If you are neutral in situations of injustice,
you have chosen the side of the oppressor.
~ Desmond Tutu
[Se você for neutro em situações de injustiça, você escolheu o lado do opressor]
MENSAGEM DO MARCOS SORRENTINO
18/02/2019
Hoje fui informado pela diretoria da Esalq/USP, por telefone, que foi arquivada a sindicância que abriram contra nós, por termos ocupado o gramado da Esalq, na JURA de 2017, para construir didaticamente um barraco de lona preta junto com o MST. Ainda aguardaremos deles o pedido de desculpas, mas de qualquer forma já podemos considerar uma vitória, nestes tempos de retrocessos, eles constatarem que a Universidade esta melhor cumprindo a sua missão institucional quando se une aos movimentos sociais em suas lutas populares, no caso, pela reforma agrária, a agricultura familiar e a agroecologia.
Reafirmo aqui o meu agradecimento a todas e todos que se solidarizaram conosco em 2017 e ao longo de 2018 por várias vezes perguntaram qual havia sido o resultado da sindicância.
A luta continua!
foto: Giseli Dalla-Nora (em fevereiro de 2019)
semente plantada em novembro de 2017
em ato simbólico a favor do manifesto
GPEA-UFMT
.......................
..............................
OBRIGADO!
Esta única palavra talvez expresse a renovação e o fortalecimento do nosso compromisso com uma universidade a serviço de toda a sociedade, realizando suas atividades de pesquisa e educação (ensinagem e extensão dialógica) para o bem comum.
Responsabilidade individual e coletiva com a melhoria das condições existenciais se materializa, por exemplo, em "terra, teto e trabalho para todos". A Jornada Universitária pela Reforma Agrária - JURA fortaleceu-se como um manifesto nesse sentido, a partir das cartas de apoio e solidariedade que recebemos de vocês.
Obrigado a cada pessoa, instituição, movimento social e organização que se manifestou contra a sindicância aberta pela diretoria da ESALQ/USP, por ter sido um Manifesto em defesa da liberdade de expressão, por meio do pesquisar e educar, e da democracia, mas também por ser uma explicitação do desejo de uma Universidade comprometida com a reforma agrária, a agroecologia e a agricultura familiar.
Obrigado por dizerem em alto e bom som, junto com a JURA, que queremos uma Universidade de estudos, pesquisa e ações educadoras voltadas à inclusão, na diversidade, de todos os humanos, com respeito e gratidão aos não humanos que compartilham esta Terra.
Anexo segue uma carta de agradecimento, assinada pelas entidades que organizaram a JURA 2017 na Esalq/USP. Solicitamos que a divulguem amplamente.
Marcos Sorrentino
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
CARTA ABERTA DE AGRADECIMENTO
Nós que construímos a Jornada Universitária de Apoio à Reforma Agrária (JURA), em abril de 2017, na ESALQ gostaríamos de agradecer a todas as instituições, entidades, pessoas e movimentos sociais o apoio à luta por uma Universidade dialógica e comprometida com toda a sociedade, em especial com os setores mais empobrecidos e marginalizados.
Agradecemos também à discordância frente a sindicância aberta supostamente para apurar as responsabilidades na utilização do gramado central da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP na realização de uma oficina, chamada de “lona preta”, sem um único dano ao gramado, onde integrantes do MST contavam sobre a realidade de viver sob barracos e da luta pela reforma agrária popular, um tema primordial numa Universidade, essencialmente, voltada às questões agrárias.
Todas as manifestações que foram recebidas podem cumprir um papel positivo, de incentivo à reflexão sobre o papel da Universidade e da educação e política ambiental junto a sociedade brasileira.
Muitos servidores, funcionários e ex-estudantes da Universidade acreditam nesta perspectiva e assim atuam, mas ainda somos reféns de um passado que insiste em não abrir as portas para o novo, que pode ser representado pelo ideário ambientalista e educador ambientalista, agroecológico e comprometido com a diversidade biológica e cultural, de gênero, raciais e de distintas opções de vida, sejam as do campo da sexualidade humana, sejam as alimentares, sejam as de indumentárias ou qualquer outra que retrate a singularidade humana e os caminhos idiossincráticos para o desenvolvimento humano integral.
Todas as manifestações que acolhemos e imprimimos com gratidão, serão entregues na quarta-feira (22/11), às 10:30 para que sejam fomentadoras do diálogo e da compreensão.
Convidamos a todas e todos para estarem também presentes no dia 28/11, terça-feira, a partir das 17 horas, quando faremos uma mesa redonda com o tema: “Universidade a serviço da sociedade: reforma agrária, agricultura familiar, agroecologia e liberdade de expressão”
O diálogo, temos convicção, é a principal ferramenta de transformação para as Sociedades Sustentáveis e para o Bem Viver e aqui nos colocamos em disposição.
Abraços fraternos
Articulação Regional de Agroecologia de Piracicaba - ARAPira
Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF
Centro Acadêmico de Engenharia Florestal - CAEF
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Diretório Central dos Estudantes - DCE
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Grupo de Extensão de São Pedro - GESP
Grupo de Trabalho em Direitos Humanos - GTDH
Juventude Anticapitalista - RUA
Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca
Levante Popular da Juventude
Movimento dos Atingidos por Barragem - MAB
Núcleo de Agroecologia – NHEENGATU
Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental - NACE PTECA
Ordem Ortodoxa Sanjoanita
Programa de Educação Tutorial – PET Ecologia
Projeto Assentamentos Agroecológicos - PAA
União da Juventude Comunista - UJC
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
BRIEFING PARA IMPRENSA - SUGESTÃO DE PAUTA
por Franklin
Ampliam-se manifestações em defesa da liberdade de expressão no caso que envolve a ESALQ/USP e a JURA
O patrulhamento ideológico caracterizado pela abertura de uma Comissão de Sindicância pela direção da ESALQ/USP, a fim de apurar atividade de extensão universitária em que o Professor Marcos Sorrentino promoveu com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), gerou uma enxurrada de manifestações de críticas à posição da direção da universidade e em defesa da liberdade de expressão e da Jornada Universitária de Apoio à Reforma Agrária - JURA (https://www.adusp.org.br/index.php/demousp/2959-esalq-sorrentino).
Em solidariedade ao caso, foram assinados por quase 300 entidades (coletivos, redes, movimentos etc), do Brasil e do exterior, uma “Nota em defesa da democracia, da agroecologia e da reforma agrária e de repúdio ao cerceamento da livre expressão” (ver abaixo), além de outros 4 manifestos de professores, entidades e indivíduos.
Personalidades como o professor da Universidade de Coimbra (Portugal), Boaventura de Sousa Santos (ver em: https://youtu.be/NUjSxCkdOwA) e o líder do MST, João Pedro Stédile, dentre outras, também gravaram palavras em solidariedade ao professor Sorrentino e em defesa da liberdade de expressão e democratização da universidade.
A nota e os manifestos referidos serão formalmente entregues em ato no próximo dia 22 de novembro (às 10:30), ao Diretor da ESALQ/USP. As manifestações sobre o caso terão sequência, por exemplo, por meio da Mesa Redonda na ESALQ/USP: "Universidade como Patrimônio Público a serviço da sociedade: reforma agrária, agricultura familiar, agroecologia e liberdade de expressão”, no dia 28/11, às 17h.
O caso, divulgado pelo Informativo Adusp 443, cuja versão digital foi ao ar em 1º/11, vem obtendo grande repercussão fora da USP e, mesmo, fora do Brasil.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Outras fontes:
03/11/2017 - ADUSP
Professor da USP sofre sindicância por organizar atividade acadêmica com MST
03/11/2017 - REVISTA FÓRUM
Triagem ideológica: Professor é submetido à sindicância por organizar atividade acadêmica com MST
06/11/2017 - ADUSP
07/11/2017 - OUTRAS PALAVRAS
Plantar o futuro
16/11/2017 - BOLETIM da ANPEd
Professor é submetido à sindicância por organizar atividade acadêmica com MST
17/11/2017 - LE MONDE DIPLOMATIQUE, Brasil
MOBILIZAÇOES POLÍTICAS
Cuiabá: IFMT & UFMT & MOVIMENTO REBELIÃO
3 MANIFESTOS PELA LIBERDADE, EDUCAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA
(1) MANIFESTO COLETIVO DE ENTIDADES, GRUPOS E MOVIMENTOS
Movimento Rebelião
Ou enviar nome da entidade por extenso para michelesato@gmail.com
AO CERCEAMENTO DA LIVRE EXPRESSÃO
As instituições de pesquisa, movimentos sociais, coletivos, entidades governamentais e ONGs, abaixo assinados manifestam-se a favor da livre expressão na Universidade e repudiam com veemência a instalação de uma Comissão Sindicante e a convocatória do Professor Marcos Sorrentino e de outro servidores para uma oitiva pela direção da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) com a finalidade de investigar uma atividade acadêmica organizada em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outras 20 entidades e grupos de extensão que atuam em Piracicaba.
De caráter nitidamente intimidatório e autoritário, a ação também denota triagem ideológica dada a seletividade e diferença de tratamento demonstrado em relação a outros eventos (de perfis mercadológicos), em detrimento a este, essencialmente social e voltado para uma justa causa (da agricultura familiar, da agricultura campesina e da agroecologia) que remonta a desafios históricos e estruturais que o nosso país ainda não superou, relacionados à questão da concentração fundiária, da desigualdade social e da degradação ambiental.
Ao invés de adotar a prática democrática do diálogo para a busca de eventuais esclarecimentos ou entendimentos, optou-se por utilizar a frieza de um procedimento formalmente burocrático, imprimindo ao ambiente desta instituição pública os signos de um tempo de exceção e obscurantismo que torna a assombrar o país. Este assombro também se expressa por meio das múltiplas faces e ações derivadas do golpe em curso desde agosto de 2016, lesionando não apenas a Constituição de 1988 e o estado democrático de direito, mas também ameaçando direitos sociais essenciais e a soberania nacional.
A característica do ato burocrático empreendido pela Comissão Sindicante instalada pela ESALQ/USP se soma a uma indigesta agenda regressiva e epistemologicamente colonizadora, que se vale de antivalores como a apologia do ódio ao diferente, de escolas sem pensamento crítico, de criminalização de movimentos sociais, de censura e outras expressões de barbárie.
Entendemos também que este ato vai contra os princípios de uma universidade democrática, comprometida com a sociedade e que busca o diálogo para a construção de um mundo mais justo e solidário.
Por tudo isso, e também por vermos afrontada a trajetória digna, solidária, altiva e luminosa de um grande mestre (inconfundivelmente comprometido com um Brasil, uma América Latina e um mundo mais justo, pacífico, democrático e sustentável, é que manifestamos a nossa indignação contra a tentativa de naturalização da opressão.
Esperamos que a nossa expressão reverbere em apoio a todos os servidores da USP e todas as pessoas que lutam pela reforma agrária, às organizações de base e aos movimentos sociais, assim como em uma universidade mais comprometida com o povo e que contribua para o restabelecimento da democracia no nosso país.
Nenhum direito a menos!
Por uma universidade democrática!
Pela anulação do golpe!
Pela volta da democracia!
Assinam o manifesto:
(*) entidades internacionais
- MOVIMENTO REBELIÃO
- Area de Educación Ambiental-Ministerio de Educación y Cultura- Uruguay (*)
- Argonautas Ambientalistas da Amazônia
- Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro – AARJ
- Articulação Nacional de Agroecologia, ANA
- Articulação Regional de Agroecologia de Piracicaba – ARA Pira
- Associação Amigos do Memorial da Classe Operária – UGT
- Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica - ABD
- Associação Brasileira de Agroecologia – ABA
- Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF)
- Associação Brasileira de Homeopatia Popular, ABHP
- Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT
- Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação - ABPEducom
- Associação Brasileira de Reforma Agrária
- Associação Brasileira de Saúde Popular - Abrasp/ BIO SAÚDE
- Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil
- Associação dos Docentes da Unirio, Adunirio, seção sindical do Andes-SN
- Associação dos Pós-Graduandos da ESALQ (APG-ESALQ)
- Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA, ASIBAMA/SC
- Associação dos Servidores Públicos Federais da Carreira de Especialista em Meio Ambiente do Estado do Amazonas – ASCEMA/AM
- Associação Ecocidade
- Associação em Defesa da Cidadania, Direitos Humanos, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, ACIDHADES /RJ
- Associação em Defesa da Cidadania, Direitos Humanos, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - ACIDHADES
- Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular
- Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Meio Ambiente - Ascema Nacional
- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade - ANPPAS
- Associação Nacional de Travestis e Transexuais, ANTRA
- Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente, ASCEMA - AM
- Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC)
- Associação Portuguesa de Educação Ambiental (*)
- Associação Veracidade Ação Popular Socialista (APS) São Carlos
- Blog Negro Belchior - Carta Capital
- Casarão Barrufada, Mineiros - GO
- Central Única das Favelas, CUFA
- Central Única dos Trabalhadores, CUT-SP
- Centro Acadêmico AgroFlor&Ser, do curso de Agroecologia da UFPR - Setor Litoral
- Centro Acadêmico de Ciências Biológicas - UESB
- Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (CAEF) ESALQ/USP
- Centro Burnier Fé e Justiça, CBFJ
- Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Biennès, CDHDMB
- Centro de Direitos Humanos Dom Pedro Casaldáliga
- Centro de Educação Ambiental Genesis
- Centro de Estudos Ambientais (CEA)
- Centro de Estudos de Geografia do Trabalho, CEGeT - FCT-Unesp – Presidente Prudente
- Centro de Pastoral para Migrantes
- Centro de pesquisas e estudos agrários e ambientais – CPEA, Unesp campus de Marília
- Cine Clube Nelson Pereira dos Santos, Jataí- GO
- Cineclube Socioambiental "EM PROL DA VIDA"
- Clube de Observadores de Aves do Alto Pantanal – COAAP, CÁCERES, MT
- Coletivo Agroecologia na Periferia de BH
- Coletivo Cuesta Educador - Botucatu/ SP
- Coletivo Educador de Bertioga, SP
- Coletivo Educador Ipê Roxo
- Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu
- Coletivo Educador Rio Moji Guaçu
- Coletivo Horta di Gueto
- Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Amazonas
- Coletivo Lentes Periféricas, SP
- Coletivo Memórias do Mar, SC
- Coletivo NASA - Núcleo de Ações Socioculturais Ativista - Santo André/SP
- Coletivo Sarau do Ernesto, SP
- Coletivo Sarau na Galeria, Suzano/SP
- Comissão Camponesa da Verdade
- Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental- MT
- Comissão Pastoral da Terra, CPT do estado de São Paulo
- Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró - CBHAM
- Comitê de Bacia: Ong Vivacidade
- Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno
- Comunidade Educacional de Pirenópolis, COEPi - GO
- Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática da FURG
- Conselho Indigenista Missionário, CIMI
- Consulta Popular, MT
- Cultura Alimentar e Comercialização Justa, CAJAN
- Curso de Especialização em Educação Ambiental Campesina, EAC-UFMT [2016-18]
- Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade do Centro Universitário Fundação Santo André
- Departamento de Apoio à Educação Ambiental – DeAEA/UFSCar
- Departamento de Ciências Biológicas da UESB/Jequié
- Educadores Ambientales en Red de Argentina (*)
- Educadores em Luta - Professores do Partido da Causa Operária
- Embrapa Pantanal/UFMT
- Escola de Ativismo
- Escola Popular de Planejamento da Cidade / UNILA
- Estação de Permacultura de Yvy Porã, SC
- Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE-RJ
- Fora do Eixo
- Fórum Capixaba de Lutas Sociais
- Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia - UNIFAL-MG
- Fórum de Direitos Humanos e da Terra, FDHT-MT
- Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento, FORMAD
- Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, FONASC
- Frente Brasil Popular de Rio Verde e Sudoeste Goiano
- Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, FunBEA
- Gescult Apoio Adm. e Cultural / Gescult
- Grupo Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia (ICB/UFG)
- Grupo Curare de Permacultura - Botucatu/SP
- Grupo de Direitos Humanos da ESALQ – GTDH
- Grupo de Educação Ambiental da Internet, GEAI
- Grupo de Educação Ambiental da UFPA
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEA, UFSCar
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Química Verde, Sustentabilidade e Educação, UFSCar
- Grupo de Estudos da Localidade – Grupo ELO / USP
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental do Estado de Sergipe - GEPEASE
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – GEPEAS
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, GEPEADS-UFRRJ
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios - GEPET, UNEB
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Ordenamento Territorial e Ambiental - GEPOTA / UNEMAT
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia Política, UFF
- Grupo de estudos e pesquisas em Educação Ambiental da UFJF
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica e Educação Popular Freireana, UFC
- Grupo de Estudos em Agricultura Urbana – NEA AUÊ! / UFMG
- Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade do MDA
- Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur - Geasur, Unirio
- Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente/UFPA
- Grupo de Estudos em Gestão Ambiental da Unesp de Ilha Solteira
- Grupo de estudos em manejo agroecológico dos solos, Gemas ater UFG
- Grupo de Estudos Merleau-Ponty & Educação - GEMPO, UFMT
- Grupo de Estudos Sobre Os Fundamentos da Educação Ambiental Popular, FURG
- Grupo de Extensão de São Pedro, GESP-Esalq
- Grupo de Extensão e Trabalho em Direitos Humanos da Esalq
- Grupo de Organização JURA ESALQ 2017
- Grupo de Pesquisa Ágora: A Temática Ambiental e o Processo Educativo, Unesp, Rio Claro
- Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental - AnPAP-EA/UNISUL
- Grupo de Pesquisa Educação Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS, Univali
- Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – GPEA, Unesp Bauru
- Grupo de pesquisa em educação ambiental e formação de educadores, USP – SP
- Grupo de Pesquisa em Formação e Conscientização Ambiental – Univille, SC
- Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA), Unesp Tupã
- Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, UFMT
- Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania - UFMT
- Grupo de Pesquisa SobreNaturezas, RS (CNPq)
- Grupo de pesquisa: organizações e democracia -Unesp -Marilia
- Grupo de Reflexão e Ação em Educação Ambiental - GRAEA / USP
- Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro - AARJ
- Grupo de Trabalho em Educação Ambiental, GT 22 - ANPEd
- Grupo Ecológico Rio das Contas – GERC
- Grupo Gestor do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar
- Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA-UFMT
- Grupo PET Conexões de Saberes "Diferentes Saberes e Fazeres na UFMT"
- Grupo PET Conexões de Saberes "Educação Ambiental na UFMT"
- Grupo PET Conexões de Saberes "Universidade, Saúde e Cidadania na UFMT”
- Grupo TERRA - Territórios Rurais e Reforma Agrária
- GWATÁ/UEG - Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo da Universidade Estadual de Goiás
- Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade
- Instituto Caracol, ICA
- Instituto de Permacultura Ecovida São Miguel
- Instituto de Salud Socioambiental Fac Cs Médicas (UNR/Rosário-Argentina) (*)
- Instituto Ecoar pela Cidadania
- Instituto Eparreh - Estudos e Práticas Agroecológicas e o Re Encantamento Humano
- Instituto Futuro Solidário
- Instituto Gaia
- Instituto Giramundo Mutuando
- Instituto Humana Raça Fêmina – INHURAFE
- Instituto Ibá de Agroecologia
- Instituto Kairós
- Instituto Mato-grossense de Direito e Educação Ambiental, IMADEA-MT
- Instituto Paulo Freire
- Instituto Pró Terra
- Instituto Rede Ecodespertar
- Instituto Socioambiental del Sur. Escuela de la sustentabilidad – Paraguay (*)
- Instituto Teko Porã Amazônia
- Instituto Terra Mater - Piracicaba/SP
- Laboratório de Educação Ambiental - LEA UFSCar
- Laboratório de Educação Ambiental (LEA/CTTMar/UNIVALI)
- Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca ESALQ
- Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia LETNO - UEFS
- Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS, UFRJ
- Laboratório de Pesquisa e Ação em Educação Ambiental, LAPEAr, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
- Laboratório de Sistemática e Ecológica Vegetal – UERN
- Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE/DEdIC/FFCLRP/USP
- Laboratório Justiça Territorial, LabJuta – UFABC
- Levante da Juventude
- Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE
- Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais
- Movimento Camponês Popular- MCP GO
- Movimento Ciência Cidadã, MCC
- Movimento de Educação Popular da América Latina e Caribe – CEAAL
- Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB
- Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA
- Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, MST-BR
- Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, MST-MT
- Movimento Feminista Maria sem Vergonha, AM
- Movimento Socioambiental Caminhos das Águas
- Movimento Urbano de Agroecologia, Rede MUDA-SP
- Mutirão Agroflorestal
- NEA AUÊ! - Grupo de Estudos em Agricultura Urbana / UFMG
- Núcleo Agrário do PT na Câmara dos Deputados
- Núcleo de Agroecologia APETÊ-CAAPUÃ/UFSCar
- Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros
- Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro -Nacem - UFU
- Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFVJM
- Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental – NACE PTECA ESALQ
- Núcleo de Direitos Humanos de Rio Verde e Sudoeste Goiano
- Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia, UFV
- Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em agroecologia - Nepea-SC
- Núcleo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Agricultura Orgânica Cajuí - NEA Cajuí
- Núcleo de Estudos em Agroecologia - Nea Trilhas UEFS, BA
- Núcleo de Estudos em Agroecologia Cantuquiriguaçu, Campus Laranjeiras do Sul, UFFS
- Núcleo de Estudos em Agroecologia e Nova Cartografia Social, UFRB
- Núcleo de Estudos em Agroecologia, ARANDU do IFES Campus Santa Teresa
- Núcleo de Estudos em Agroecologia, NEA IFSP Matão
- Núcleo de Estudos em Agroecologia, NEA Inconfidentes
- Núcleo de estudos em Agroecologia, UPF (NEA-UPF)
- Núcleo de Estudos em Ecologia da Paisagem e Conservação, Neepc- UFSCar Sorocaba
- Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia, IFPA Castanhal
- Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar, NEAF, UFG - Campus Jataí
- Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária, NERA - FCT- Unesp – Presidente Prudente
- Núcleo de Permacultura da UFSC - NEPerma/UFSC
- Núcleo de Pesquisa em Gênero, NUEPOM-UFMT
- Núcleo de Pesquisa, Extensão e Educação Ambiental NUPEEA /UFSB – BA
- Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) UFES
- Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Científica em Agroecologia, NIA – UFRRJ
- Núcleo UnB de agroecologia
- O Movimento Camponês Popular- MCP GO
- Ordem Ortodoxa San Joanita
- OUTRAS MARGENS: Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações em Educação Ambiental da UNICAMP
- Ouvidoria Geral da Defensoria Pública MT
- Partido Comunista Brasileiro (PCB)
- Ponto de Cultura Rural RJ
- Pós Ativa, Voz Ativa! - Coletivo de Pós-Graduação da USP
- Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - IPPRI-Unesp-SP
- Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, PPGEA – FURG
- Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia, Ppgedam/NUMA/UFPA
- Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná PPGMADE/UFPR
- Programa Escolas Sustentáveis - Unifesp
- Projeto Cala Boca Já Morreu
- Projeto Contribuindo para a Ambientalizacão da FFCLRP/USP
- Projeto e Sala Verde Arte na Terra de Educação Ambiental
- Projeto SustentABC, SP
- Red de Educación Ambiental de Tierra del Fuego, REA TDF – Argentina (*)
- Red Uruguaya ONGs Ambientalistas (*)
- Rede Acreana de Educação Ambiental
- Rede Agroecologia Centro-Oeste
- Rede Brasileira de Comunicação Ambiental, REBECA
- Rede Brasileira de Educação Ambiental, REBEA
- Rede DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra
- Rede de Economia Solidária de Piracicaba, ResPira
- Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP)
- Rede de Educação Ambiental da Paraíba - REAPB
- Rede de Educação Ambiental de Alagoas (REAAL)
- Rede de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, REAMS
- Rede de Educação Ambiental de Rondônia, REARO
- Rede de Educação Ambiental de São Carlos (REA-SC)
- Rede de Educação Ambiental do Cerrado, REACERRADO
- Rede de Educação Ambiental do Paraná /REA/PR
- Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro, REARJ
- Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás, REIA-GO
- Rede de Educadores Ambientais de Barretos - REAB
- Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos do Sul do Brasil (Rede SAFAS)
- Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática, REAJA (*)
- Rede Lusófona de Educação Ambiental, REDELUSO (*)
- Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental, REMTEA
- Rede Nacional de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, REJUMA
- Rede Paraense de Educação Ambiental
- Rede Paulista de Educação Ambiental - REPEA
- Rede ProsEAndo – Ribeirão Preto
- Rede Sergipana de Agroecologia -RESEA
- Rede Sul-Brasileira de Educação Ambiental, REASul
- Rede Temática Materiais de Educação Ambiental / REMATEA
- Rede Trilha da Vida de Formação em Educação Ambiental por Biomas Brasileiros
- Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, RUPEA
- Rizoma, UEFS
- Sala Verde- Centro de Integração Socioambiental, da UFRRJ
- Sala Verde Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental - Vale do Itajaí -SC
- Sala Verde, da Universidade Federal de Sergipe
- Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, APEOESP
- Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso, Sindsep-MT
- Sindicato Nacional dos trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento agropecuário - Seção Solos, SINPAF-RJ
- Sítio Santa Felicidade, CSA
- Sociedad Amigos del Viento – Uruguay (*)
- Sociedade Angrense de Proteção Ecológica - SAPE
- Sociedade Galega de Educación Ambiental (*)
- Uneafro Brasil
- União da Juventude Comunista (UJC)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
(2) MANIFESTO INDIVIDUAL DE PROFESSORES E PESQUISADORES
Universidade de Brasília - UnB
Enviar via email para irineu.tamaio@gmail.com
Brasília, DF, 09 de novembro de 2017.
Ao Senhor
Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) – USP
Prof. Dr. Luiz Gustavo Nussio
Piracicaba – SP.
Nós, educadore(a)s e pesquisadore(a)s das Instituições de Ensino Superior, repudiamos o processo de sindicância instaurada pela direção da unidade em que o Prof. Dr. Marcos Sorrentino atua, cuja finalidade é investigar uma atividade acadêmica organizada pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA, ao qual pertence o professor Sorrentino) em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O Prof. Marcos Sorrentino é uma das maiores referências para o pensamento ambiental latino-americano e para a educação ambiental. Atuou como diretor de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente (2003-2008), na gestão da Ministra Marina Silva. Possui em sua trajetória de vida e profissional, mais de 30 anos de luta por uma sociedade mais justa e igualitária, e sempre fez isso por meio do diálogo e com ações, projetos e iniciativas no campo da Educação.
Sua trajetória como acadêmico, como educador-transformador, cidadão brasileiro comprometido com uma nação mais justa, solidária, democrática, sustentável e como cidadão planetário tem todo nosso apoio e respeito.
Causou-nos estranheza a abertura de uma sindicância nessa quarta edição da Jornada pela Reforma Agrária, sobretudo, em um contexto histórico de intenso patrulhamento ideológico exercido por movimentos e instituições conservadoras, em que se propõe a destituição do educador Paulo Freire como patrono da educação brasileira e também de ataques às artes e aos museus que as expõem.
Soma-se a esse contexto, as propostas de revogação do Estatuto do Desarmamento que podem levar à legalização de milícias de latifundiários para "defender" seu patrimônio, em que unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas voltam a ser tratados como entraves ao "desenvolvimento", em que o Brasil bate recordes de assassinatos de lideranças camponesas e ambientalistas, por resistirem em seus espaços vitais contra a apropriação dos seus territórios pelo capital.
Por isso, externamos nessa carta o nosso repúdio e a mais intensa preocupação com as formas de intimidação àquele(a)s que atuam nas Universidades com o compromisso social de problematizar e refletir, em parceria com os movimentos sociais agrários, temas cruciais para a construção de uma nação soberana, tais como: os modelos de agricultura colocados em prática, a condição arcaica de matriz exportadora de matéria-prima, a situação da agricultura familiar e a brutal desigualdade social e de distribuição da terra em nosso País.
Respeitosamente,
Assinam:
- Prof. Dr. Irineu Tamaio (UnB)
- Prof. Dr. Sérgio Sauer (UnB)
- Profa. Dra. Mônica Celeida Rabelo Nogueira (UnB)
- Prof. Dr. Rafael Litvin Villas Bôas (UnB)
- Prof. Dr. Philippe Pomier Layrargues (UnB)
- Profa. Dra. Michèle Sato (UFMT)
- Prof. Dr. Henri Acselrad (UFRJ)
- Prof. Dr. Dermeval Saviani (UNICAMP)
- Prof. Dr. Heitor Queiroz de Medeiros (UCDB-MS)
- Prof. Dr. José Vicente de Freitas (FURG)
- Profa. Dra. Martha Tristão (UFES)
- Prof. Dr. Luiz Marcelo de Carvalho (UNESP)
- Prof. Dr. Maurício Compiani (UNICAMP)
- Profa. Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho (UFRGS)
- Profa. Dra. Fátima Portilho (UFRRJ)
- Prof. Dr. Aloisio Ruscheinsky (UNISINOS)
- Prof. Dr. Antônio Fernando Silveira Guerra (Univali)
- Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi (USP)
- Profa. Dra. Mônica Castagna Molina (UnB)
- Prof. Dr. Jair Reck (UnB)
- Profa. Dra. Débora Pedrotti-Mansilla (UFMT)
- Prof. Dr. Edgar J. Gonzales Gaudiano (Universidad Veracruzana, México)
- Prof. Dr. João Batista Pereira Queiroz (UnB)
- Prof. Dr. Pablo Ángel Meira Cartea (Universidade de Santiago de Compostela, Galícia-Espanha)
- Prof. Msc. Eduardo Di Deus (UnB)
- Profa. Dra. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (UNESP)
- Prof. Dr. Thiago Cury Luiz (UFMT)
- Profa. Dra. Michelle Jaber-Silva (UFMT)
- Profa. Dra. Juliana Rochet Wirth Chaibub (UnB)
- Profa. Dra. Regina Aparecida da Silva (UFMT)
- Prof. Msc. José Matarezi (Univali)
- Prof. Dr. Mauro Guimarães (UFRRJ)
- Profa. Dra. Cláudia Coelho Santos (UESB)
- Prof. Dr. Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril (UnB)
- Prof. Dr. Sandro Tonso (UNICAMP)
- Prof. Dr. Tales Ab´Sáber (UNIFESP)
- Profa. Dra. Janaína Deane de Abreu Sá Diniz (UnB)
- Prof. Dr. Markus Kröger (Universidade de Helsinque, Finlândia)
- Profa. Dra. Kelci Anne Pereira (UFPI)
- Profa. Dra. Joelma Rodrigues da Silva (UnB)
- Dr. Victor Marchezini (Cemaden)
- Prof. Msc. Kleber Silva Rocha (UESB)
- Prof. Dr. Reinaldo José de Miranda Filho (UnB)
- Prof. Msc. Acácio Zuniga Leite (UnB)
- Profa. Dra. Glauce de Souza Torres (UFMT)
- Profa. Msc Alessandra Bueno do Grando (UESB)
- Profa. Dra. Tânia Cristina da Silva Cruz (UnB)
- Profa. Dra. Eliene Novaes Rocha (UnB)
- Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira (FURG)
- Profa. Dra. Débora Franco Lerrer (UFRRJ)
- Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho (UFSCar)
- Profa. Dra. Adonia Antunes Prado (UFRJ)
- Prof. Dr. Mário Jorge da Motta Bastos (UFF)
- Profa. Dra. Renata da Silva Nobrega (UNIR)
- Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho (Univ. Estadual do RN)
- Profa. Maria Suely Ferreira Gomes (IFPA-Campus Rural de Marabá)
- Profa. Dra. Marianna Assunção Figueiredo Holanda (UnB)
- Prof. Dr. Bernard Herman Hess (UnB)
- Profa. Dra. Cássia Fabiane Souza (UFMT)
- Profa. Dra. Giseli Dalla-Nora (UFMT)
- Profa. Dra. Solange Ikeda Castrillon (UNEMAT)
- Profa. Dra. Ilma Machado (UNEMAT)
- Profa. Dra. Dilma Costa (UNEMAT)
- Profa. Dra. Marluce Galvão Barreto (UESB)
- Profa. Sabrina Esperanza (EMAD-Uruguay)
- Prof. Msc Domingos Ailton (UESB)
- Profa. Dra. Dione Kitzmann (FURG)
- Profa. Dra. Caroline Siqueira Gomide (UnB)
- Profa. Dra. Leonilde Servolo de Medeiros (UFRRJ)
- Profa. Dra. Marilia Carla de Mello Gaia (UFSC)
- Prof. Dr. Attico Chassot (REAMEC)
- Profa. Dra. Renata Aquino da Silva de Souza (UnB)
- Prof. Dr. Renato Sérgio Maluf (UFRRJ)
- Prof. Dr. Zysman Neiman (Unifesp)
- Profa. Dra. Andrea Rabinovici (Unifesp)
- Profa. Dra. Eliete Ávila Wolff (UnB)
- Profa. Dra. Carla Patrícia Novais Luz (UESB)
- Prof. Dr. Marcos Lopes (UESB)
- Prof. Dr. Henyo Trindade Barreto Filho (UnB)
- Prof. Dr. Nathan Carvalho Pinheiro (UnB)
- Profa. Dra. Luciana Moreira Melhorança (UNEMAT)
- Profa. Dra. Ana Angélica Leal Barbosa (UESB)
- Profa. Msc. Valéria Lessa Mota (UESB)
- Prof. Dr. Paulo Alberto Santos Gentil (UNEMAT)
- Profa. Dra. Regina Coelly Fernandes Saraiva (UnB)
- Prof. Dr. Auremi Carlos Bampi (UNEMAT)
- Profa. Dra. Rosângela Azevedo Corrêa (UnB)
- Prof. Dra. Clarice Aparecida dos Santos (UnB)
- Prof. Dr. Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
- Profa. Dra. Heloisa Sales Gentil (UNEMAT)
- Prof. Dr. Luiz Afonso Vaz de Figueiredo (Centro Univ. Fund. Sto. André)
- Profa. Dra. Ângela Martins Baeder (Centro Univ. Fund. Sto. André)
- Prof. Dr. Luís Antônio Pasquetti (UnB)
- Prof. Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho (PUC/PR)
- Prof. Dr. José Arbex Júnior (PUC/SP)
- Profa. Dra. Maria Inês Escobar Costa Casimiro (UFCA-Agronomia)
- Prof. Dr. Tamiel Khan Baiocchi Jacobson (UnB)
- Profa. Dra. Walterlina Brasil (UNIR)
- Prof. Dr. Claus Akira Horodynski Matsushingue (UnB)
- Prof. Dr. Marcos Corrêa da Silva Loureiro (UFG)
- Profa. Dra. Cristina Célia Silveira Brandão (UnB)
- Profa. Dra. Walderês Nunes Loureiro (UFG)
- Profa. Dra. Anakeila de Barros Stauffer (Fiocruz)
- Prof. Dr. Pedro Fernandes Avalone Athayde (UnB)
- Profa. Dra. Maria Auxiliadora César (UnB)
- Profa. Dra. Virgínia Fontes (UFF e Fiocruz)
- Prof. Msc. Felipe Canova Gonçalves (UnB)
- Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira Lima (UnB)
- Profa. Dra. Marilena Loureiro (UFPA)
- Profa. Dra. Maria Ludetana Araújo (UFPA)
- Profa. Dra. Rosineide Magalhães de Sousa (UnB)
- Prof. Dr. Pedro Baia Junior (IFPA)
- Prof. Dr. Cláudio Tonegutti (UFPR)
- Profa. Dra. Leila Chalub Martins (UnB)
- Prof. Dr. Fernando Ferreira de Morais (UFRB)
- Profa. Dra. Maria de Fátima Rodrigues Makiuchi (UnB)
- Profa. Dra. Suzane Castrillon (UNEMAT)
- Profa. Dra. Maria Lídia Bueno Fernandes (UnB)
- Profa. Dra. Maria Osanette de Medeiros (UnB)
- Prof. Dr. Fernando Conde (UFV)
- Prof. Dr. Maciel Cover (UFT)
- Prof. Dr. Daniel Bin (UnB)
- Profa. Msc. Luciana Castro de Paula (UNIR)
- Prof. Msc. Fernando Michelotti (UNIFESSPA)
- Profa. Dra. Cynara Caroline Kern Barreto (UnB)
- Prof. Dr. Ivo Dickmann (UNOCHAPECO)
- Profs. Msc. Michelly Ferreira Monteiro Elias (UnB)
- Prof. Dr. Paulo Alentejano (UERJ)
- Profa. Dra. Ana Laura dos Reis Corrêa (UnB)
- Prof. Dr. Luís Flávio Godinho (UFRB)
- Prof. Dr. Ricardo Toledo Neder (UnB)
- Prof. Dr. Sírio Lopez Velasco (Furg)
- Profa. Dra. Elisa Guaraná de Castro (UFRRJ)
- Profa. Dra. Cláudia Pato (UnB)
- Profa. Dra. Deise Mancebo (UERJ)
- Prof. Dr. José Claudinei Lombardi (UNICAMP)
- Profa. Msc. Páulia Maria Cardoso Lima Reis (IF Sertão Pernambucano)
- Profa. Dra. Josimeire Aparecida Leandrini (UFFS)
- Prof. Dr. Pedro Osmar Flores de Noronha (UnB)
- Prof. Dr. Marco Antônio Perruso (UFRRJ)
- Profa. Dra. Jeannette Filomeno Pouchain Ramos (UNILAB)
- Prof. Dr. Antônio Sebben (UnB)
- Profa. Dra. Rachel Nunes da Cunha (UnB)
- Profa. Dra. Maria Luiza Pinho Pereira (UnB)
- Prof. Dr. Erlando da Silva Rêses (UnB)
- Prof. Dr. Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva (IFB)
- Prof. Dr. Bruno Milanez (UFJF)
- Profa. Dra. Raquel de Almeida Moraes (UnB)
- Prof. Dr. Tádzio Peters Coelho (UFMA)
- Prof. Dr. Franklin Plessmann de Carvalho (UFRB)
- Profa. Dra. Simone Perecmanis (UnB)
- Prof. Dr. Perci Coelho de Souza (UnB)
- Profa. Dra. Juliana da Silva Nóbrega (UNIR)
- Prof. Dr. Jacques de Novion (UnB)
- Profa. Dra. Ana Maria de Albuquerque Moreira (UnB)
- Profa. Dra. Andrea Francine Batista (UFPR)
- Profa. Dra. Ana Tereza Reis da Silva (UnB)
- Prof. Dr. Ferenc Diniz Kiss (UNIOESTE)
- Profa. Dra. Karina Kato (UFRRJ)
- Profa. Dra. Elizabeth Maria Mamede da Costa (UnB)
- Profa. Dra. Carmesina Jacobina Aires (UnB)
- Prof. Dr. Valdir Lamim-Guedes (Centro Universitário SENAC-SP)
- Profa. Dra. Fátima Lucília Vidal Rodrigues (UnB)
- Profa. Dra. Eliane Silva Leite (UNIR)
- Profa. Dra. Maria Rita Avanzi (UnB)
- Profa. Dra. Andreia de Oliveira (UnB)
- Profa. Dra. Susana Maria Maia (UFF)
- Profa. Dra. Cláudia Dansa (UnB)
- Prof. Dr. Claudinei Aparecido de Freitas da Silva (UNIOESTE)
- Profa. Dra. Maria da Glória Lima (UnB)
- Profa. Dra. Andrea Leme da Silva (UnB)
- Prof. Dr. Daniel Porciuncula Prado (Furg)
- Prof. Dr. Wellington Almeida (UnB)
- Profa. Dra. Raquel Giffoni Pinto (IFRJ)
- Prof. Dr. Luís Fernando Minasi (FURG)
- Prof. Dr. Lázaro Camilo Recompensa Joseph (UFSM)
- Prof. Msc. Wagner Valente Dos Passos (IFRS)
- Prof. Dr. Renato Tagnin (SP)
- Prof. Dr. José Juliano de Carvalho Filho (USP)
- Profa. Dra. Maria Lúcia Pinto Leal (UnB)
- Profa. Msc. Maura Pereira dos Anjos (UFSSPA)
- Profa. Dra. Silvia Maria Ferreira Guimarães (UnB)
- Profa. Dra. Maria da Glória da Veiga Pereira (UnB)
- Profa. Dra. Sandra Nascimento (UnB)
- Profa. Dra. Cristiane Portela (UnB e CEUB)
- Profa. Dra. Izabel Cristina Bacellar Zaneti (UnB)
- Prof. Dr. Thomas Ludewig (UnB)
- Prof. Dr. Alessandro Roberto de Oliveira (UnB)
- Profa. Dra. Rita Silvana Santana dos Santos (UnB)
- Prof. Dr. Edson Marcelo Hungaro (UnB)
- Prof. Dr. José Mauro Ribeiro (UnB)
- Profa. Dra. Liliane Machado (UnB)
- Prof. Msc. Laurindo Elias Pedrosa (UFG)
- Profa. Dra. Catiane Cinelli (UNIR)
- Profa. Msc. Mariana Mello Souto Maior (IFRJ)
- Prof. Dr. Marcelo Paraíso Alves (IFRJ)
- Profa. Dra. Rita Patta Rache (Furg)
- Profa. Valéria dos Santos de Oliveira (FAETEC)
- Prof. Dr. Fernando Ferreira de Morais (UFRB)
- Profa. Dra. Sílvia Régia Chaves de Freitas Simões (IF Catarinense)
- Profa. Msc. Raquel Mascarenhas (UFOP)
- Profa. Dra. Viviane Neves Legnani (UnB)
- Prof. Msc. Haroldo de Souza (UNIFESSPA)
- Prof. Msc. Ivan Gomes Doro Filho (IFRJ)
- Profa. Dra. Selma Venco (UNICAMP)
- Profa. Dra. Rachel Zacarias (FIVJ)
- Profa. Dra. Fátima Elizabeti Marcomin (UNISUL)
- Dra. Rachel Trajber (Cemaden)
- Profa. MSc. Doroty Martos (CEPV SP)
- Profa. Dra. Alessandro Viveiro (UNICAMP)
- Profa. Dra. Ana Cláudia D. Tavares (UFRJ)
- Profa. Dra. Sandra Regina Lestinge (UFPI)
- Prof. Dr. Jorge Megid Neto (UNICAMP)
- Prof. Dr. José Gilberto de Souza (UNESP)
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Albuquerque Miranda (UNICAMP)
- Prof. Dr. Carlos Sautchuk (UnB)
- Profa. Zaira Sabry Azar (UFMA)
- Profa. Dra. Marísia Margarida Santiago Buitoni (UERJ)
- Prof. Dr. Gustavo Ferreira da Costa Lima (UFPB)
- Prof. Dr. Isaac Giribet Bernat (UEMA)
- Prof. Dr. Pedro Ivan Christoffoli (UFFS)
- Profa. Dra. Irene Carniatto (UNIOESTE)
- Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba (UNIR)
- Profa. Dra. Elizabeth Santos (UFAM)
- Profa. Dra. Maria do Socorro Sousa de Araújo (UFMA)
- Profa. Dra. Renisia Cristina Garcia Filice (UnB)
- Profa. Dra. Alessandra Gasparotto (UFPe)
- Prof. Dr. José Jonas Duarte (UFPB)
- Profa. Dra. Zoia Prestes (UFF)
- Prof. Dr. Vicente Paulo dos Santos Pinto (UFJF)
- Profa. Dra. Ilse Gomes Silva (UFMA)
- Profa. Dra. Conceição Paludo (UFRGS)
- Prof. Dr. Luís Enrique Aguilar (UNICAMP)
- Profa. Dra. Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante (UEFS)
- Prof. Dr. Renê José Trentin Silveira (UNICAMP)
- Profa. Dra. Alexandrina Monteiro (UNICAMP)
- Profa. Dra. Isabel Brasil (Fiocruz e UERJ)
- Profa. Dra. Carolina de Roig Catini (UNICAMP)
- Prof. Dr. Roberto Gonçalves Barbosa (UFPR)
- Profa. Dra. Mônica Grossi (UFJF)
- Profa. Msc. Andressa Kerecz Tavares (UPPR)
- Profa. Dra. Adriana Varani (UNICAMP)
- Profa. Dra. Raquel Maria Rigotto (UFC)
- Prof. Msc. Carlos Jorge da Silva Correia (UFAL)
- Profa. Dra. Maria da Glória Serra Pinto de Alencar (UFMA)
- Profa. Msc. Maria Adriana Fróes (CEUMA)
- Prof. Dr. Bruno de Athayde Prata (UFC)
- Prof. Dr. Giovanni Cordeiro Barroso (UFC)
- Prof. Dr. Fernando Mendonça Heck (IFSP)
- Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (UNICAMP)
- Profa. Dra. Roberta Gurgel Azzi (UNICAMP)
- Profa. Dra. Maria Guiomar Carneiro Tommasiello (UNIMEP)
- Profa. Dra. Andréa Zhouri (UFMG)
- Prof. Dr. Gabriel Eduardo Schütz (UFRJ)
- Profa. Dra. Adelaide Gonçalves (UFC)
- Prof. Dr. Dan Furukawa Marques (Bishop´s University, Canada)
- Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (FURG)
- Prof. Dr. Justino de Sousa Júnior (UFC)
- Profa. Dra. Olga Rodrigues de Moraes von Simson (UNICAMP)
- Prof. Dr. Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior (UFMA)
- Prof. Msc. Mário Mariano Ruiz Cardoso (UFVJM)
- Profa. Dra. Gabriela Castellano (UNICAMP)
- Prof. Dr. Francisco Carlos Gândara (UFPI)
- Prof. Dr. Raul Vinhas Ribeiro (UNICAMP)
- Profa. Dra. Emília Wanda Rutkowski (UNICAMP)
- Profa. Dra. Ada Cristina Pontes Aguiar (UFCA)
- Profa. Dra. Amnéris Ângela Maroni (UNICAMP)
- Prof. Dr. Aécio Alves de Oliveira (UFC)
- Profa. Dra. Elisabeth Barolli (UNICAMP)
- Profa. Dra. Eliane Tomiasi Paulino (UEL)
- Profa. Msc. Diane Ivanise Fiamoncini (IFB)
- Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (UFC)
- Prof. Dr. Geraldo Daniel Alves Bosso (UNICAMP)
- Profa. Dra. Christiane Neme Campos (UNICAMP)
- Profa. Dra. Carla Cecília Serrão Silva (UFMA)
- Prof. Dr. Stelio Marras (USP)
- Profa. Dra. Áurea Maria Guimarães (UNICAMP)
- Prof. Dr. Edson Corrêa da Silva (UENF)
- Profa. Dra. Alessandra Ancona de Faria (UNICAMP)
- Prof. Dr. Pedro Ganzeli (UNICAMP)
- Profa. Dra. Nádia Farage (UNICAMP)
- Profa. Dra. Irenísia Torres de Oliveira (UFC)
- Prof. Dr. Luiz Antonio Barrera San Martin (UNICAMP)
- Profa. Dra. Antônia Almeida Silva (UEFS)
- Prof. Dr. Mário Roberto Ferraro (UEG)
- Prof. Dr. Sávio M. Cavalcante (UNICAMP)
- Profa. Dra. Marcia de Paula Leite (UNICAMP)
- Profa Dra. Corinta Maria Grisolia Geraldi (UNICAMP)
- Prof. Dr. Joao Wanderley Geraldi (UNICAMP)
- Profa. Dra. Ivany R. Pino (UNICAMP)
- Profa. Dra. Ângela Soligo (UNICAMP)
- Profa. Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria (UNICAMP)
- Profa. Dra. Ana Maria Falcão de Aragão (UNICAMP)
- Prof. Dr. Antônio Miguel (UNICAMP)
- Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza (UNICAMP)
- Profa. Dra. Vera Margarida Lessa Catalão (UnB)
- Profa. Dra. Gabriela Guarnieri de Campos Tebet (UNICAMP)
- Profa. Dra. Maria José P.M. Almeida (UNICAMP)
- Profa. Dra. Nora Krawczyk (UNICAMP)
- Prof. Dr. Sérgio A. S. Leite (UNICAMP)
- Prof. Dr. Sílvio Gallo (UNICAMP)
- Prof. Msc. Fidelis Martins Paixão (UFPA)
- Prof. Dr. João Frederico C. A. Meyer (UNICAMP)
- Profa. Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan (UNICAMP)
- Profa. Dra. Gelsa Knijnik (UNISINOS)
- Prof. Dr. Heleno Rodrigues Corrêa Filho (UNICAMP)
- Profa. Dra. Nilda Alves (UERJ)
- Prof. Dr. José Roberto Zan (UNICAMP)
- Prof. Dra. Itala Maria Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP)
- Prof. Dr.Michel Sadalla Filho (UNICAMP)
- Profa. Dra. Sueli Irene Rodrigues Costa (UNICAMP)
- Prof. Dr. Humberto Calloni (FURG)
- Prof. Dr. Agustín Cano Menoni (Universidad de la República de Uruguay)
- Prof. Dr. Djoni Roos (UNIOESTE)
- Profa. Dra. Uende Aparecida Figueiredo Gomes (UFMG)
- Profa. Dra. Celecina de Maria Veras Sales (UFC)
- Prof. Rodrigo García Ferreira (Universidad de la República de Uruguay)
- Prof. Dr. João Batista de Albuquerque Figueiredo (UFC)
- Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)
- Profa. Dra. Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo (UFC)
- Profa. Dra. Simone Sendim Moreira Guimarães (UFG)
- Prof. Msc. Márcio Rolo (EPSJV/FIOCRUZ)
- Profa. Dra. Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes (Univás)
- Profa. Dra. Valéria Ghisloti Iared (UFPR)
- Prof. Dr. José Carlos de Araújo (UFC)
- Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior (UFSCar)
- Profa. Dra. Andréa Rosana Fetzner (UNIRIO)
- Profa. Dra. Carmen Irene Correia de Oliveira (UNIRIO)
- Profa. Dra. Ângela Maria Zanon (UFMS)
- Prof. Dr. Aurélio Ribeiro Leite de Oliveira (UNICAMP)
- Prof. Dr. Valdemir Miotello (UFSCar)
- Profa. Dra. Ana Aguiar Cotrim (UnB)
- Profa. Dra. Ana Flávia Moreira Santos (UFMG)
- Prof. Dr. Tibério Leonardo Guitton (UnB)
- Prof. Dr. Alberto Teixeira da Silva (UFPA)
- Prof. Budd Hall (UNESCO Chair in Community Based Research and Social Responsibility in Higher Education – University of Victoria – Canadá)
- Prof. Dr. Jutta Gutberlet (University of Victoria – Canadá)
- Dr. Gabriela McBee (University of Victoria – Canadá)
- Dr. Dan Russek (University of Victoria – Canadá)
- Dr. Ana Maria Peredo (University of Victoria – Canadá)
- Dr. Beatriz Alba Koch (University of Victoria – Canadá)
- Dr. Margo Matwychuk (University of Victoria – Canadá)
- Dr. Crystal Tremblay (University of Victoria – Canadá)
- Dr. Bernard Henin (University of Victoria – Canadá)
- Dr. Thomas Heyd (University of Victoria – Canadá)
- Profa. Dra. Izabela Brochado (UnB)
- Prof. Dr. José Damiro de Moraes (UNIRIO)
- Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva (UNIFEI)
- Prof. Dr. Luiz Carlos Santana (UNESP)
- Profa. Dra. Paula Petracco (IFB)
- Profa. Dra. Cristiana Costa Lima (UFMA)
- Prof. Dr. Jorge Luís da Silva Grespan (USP)
- Profa. Dra. Maria do Socorro Xavier Batista (UFPB)
- Prof. Jokin Alberdi Bidaguren (Universidad del País Vasco /Euskal Herriko Unibertsitatea - País Vasco (Espanha)
- Profa. Dra. Nadir Castilho Delizoicov (UNOCHAPECÓ)
- Prof. Dr. Mauro Giuntini (UnB)
- Prof. Dr. Luiz Roberto Santos Moraes (UFBA)
- Profa. Dra. Suzete Rosana de Castro Wiziak (UFMS)
- Prof. Dr. Angelo Antonio Abrantes (UNESP)
- Dr. Benjamin Bunk, Max-Weber-Centre for Advanced Studies at the University of Erfurt (ALEMANHA)
- Prof. Dr. Carlos José Sousa Passos (UnB)
- Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra (IFMT)
- Prof. Msc. Júlio Correa de Resende Dias Duarte (IFMT)
- Profa. Dra. Imara Pizzato Quadros (IFMT)
- Profa. Dra. Ana Maria Motta Ribeiro (UFF)
- Profa. Dra. Liana Brito de Castro Araújo (UECE)
- Profa. Dra. Marly de Jesus Sá Dias (UFMA)
- Profa. Dra. Marília Lomanto Veloso (UEFS)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
(3) MANIFESTO INDIVIDUAL
Tem que preencher o formulário google, caso tenha problemas, escrever para: djalma@veracidade.eco.br
Universidade a serviço do povo e da sociedade!
Pela agroecologia e pela reforma agrária!
Nós, ecologistas, ambientalistas, professores e professoras, estudantes, membros da comunidade acadêmica, militantes de movimentos sociais, agricultores e agricultoras, entusiastas, articuladores (as) da agroecologia e da permacultura, dentre outras tantas atuações e origens, repudiamos a lógica de uma universidade a serviço exclusivo das elites brasileiras e que funciona como correia de transmissão dos interesses das classes dominantes, das corporações e do empresariado.
Somos solidários ao professor Marcos Sorrentino, alvo de sindicância e perseguição ideológica na ESALQ por ousar fazer da universidade um espaço plural, crítico e emancipador, trazendo para dentro dela um dos maiores movimentos sociais do mundo, promovendo a troca de saberes e o intercâmbio de conhecimentos necessários à formação de indivíduos plenos e conscientes do mundo que os cerca.
Naturalizou-se a produção científica em prol do mercado e a pesquisa acadêmica para benefício da industria e das empresas, que se utilizam de cada avanço desenvolvido nas universidades (portanto com dinheiro público, coletivo) para otimizar seus lucros e sua produtividade. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), se consolida enquanto um agente público que exporta os melhores quadros direto para o agronegócio, realizando uma transmissão direta de recursos públicos por meio de pesquisa e formação de profissionais para o setor privado.
A universidade não deve aprofundar ainda mais o abismo social existente, mas justamente atenua-lo! É seu dever apresentar-se de maneira inclusiva, propiciando reflexões sociais amplas e críticas a seus estudantes, bem como realizar um necessário contraponto no sentido de ser útil à sociedade e à coletividade que nela investe. A universidade é local de emancipação e não manutenção da ordem desigual vigente.
Em tempos de polarização e criminalização da política, não podemos tolerar tais perseguições e ataques que se multiplicam dia após dia. Estamos em uma batalha que se desenrola em muitas frentes, e a função e o sentido da universidade é um de seus palcos principais.
A universidade deve estar a serviço do povo, da transformação e da produção de conhecimento para o bem comum. Isso faz com que ela esteja definitivamente alinhada com a agroecologia, com a reforma agrária e com todos os movimentos que visam uma transformação estrutural e positiva à imensa maioria da sociedade marginalizada e vulnerabilizada por um estado de coisas que perpetua a desigualdade e a miséria, concentrando riquezas na mão de poucos e banalizando as injustiças.
É por isso e por muitas outras razões que nós, abaixo assinados, nos solidarizamos contra a perseguição ideológica sofrida pelo professor, exigimos que a citada sindicância seja extinta e que a universidade abra suas portas às demandas sociais, à comunidade e propicie um desenvolvimento pleno aos seus estudantes e funcionários.
Somos solidários ao professor Marcos Sorrentino, alvo de sindicância e perseguição ideológica na ESALQ por ousar fazer da universidade um espaço plural, crítico e emancipador, trazendo para dentro dela um dos maiores movimentos sociais do mundo, promovendo a troca de saberes e o intercâmbio de conhecimentos necessários à formação de indivíduos plenos e conscientes do mundo que os cerca.
Naturalizou-se a produção científica em prol do mercado e a pesquisa acadêmica para benefício da industria e das empresas, que se utilizam de cada avanço desenvolvido nas universidades (portanto com dinheiro público, coletivo) para otimizar seus lucros e sua produtividade. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), se consolida enquanto um agente público que exporta os melhores quadros direto para o agronegócio, realizando uma transmissão direta de recursos públicos por meio de pesquisa e formação de profissionais para o setor privado.
A universidade não deve aprofundar ainda mais o abismo social existente, mas justamente atenua-lo! É seu dever apresentar-se de maneira inclusiva, propiciando reflexões sociais amplas e críticas a seus estudantes, bem como realizar um necessário contraponto no sentido de ser útil à sociedade e à coletividade que nela investe. A universidade é local de emancipação e não manutenção da ordem desigual vigente.
Em tempos de polarização e criminalização da política, não podemos tolerar tais perseguições e ataques que se multiplicam dia após dia. Estamos em uma batalha que se desenrola em muitas frentes, e a função e o sentido da universidade é um de seus palcos principais.
A universidade deve estar a serviço do povo, da transformação e da produção de conhecimento para o bem comum. Isso faz com que ela esteja definitivamente alinhada com a agroecologia, com a reforma agrária e com todos os movimentos que visam uma transformação estrutural e positiva à imensa maioria da sociedade marginalizada e vulnerabilizada por um estado de coisas que perpetua a desigualdade e a miséria, concentrando riquezas na mão de poucos e banalizando as injustiças.
É por isso e por muitas outras razões que nós, abaixo assinados, nos solidarizamos contra a perseguição ideológica sofrida pelo professor, exigimos que a citada sindicância seja extinta e que a universidade abra suas portas às demandas sociais, à comunidade e propicie um desenvolvimento pleno aos seus estudantes e funcionários.
*
No comments:
Post a Comment