o cavalo e a canoa..... o andar no pantanal.....
São Pedro de Joselândia 05 a 08 de abril de 2013
Giseli Dalla Nora
O Processo formativo, o conhecimentoo aprendizado ocorrem em diversos lugares, em geral esse lugares são dotados de elementos que contribuem ou não para o processo de ensino-aprendizagem, seja na educação formal ou não formal.Neste contexto, o trabalho de campo realizado nos dias 05 a 8 de abril de 2013, teve como objetivo continuar o curso de formação continuada em Educação ambiental para professores das Escolas do Campo, em especial a Escola Estadual Maria Silvina Peixoto de Moura cuja programação foi dotadas de atividades conforme o programação a seguir:
Programação
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Dia
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Horário
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Atividade
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Moderador
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05/04
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17h
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Reunião com os professores
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Giseli e Giselly
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06/04
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8h
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Escolas Sustentáveis e Pegada
Ecológica
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Michèle
Sato
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06/04
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9h
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Intervalo
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06/04
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10h30
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Avaliação Ecossistêmica do Milênio
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Lucia
Kawahara
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06/04
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11h30
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Almoço
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06/04
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13h30
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Breve apresentação das Oficinas
pedagógicas planejadas em 2012
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Giseli
e Giselly
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06/04
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14h30
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IV
Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
“Vamos
Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”
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Giselly
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06/04
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15h30
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Planejamento de
oficinas com os alunos e a comunidade
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Giseli
e Giselly
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06/04
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16h30
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Considerações finais
para a realização da próxima oficina (Até Agosto de 2013)
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Giseli
e Giselly
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06/04
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17h
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Encerramento
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Giseli
e Giselly
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Além de realizar o curso
de formação continuada o campo realizado possibilitou a coleta de dados
referente a pesquisa sobre e educação do campo e a educação ambiental cujos
objetivos são:
- Construir a (re)leitura dos diferentes saberes e das práticas pedagógicas a partir da percepção dos professores pantaneiros sobre a educação ambiental
- Conhecer a realidade da Escola Estadual Maria Silvina Peixoto de Moura a partir da perspectivada Educação no Campo e da educação ambiental com vistas a estimular uma proposta de intervenção comunitária;
- Investigar sobre as práticas pedagógicas a partir da perspectiva da Educação no Campo e da educação ambiental;
A perspectiva da pesquisa
busca identificar a realidade das escolas do campo sob a ótica da educação
ambiental partindo da premissa da valorização dos saberes locais e do processo
formativo.
O fazer e o gostar de fazer junto.....
O campo tem evidenciado
que a educação ambiental nesta dimensão de interpretação nos remete a
perspectiva do lixo na comunidade, ou seja, educação ambiental na escola esta
ligada somente a perspectiva do lixo e de sua reciclagem e a pesquisa
participante tem incorporado algumas novas ideias e pensamentos reflexivos
sobre a realidade local.
Ao encerrar as atividades
do dia, a pesquisa continua devido à necessidade de fortalecer outras
discussões e aprofundar a vivencia na comunidade então, entrevistamos o senhor
Joaquim que possui 97 anos e nos contou um pouco sobre a origem da comunidade
de São Pedro de Joselândia, que tem aproximadamente 240 anos de existência e
surgiu com os seus avós que viviam no Rio Acimae como a região possuía muitos
macacos deram o nome da localidade de
“Macacos”. Outra importante informação que seu Joaquim nos deu, se refere a
primeira escola, que surgiu na comunidade quando ele tinha seus 12 anos, ou
seja a aproximadamente 85 anos.
Cada vez que se vai a
comunidade, mais e mais informações se somando e constroem a noção de pesquisador e também agregando cada
vez mais valor ao povo que ali vive, valorizando seu modo de vida e suas
peculiaridades.
Seu Joaquim...
1 comment:
muito bacana relato gisa
as fotos ficaram boas tb :)
parabéns
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