Tuesday 18 October 2011

Iniciando outubro em São Pedro de Joselândia

Resumo de relato de viagem de campo realizada entre os dias 01 e 04 de outubro de 2011.

Objetivos da viagem: - Continuar a identificar e entrevistar os integrantes da Associação Comunitária e de Micro Produtores Rurais de Joselândia;
- Identificar os saberes dos trabalhadores quanto ao trabalho e a criação da associação;
- Refletir quanto o significado e a importância da associação para estes indivíduos;
-Analisar em que medida esta associação se constitui como um elemento de socialização de saberes e dos resultados do trabalho de forma realmente associada, sob a ótica de uma Economia Popular Solidária.

Metodologia:

Alguns procedimentos metodológicos foram utilizados para que os objetivos desta visita fossem alcançados como:
- Coleta de dados por meio da observação direta das práticas cotidianas dos envolvidos na comunidade;
- Entrevistas gravadas (semi-estruturadas) com os integrantes da Associação Comunitária e de Micro Produtores Rurais de Joselândia, enfocando suas experiências de e no trabalho e a produção de saberes que acontece dentro desta associação.

Descrição das atividades:

Em visita
à líder da associação para a coleta de documentos e dados sobre a Associação Comunitária e de Micro Produtores Rurais de São Pedro de Joselândia, pudemos entender um pouco mais sobre o contexto no qual estão inseridos, sobre seus desafios, suas dificuldades e conquistas. Após uma tarde de aprendizados junto à Ozeni Gomes, ela nos mostrou o local onde pretendem construir a sede da associação e os materiais que já conseguiram através de doações.



Agora no final de outu bro, o grupo pretende montar um bazar com roupas e acessórios usados a fim de arrecadar fundos para a compra de alguns materias de construção que ainda faltam . Interessados em colaborar com doações podem estar entrando em contato com Eloisa pelo fone (65) 8114 7506 ou entregando as mesmas para a própria líder da associação, Ozeni Gomes, em São Pedro de Joselânda.
No domingo participamos da reunião dos associados que ocorre mensalmente. Em virtude da chuva e de algumas festas em comunidades vizinhas, poucos integrantes se fizeram presente . No entanto, a tímida participação de dois senhores da comunidade que se prontificaram em participar e contribuir com as atividades da associação foram marcantes, uma vez que as reuniões contavam apenas com as mulheres, mulheres de garra e que sonham um futuro melhor não só para sua família como também para toda a comunidade.
Além do projeto de produção associada dentro de uma lógica de Economia Popular Solidária, o grupo possui um projeto de preservação do Cambarazal, que se localiza aos fundos do terreno onde pretendem construir a sede da associação e que é considerado o “pulmão natural de São Pedro de Joselândia”, devido sua riqueza arborífera.
Cambarazal visto de longe.
Dando continuidade às nossas atividades de campo, o restante dos dias fomos ao trabalho e à casa de alguns integrantes da associação, onde , como sempre fomos muito bem recebidos. Ao todo, 04 integrantes foram entrevistados.
As associadas Jozelina Terezinha da Costa Campos e Benedita Izabel de Araújo Silva, acreditam que a associação é a oportunidade das mulheres ganharem uma ajuda, de possuir uma certa independência e de aprenderem juntas.



Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais, políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam” (FREIRE, 1999, p.60)1
Até a próxima visita ! Abraço a tod@s!

Fotos: Eloisa Rosana de Azeredo
Pesquisadora: Eloisa Rosana de Azeredo
Orientador: Prof. Dr. Edson Caetano
1 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

1 comment:

mimi said...

elô querida
como vc tá ficando bambambam, puxa vida!!! adorei o relato, muito bonito!

bonita vc...
*