SUBPROJETO 5.1 - COMUNICAÇÃO E ARTE
PESQUISADOR/A | STATUS | OBJETO INVESTIGATIVO |
Péricles Vandoni | 6º ano fundamental, ELPC | Animais na seca e cheia |
Luigi Sousa | 7º ano fundamental, ELPC | Animais na seca e cheia |
João Quadros | 8º ano fundamental, SESI | Água e fotografia |
Camila Vandoni | 2º ano médio, ELPC | Crianças e as percepções socioambientais |
Iara Barcelos | 2º ano médio, ELPC | Crianças e as percepções socioambientais |
Aitana Salgado | Estudante da Espanha | Jovens e a percepção do ciclo das águas |
Maria Liete Silva | Doutoranda UFMT | Educomunicação como audiência cientifica |
Débora P.Mansilla | Dra. SEDUC | Formação de professores e políticas públicas |
B.Dielcio Moreira | Dr. Comunicações, UFMT | Jornalismo científico |
Michèle Sato | Dra. Educação, UFMT | Arte, educação científica e materiais educativos |
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Parceiros: SEDUC, Escola Livre Porto Cuiabá e SESI Escola | ||
Suporte financeiro extra: SESC Pantanal, FAPEMAT (jornalismo científico e mapa social), CNPq (mapa social), bolsa de estudos da Espanha (ministério de meio ambiente), 1 bolsas de dr (CNPq) | ||
Participantes diretos: 95 PESSOAS * Não há dados sobre os estudantes da escola que estiveram envolvidos nas oficinas. |
OBJETIVOS GERAIS
Promove o diálogo de saberes entre o conhecimento universal (científico) e biorregional (popular) com ênfase na comunicação e pedagogia (educomunicação) que favoreça a mediação entre o INAU e a comunidade. Propõe o jornalismo científico, o programa de rádio comunitária, o mapa mental, e a interação com jovens da escola e da comunidade pela utilização também da Internet (blogs). Além disso, propõe a formação de professores em educação ambiental, fomentando a construção de Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC), e promovendo a educação científica de 5 pesquisadores mirins da Escola Livre Porto de Cuiabá e da SESI Escola. Finalmente mantém diálogos de interação com os demais 4 laboratórios para os processos do jornalismo científico, além da estreita parceria com os subprojetos 5.1 e 5.2 [figura 3].
Figura 3: interação do subprojeto 5.2.1 com os demais laboratórios
METODOLOGIA
Fenomenologia (Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty) para compreensão dos fenômenos, na interpretação das percepções socioambientais que os moradores possuem do habitat, da biodiversidade, das águas ou dos locais de Joselândia. Pesquisa participante (Paulo Freire) e sociopoética (Jacques Gauthier e Michèle Sato) no sentido da intervenção comunitária, das oficinas de arte, do diálogo entre os saberes (laboratórios do INAU e comunidade), da aprendizagem colaborativa e da produção de novos saberes. Observação participante, entrevistas não estruturadas e oficinas populares, além da pesquisa bibliográfica.
RESULTADOS
1. Jornalismo científico na revista “UFMT CIÊNCIAS” (interação com os laboratórios 1, 2, 3, 4 e 5);
2. Classificação dos habitats de Joselândia de acordo com as comunidades (interação com o laboratório 1);
3. Matriz de interação sociedade e ambiente tendo o cambará como tema gerador (interação com os laboratórios 2 e 3);
4. Percepção sobre a saúde (interação com laboratório 4) e dos trabalhos ecossistêmicos (interação com subprojeto 5.3);
5. Mapa interativo do território de Joselândia (interação com subprojeto 5.2);
6. Processo formativo da educação científica envolvendo os 5 pesquisadores mirins (relatórios de pesquisa no blog do projeto: http://cienciaeculturanareinvencaoeduco.blogspot.com/)
EM PLANEJAMENTO
· Articulação entre a secretaria de educação para o curso de formação de professores;
· Incentivo aos Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC);
· Número especial da UFMT Ciências referente ao projeto INAU;
· Evento sobre jornalismo científico;
· Cadernos pedagógicos (cambará e mapa social de Joselândia);
· Matriz perceptiva das crianças, homens e mulheres sobre o ambiente pantaneiro.
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