Monday 24 February 2014

Livros do Paulo Freire em PDF

cantinho da educação
http://institutoveritas2010.blogspot.com.br/2011/04/livros-do-paulo-freire.html


Livros do Paulo Freire em PDF



Livros do Paulo Freire disponíveis em arquivos de pdf:


Sinopse:
O que é ensino libertador? Como os professores se transformam em educadores libertadores? Como começam a transformar os estudantes? De que modo a educação se relaciona com a transformação política? Essas e outras perguntas são tratadas em Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. 

Confira a resenha de Medo e Ousadia de Paulo Freire
Medo e Ousadia de Paulo Freire em pdf

Sinopse:
Freire analisa o problema da comunicação entre o técnico e o camponês no processo de desenvolvimento de uma nova sociedade agrária. Neste ensaio Paulo Freire faz a defesa da educação que se dá pela troca, pelo diálogo, pela comunicação e pelo aprendizado mútuo.

Confira a resenha de Extensão ou Comunicação de Paulo Freire
Extensão ou Comunicação de Paulo Freire em pdf
Sinopse:
O que pensar de uma educação que admite o escândalo de um povo marginalizado e imerso na passividade? Neste livro, Paulo Freire, o célebre e grandioso educador, propõe condições e métodos para que ninguém seja mais excluído ou colocado à margem da vida nacional em nome de uma educação orientada para a autenticidade.

Confira a resenha de Educação como Prática da Liberdade de Paulo Freire
Educação como prática da liberdade de Paulo Freire em pdf

Sinopse:
Para Freire, a prática de chamar a professora de tia esconte armadilha ideológica nada inocente. Para a professora, é uma forma de adocicar sua vida profissional; já as crianças correm o risco de confundir a distinção entre sua casa e a escola, entre um trabalho pedagógico competente, estimulante e solidário e as relações familiares, que são de outra natureza. 

Confira a resenha de Professora Sim, Tia Não de Paulo Freire
Professora Sim, Tia Não de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
"O povo grita contra os testemunhos de desfaçatez, As praças públicas de novo se enchem. Há uma esperança, não importa que nem sempre audaz, nas esquinas das ruas, no corpo de cada uma e de cada um de nós." (Freire)

Confira a resenha de Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
Pedagogia da Esperança de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
Ao abordar a "importância do ato de ler" Freire o faz não simplesmente do ponto de vista formal, entendendo a leitura enquanto a decodificação pura das palavras. O nosso educador faz compreensão crítica do ato de ler, de tal forma que a leitura assume uma postura política e libertadora. 

Confira a resenha de A Importância do Ato de ler de Paulo Freire
A Importância do Ato de ler de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
Paulo Freire, um dos mais habilidosos educadores do século XX percebeu que duas são as vias para dominar uma pessoa: pelas armas e pelas palavras, sendo a segunda a mais potente. E esse processo de arrebanhamento e dominação começa desde a tenra infância nas escolas, aonde as elites lançam mão de todo um conjunto de dispositivos para perpetuar a dominação.
Confira a resenha de Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire
Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
A Educação “(...) jamais [pode] ser neutra, tanto pode estar a serviço da decisão, da transformação do mundo, da inserção crítica nele, quanto a serviço da imobilização, da permanência possível das estruturas injustas, da acomodação dos seres humanos à realidade tida como intocável.” Paulo Freire

Confira a resenha de Pedagogia da Indignação de Paulo Freire
Pedagogia da Indignação de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire é um livro de poucas páginas, mas de uma densidade de idéias pouco vista em qualquer outra de suas obras. Este seu poder de síntese demonstra sua maturidade, lucidez e vontade de, com simplicidade, abordar algumas das questões fundamentais para a formação dos educadores(as), de forma objetiva. 

Confira a resenha de Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire em pdf



Sinopse:
Neste livro, Freire constitui uma das suas mais importantes reflexões enquanto pensador da educação. Nos textos reunidos, as marcas do anti-dogmático enfatiza a importância da educação através de um convite à reflexão político-pedagógica – escritos no decorrer de 1992 e discutidos em reuniões realizadas tanto no Brasil quanto em outros países.

Confira a resenha de Política e Educação de Paulo Freire
Política e Educação de Paulo Freire em pdf
Sinopse:
Neste livro, Paulo Freire aborda os mais diferentes aspectos da realidade brasileira com o olhar de quem luta por uma mudança profunda e crítica do mundo. Reunindo textos escritos entre 1968 e 1974, mas de atualidade desconcertante, e abordando temas que vão da alfabetização à reforma agrária, 

Confira a resenha de Ação cultural para a Liberdade de Paulo Freire
Ação cultural para a Liberdade de Paulo Freire em pdf




Sinopse:
Nos quatro estudos que formam este livro e que abordam os mais diferentes aspectos da relação do homem e seu estar no mundo, vemos como o compromisso com a própria realidade, isto é, a impossibilidade de se assumir uma posição neutra perante o mundo, é peça-chave para que educadores e educandos se insiram na sociedade e possam transformá-la.

Confira a resenha de 
Educação e Mudança de Paulo Freire
Educação e Mudança de Paulo Freire em pdf








Sinopse:
Neste obra, Freire e Faundez colocam em evidência o método a ser utilizado por todos os cientistas sociais: o repensar constantemente.

Confira a resenha de Pedagogia da pergunta de Paulo Freire e Antonio Faundez
Pedagogia da pergunta de Paulo Freire e Antonio Faundez em pdf

No comments: