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http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/11542/Cuiaba
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Instituto de Educação da UFMT recebe primeira aluna de estágio doutoral
Publicado em Notícias | 24/06/2013
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está recebendo, ao longo do primeiro semestre letivo de 2013, a primeira aluna de estágio doutoral no formato “sanduíche”. Segundo Rita Lourenço, acadêmica que está estagiando na UFMT, o estágio serve para preencher espaços conflituosos em discussões que ocorrem no programa de pós-graduação do qual ela faz parte na Bahia.
É a primeira vez que a UFMT recebe este tipo de estágio e este está sendo realizado juntamente com o grupo de pesquisa em Educação Ambiental. Recebida e orientada pela professora doutora Michele Sato, Rita viu no estágio a oportunidade de cursar disciplinas ministradas pela orientadora. A professora Sato conta que neste tipo de estágio a acadêmica “acompanha um pouco a pesquisa, empiricamente, participa de algumas discussões teóricas, tem uma vivência acadêmica com a gente. Aí no final ela vê o que contribuiu com a pesquisa dela, ela apresenta um seminário e depois vai embora”.
A doutoranda é da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e estuda a relação da escola com a comunidade. Orientada pelo professor da UNEB Antonio Dias Nascimento, faz parte do Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), dentro da linha de pesquisa em Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável.
Este tipo de estágio tem um caráter diferente dos demais, pois possibilita aos estudantes uma aprendizagem mais expressiva em termos conceituais ao longo de um semestre ou de um ano. Fica a cargo do aluno o tempo que ele irá passar na instituição que a recebeu para tal vivência acadêmica e trocas de conhecimento teórico.
É a primeira vez que a UFMT recebe este tipo de estágio e este está sendo realizado juntamente com o grupo de pesquisa em Educação Ambiental. Recebida e orientada pela professora doutora Michele Sato, Rita viu no estágio a oportunidade de cursar disciplinas ministradas pela orientadora. A professora Sato conta que neste tipo de estágio a acadêmica “acompanha um pouco a pesquisa, empiricamente, participa de algumas discussões teóricas, tem uma vivência acadêmica com a gente. Aí no final ela vê o que contribuiu com a pesquisa dela, ela apresenta um seminário e depois vai embora”.
A doutoranda é da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e estuda a relação da escola com a comunidade. Orientada pelo professor da UNEB Antonio Dias Nascimento, faz parte do Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), dentro da linha de pesquisa em Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável.
Este tipo de estágio tem um caráter diferente dos demais, pois possibilita aos estudantes uma aprendizagem mais expressiva em termos conceituais ao longo de um semestre ou de um ano. Fica a cargo do aluno o tempo que ele irá passar na instituição que a recebeu para tal vivência acadêmica e trocas de conhecimento teórico.
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