RESULTADOS 5.1. - 5.2 - 5.3
• Cursos de formação para comunitários, estudantes e professores em ação conjunta com a SEDUC;
• Material pedagógico sobre os diálogos de saberes na educomunicação;
• Evento nacional de jornalismo científico;
• Construção de ações e táticas que possam resolver alguns conflitos socioambientais, favorecendo os grupos sociais vulneráveis;
• Intensificação dos trabalhos com associações, cooperativas ou grupos de trabalho ligados à economia solidária e popular;
• Estudos relacionados com empoderamento feminino;
• Continuação do mapeamento dos serviços ecossistêmicos;
• Caderno pedagógico sobre as leis do Pantanal, musicalidade, festejo e mitologia;
• Caderno pedagógico especificamente sobre a mitologia indígena;
• Oficinas e cursos de formação aos membros da comunidade (extensão);
• Um subsídio pedagógico sobre educação ambiental ao ensino fundamental e médio, englobando todas as disciplinas e áreas do saber transversalizado, com considerações acerca do Pantanal, e das pesquisas realizadas no âmbito do INAU.
• Publicação de artigos científicos, livros e capítulos, além da participação em eventos científicos com apresentação de trabalhos.
5.2. MAPEAMENTO DE TRABALHO, GRUPOS SOCIAIS E CONFLITOS
Importante para a atividade que está sendo inserido na economia popular, ele deve negar a força de trabalho como mercadoria:
Trabalhadores com a posse e / ou a propriedade individual ou meios associativos de produção, em vez de empregar força de trabalho estrangeira, o princípio é a utilização da força de trabalho para garantir não só sobrevivência, mas também para imediatamente produzir um excedente que pode ser trocado no mercado da produção de mercadorias pequenas, ou outros valores de uso. Não se caracterizado pelo investimento de capital, mas o investimento na força de trabalho, o trabalho é o principal fator de produção, tornando-se a gênese e, ao mesmo tempo, resultados de todos os outros fatores dos bens do processo de produção e serviços (Tiriba e Icaza, 2003 : 104).
Ao contrário da economia formal, as Economia Popular e Solidária estão preocupados não com a produção de bens materiais, mas com o aumento da produção de vida. Portanto, toda atividade que ocorre fora da economia formal é parte da economia popular solidária. Assim, a Tabela 1 mostra o mapeamento dos TRABALHOS ECOSSISTÊMICOS com algumas atividades que se desenrolam em São Pedro de Joselândia e podem ser vistos como manifestações dos setores populares.
Tabela 1 - atividades de trabalho, realizada em Joselândia
Atividade | Material | CLASSIFICAÇÃO |
Reciclagem de materiais | Latas e papelão | Economia Popular |
Produção de doces caseiros | Cana-de-açúcar e frutas da região como o caju e goiaba. | Economia Popular |
Feitura da Canoa | Vochysia sp | Economia Popular |
Feitura da Viola de cocho | madeira, região, especialmente Vochysia sp | Economia Popular |
Produção de amidos | milho e mandioca | Economia Popular |
comércio de roupas usadas | Roupas | Pessoas e economia solidária |
Pintura em tecidos de pano de prato | Têxteis, tintas e crochê | Economia Popular |
Venda de verduras e legumes | Verduras e legumes colhidos na região | Economia Popular |
Feira de sábados | Produção e emprego dos membros da Associação dos Produtores Rurais de São Pedro de Joselândia | Pessoas e economia solidária |
Fabricação de Coxonilhos (uma espécie de tapete nas costas dos cavalos) | Algodão [plantada] | Economia Popular |
Feitura de Gamela (grande pan) | Vochysia sp e outras madeiras na região | Economia Popular |
Confecção de pilão | Vochysia sp e outras madeiras na região | Economia Popular |
Fabricação de colheres de pau e baixos | madeiras da região | Economia Popular |
Preparação de jaca (cestas para embalar peixe submerso no rio) | Bambu, palma e outros cipós | Economia Popular |
Fazer cestas e retalhos | Folhas, cipós, palmeiras (trançado) | Economia Popular |
Fabricação de couro | Couro | Economia Popular |
Produção de mel | Mel de abelha (Apis mellifera) | Economia Popular (Associação de Apicultores Retirense - ARIPO) |
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