Tuesday, 25 December 2012

O melhor do ano em ((o))eco: Amazônia

eco


2012 foi um ano em que ((o))eco ousou e lançou o InfoAmazônia, um projeto de geolocalização que tem a Internews, a CDKN, Development Seed e a Knight Foundation como parceiros. Lançado na Rio+20, o Infoamazônia apresenta ao leitor uma mapa da Amazônia sobre o qual podem ser sobrepostas várias camadas. Entre elas, desmatamento, fogo, mineração, hidrelétricas e distribuição de gado. Cada vez que o leitor escolhe qual camada quer visualizar, o mapa da Amazônia passa a apresentar os locais e os dados do assunto escolhido. O projeto continua a tradição de ((o))eco de compreender a Amazônia e os 9 países que ela abarca como um bioma único e não como fragmentos de nações separadas.

Amazônia maranhense requer atenção para continuar existindo

Floresta amazônica do Maranhão reúne rica biodiversidade. No entanto, região sofre com ações predatórias e carência de informações.
InfoAmazonia mostra a grande floresta como você nunca viu

Nova plataforma de geolocalização permite mapear reportagens sobre a região e acumular dados de desmatamento, incêndios e mineração.
Cacique de cocar, terno e iPhone comercializa carbono

Filho da Amazônia, líder Suruí conecta-se ao mundo da tecnologia e ganha fama aprovando projeto pioneiro de venda de créditos de carbono.
Pesca do Piracatinga agrava matança de botos cor-de-rosa

Pedaços de boto são usados como isca. Piracatinga, peixe chamado de urubu d’água, mudou de nome para atrair consumidores em Manaus.
Guardiões da floresta: Índios colombianos gerem suas terras

Indígenas da Amazônia colombiana foram à Rio+20 para defender seu direito de propriedade e afirmar que fazem uso sustentável da floresta.
Um passeio virtual pelo Rio Negro

Passeie pelas margens do Rio Negro sem sair de casa através de fotos em 360 graus disponíveis no Google Maps.
Cicloamazônia: primeira fase do projeto concluída

De bicicleta, eles concluíram uma das maiores expedições jornalísticas recentes: um percurso de 1,3 mil km no coração da Amazônia.
Tatiana e a despedida do arco-íris

Tatiana de Carvalho, do Greenpeace, faleceu neste domingo. Sua vida foi inspiradora, dedicada a causas como o fim do desmatamento amazônico.
Direto do Nortão: a cidade que um dia foi floresta

((o))eco chega a Sinop, no arco do desmatamento, para acompanhar a operação Soberania Nacional de repressão, do Ibama e Polícia Federal.
Amazônia sob Pressão

A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georeferenciada (RAISG) lançou o mais completo panorama já realizado sobre as ameaças atuais sobre a conservação da maior floresta tropical do planeta.
Andes Agua Amazonia

Embora diferentes, as montanhas andinas e as florestas amazônicas são parte de um mesmo sistema: a água nascida nos cumes percorre quilomêtros e inunda as planícies alimentando as matas mais biodiversas do planeta.

Post a Comment