto, meu voto pertence à CHAPA 2, com Paulo Teixeira e Sérgio Allemand, porque conseguem responder aos desafios de uma era, e é vital compreender o que estamos vivenciando, refletindo as ações de mudanças para que a ética consiga ser vitoriosa sobre os destinos da vida por meio de um esperançoso devir.

MICHÈLE SATO é doutora em Ciências, com dois estágios de pós-doutorado em educação no Canadá e na Espanha. É professora efetiva do Instituto de Educação da UFMT desde 1995.


CHAPA 2!

Com Paulo Teixeira e Sergio Allemand
*

No comments: