Tuesday 22 April 2014

Degradação florestal baixa em MT, mas Estado ainda lidera ranking

Degradação florestal baixa em MT, mas Estado ainda lidera ranking

Relatório do Imazon mostra recuo geral nas agressões à floresta.
Em todo bioma a degradação atingiu 218 quilômetros quadrados.

Leandro J. NascimentoDo G1 MT
1 comentário
Desmatamento norte de MT (Foto: Reprodução /TVCA)Degradação corresponde à perda lenta de vegeta-
ção (Foto: Reprodução /TVCA)
A degradação florestal na Amazônia Legal brasileira totalizou 218 quilômetros quadrados entre os meses de agosto de 2013 a março de 2014, os chamados oito primeiros meses do calendário de desmatamento. O número representa um recuo de 80% na comparação com o igual período do ano anterior, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
O instituto considera a degradação como a retirada lenta da cobertura vegetal, mediante diferentes práticas. Ela pode ocorrer também incentivada pela atividade madeireira, além das queimadas.
 
Mato Grosso liderou a estatística. Foram 160 km² de florestas degradadas no período avaliado. Em seguida apareceram o Pará, com 48 km², e os Estados de Rondônia (7 km²) e Amazonas (3 km²). Os dados do Maranhão não foram analisados.
Segundo o Imazon, em todos os Estados amazônicos houve queda na degradação entre os períodos entre agosto de 2013 a março de 2014, frente a agosto de 2012 a março de 2013.
De acordo com o Imazon, os percentuais foram de -72% para o Amazonas (de 11 para 7 km²), -74% para Mato Grosso (de 612 para 160 km²), -87% para Rondônia (50 para 7 km²) e outros -88% para o Pará (397 para 48 km²).
O Imazon diz que os números, no entanto, podem estar subestimados em função da alta incidência de nuvens durante a leitura dos dados pelos satélites.

fonte. imazon


No comments: