Monday 11 August 2014

minutos de orientação: RESUMO

Pessoas

A CAPES, ao realizar a avaliação das dissertações e teses, não consegue ler tudo. Então no limite da possiblidade, nos avalia pelo título e pelo resumo dos trabalhos. É essencial conseguir escrever bem o resumo, que deve ser curto, de apenas 1 única página (ou menos).

No início, após o título, devemos adicionar a referência bibliográfica do trabalho, de acordo com a ABNT, a exemplo:

RESUMO
KAWAHARA, Lúcia S. I. Currículos festeiros de águas e outonos: fenomenologia da educação ambiental pós-crítica. 2015, 260f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT, Cuiabá.

E só depois iniciar o resumo, propriamente dito. Um resumo não deve ter excessiva teoria, mas deve revelar objetivamente a temática da pesquisa, os objetivos gerais, a metodologia e alguns resultados em forma dissertativa.  Considerando que a CAPES nos avalia por ai, é preciso usar muito talento para conseguir escrever todo o trabalho de maneira sucinta. No resumo, NÃO deve ter citação, muito menos referências. Podemos citar autores como forma do pensamento, por exemplo:

É uma tese que tem como substrato a fenomenologia do imaginário de Bachelard em diálogos com a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty.

Observe que não houve citação, e os autores mencionados soam mais como adjetivos qualificantes à fenomenologia. Evite siglas, deixem somente os essenciais. Como não trata de um trabalho em congresso, não precisa adicionar as agências financiadoras, embora seja delicado e importante aparecer na seção de agradecimentos. O resumo não deve ter parágrafo, e frases muito longas não ajudam na compreensão, além de ser difíceis de serem traduzidas para o inglês. Use o ponto final. Abuse. Seja claro para elucidar a pesquisa na perspectiva educativa.

3, no máximo de 5 palavras-chaves finalizam o resumo, na essencialidade da pesquisa.

Mimi
11/08/2014


2 comments:

Denize said...

Michele!
Maravilhosa sua orientação. Minutos de profundidade! Show!

mimi sato said...

beijo, de querida
saudades!