registro de memória
Tarsila do Amaral:
batizado de Macunaíma 1953
centenário da semana de arte moderna (1922)
https://mam.rio/programacao/centenario-da-semana-de-arte-moderna-de-1922/
https://mam.rio/programacao/centenario-da-semana-de-arte-moderna-de-1922/
Os colóquios de Educação Ambiental são realizados aos-pelos-com os participantes do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o principal objetivo de fomentar a pesquisa e promover a formação.
2022 - Colóquios de Pesquisa em Educação Ambiental
*pre = presencial no IE, auditório ou sala 315
*remoto = https://www.youtube.com/c/mich%C3%A8lesatomimi
-.-.-.-.-.-.-.
-.-.-.-.-.-.-.
*pre = presencial no IE, auditório
-.-.-.-.-.-.-.
*remoto = https://www.youtube.com/c/mich%C3%A8lesatomimiFacilitação: Michèle Sato
-.-.-.-.-.-.-.
*remoto = https://www.youtube.com/c/mich%C3%A8lesatomimiFacilitação: Michèle Sato
-.-.-.-.-.-.-.
*pre = presencial no IE, auditório
*remoto = https://www.youtube.com/c/mich%C3%A8lesatomimi
Facilitação: Giseli Dalla-Nora
textos do Pedro
Facilitação: Giseli Dalla-Nora
textos do Pedro
filme do Pedro: hippies da República, SP
-.-.-.-.-.-.-.
*pre = presencial no IE, auditório
Facilitação: Herman & Michèle
Facilitação: Michèle Sato
-.-.-.-.-.-.-.
-.-.-.-.-.-.-.
*pre = presencial no IE, auditório
Facilitação: Aleth Amorim
-.-.-.-.-.-.-.
*pre = presencial no IE, sala 315
*pre = presencial no IE, sala 315
-.-.-.-.-.-.-.
*pre = presencial no IE, sala 315
-.-.-.-.-.-.-.
Facilitação: Cristiane Soares
*pre = presencial no IE, auditório
* * *
PRIMEIRO SEMESTRE 2022
Direitos Humanos e da Terra Michèle Sato[download ppt] |
PERÍODO DA DISCIPLINA:
apresentação em PPT
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
16/03 – 22/06/2022
quartas - 14:30 horas
ID DOS ENCONTROS: 9911032020
A disciplina busca debater a pesquisa no âmbito da educação ambiental, por intermédio dos participantes do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) e de alguns convidados que possuem habilidades na pesquisa, com especial consideração na parte metodológica. Os processos de construção da investigação, em especial num momento da pandemia, tomam foco para ampliar alternativas, revisar técnicas e possibilitar meios credíveis de obter as informações, narrativas e percepções das pessoas envolvidas na pesquisa.
apresentação em PPT
[download]
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MUITAS referências em PDF para download
AHMED, Nabil (Ed.) Inequality kills. The unparalleled action needed to combat unprecedented inequality in the wake of COVID-19. Oxford: Oxfam International, 2022 < https://policy-practice.oxfam.org/resources/inequality-kills-the-unparalleled-action-needed-to-combat-unprecedented-inequal-621341/>.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: 34, 1990.
FERRANDO, Francesca. Philosophical posthumanism. London: Bloomsbury Publishing, 2019. <https://www.researchgate.net/publication/335319597_Philosophical_Posthumanism>.
GUDYNAS, Eduardo. Direitos da natureza – ética, biocentrismo e políticas ambientais. São Paulo: Elefante, 2019.
LATOUR, Bruno. After lockdown – a metamorphosis. Medford: Polity Press, 2021.
MOORE, Jason (Ed.) Anthropocene or Capitalocene? Nature, history, and the crisis of capitalism. Oakland: PM Press, 2016.
PIGNATI, W. et al. (Orgs.). Desastres socio-sanitários-ambientais do agronegócio e resistências agroecológicas no Brasil. São Paulo: Outras expressões, 2021.
SÁ, Elizabeth. et al. (Orgs.) Memória, pesquisa e impacto social. O pensamento formativo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Cuiabá: Carlini & Caniato Ed., 2021.
SATO, Michèle; DALLA-NORA, Giseli (Orgs.). Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Cuiabá: GFK Comunicação & Ed. Sustentável, 2021.
SERVIGNE, Pablo; STEVENS, Raphael; CHAPELLE, Gauthier. Another end of the world is possible. Boston: Polity Press, 2021.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes - resistir a barbárie que se aproxima. Tradução de Eloísa Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
WALLACE, Rob. Pandemia e Agronegócio: Doenças infecciosas, capitalismo e ciência. Trad. Allan R. C. Silva. São Paulo: Elefante, 2020.
AHMED, Nabil (Ed.) Inequality kills. The unparalleled action needed to combat unprecedented inequality in the wake of COVID-19. Oxford: Oxfam International, 2022 < https://policy-practice.oxfam.org/resources/inequality-kills-the-unparalleled-action-needed-to-combat-unprecedented-inequal-621341/>.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: 34, 1990.
FERRANDO, Francesca. Philosophical posthumanism. London: Bloomsbury Publishing, 2019. <https://www.researchgate.net/publication/335319597_Philosophical_Posthumanism>.
GUDYNAS, Eduardo. Direitos da natureza – ética, biocentrismo e políticas ambientais. São Paulo: Elefante, 2019.
LATOUR, Bruno. After lockdown – a metamorphosis. Medford: Polity Press, 2021.
MOORE, Jason (Ed.) Anthropocene or Capitalocene? Nature, history, and the crisis of capitalism. Oakland: PM Press, 2016.
PIGNATI, W. et al. (Orgs.). Desastres socio-sanitários-ambientais do agronegócio e resistências agroecológicas no Brasil. São Paulo: Outras expressões, 2021.
SÁ, Elizabeth. et al. (Orgs.) Memória, pesquisa e impacto social. O pensamento formativo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Cuiabá: Carlini & Caniato Ed., 2021.
SATO, Michèle; DALLA-NORA, Giseli (Orgs.). Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Cuiabá: GFK Comunicação & Ed. Sustentável, 2021.
SERVIGNE, Pablo; STEVENS, Raphael; CHAPELLE, Gauthier. Another end of the world is possible. Boston: Polity Press, 2021.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes - resistir a barbárie que se aproxima. Tradução de Eloísa Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
WALLACE, Rob. Pandemia e Agronegócio: Doenças infecciosas, capitalismo e ciência. Trad. Allan R. C. Silva. São Paulo: Elefante, 2020.
Tarsila do Amaral
terra-1943
*
No comments:
Post a Comment