RESULTADOS 5.3 B
Em termos de mitologia, Joselândia tem uma forte espiritualidade ligada à vida. Neste contexto, a história de mitos, de fantasmas, objeto voador não identificado (OVNI), os homens lobo ou seres encantados são amplamente conhecidos. Os mitos são uma tentativa de compreender o fenômeno natural, como a importância da água limpa, a conservação da vegetação ou o cuidado dos animais. Tudo está ligado entre si e as cadeias frágeis dão vida e saúde a comunidade. Por exemplo, se alguém joga lixo no rio, os seres encantados surgem para punir ou apenas advertir. Eles entendem o ciclo da água ou a estação seca como um conhecimento tradicional, e, essas lições são transmitidas de uma geração para outra, mantendo o equilíbrio do Pantanal.
Em termos de dimensão social, a mitologia trata de compreender o comportamento humano. Apesar de muitas histórias de fantasmas, de OVNIs ou seres terroristas, existem alguns relacionados com a dinâmica social. Por exemplo, para entender os furtos, eles dizem que os homens lobo veio comer a galinha ou porcos pequenos. Provavelmente é para perdoar o vizinho pobre com fome, como uma espécie de pacto ético está estabelecido: na verdade, não é o vizinho, mas alguém que foi transformado em demônio não pode ser responsável por seus atos.
Juntamente com a espiritualidade, a mitologia é uma forte ferramenta pedagógica de educação da comunidade. Através de histórias, a tradição é mantida, mas não é fixo - pode ser transmutada de vez em quando, tentando entender o mundo e a aceleração da Modernidade.
Os jovens não querem mais viver em Joselandia, e os mais velhos podem entendê-los como parte do destino natural. Eles não gostam de músicas antigas, dança ou cerimônias, mas quando tomam frente em uma festa, comandam um estilo diferente de dança, músicas ou celebração.
Eles não acreditam em mitos e estão perdendo a fé. Não há meninos para aprenderem a fazer canoa, viola de cocho ou cuidar do gado. As meninas vão para fora de Joselandia, buscando estudar ou trabalhar por conta própria. Apopulação apresenta mais habitantes do sexo masculino do que feminino.
O Laboratório 5 tem como objetivo compreender essas histórias e valorizar a cultura. A modernidade pode ser real, mas a história precisa ser preservada para as futuras gerações. No recente seminário da mitologia indígena, muitos representantes têm afirmado a importância de sábios xamãs, anciãos que conhecem o mito de origem ou o conhecimento sobre as plantas, cura e cuidado. Para eles, a mitologia não é bizarra como nós pensamos, ela é a história do povo.
Há muitas maneiras de compreender o mundo, e a ciência é apenas uma entre muitas outras maneiras. Quando entendemos os mitos locais, podemos entender a história do passado. A Mitologia dá força para desenhar novas propostas para as políticas públicas, uma vez que reflete os valores, fé e história da população.
AVES E SERVIÇOS
ecossistema úmido
Esta pesquisa busca identificar, a partir do conhecimento local dos moradores de São Pedro de Joselândia, quais são serviços ambientais relacionados com as aves de zonas úmidas e da importância desses serviços para a vida diária da comunidade.
Até agora, três serviços dos ecossistemas foram identificados através de entrevistas com moradores, de acordo com Gráfico 01: (1) Cultural (espécies utilizadas como animais de estimação, como indicadores de mudanças climáticas, com alguma relação simbólica), (2) Provisão (espécie utilizada como suplemento alimentar ) e (3) Regulação (espécies que limpam o meio ambiente).
Gráfico 1: Distribuição dos serviços dos ecossistemas entre as aves
A Tabela 1 apresenta a lista de espécies identificadas pelos entrevistados e seus serviços de ecossistema em que operam, a partir do conhecimento local dos moradores e sua relação com o ambiente a que pertencem.
Tabela 1- Espécies identificadas pelos residentes e os serviços ecossistêmicos que são associados com o C para serviços ecossistêmicos Culturais, P para o serviço de ecossistema Provisão; e R do Regulação do ecossistema.
Nome local | Nome científico (CBRO, 2011)) | Serviço do ecossistema | Tipo de relacionamento | |||||
C | P | R | | | ||||
anu-preto | Crotophaga ani | x | | | Os símbolos associados com o canto (sinistro) | |||
arancuã | Ortalis canicollis | | x | | Recurso de alimento | |||
Arara | Anodorhynchus hyacinthinus | x | | | Estética (pet) | |||
Arara | Diopsittaca nobilis | x | | | Estética (pet) | |||
Arara | Aratinga leucophtalma | x | | | Estética (pet) | |||
Baguari | Ardea cocoi | | x | | Recurso de alimento | |||
"Beija-Flor", | Amazilia fimbriata | x | | | Simbólico (sinistro) | |||
Prata conta- | Ramphocelus carbo | x | | | Estética (pet) | |||
cabeça-seca | Mycteria americana | | x | | Recurso de alimento | |||
cabeça pequena vermelha | Paroaria capitata | x | | | Estética (pet) | |||
canário | Sicalis flaveola | x | | | Estética (pet) | |||
repreensão | Aramus guaraúna | x | | | Os símbolos associados com o canto (sinistro) | |||
guarda-chuva chora | Herpetotheres cachinnans | x | | | Os símbolos associados thesong (alterações anuncia no clima) | |||
coleirinha | Sporophila collaris | x | | | Estética (pet) | |||
cural | Amazona aestiva | x | x | | Estética recurso alimentar (pet) | |||
ave canora | Sporophila angolensis | x | | | Estética (pet) | |||
fogo-pago | Columbina squammata | | x | | Recurso de alimento | |||
gralha | Cyanocorax cyanomelas | x | | | Simbólico (sinistro) | |||
jacucaca | Penelope ochrogaster | | x | | Recurso de alimento | |||
jacutinga | Aburria cumanensis | | x | | Recurso de alimento | |||
japuíra | Cacicus cela | x | | | Os símbolos associados com a música | |||
john-pau | Icterus croconotus | x | | | Estética (pet) | |||
Juó | Crypturellus undulatus | | x | | Recurso de alimento | |||
juriti | Leptotila verreauxi | | x | | Recurso de alimento | |||
juriti | Leptotila rufaxilla | | x | | Recurso de alimento | |||
Azul-Petróleo | Dendrocygna autumnalis | | x | | Recurso de alimento | |||
Azul-Petróleo | Dendrocygna viduata | | x | | Recurso de alimento | |||
mutum | Crax fasciolata | x | x | | Simbólico; Alimentos Recurso | |||
nandaia | Aratinga aurea | x | | | Estética (pet) | |||
nhambu | Parvirostris Crypturellus | | x | | Recurso de alimento | |||
nhambu | Crypturellus tataupa | | x | | Recurso de alimento | |||
pássaro preto | Gnorimopsar chopi | x | | | Estética (pet) | |||
“pato”. | Cairina moschata | | x | | Recurso de alimento | |||
perdiz | Rhynchotus rufescens | | x | | Recurso de alimento | |||
periquito | Brotogeris chiriri | x | | | Estética (pet) | |||
Eu quero voce. | Vanellus chilensis | x | | | Os símbolos associados com a música) | |||
rola | Columbina talpacoti | | x | | Recurso de alimento | |||
SACI | Tapera naevia | x | | | Os símbolos associados com o canto (tipo ameaçador) | |||
saracura | Aramides cajanea | x | | | Os símbolos associados com a música (mudanças no clima anuncia) | |||
Suindara | Tyto Alba | x | | | Os símbolos associados com a música (sinistro) | |||
tacha | Chauna torquata | x | | | Os símbolos associados com a música (sinistro) | |||
trombeteiro | Amazona amazonica | x | | | Estética (pet) | |||
tucano | Ramphastos toco | | x | | Recurso de alimento | |||
Jabiru | Jabiru mycteria | | x | | Recurso de alimento | |||
Abutre | Coragyps atratus | x | | x | Limpeza (sinistro) simbólico de carcaças | |||
Abutre | Cathartes aurea | | | x | Limpeza das carcaças | |||
Abutre | Cathartes burrovianus | | | x | Limpeza das carcaças | |||
Fonte: nomes de locais: os entrevistados | ||||||||
MITOLOGIA
Em termos de dimensão social, a mitologia trata de compreender o comportamento humano. Apesar de muitas histórias de fantasmas, de OVNIs ou seres terroristas, existem alguns relacionados com a dinâmica social. Por exemplo, para entender os furtos, eles dizem que os homens lobo veio comer a galinha ou porcos pequenos. Provavelmente é para perdoar o vizinho pobre com fome, como uma espécie de pacto ético está estabelecido: na verdade, não é o vizinho, mas alguém que foi transformado em demônio não pode ser responsável por seus atos.
Juntamente com a espiritualidade, a mitologia é uma forte ferramenta pedagógica de educação da comunidade. Através de histórias, a tradição é mantida, mas não é fixo - pode ser transmutada de vez em quando, tentando entender o mundo e a aceleração da Modernidade.
Os jovens não querem mais viver em Joselandia, e os mais velhos podem entendê-los como parte do destino natural. Eles não gostam de músicas antigas, dança ou cerimônias, mas quando tomam frente em uma festa, comandam um estilo diferente de dança, músicas ou celebração.
Eles não acreditam em mitos e estão perdendo a fé. Não há meninos para aprenderem a fazer canoa, viola de cocho ou cuidar do gado. As meninas vão para fora de Joselandia, buscando estudar ou trabalhar por conta própria. Apopulação apresenta mais habitantes do sexo masculino do que feminino.
O Laboratório 5 tem como objetivo compreender essas histórias e valorizar a cultura. A modernidade pode ser real, mas a história precisa ser preservada para as futuras gerações. No recente seminário da mitologia indígena, muitos representantes têm afirmado a importância de sábios xamãs, anciãos que conhecem o mito de origem ou o conhecimento sobre as plantas, cura e cuidado. Para eles, a mitologia não é bizarra como nós pensamos, ela é a história do povo.
Há muitas maneiras de compreender o mundo, e a ciência é apenas uma entre muitas outras maneiras. Quando entendemos os mitos locais, podemos entender a história do passado. A Mitologia dá força para desenhar novas propostas para as políticas públicas, uma vez que reflete os valores, fé e história da população.
No comments:
Post a Comment