2010 - 2011
(*) ATENÇÃO: As produções abaixo não são totalizantes de nossas vidas acadêmicas, mas foram selecionadas apenas aquelas que possuem relação à educação ambiental no contexto do Projeto INAU, seja em forma de contribuição nascida dentro do projeto ou para o projeto.
ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
1. JABER, Michelle Tatiane, SATO, Michèle. Polissemia dos conflitos ambientais do estado de Mato Grosso. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v. 24, p. 443 - 459, 2010.
2.SATO, Michèle, TRAJBER, Rachel. Educar para a sustentabilidade. Pátio (Porto Alegre. 2002). , v. 2, p. 18 - 22, 2010.
3.SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Territórios e identidades: mapeamento dos grupos sociais do Estado de Mato Grosso - Brasil. Ambiente e Sociedade (Campinas). , v. 13, p. 261 - 281, 2010.
Submetidos com aprovação, aguardando publicação:
1. QUADROS, Imara; SATO, Michèle; KAWAHARA, Lúcia. Deslizando da margem à correnteza: a mobilidade da canoa na arte da educação ambiental. AmbientalMente Sostenible. Galícia: Universidad de Coruña, 2012 (prensa).
2.SATO, Michèle; SILVA, Regina; JABER, Michelle. The roads of the social map: the insurgency of a research methodology in participatory mappings. Edited by Kate McCoy, Eve Tuck, and Marcia McKenzie, Environmental Education Research. Special issue Land Education: Indigenous, postcolonial, and decolonizing perspectives on place and environmental education research. Oxford: Routledge, 2012 (in press).
Submetidos, aguardando parecer:
1.JABER, Michelle; SATO, Michèle. O mapeamento dos conflitos socioambientais do Estado Mato Grosso – Brasil. Submetido para apreciação da revista “Sociedade e Ambiente” da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
2.SILVA, Maria Liete; SATO, Michèle. Áreas Úmidas: a educomunicação socioambiental e a multiplicidade de saberes. Submetido para apreciação da revista “Pesquisa em Educação Ambiental” da Universidade de São Paulo (USP).
LIVRO ORGANIZADO
1.SATO, Michèle (Org.). Eco-Ar-Te para o reencantamento do mundo. São Carlos: RiMa & Cuiabá: FAPEMAT, 2011, 351 p.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
1.QUADROS, Imara. Arte popular: trilheira para a arte-educação-ambiental. In: SATO, Michèle (Org.). Eco-Ar-Te para o reencantamento do mundo. São Carlos: RiMa Editora & Cuiabá: FAPEMAT, 2011, p. 52-61.
2.SATO, Michèle. Cartografia do imaginário no mundo da pesquisa In: Educação ambiental para o semiárido. 1 ed. João Pessoa: EDUFPB, 2011, v.1, p. 539-569.
3.SATO, Michèle. Po-Éticas da educação ambiental In: Eco-Ar-Te para o reencantamento do mundo. São Carlos: RiMa & Cuiabá: FAPEMAT, 2011, v.1, p. 1-8.
4.SATO, Michèle. Territórios, identidades e ecologia de resistência In: Educação ambiental no mundo globalizado. 1 ed. João Pessoa: UFPB, 2011, v.1, p. 27-38.
5.SATO, Michèle, PASSOS, Luiz Augusto. Aato to kankyou kyouiku In: EDS (Jizoku kanou na kaihatsu no tame no kyouiku) wo tsukuru - chiiki de hiraku mirai he no Kyouiku. 1 ed. Kyoto : Minerva-shobo Press, 2010, v.1, p. 213-233.
6.SILVA, Maria Liete Alves. O cinismo do mundo. In: SATO, Michèle (Org.). Eco-Ar-Te para o reencantamento do mundo. São Carlos: RiMa Editora & Cuiabá: FAPEMAT, 2011, p. 134-141.
TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS QUALIS (COMPLETOS)
1. CAETANO, E. ; SANTOS, L. K. . Reestruturação do processo produtivo: produção associada. In: I Seminário Nacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2011, Vitória. I Seminário Nacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2011.
2.KAWAHARA, L. S., QUADROS, I. P., SATO, Michèle. Arte popular e educação ambiental de resistência no pantanal: integrando saberes em diálogo In: V EPEA - Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental”, 2011, Ribeirão Preto: V EPEA - Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental”. Ribeirão Preto: USP, UNESP & UFSCar, 2011. v.1. p.1 - 14
3.KAWAHARA, L. S., QUADROS, I. P., SATO, Michèle. Pedagogia Pantaneira no trançado da identidade dos canoeiros, pela linguagem bilíngue da arte-educação-ambiental In: 34 reunião anual da anped, 2011, Natal: 34 reunião anual da anped. Natal: Anped & Ufrn, 2011. v.1. p. 1 – 16.
4.QUADROS, I. P., SATO, Michèle. Caminhos, encontros e escutas: fios de uma cosmonarrativa In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste - Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia/MG. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste - Desafios da produção e divulgação do conhecimento. , 2010, p. 1 - 15.
5.SATO, Michèle. Pot-pourri da ecologia de resistência. 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd): Seção especial - direitos humanos, sujeitos e movimentos sociais: educação do campo, quilombola, ambiental e relações de gênero. In: 34 reunião anual da ANPEd, 2011, Natal: 34 reunião anual da ANPEd. Natal: ANPEd & UFRN, 2011. v.1. p.1 – 24.
CADERNOS PEDAGÓGICOS
1.OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de, SATO, Michèle. São Pedro de Joselândia. Caderno Pedagógico. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2011.
2.QUADROS, I. P., SATO, Michèle, CORREIA FILHO, J. G. No caminho das águas, a feitura da canoa. Caderno Pedagógico. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2011.
3.SATO, Michèle, BUSATTO, I., SILVA, Maria Liete Alves, SILVA, Regina Aparecida da, FANZERES, A., REGINA, A. W., LIMA, Artema, JABER, Michelle Tatiane, ALBERNAZ, R., QUADROS, I. P., KAYABI, E. Avaliação ecossistêmica do milênio e o pensamento indígena. Caderno Pedagógico. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2011.
4.SATO, Michèle. Alice no país da sustentabilidade. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2011.
5.SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Mapa social. Caderno Pedagógico. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2011.
Fascículos pedagógicos – Série Avaliação Ecossistêmica do Milênio
1.SATO, Michèle et al. Avaliação Ecossistêmica do Milênio: Comunidades. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2010.
2.SATO, Michèle et al. Avaliação Ecossistêmica do Milênio: Juventudes. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2010.
3.SATO, Michèle et al. Avaliação Ecossistêmica do Milênio: Tomadores de decisão. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2010.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS COM PÔSTER
1. AZEREDO, Eloisa Rosana. CAETANO, Edson. As Mulheres da Associação Comunitária e de Micro Produtores Rurais de Joselândia: Um estudo sobre Trabalho e Produção de Saberes, II Semana Acadêmica da UFMT, 2011, Brasil.
2. CAETANO, Edson. AZEREDO, Eloisa Rosana. SANTOS, Liria Keli dos. GUERINO, Mariana de Fátima. Identidades, Trabalho e Cultura em São Pedro de Joselândia. II Semana Acadêmica da UFMT, 2011, Brasil.
3. JABER, Michelle; SATO, Michèle. Mapping of the socio-environmental conflicts: A look at the Pantanal of São Pedro de Joselândia. 2nd SCIENTIFIC EVALUATION MEETING OF INCT ÁREAS ÚMIDAS (INAU), Cuiabá. 2011.
4.KAWAHARA, L. S. I. ; QUADROS, I.; SATO, M. . Canoa pantaneira: a arte de esculpir uma identidade cultural de resistência. II Seminário REMP/MT: Olhares Educativos Sobre História, Memória E Arte. Canoa Pantaneira. Cuiabá, MT. 2011.
5. KAWAHARA, L. S. I. ; QUADROS, I.; SATO, M. Iconografias de um natifúndio guardador de águas: educação ambiental e arte popular da canoa pantaneira. II Seminário REMP/MT: Olhares Educativos Sobre História, Memória E Arte. Cuiabá, MT. 2011.
6.KAWAHARA, L. S. I. ; Festa de São Pedro e o saber pantaneiro observados à luz da Educação Ambiental. II SEMANA ACADÊMICA DA UFMT. Cuiabá, MT: 2011
7. KAWAHARA, L. S. I. ; QUADROS, I.; SATO, M. Canoe of Pantanal: an sculpture art of resisting cultural identity . 2nd SCIENTIFIC EVALUATION MEETING OF INCT ÁREAS ÚMIDAS (INAU), Cuiabá. 2011.
8.QUADROS, I.P. Educação Ambiental e arte popular da canoa pantaneira: iconografias de um natifúndio guardador de águas. II Semana Acadêmica da UFMT. Cuiabá, MT: 2011.
9.SANTOS, Liria Keli dos. CAETANO, Edson. Trabalho e Construção de Saberes na Comunidade do Imbé. II Semana Acadêmica da UFMT, 2011, Brasil.
10. SILVA, Maria Liete Alves. Joselândia: a educomunicação e o diálogo de saberes. II SEMANA ACADÊMICA DA UFMT. Cuiabá, MT: 2011
11. SILVA, Maria Liete Alves. Educommunication and creating spaces of dialogue 2nd SCIENTIFIC EVALUATION MEETING OF INCT ÁREAS ÚMIDAS (INAU), Cuiabá. 2011.
TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS (RESUMOS)
1.OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de, SATO, Michèle. Conhecimento local das áreas úmidas pantaneiras por moradores do distrito de Joselândia, Barão de Melgaço/MT In: VI Encontro da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental - Territórios e Identidades, 2010, Cuiabá/MT. Anais do VI Encontro da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental - Territórios e Identidades. , 2010. p. 258 – 259.
2.QUADROS, I. P., SATO, Michèle. Caminhos, encontros e escutas: fios de uma cosmonarrativa In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste - Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia/MG. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste - Desafios da produção e divulgação do conhecimento. , 2010. p. 441 – 441.
3.QUADROS, I. P., SATO, Michèle. Urdindo serviços ecossistêmicos artísticos-culturais In: VI Encontro da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental - Territórios e Identidades, 2010, Cuiabá/MT. Anais do VI Encontro da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental - Territórios e Identidades. , 2010. p.61 - 61
4.SILVA, Maria Liete Alves, SATO, Michèle. A educomunicação e a construção de mapas de serviços ecossistêmicos In: VI Encontro da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental - Territórios e Identidades, 2010, Cuiabá/MT. Anais do VI Encontro da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental - Territórios e Identidades. , 2010. p. 46 – 48.
TRABALHOS TÉCNICOS
1. JABER, Michelle Tatiane, SILVA, Regina Aparecida; SATO, Michèle. Relatório Estadual de Direitos Humanos e da Terra. Relatório Estadual. Cuiabá: GPEA, UFMT, 2011.
2. JABER, Michelle Tatiane, SATO, Michèle. Mapa dos conflitos socioambientais, 2011. (Mapa, Cartas, Mapas ou Similares).
3. SILVA, Regina Aparecida da, SATO, Michèle. Mapa dos grupos sociais, 2011. (Mapa, Cartas, Mapas ou Similares).
MATÉRIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM JORNAIS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
1.SATO, Michèle. Antagonismo da liberdade. Revista Sina. Cuiabá/MT, p. 15 - 16, 2010.
2.SATO, Michèle. Uma Carta da Terra escrita pela educação ambiental. Revista Sina. Cuiabá/MT, p. 22 - 23, 2010.
MANUSCRITOS
1. SILVA, Maria Liete Alves. Cambará: espaços de intercientificidade. (Manuscrito)
2. KAWAHARA, L. S. I. Grupo pesquisador em educação ambiental: aprendendo nas “estradas de chão e de água” do pantanal. (Manuscrito)
SINOPSE
ARTIGO
3 publicados
2 submetidos e aprovados, aguardando publicação (1 em inglês)
2 submetidos, aguardando parecer
LIVRO
1 livro organizado
CAPÍTULO DE LIVRO
6 capítulos de livros publicados
TRABALHO COMPLETO
5 trabalhos completos em eventos Qualis
MATERIAL EDUCATIVO
5 cadernos pedagógicos com ISBN
3 fascículos pedagógicos
EVENTO CIENTÍFICO
11 pôsteres
5 resumos
TRABALHO TÉCNICO
2 mapas técnicos com ISBN
1 relatório de direitos humanos
MATÉRIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
2 textos em revista de comunicação de massa
MANUSCRITO
2 artigos em desenvolvimento
RELATÓRIO DE PESQUISA
LABORATÓRIO 5
Projeto - Ciência e Cultura na Reinvenção educomunicativa
Cuiabá: 01 de dezembro de 2011.
AUTORIA DESTE RELATÓRIO:
Michèle Sato (Coordenadora)
André Manfrinate
Eloísa Azeredo
Imara Quadros
Lirian Santos
Lúcia Kawahara
Maria Liete A. Silva
Michelle Jaber
Regina Silva
Rosana Manfrinate
Samuel Borges de Oliveira Jr
No comments:
Post a Comment