Sunday 24 February 2019

O mundo da poesia As palavras rompem o silêncio da política

br de fato
https://www.brasildefato.com.br/2019/02/21/o-mundo-da-poesia/


CRIATIVIDADE

O mundo da poesia

As palavras rompem o silêncio da política

Brasil de Fato | João Pessoa (PB)
,
João Muniz, poeta e militante da CPT / Reprodução
O mundo da poesia

É diverso e cobre tudo

Inclusive de política

Eu não posso ficar mudo

Ainda mais desse coiso

Que é ladrão não me iludo.



A poesia me dá

Aval nessa rotação

De paciar no cenário

Do meu país cidadão

E falar do Laranjal

E sua corrupção.



Eu canto sendo poeta

O que meu nordeste tem

A cultura, a tradição

O casebre, o armazém

Religião, ateísmo

E a política também.



Ser poeta em perfeição

Eu vejo ser algo raro

Mas um poeta completo

Tem que cantar e ser claro

Neste mundo da política

Seja Lula, ou Bolsonaro.



Não dá pra ficar calado

Enquanto mentem pra gente

Essa moral virou lama

Essa turma indecente

Do plantador de laranja

A Jair o presidente.



Meu país tem retrocesso

Quando a mente atrasada

Decidi ferrar o povo

E ao pobre não tem nada

E passa tudo aos esteite

Uma turma elitizada.



Eu quero dá parabéns

A toda população

Que debate conjuntura

Que luta contra opressão

E não cultua corrupto

Nem o tem de estimação.



Reforma da previdência

Deixa privilegiado

Oprime só o povão

Trabalhador tá ferrado

A casa grande sorrindo

Num país escravizado.



Tem uma turma que gosta

Deste desastre matando

A esperança do povo

O pobre se acabando

Dias piores virão

É Jair se acostumando.



Eu creio na nossa gente

Que é lutadora e feliz

Acredito no amor

Na fé em Deus bom Juiz

E no acordar do povo

Pra lutar por meu país.



Término esse poema

Repleto de consciência

Certo de meu compromisso

Na luta na resistência

Pra ver meu Brasil de fato

Uma nova independência.
* Poeta e militante da Comissão Pastoral da Terra
Edição: Heloisa de Sousa

No comments: