Saturday 9 May 2020

Panorama dramático da pandemia nas aldeias

https://outraspalavras.net/podcasts/panorama-dramatico-da-pandemia-nas-aldeias/

Panorama dramático da pandemia nas aldeias

29 povos indígenas já têm casos de covid-19. Nas mãos de um governo que tenta exterminá-los, organizam-se autonomamente para garantir cuidados e exigir que o sistema de saúde aja. Nas vozes de alguns deles, um retrato do problema
[Acompanhe o Tibungo em seu tocador de podcast preferido]
Por Raquel Torres, no Tibungo
Quando o coronavírus chegou ao Brasil, logo soou o sinal de alerta para os povos indígenas, que têm problemas estruturais no atendimento à saúde e são historicamente mais afetados do que o resto da população durante epidemias.
O primeiro caso em uma aldeia foi confirmado um mês depois, no fim de março. Até a noite do dia 6 de maio, havia registros de 163 infecções e 12 mortes entre indígenas aldeados. Nas cidades, onde essas informações são mais nebulosas, as organizações indígenas contabilizam 38 óbitos. Ao todo, 29 povos já foram atingidos no Brasil.  
Em meio à crise civilizatória e à ameaça da extrema-direita, OUTRAS PALAVRAS sustenta que o pós-capitalismo é possível. Queremos sugerir alternativas ainda mais intensamente. Para isso, precisamos de recursos: a partir de 15 reais por mês você pode fazer parte de nossa rede. Veja como participar >>>
Esses números, comparados com os dados do país inteiro, parecem modestos. Só que, numa aldeia, um único caso já é motivo de preocupação: as comunidades têm condições muito propícias para o espalhamento desse vírus. Em parte, pelo seu modo de vida pautado na coletividade. Em parte, por uma generalizada precariedade das condições de saneamento, com falta de rede de água, por exemplo.
Pra piorar, em vários locais é difícil ter acesso adequado a serviços especializados de saúde, por conta das distâncias e dificuldades de transporte. 
Ainda olhando para os registros, tem outro problema: nos últimos dias, dá pra observar um crescimento mais acentuado, tanto no número de casos como no de óbitos. Isso sem falar na subnotificação, que é um problema geral no Brasil e também entre os povos indígenas.
Nesse episódio, trazemos algumas vozes que nos ajudam a entender essa situação.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OUTROSQUINHENTOS

No comments: