Tuesday 4 June 2013

Seduc promove atividades durante a Semana do Meio Ambiente

seduc
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=13402&parent=20

Seduc promove atividades durante a Semana do Meio Ambiente
De 3 a 7 de junho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove a Semana do Meio Ambiente, com o tema ‘Vamos Cuidar de Mato Grosso com Escolas Sustentáveis’. As discussões realizadas nesse período mobilizarão as escolas para as discussões preliminares das propostas de Mato Grosso para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’ e a ‘Construção de Escolas Sustentáveis e Com-Vidas’, que acontece em Brasília, de 25 a 29 de novembro.
Na abertura da Semana, dia 3, às 14 horas, no auditório da Seduc,  a gerência de Educação Ambiental realiza o lançamento do livro ‘Escola, Comunidade e Educação Ambiental, Reiventando Sonhos, Construindo Esperanças’. A obra possibilita fomentar o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem sobre Educação Ambiental e ainda por disciplinas. O livro é uma produção coletiva das  professoras Michele Sato (UFMT), Giselly Gomes (Seduc/MT) e Regina Silva (UFMT).
A programação da Semana destaca dia 4 de junho uma mobilização das escolas de Cuiabá e Várzea Grande para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ‘Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis’. No período da manhã (8h30 às 11h30) as discussões serão promovidas na Escola Estadual General Machado Neves da Costa, no bairro Cohab Nova, na capital. À tarde (14h às 17h), o encontro será levado para a Escola Estadual Fernando Leite de Campos, Várzea Grande.
“Todos os estudantes do 6º ao 9º ano das duas cidades estão convidados a participar. As escolas devem se organizar e realizar as conferências até o mês de agosto”, explica Giselly Gomes, da Gerência de Educação Ambiental. Ela relembra que em outubro, Cuiabá será a sede da etapa estadual onde serão definidos os projetos que representarão o Estado no evento nacional.
No dia 5 de junho, as atividades destinam-se aos gestores das escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande que debaterão a construção de escolas sustentáveis e as Comissões de Qualidade de Vida (Com-Vida). As discussões serão realizadas no auditório do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro).
De 5 a 7 de junho, será feito o lançamento da campanha Mato Grosso sem Fumaça, parceria entre Governo do Estado, Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público Estadual e Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso. Haverá visitação ao pulmão inflável – com 220 metros quadrados, instalado na sede das Promotorias de Justiça. Os malefícios das queimadas e do tabagismo serão "conhecidos mais de perto" durante a exposição.
“A Seduc incentiva as unidades escolares e os municípios ao desenvolvimento de práticas educativas que ajudem na reformulação de conceitos e na adoção de novas posturas frente as demandas ambientais”, finaliza Giselly.

PATRÍCIA NEVESAssessoria/Seduc-MT

No comments: