Thursday, 17 March 2022

pedagogia

 




Apolo 11 - NASA
 "A Terra é Azul" [Yuri Gagarin]


METODOLOGIA DE CIÊNCIAS NATURAIS
Terceiro Ano – Pedagogia (Matutino e Vespertino) -- 2021
Professora: Michèle Sato
Estágio docente: Tatiani Nardi e Priscilla Amorim
Assistência: Déborah Santos e Jakeline Fachin

PARA DOWNLOAD:

Um Ensaio Sobre Perguntas e Respostas: Arte e Ciência
Gabriel Faria. | Quebrando a Caixa


UNIDADES
Unidade I – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA (EC)
Unidade II - ÁGUA
Unidade III – TERRA
Unidade IV – FOGO
Unidade V – AR

Para cada unidade (orientações gerais):
* Para ler (textos)
* Para ver (vídeos, filmes)
* Para ouvir (músicas)
* Para sentir (pinturas)
* Para pedagogizar (reflexões científicas)


ALGUMAS AULAS SÍNCRONAS
1. Ciência com consciênciaMichèle Sato

2.  Ensinar ciências na época do negacionismo, Jakeline Fachin

3. Percepção ambiental nos desenhos de crianças migrantes da Venezuela, Tatiani Nardi

4. Clima e Pandemia, Michèle Sato


1. PARA LER: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
           Kelly Polling: the Savannah library (STREET ART) -- TEXTO

1.1. BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA
CIÊNCIAS
VILELA, Mariana; SELLES, Sandra. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. Acesso em 02/02/2021 [DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722].
[download

ÁGUA
AMORIM, Priscilla. Latas d’água nas cabeças: percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo. Cuiabá: 2017, 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
Palavras-chave: 1. Educação ambiental 2. Água 3. Quilombola 4. Mata Cavalo
[download


TERRA
OROZCO-MARÍN, Yonier Alexander. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 12(2), 173-185, 2017. Acesso em 02/02/2021 [https://doi.org/10.14483/23464712.11599].
https://www.researchgate.net/publication/321762042_O_ensino_da_biodiversidade_tendencias_e_desafios_nas_experiencias_pedagogicas

[download]

FOGO
MINDLIN, Betty. O fogo e as chamas dos mitos. Estudos Avançados 16 (44), p. 149-169, 2002. Acesso em 02/02/2021 [https://www.scielo.br/pdf/ea/v16n44/v16n44a09.pdf]
https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000100009

[download]

AR
SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Cuiabá: GPEA-UFMT & Rio de Janeiro: GEASur-UNIRIO, 2020.
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pandemia.html
[download]

O livro "VÍRUS: simulacro da vida" foi traduzido em libras 
e está disponível no Youtube.
Tradução da Professora ETIENE
Universidade Federal do Estado do RJ - UNIRIO


- controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido

NERDOLOGIA
https://www.blogs.unicamp.br/rainha/bibliografia-do-nerdologia/
Canal youtube - https://www.youtube.com/channel/UClu474HMt895mVxZdlIHXEA


EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS - CANAL YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCkXk_EFDfIQfRWj7yILXYIg

COLAPSO CLIMÁTICO
CENEAM-ESPANHA - diversas fontes


CIÊNCIA E ARTE: ambas criadoras e inspiradoras.

 

Gustave Klimt: o beijo, 1907

No período em que a pintura "O BEIJO" foi criada, Karl Landsteiner (Áustria) realizava seus experimentos com plaquetas de grupos sanguíneos e Klimt foi convidado para fazer pinturas científicas.

Na obra, se observarmos os círculos do vestido, veremos as semelhanças com as placas de Petri.

fonte: A New Way of Seeing: The History of Art in 57 Works
por Kelly Grovier

 


2. PARA VER: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
(*) o asterisco expressa forte recomendação
      Fernando Gregory: Cinema -- CINEMA-VÍDEO

2.1. TERRA
terra 1 - Sistema Solar – Discovery na escola
Rupert Evans – parte 1
https://youtu.be/J-p5ZO_8PM0

(*) terra 2 - Origem da vida
NERDOLOGIA ENSINA 01 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/ugAuIP23IPQ
[download] GPEA

terra 3 - Como surgiram as plantas
NERDOLOGIA ENSINA 03 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/b9sfQZrK8jQ

(*) terra 4 -  The human era – A ERA DO HUMANO: ANTROPOCENO
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/CWu29PRCUvQ
[download] GPEA

terra 5 - Como surgiu o sexo
NERDOLOGIA ENSINA 05 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/KRdFCVUkM9s

terra 6 - What is intelligence – O QUE É INTELIGÊNCIA?
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/ck4RGeoHFko


(*) terra 7 - Terremotos atingem mais de 40 cidades da Bahia
SBT Brasil (31/08/20)
https://youtu.be/jjksTN2f8us
[download] GPEA

terra 8 - Terremoto de Valdivia: como foi o tremor de maior magnitude da história
BBC Brasil
https://youtu.be/pSupTXlVGHk

terra 02/04/2021
Exposição em Manaus reúne animais que viveram na Amazônia há milhões de anos

Explicando a morte das abelhas
KURZGESAGT [leia: karguezath]


2.2. FOGO
fogo 1 - ABC da astronomia - SOL
TV escola
https://youtu.be/ZEiJLhtkfGM

fogo 2 - Uma explosão de energia
NERDOLOGIA ENSINA 02 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/dng9KJr41JY

(*) fogo 3 - Queimadas no Brasil
NERDOLOGIA -- Átila Iamarino
https://youtu.be/WxGwXKENdB8
[download] GPEA

(*) fogo 3A - queimada na Amazônia
[download]

(*) fogo 3B -  queimada no Pantanal
[download]

(*) fogo 4 - Peixes agonizam com fenômeno 'decoada', que atinge rios do Pantanal de MS
G1 – MS 15/02/2021
https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/02/15/peixes-agonizam-com-fenomeno-decoada-que-atinge-rios-do-pantanal-de-ms.ghtml
[download] GPEA

fogo 5 - Planeta feroz - vulcões
Discovery Brasil
https://youtu.be/xibIFSMPeV8

(*) fogo 6 - Genetic engineering – engenharia genética
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/jAhjPd4uNFY

fogo 7 - Ciberataques | Nerdologia Tech
NERDOLOGIA -- Átila Iamarino e Guilherme Silveira


2.3. ÁGUA
(*) água 1 - Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo
BBC Brasil
https://youtu.be/AXRil-qaAw4
[download] GPEA


água 2 - Uso Racional da água
Agência Nacional das Águas – ANA
https://youtu.be/JtshF-n-mis

água 31 - O degelo dos glaciares aumenta e ameaça Portugal
Euronews
https://youtu.be/4hQJZ_A8pcA

(*) água 4 - Morsas lutam para proteger seus filhotes
Discovery Brasil
https://youtu.be/Cal6ewlTA-s
[download] GPEA


água 5 - Tsunami no Japão (março/2011)
Miyako City Hall (prefeitura de Miyako)
https://youtu.be/41VgOZb-9aY

(*) água 6 - Ciclone provoca ondas gigantes no Rio Grande do Sul (fevereiro-2021)
Ciência e clima
https://youtu.be/3Ae5vNmlEOc
[download] GPEA


água 7 -Cachoeira de Fumaça
Manual do Mundo
https://youtu.be/f25UtYl9AG4

(*) água 8 - Múltiplos ciclones no leste do RS
MetSul Meteorologia
https://metsul.com/multiplos-tornados-no-leste-gaucho/
https://youtu.be/gIg1TJ66pXo


Arctic Sea Ice Melting (1984 - 2020)
Timelapse Video [sem palavras]


2.4. AR
ar 1 - Geografia e sistema solar
Professor Silvester
https://youtu.be/EKps4ny0Oz8

ar 2 - Climate change – Mudança climática
https://youtu.be/wbR-5mHI6bo

(*) ar 3 - Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 01 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/nNV6wrxbeKg
[download] GPEA


(*) ar 4 - Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 02 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/74UArY61TC8
[download] GPEA


AULA 3
[download] GPEA

(**) ar 5 - Coronavírus
KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://youtu.be/BtN-goy9VOY

(*) ar 6 - Covid-19 (vídeo feito em 2020, na pandemia, os números alteram rapidamente)
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI

ar 7 - COVID-19
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/-92HQA0GcI8


ar 8 - Covid-19 - CONEXÃO ESCOLAS
TV escola
https://youtu.be/ykcRUIAaN0Y

ar 9 - Exclusivo: OMS encontra sinais de surto mais amplo em Wuhan em 2019
CNN 15/02/2021
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/14/exclusivo-da-cnn-oms-encontra-sinais-de-surto-mais-amplo-em-wuhan-em-2019

(*) ar 10 - Pandemias
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://youtu.be/Q87c4UBXTpY

ar 11 - Peste negra
NERDOLOGIA - Filipe Figueiredo
https://youtu.be/Q87c4UBXTpY

(**) ar 12 - História das vacinas
NERDOLOGIA - Filipe Figueiredo
https://youtu.be/ENttrlq3zmg
[download] GPEA


ar 13 - Programando vacinas RNA
NERDOLOGIA Tech- Átila Iamarino e Paulo Silveira
https://youtu.be/bDOuBb9uDOo

ar 13A - DNA [download]

ar 14 - The side effects of vaccines - how high is the risk?
Os efeitos colaterais da vacina – o risco é alto?
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/zBkVCpbNnkU
https://sites.google.com/view/sources-vaccines

ar 15 - formação de ciclone
[download] GPEA

(*) O emocionante discurso de Greta Thunberg 
Mais sobre o colapso climático no site REMTEA
e Coalizão pelo Clima em MT


3. PARA OUVIR: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
       CARYBÉ: Roda de samba -- SOM


músicas brasileiras relacionadas com ciências

GERAL
Cartola - ciência e arte
https://youtu.be/qS_qHkAO-hY

Raul - Todo mundo explica

EVOLUÇÃO
Arnaldo Antunes - o macaco

ASTRONOMIA
Cássia Eller - Segundo sol

TECNOLOGIA
Gilberto Gil - pela internet

ciência e música


Planeta ÁGUA- Guilherme Arantes
https://youtu.be/oPwnAq2xMUg

Águas de março – Tom Jobim e Elis Regina

TERRA – Caetano Veloso

Cio da terra – Chico Buarque e Milton Nascimento

FOGO líquido – Gilberto Gil 

Monte Castelo – Legião Urbana
AR Vinícius de Moraes

Vento de maio – Flávio Venturini


4. PARA SENTIR: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
Visitando os sites nos links, as imagens surgirão em maior escala e melhor resolução!

Gildásio Jardim -- SENTIR


4.1. Ciências naturais e matemática
Wlademir Dias-Pino, Logotipo UFMT
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wlademir_Dias-Pino


water

earth

fire

air

Mauritis Escher - 4 elementos (1952)
https://www.christies.com/en/lot/lot-5308412
  

Dalí, Espanha
Portinari, BR
V. Basaia, MT


Magritte, BélgicaMabe, BRCris Soares, MT



5. PARA PEDAGOGIZAR: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
     Ale Senso: Interplay Anatomy' in Milan, Italy -- PEDAGOGIZAR

Mulheres cientistas da história
NERDOLOGIA -- Filipe Figueiredo
https://youtu.be/WWvIQJg4SCM

Jogos digitais -- TV Escola
Danilo Sande e Deise Vilas Boas
https://youtu.be/FOehtgy5quk

28 ideias incríveis -- Ideias incríveis
https://youtu.be/f25UtYl9AG4

Material sobre a Covid-19
Fiocruz
https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download

Folha informativa COVID-19
Organização pan-americana de saúde (OPAS)
https://www.paho.org/pt/covid19


* * *
TRIBUTO AO GÊNIO

LEONARDO DA VINCI
nasceu em 1452 na Florença, Itália
morreu em 1519 em Amboise, França

cientista, inventor, engenheiro, médico, escultor, pintor, desenhista, arquiteto, músico, figurinista, gastrônomo e jardineiro, entre outras habilidades de um GÊNIO

 



Quadro mais famoso do MUNDO:
Monalisa
Retrato da Lisa Gherardini, 1514

 

 

A última ceia, 1490

INVENTOS

bicicletatanque de guerraprojetor




homo vitruviano 1492

Inspirado no arquiteto Vitruvio
- Estudos sobre anatomia -

 



Embora o engenho humano conceba invenções diversificadas, nunca descobrirá invenções mais belas, mais apropriadas ou mais diretas que a natureza, porque no que ela inventa, nada há o que falte ou seja supérfluo.

~ Leonardo da Vinci

*
*
AVALIAÇÃO
Foto: Michèle Sato

A avaliação ocorrerá por meio das atividades atreladas a cada Unidade Temática, no contexto de seus subtemas. O (a) estudante deverá postar as atividades, por meio da plataforma institucional, no período previsto (semana que finaliza a unidade temática).

Cada atividade será avaliada conforme este guia de estudos, e cada unidade tem uma atividade de avaliação:

DEFINIÇÃO DAS UNIDADES DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

Unidades

Nome da Unidade.

Início

Término

Carga Horária

Duração/

Dias

Peso Atribuído

I

Educação científica

fevereiro

fevereiro

10

10

1

II

Terra

março

março

15

15

2

III

Água

março

abril

15

15

2

IV

Fogo

abril

abril

15

15

2

V

Ar

maio

maio

20

20

3


Unidade 1 (peso 1) – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 25/02/2021
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.

Entregar, por escrito, um PLANO DE AULA de uma experiência de ciências que seja possível ser realizada na logística de uma escola pública de Cuiabá, sem se esquecer das informações:
· Título da experiência
· Objetivos
· Materiais
· Procedimentos
· Possível ciclo que a experiência possa ser aplicada
Joan Miró


Unidade 2 (peso 2) – TERRA
PRAZO DE ENTREGA  (nas proximidades da finalização da unidade): 18/03/2021
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.

OROZCO-MARÍN, Yonier Alexander. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 12(2), 173-185, 2017. Acesso em 02/02/2021 [https://doi.org/10.14483/23464712.11599].
https://www.researchgate.net/publication/321762042_O_ensino_da_biodiversidade_tendencias_e_desafios_nas_experiencias_pedagogicas

[download]

Considerando este texto, faça uma resenha crítica, apontando os pontos que mais gostou, mas também o que menos gostou. Justifique suas escolhas.

BBC: earth


Unidade 3 (peso 2) – ÁGUA
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 08/04/2021
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.

Estamos vivendo uma enorme crise civilizatória com deterioração humana e não humana, com diversos desastres e colapsos climáticos que ameaçam o futuro. A escassez da água potável já ocorre sobre a Terra, causando doenças, desertificação e mortes. Um copo de água, no futuro, será o grande mercado na arena de disputas.

Escreva uma redação que contenha proposições para fortalecer as políticas da proteção das águas. Não se esqueça comentar sobre a importância da educação ambiental e da escola pública. Use e abuse dos textos recomendados, além, de vídeos, notícias e demais sentidos da aprendizagem.
BBC: water



Unidade 4 (peso 2) – FOGO
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 29/04/2021
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.

MITO não é mentira. Etimologicamente um mito é uma história fantástica. É a filosofia antiga, que as pessoas contavam para tentar compreender os fenômenos do mundo, sejam naturais, ou do caráter humano. Faça apenas 1 atividade, escolhendo uma das duas opções abaixo:

ALTERNATIVA 1:
Escolha uma narrativa mitológica, brasileira ou estrangeira, que envolva o fogo (NÃO pode ser o Curupira). Descreva o ser mítico com suas principais características. Em qual região é mais comum? Qual é a mensagem do mito? Justifique de que maneira a narrativa estabelece relação com as ciências.
BBC: fire

OU
ALTERNATIVA 2: resenha da série com justificativa das relações dos mitos com a natureza.
CIDADE INVISÍVEL - 2021
Direção: Carlos Saldanha
Atuação principal de Marco Pigossi e Alessandra Negrini
https://www.netflix.com/search?q=cidades%20invis&jbv=80217517

Para saber mais:
http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-157467/

RECOMENDAÇÕES DE LEITURA
Quais são os principais deuses e deusas da mitologia brasileira?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-principais-deuses-da-mitologia-indigena-brasileira/

Folclore brasileiro
https://www.todamateria.com.br/folclore-brasileiro/

Imagens de figuras mitológicas brasileiras
https://br.pinterest.com/rbetaum/mitologia-brasileira/

curupira por André Koehne

Unidade 5 (peso 3) – AR
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 27/05/2021
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.
BBC: air

Realizar uma pequena pesquisa exploratória com amigos e familiares, sobre a percepção sobre o clima no cotidiano da vida. Os passos da pesquisinha podem ser:
1. Elaborar 2 ou 3 perguntas (abaixo são apenas sugestão de perguntas):
  • A) O que a água representa para você?
  • B) Por que considera que ela seja importante?
  • C) Acredita que ela seja infinita?
Você pode gravar as entrevistas no seu celular (áudio), ou somente anotar enquanto faz a entrevista.

2. Dê detalhes sobre as pessoas entrevistadas, como foi realizada a entrevista, como foi registrada as respostas. Não use nomes verdadeiros, mas pergunte se pode usar algum apelido ou nome fictício.

3. Interprete os resultados das respostas ao lume dos textos indicados na disciplina, inclusive explore melhor o blog GPEA, que possui várias teses e dissertações sobre as percepções climáticas - https://gpeaufmt.blogspot.com

4. Seus argumentos serão mais sofisticados e robustos se conseguir ler as publicações e conseguir dialogar entre a teoria e a prática. Uma boa ciência se faz com bons argumentos!

Torrie Smiley - water

*
*
PROGRAMA 2021
Semestre II – 3º. Anos Pedagogia
11/02/2021 -- 31/05/2021
Toda quinta: manhã (8:30h) e tarde (14:30h)

EC = educação científica

Data

conteúdo

atividade

11/02

EC – Caracterizações gerais

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

18/02

EC – Apresentação geral da disciplina

Síncrona: Michèle, Tatiani e Priscilla

25/02

EC – História da educação científica

Déborah e Jakeline *

 

04/03

TERRA – Sistema solar e origem da Terra

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

11/03

TERRA – Pesquisa com crianças migrantes

Síncrona: Tatiani e Michèle

18/03

TERRA – Biodiversidade

Atividade de avaliação, Terra

25/03

ÁGUA – tsunami, enchentes, mortes de rios, escassez

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

 

01/04

ÁGUA – Pesquisa em Mata Cavalo

Síncrona:  Priscilla e Michèle

08/04

ÁGUA – Redação sobre a escassez da água

Atividade de avaliação, Água

15/04

FOGO – Sistema solar, energia e universo

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

22/04

FOGO – Queima, aquecimento global, desastres

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

29/04

FOGO – síntese do filme ou mitologia

Atividade de avaliação, Fogo


06/05

AR – Colapso climático e pandemia

Síncrona: Michèle

13/05

AR – Ciclones, tufão, furacão, ventania

Ler, ver, ouvir, sentir, aprender

20/05

AR – recapitulação da disciplina

Síncrona: Michèle, Priscilla e Tatiani

27/05

AR – pesquisa exploratória

Atividade de avaliação, Ar


Michèle – michelesato@gmail.com
Priscilla - priscillaamorim.pma@gmail.com
Tatiani - tatianicnardi@gmail.com

* A CONFIRMAR

Cuiabá, 09 de fevereiro de 2021.
*

Hokusai: a grande onda 

Esta gravura , pintada entre o período de 1820-31, na época do Shogunato (ou Xogunato) e samurais do Japão. Ela retrata o terremoto no Pacífico e o Tsunami (grande onda), bastante comuns no "anel do fogo" dos mares do Oceano Pacífico. Acredita-se que tenha sido a figura mais reproduzida pela técnica da xilogravura

Hoje ela é metáfora de um fenômeno ou caso dramático, com poder de derrubar, ou causar estrondos múltiplos.

Contudo, inúmeras catástofes climáticas que já acontecem pelo mundo e pelo Brasil ameaçam o planeta e nossa existência. É responsabilidade dos professores estudarem os assuntos e abordar o colapso climático em sala de aula, independente da especifidade de cada disciplina, já que toda área do saber consegue contribuir à construção científica importante na formação humana.

PARA SABER MAIS
Gravura mais reproduzida (xilogravura)


História da arte da Grande Onda
*
NOTÍCIAS
CLIMA  
tempestade
01/03/2021 - Jornal do Estado de MG

Pantanal
01/03/2021 - Terra
Sem chuva, Pantanal teme nova catástrofe ambiental
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sem-chuva-pantanal-teme-nova-catastrofe-ambiental,901d59e8040e5fe8f1808917214d39c127o8b1s0.html

Litoral de SP - Peruíbe
https://youtu.be/z2nLsotn_RY

PANDEMIA
02/03/2021 - Revista Continente
As pessoas não têm ideia do que vem pela frente

COSMOLOGIA
01/03/2021 - Destiny
Kepler Telescope found new planet better than Earth
Telescópio Kepler encontrou planeta "1649c", bastante parecido com a Terra, com água em abundância e ainda está em estudos e observações.



*

No comments: