Monday 1 June 2020

ferramenta que mostra todos os pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro



A Agência Pública lançou hoje uma ferramenta que mostra todos os pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro enviados à Câmara dos Deputados. Em um só lugar, os leitores têm acesso à íntegra dos pedidos, resumos de cada proposta e entrevistas exclusivas com os autores. A iniciativa faz parte do compromisso da Agência Pública com a busca de transparência e prestação de contas de todos os poderes aos cidadãos. 

Para compreender melhor cada pedido a equipe da Pública fez entrevistas com mais de 20 autores, entre eles figuras da política como Joice HasselmannGleisi HoffmannRenan Santos do MBL e Ciro Gomes. Assim a ferramenta permite que o leitor conheça como pensam os políticos e cidadãos que estão pedindo o impeachment do presidente. 

Caso tenha interesse em republicar alguma das entrevistas, pedimos para que faça seguindo nossas regras de republicação e que ao final da entrevista seja incluído o link para a ferramenta, desta forma: "Esta entrevista foi produzida para a ferramenta Os Pedidos de Impeachment de Bolsonaro, feita pela Agência Pública, que disponibiliza todos os pedidos de impeachment do presidente na íntegra, além de entrevistas exclusivas com os autores."

A ferramenta também mostra os pedidos classificados por tema. O mais recorrente é a acusação de interferência de Bolsonaro na Polícia Federal. Após a saída de Sérgio Moro do governo, 11 novos pedidos de impeachment foram registrados. Outros temas recorrentes são: apologia à ditadura militar, presença em manifestações antidemocráticas, ataques à imprensa e a postura diante da pandemia do coronavírus.

Os autores dos pedidos de impeachment são de todos os matizes políticos e incluem ex-aliados de Bolsonaro, como os deputados federais Joice Hasselmann (PSL) e Alexandre Frota. Em 21 de maio, uma coalizão entre partidos de esquerda protocolou um pedido assinado pelo PT, PSOL, PCdoB, PSTU,PCB,PCO E UP, com o apoio de 400 organizações civis. Também há pedidos de pessoas comuns, uma vez que qualquer cidadão pode impetrar um pedido de impeachment do presidente, desde que justifique o motivo com base na Lei dos Crimes de Responsabilidade, 1.079/50, conhecida como Lei do Impeachment. O site será atualizado caso novos pedidos sejam protocolados. 

A ferramenta foi pensada como uma forma de facilitar o acesso aos pedidos de impeachment enviados ao Congresso, que nem sempre são acessíveis à população. 
 

Continue acompanhando ;)
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Copyright © 2020 Agência Pública, Todos os direitos reservados.
Este e-mail é enviado para os veículos republicadores da Agência Pública.

Nosso endereço:
Agência Pública
Rua Vitorino Carmilo, 453 - casa 2
São Paulo, SP 01153000
Brazil

Add us to your address book


Deseja mudar como você recebe esses emails?
Mude suas preferências ou cancele o recebimento desta newsletter 

No comments: