Monday, 23 June 2014

minutos de orientação - TABELAS E GRÁFICOS

MINUTOS DE ORIENTAÇÃO – Tabelas e Gráficos

Embora o GPEA não privilegie a pesquisa quantitativa, muitos de vocês têm usado gráficos e tabelas para revelar alguns resultados. Para além dos números, contudo, estará a capacidade CRÍTICA de interpretação, argumentação e compreensão desta representação gráfica.

Embora não seja pesquisa quantitativa, mas mera representação gráfica, estes recursos obedecem um arcabouço teórico matemático. O cientista Gauss utilizou estes “dados” como probabilidade de ocorrência de certos eventos, representadas no eixo x (abscissa) e no eixo y (ordenada).

IMPORTANTE:
O que se busca, na interpretação matematizada, é a “curva de Gauss”, ou seja, diversos eventos que possibilitem uma curva normal de eventos – estes são considerados válidos do ponto de vista matemático. Por isso, ao plotar os eventos numa tabela, o essencial do gráfico são os resultados que juntos confiram uma curva (figura 1). Por isso, tabelas ou gráficos com apenas 2 variáveis não são recomendados, já que a curva normal deve ser obtida com mais informações.

Figura 1: Curva normal de Gauss

Fonte: http://alfaconnection.net/pag_avsm/est0401.htm



Portanto, ao usarem tabela ou gráficos, é preciso também compreender um pouco de análise quantitativa! Exemplifico abaixo, como se tivesse entrevistado pessoas para saber qual melhor tática de lutas contra o agronegócio em MT.

Exemplo: Para uma boa tática de luta, os entrevistados responderam frases livres, sem interferência. Destas diversas frases, podemos sistematizar as respostas em quatro grandes grupos (Tabela 1):
(a)   Os que consideram a experiência prévia importante, bem como organização e logística somam 5 respostas;
(b)   Os que consideram a articulação, parceria e companheirismo fundamental totalizam 7 réplicas;
(c)   Aqueles que acreditam que a formação dos sujeitos, a educação dinâmica (sem a necessidade de ser acadêmica, podendo ser popular) e os processos pedagógicos da luta estão com 11 revides;
(d)   E finalmente aqueles que apontam a capacidade de reação, participação e mobilização com majoritárias 13 respostas.

Organização da tabela por ordem ALFABÉTICA
Organização da tabela por ordem NUMÉRICA

Educação      11
Experiência    5
Mobilização   13
Parcerias         7


Experiência     5
Parcerias         7
Educação       11
Mobilização    13

Gráfico gerado em excel

 

Gráfico gerado em excel

Não há curva “normal”


Curva de Gauss



mimi
23/06/2014
Macielj, Poland: labyrinth

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