Terceiro Ano – Pedagogia (Matutino e Vespertino) -- 2021
Professora: Michèle Sato
Estágio docente: Tatiani Nardi e Priscilla Amorim
Assistência: Déborah Santos e Jakeline Fachin
UNIDADES
Unidade I – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA (EC)
Unidade II - ÁGUA
Unidade III – TERRA
Unidade IV – FOGO
Unidade V – AR
Para cada unidade (orientações gerais):
* Para ler (textos)
* Para ver (vídeos, filmes)
* Para ouvir (músicas)
* Para sentir (pinturas)
* Para pedagogizar (reflexões científicas)
1. Ciência com consciência, Michèle Sato
CIÊNCIAS
VILELA, Mariana; SELLES, Sandra. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. Acesso em 02/02/2021 [DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722].
[download]
AMORIM, Priscilla. Latas d’água nas cabeças: percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo. Cuiabá: 2017, 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.
Palavras-chave: 1. Educação ambiental 2. Água 3. Quilombola 4. Mata Cavalo
[download]
TERRA
OROZCO-MARÍN, Yonier Alexander. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 12(2), 173-185, 2017. Acesso em 02/02/2021 [https://doi.org/10.14483/23464712.11599].
https://www.researchgate.net/publication/321762042_O_ensino_da_biodiversidade_tendencias_e_desafios_nas_experiencias_pedagogicas
[download]
FOGO
MINDLIN, Betty. O fogo e as chamas dos mitos. Estudos Avançados 16 (44), p. 149-169, 2002. Acesso em 02/02/2021 [https://www.scielo.br/pdf/ea/v16n44/v16n44a09.pdf]
https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000100009
[download]
AR
SATO, Michèle; SANTOS, Déborah; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: simulacro da vida? Cuiabá: GPEA-UFMT & Rio de Janeiro: GEASur-UNIRIO, 2020.
https://gpeaufmt.blogspot.com/p/pandemia.html
[download]
https://www.sbv.ifsp.edu.br/todos-os-artigos/66-ensino/biblioteca/446-bibliografia-do-curso-de-licenciatura-em-ci%C3%AAncias-naturais-habilita%C3%A7%C3%A3o-em-f%C3%ADsica
UFAL - Mestrado em Ciências e Matemática
https://cedu.ufal.br/pos-graduacao/mestrado-em-ensino-de-ciencias-e-matematica/selecao/regular/2017-1/bibliografia-recomendada
PUC-RIO
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11290/11290_7.PDF
UNICAMP-PECIM
https://www.pecim.unicamp.br/pf-pecim-site/bibliografia-para-prova-escrita.pdf
O que ensinar em Ciências
https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias?download=truevoltar=/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias?download=true#_=_
NERDOLOGIA
https://www.blogs.unicamp.br/rainha/bibliografia-do-nerdologia/
Canal youtube - https://www.youtube.com/channel/UClu474HMt895mVxZdlIHXEA
EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS - CANAL YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCkXk_EFDfIQfRWj7yILXYIg
COLAPSO CLIMÁTICO
Mudança climática nos livros didáticos
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_c67cf337da1d4437305cac5a20781c73
Como abordar as mudanças climáticas em sala de aula
https://novaescola.org.br/conteudo/13993/como-abordar-as-mudancas-climaticas-em-sala-de-aula
METSUL - meteorologia
https://metsul.com/tornado-no-litoral-do-parana/
AQUECIMENTO GLOBAL
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm
QUEIMADAS NO PANTANAL
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/queimadas-no-pantanal.htm
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/queimadas-no-pantanal.htm
VACINAS -VACCINES - Bibliography
https://sites.google.com/view/sources-vaccines
SATO, Michèle et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020. - [donwload]
Acesso pela Editora Sustentável: https://editorasustentavel.com.br/
Gustave Klimt: o beijo, 1907 | No período em que a pintura "O BEIJO" foi criada, Karl Landsteiner (Áustria) realizava seus experimentos com plaquetas de grupos sanguíneos e Klimt foi convidado para fazer pinturas científicas. Na obra, se observarmos os círculos do vestido, veremos as semelhanças com as placas de Petri. fonte: A New Way of Seeing: The History of Art in 57 Works por Kelly Grovier |
(*) o asterisco expressa forte recomendação
terra 1 - Sistema Solar – Discovery na escola
Rupert Evans – parte 1
https://youtu.be/J-p5ZO_8PM0
(*) terra 2 - Origem da vida
NERDOLOGIA ENSINA 01 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/ugAuIP23IPQ
[download] GPEA
terra 3 - Como surgiram as plantas
NERDOLOGIA ENSINA 03 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/b9sfQZrK8jQ
(*) terra 4 - The human era – A ERA DO HUMANO: ANTROPOCENO
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/CWu29PRCUvQ
[download] GPEA
terra 5 - Como surgiu o sexo
NERDOLOGIA ENSINA 05 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/KRdFCVUkM9s
terra 6 - What is intelligence – O QUE É INTELIGÊNCIA?
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/ck4RGeoHFko
(*) terra 7 - Terremotos atingem mais de 40 cidades da Bahia
SBT Brasil (31/08/20)
https://youtu.be/jjksTN2f8us
[download] GPEA
terra 8 - Terremoto de Valdivia: como foi o tremor de maior magnitude da história
BBC Brasil
https://youtu.be/pSupTXlVGHk
TV escola
https://youtu.be/ZEiJLhtkfGM
fogo 2 - Uma explosão de energia
NERDOLOGIA ENSINA 02 -- Átila Iamarino
https://youtu.be/dng9KJr41JY
(*) fogo 3 - Queimadas no Brasil
NERDOLOGIA -- Átila Iamarino
https://youtu.be/WxGwXKENdB8
[download] GPEA
[download]
(*) fogo 4 - Peixes agonizam com fenômeno 'decoada', que atinge rios do Pantanal de MS
G1 – MS 15/02/2021
https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/02/15/peixes-agonizam-com-fenomeno-decoada-que-atinge-rios-do-pantanal-de-ms.ghtml
[download] GPEA
fogo 5 - Planeta feroz - vulcões
Discovery Brasil
https://youtu.be/xibIFSMPeV8
(*) fogo 6 - Genetic engineering – engenharia genética
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/jAhjPd4uNFY
2.3. ÁGUA
(*) água 1 - Por que a água é uma das coisas mais preciosas do Universo
BBC Brasil
https://youtu.be/AXRil-qaAw4
[download] GPEA
água 2 - Uso Racional da água
Agência Nacional das Águas – ANA
https://youtu.be/JtshF-n-mis
água 31 - O degelo dos glaciares aumenta e ameaça Portugal
Euronews
https://youtu.be/4hQJZ_A8pcA
(*) água 4 - Morsas lutam para proteger seus filhotes
Discovery Brasil
https://youtu.be/Cal6ewlTA-s
[download] GPEA
água 5 - Tsunami no Japão (março/2011)
Miyako City Hall (prefeitura de Miyako)
https://youtu.be/41VgOZb-9aY
(*) água 6 - Ciclone provoca ondas gigantes no Rio Grande do Sul (fevereiro-2021)
Ciência e clima
https://youtu.be/3Ae5vNmlEOc
[download] GPEA
água 7 -Cachoeira de Fumaça
Manual do Mundo
https://youtu.be/f25UtYl9AG4
(*) água 8 - Múltiplos ciclones no leste do RS
MetSul Meteorologia
https://metsul.com/multiplos-tornados-no-leste-gaucho/
https://youtu.be/gIg1TJ66pXo
ar 1 - Geografia e sistema solar
Professor Silvester
https://youtu.be/EKps4ny0Oz8
ar 2 - Climate change – Mudança climática
https://youtu.be/wbR-5mHI6bo
(*) ar 3 - Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 01 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/nNV6wrxbeKg
[download] GPEA
(*) ar 4 - Emergência Climática: das Bases Físicas aos Impactos Socioambientais
Alexandre Costa, UECE - Aula 02 - Minicurso
O que você faria se soubesse o que eu sei?
https://youtu.be/74UArY61TC8
[download] GPEA
* AULA 3
[download] GPEA
(**) ar 5 - Coronavírus
KURZGESAGT [leia: karguezath]
https://youtu.be/BtN-goy9VOY
(*) ar 6 - Covid-19 (vídeo feito em 2020, na pandemia, os números alteram rapidamente)
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://www.youtube.com/watch?v=e-JaQOeFxtI
ar 7 - COVID-19
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/-92HQA0GcI8
ar 8 - Covid-19 - CONEXÃO ESCOLAS
TV escola
https://youtu.be/ykcRUIAaN0Y
ar 9 - Exclusivo: OMS encontra sinais de surto mais amplo em Wuhan em 2019
CNN 15/02/2021
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/14/exclusivo-da-cnn-oms-encontra-sinais-de-surto-mais-amplo-em-wuhan-em-2019
(*) ar 10 - Pandemias
NERDOLOGIA - Átila Iamarino
https://youtu.be/Q87c4UBXTpY
ar 11 - Peste negra
NERDOLOGIA - Filipe Figueiredo
https://youtu.be/Q87c4UBXTpY
(**) ar 12 - História das vacinas
NERDOLOGIA - Filipe Figueiredo
https://youtu.be/ENttrlq3zmg
[download] GPEA
ar 13 - Programando vacinas RNA
NERDOLOGIA Tech- Átila Iamarino e Paulo Silveira
https://youtu.be/bDOuBb9uDOo
ar 13A - DNA [download]
ar 14 - The side effects of vaccines - how high is the risk?
Os efeitos colaterais da vacina – o risco é alto?
KURZGESAGT [leia: karguezath]
controlar a tradução (legenda) para o idioma preferido
https://youtu.be/zBkVCpbNnkU
https://sites.google.com/view/sources-vaccines
ar 15 - formação de ciclone
[download] GPEA
https://youtu.be/qS_qHkAO-hY
Raul - Todo mundo explica
EVOLUÇÃO
FOGO líquido – Gilberto Gil
4.1. Ciências naturais e matemática
Wlademir Dias-Pino, Logotipo UFMT
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wlademir_Dias-Pino
water | earth | fire | air |
Claude Monet, Ninfas (França, 1920-26)
https://www.claudemonetgallery.org/Water-Lilies27.html
Tarsila do Amaral, vendedor de frutas (SP-1925)
http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/educacao/blog-da-educacao/7345-vivencias-o-vendedor-de-frutas-tarsila-do-amaral.html
è Material didático: http://tarsiladoamaral.com.br/material-didatico/
Roberta Simione, por um devir de árvore (MT, 2021)
Monet, França | Tarsila, BR | Rob Simione, MT |
https://www.salvador-dali.org/en/museums/dali-theatre-museum-in-figueres/the-collection/145/enigmatic-elements-in-a-landscape
Cândido Portinari, floresta (SP-1938)
http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/1694
Vitória Basaia, Tartaruga Mundo (MT)
https://sintep2.org.br/sintep/exibir.php?exibir=1&id_l=6485
Dalí, Espanha | Portinari, BR | V. Basaia, MT |
Vincent Van Gogh, sunflowers Arles (Holanda, 1888)
https://www.vangoghmuseum.nl/en/collection/s0031V1962
Beatriz Milhazes, serpentina (RJ-2003)
Clovis Irigaray, índia na biblioteca da Uniselva - UFMT (MT - 1975)
http://culturaufmt.com.br/SalasTematicas/Indigenismo
Van Gogh, Holanda | Milhazes, BR | Irigaray, MT |
René Magritte, música da tempestade (Bélgica, 1937)
https://thisisnthappiness.com/post/170939126574/song-of-the-storm-ren%C3%A9-magritte
Magritte: Coleção colapso climático
https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.10156640127101706&type=3
Manabu Mabe, vento vermelho (SP - 1997)
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=174&evento=1
NERDOLOGIA -- Filipe Figueiredo
https://youtu.be/WWvIQJg4SCM
Jogos digitais -- TV Escola
Danilo Sande e Deise Vilas Boas
https://youtu.be/FOehtgy5quk
28 ideias incríveis -- Ideias incríveis
https://youtu.be/f25UtYl9AG4
Material sobre a Covid-19
Fiocruz
https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download
Folha informativa COVID-19
Organização pan-americana de saúde (OPAS)
https://www.paho.org/pt/covid19
podcast CORONAVÍRUS e outros temas
https://open.spotify.com/show/6JJrJJ6BVkAGkBQoH80lXJ?si=GU9vMOm6QEKwD1BwtsmVNA&utm_source=whatsapp&nd=1
LEONARDO DA VINCI nasceu em 1452 na Florença, Itália morreu em 1519 em Amboise, França cientista, inventor, engenheiro, médico, escultor, pintor, desenhista, arquiteto, músico, figurinista, gastrônomo e jardineiro, entre outras habilidades de um GÊNIO |
Quadro mais famoso do MUNDO: Monalisa Retrato da Lisa Gherardini, 1514
|
bicicleta | tanque de guerra | projetor |
homo vitruviano 1492 Inspirado no arquiteto Vitruvio - Estudos sobre anatomia -
|
Embora o engenho humano conceba invenções diversificadas, nunca descobrirá invenções mais belas, mais apropriadas ou mais diretas que a natureza, porque no que ela inventa, nada há o que falte ou seja supérfluo. ~ Leonardo da Vinci |
Cada atividade será avaliada conforme este guia de estudos, e cada unidade tem uma atividade de avaliação:
DEFINIÇÃO DAS UNIDADES DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA
Unidades | Nome da Unidade. | Início | Término | Carga Horária | Duração/ Dias | Peso Atribuído |
I | Educação científica | fevereiro | fevereiro | 10 | 10 | 1 |
II | Terra | março | março | 15 | 15 | 2 |
III | Água | março | abril | 15 | 15 | 2 |
IV | Fogo | abril | abril | 15 | 15 | 2 |
V | Ar | maio | maio | 20 | 20 | 3 |
Unidade 1 (peso 1) – EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 25/02/2021
NO AVA-UFMT, INDIVIDUALMENTE, para assegurar registro e evitar extravios.
Entregar, por escrito, um PLANO DE AULA de uma experiência de ciências que seja possível ser realizada na logística de uma escola pública de Cuiabá, sem se esquecer das informações:
· Título da experiência
· Objetivos
· Materiais
· Procedimentos
· Possível ciclo que a experiência possa ser aplicada
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 18/03/2021
OROZCO-MARÍN, Yonier Alexander. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 12(2), 173-185, 2017. Acesso em 02/02/2021 [https://doi.org/10.14483/23464712.11599].
https://www.researchgate.net/publication/321762042_O_ensino_da_biodiversidade_tendencias_e_desafios_nas_experiencias_pedagogicas
[download]
Considerando este texto, faça uma resenha crítica, apontando os pontos que mais gostou, mas também o que menos gostou. Justifique suas escolhas.
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 08/04/2021
Estamos vivendo uma enorme crise civilizatória com deterioração humana e não humana, com diversos desastres e colapsos climáticos que ameaçam o futuro. A escassez da água potável já ocorre sobre a Terra, causando doenças, desertificação e mortes. Um copo de água, no futuro, será o grande mercado na arena de disputas.
Escreva uma redação que contenha proposições para fortalecer as políticas da proteção das águas. Não se esqueça comentar sobre a importância da educação ambiental e da escola pública. Use e abuse dos textos recomendados, além, de vídeos, notícias e demais sentidos da aprendizagem.
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 29/04/2021
MITO não é mentira. Etimologicamente um mito é uma história fantástica. É a filosofia antiga, que as pessoas contavam para tentar compreender os fenômenos do mundo, sejam naturais, ou do caráter humano. Faça apenas 1 atividade, escolhendo uma das duas opções abaixo:
ALTERNATIVA 1:
Escolha uma narrativa mitológica, brasileira ou estrangeira, que envolva o fogo (NÃO pode ser o Curupira). Descreva o ser mítico com suas principais características. Em qual região é mais comum? Qual é a mensagem do mito? Justifique de que maneira a narrativa estabelece relação com as ciências.
OU
ALTERNATIVA 2: resenha da série com justificativa das relações dos mitos com a natureza.
CIDADE INVISÍVEL - 2021
Direção: Carlos Saldanha
Atuação principal de Marco Pigossi e Alessandra Negrini
https://www.netflix.com/search?q=cidades%20invis&jbv=80217517
Para saber mais:
http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-157467/
RECOMENDAÇÕES DE LEITURA
Quais são os principais deuses e deusas da mitologia brasileira?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-principais-deuses-da-mitologia-indigena-brasileira/
Folclore brasileiro
https://www.todamateria.com.br/folclore-brasileiro/
Imagens de figuras mitológicas brasileiras
https://br.pinterest.com/rbetaum/mitologia-brasileira/
PRAZO DE ENTREGA (nas proximidades da finalização da unidade): 27/05/2021
Realizar uma pequena pesquisa exploratória com amigos e familiares, sobre a percepção sobre o clima no cotidiano da vida. Os passos da pesquisinha podem ser:
1. Elaborar 2 ou 3 perguntas (abaixo são apenas sugestão de perguntas):
- A) O que a água representa para você?
- B) Por que considera que ela seja importante?
- C) Acredita que ela seja infinita?
2. Dê detalhes sobre as pessoas entrevistadas, como foi realizada a entrevista, como foi registrada as respostas. Não use nomes verdadeiros, mas pergunte se pode usar algum apelido ou nome fictício.
3. Interprete os resultados das respostas ao lume dos textos indicados na disciplina, inclusive explore melhor o blog GPEA, que possui várias teses e dissertações sobre as percepções climáticas - https://gpeaufmt.blogspot.com
4. Seus argumentos serão mais sofisticados e robustos se conseguir ler as publicações e conseguir dialogar entre a teoria e a prática. Uma boa ciência se faz com bons argumentos!
EC = educação científica
Data | conteúdo | atividade |
11/02 | EC – Caracterizações gerais | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
18/02 | EC – Apresentação geral da disciplina | Síncrona: Michèle, Tatiani e Priscilla |
25/02 | EC – História da educação científica | Déborah e Jakeline * |
| ||
04/03 | TERRA – Sistema solar e origem da Terra | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
11/03 | TERRA – Pesquisa com crianças migrantes | Síncrona: Tatiani e Michèle |
18/03 | TERRA – Biodiversidade | Atividade de avaliação, Terra |
25/03 | ÁGUA – tsunami, enchentes, mortes de rios, escassez | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
| ||
01/04 | ÁGUA – Pesquisa em Mata Cavalo | Síncrona: Priscilla e Michèle |
08/04 | ÁGUA – Redação sobre a escassez da água | Atividade de avaliação, Água |
15/04 | FOGO – Sistema solar, energia e universo | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
22/04 | FOGO – Queima, aquecimento global, desastres | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
29/04 | FOGO – síntese do filme ou mitologia | Atividade de avaliação, Fogo |
06/05 | AR – Colapso climático e pandemia | Síncrona: Michèle |
13/05 | AR – Ciclones, tufão, furacão, ventania | Ler, ver, ouvir, sentir, aprender |
20/05 | AR – recapitulação da disciplina | Síncrona: Michèle, Priscilla e Tatiani |
27/05 | AR – pesquisa exploratória | Atividade de avaliação, Ar |
Michèle – michelesato@gmail.com
Priscilla - priscillaamorim.pma@gmail.com
Tatiani - tatianicnardi@gmail.com
* A CONFIRMAR
Cuiabá, 09 de fevereiro de 2021.*
Esta gravura , pintada entre o período de 1820-31, na época do Shogunato (ou Xogunato) e samurais do Japão. Ela retrata o terremoto no Pacífico e o Tsunami (grande onda), bastante comuns no "anel do fogo" dos mares do Oceano Pacífico. Acredita-se que tenha sido a figura mais reproduzida pela técnica da xilogravura.
Hoje ela é metáfora de um fenômeno ou caso dramático, com poder de derrubar, ou causar estrondos múltiplos.
Contudo, inúmeras catástofes climáticas que já acontecem pelo mundo e pelo Brasil ameaçam o planeta e nossa existência. É responsabilidade dos professores estudarem os assuntos e abordar o colapso climático em sala de aula, independente da especifidade de cada disciplina, já que toda área do saber consegue contribuir à construção científica importante na formação humana.
https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/moda/50-mil-pe%C3%A7as-lego-foram-utilizadas-para-montar-a-grande-onda-de-kanagawa/ar-BB1dGGCv
https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Arte/noticia/2020/09/artista-pinta-quadro-com-oleo-das-praias-do-nordeste-para-marcar-1-ano-do-crime-ambiental.html
01/03/2021 - Jornal do Estado de MG
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/03/01/interna_gerais,1241856/fotos-revelam-dimensao-do-desastre-da-tempestade-em-santa-maria-de-itabira.shtml
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sem-chuva-pantanal-teme-nova-catastrofe-ambiental,901d59e8040e5fe8f1808917214d39c127o8b1s0.html
Litoral de SP - Peruíbe
https://youtu.be/z2nLsotn_RY
*
No comments:
Post a Comment