Monday 25 March 2013

Hora do Planeta gera mobilizações em várias partes do mundo

adital
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=74321


Hora do Planeta gera mobilizações em várias partes do mundo
 
Adital
Está marcado para este sábado (23), das 20h30 às 21h30, a "Hora do Planeta”, evento de mobilização mundial contra o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta. O ato é promovido pela WWF, ONG comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico de cada localidade. Trata-se de uma iniciativa de sensibilização pública que busca a participação de cidades, corporações e pessoas para que apaguem suas luzes durante uma hora em prol do meio ambiente.
Várias cidades do mundo estão aderindo ao movimento e se comprometendo a apagar as luzes de seus monumentos, escritórios ou casas e organizando atividades especiais para mostrar seu apoio e gerar reflexões acerca das mudanças climáticas e do aquecimento global. No Brasil, a Hora do Planeta convida a todos para participarem do ato e faz uma provocação: "O que você faria para salvar o planeta?”. Também é possível aderir ao desafio "Eu vou se você for”, em que personalidades farão algo em troca se outra pessoa adotar medidas que não agridam o meio ambiente em seu cotidiano.
A iniciativa teve início em 2007 em Sydney, Austrália, e convocou 2 milhões de pessoas. Em 2012, mais de 6000 cidades de 152 países do mundo de todos os continentes apagaram suas luzes por uma hora. Mais de 1500 monumentos e edifícios emblemáticos ficaram no escuro, como o Empire Estate, em Nova York; a Torre Eiffel, em Paris; e o Obelisco, em Buenos Aires.
A Colômbia chama todos os participantes a divulgarem a hashtag no twitter #unahorapara no momento do apagão. Já o Chile pede que os interessados em apagar suas luzes preencham um formulário, sigam as redes sociais da WWF Chile e divulguem o ato em suas próprias redes sociais. A Argentina, por sua vez, foca sua campanha na proteção do mar do país que se encontra ameaçado pela pesca indiscriminada, pelos impactos às espécies do fundo do mar e pela pesca acidental de aves e tartarugas, além do uso de materiais inadequados para a pesca.
As mudanças climáticas são atribuídas direta ou indiretamente às atividades humanas que alteram a composição da atmosfera mundial e que é somada à variabilidade climática natural observada ao longo dos períodos. A mudança climática é real e é causada pela queima de combustíveis fosseis e lançamentos de gases tóxicos na atmosfera que provocam o efeito estufa.
De acordo com a organização, isso vem causando a perda gradativa de biodiversidade, derretimento de geleiras, eventos climáticos atípicos, mudanças de habitat, dentre outros.
Para saber mais sobre a Hora do Planeta acesse: http://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/

No comments: