Monday 16 September 2013

Mapa projetos MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) no Brasil

vozes do clima br
http://vozesdoclimabrasil.org/2012/07/25/mapa-projetos-mdl-mecanismo-de-desenvolvimento-limpo-no-brasil/


O mapa de MDL no Brasil é resultado de um levantamento feito pelo Núcleo Justiça Ambiental e Direitos da FASE dos projetos de mercado de carbono oficial aprovados e em andamento até março de 2012, que totalizam 296 projetos.
O objetivo do mapa é compartilhar informações gerais sobre os casos existentes de MDL no país, buscando contribuir como instrumento de pesquisa e informação que posteriormente será aprofundado com a escolha de casos para estudos sobre impactos dos projetos nas regiões onde estão sendo instaurados e reforçar a crítica principal existente em relação a este mecanismo: de que ele não contribui de fato para o enfrentamento das mudanças climáticas, ao contrário, existem casos conhecidos como o Plantar S.A de que reforçam o atual modelo de desenvolvimento e criam mais impactos para as populações locais. No próximo mês será publicado o relatório sintese do levantamento.
O MDL foi criado pelo Protocolo de Kyoto, dentre os mecanismos de flexibilização. É gerido pela ONU, por meio de registros no comitê executivo do CDM (sigla MDL em inglês), órgão da UNFCCC – Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e no caso brasileiro os projetos são aprovados e monitorados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O mecanismo funciona na lógica do mercado de carbono por uma troca de emissões entre os países do Norte (Anexo I) e os países do Sul (Não anexo I) e seus participantes são os signatários do Protocolo de Kyoto.
Os projetos foram separados por 11 tipos, conforme podem visualizar nas legendas abaixo:
Para acessar o mapa, clique aqui


No comments: