Pessoas
A CAPES, ao realizar
a avaliação das dissertações e teses, não consegue ler tudo. Então no limite da
possiblidade, nos avalia pelo título e pelo resumo dos trabalhos. É essencial
conseguir escrever bem o resumo, que deve ser curto, de apenas 1 única página
(ou menos).
No início, após o
título, devemos adicionar a referência bibliográfica do trabalho, de acordo com
a ABNT, a exemplo:
RESUMO
KAWAHARA,
Lúcia S. I. Currículos festeiros de
águas e outonos: fenomenologia da educação ambiental pós-crítica. 2015, 260f. Tese (Doutorado em
Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT, Cuiabá.
E só depois iniciar
o resumo, propriamente dito. Um resumo não deve ter excessiva teoria, mas deve
revelar objetivamente a temática da pesquisa, os objetivos gerais, a
metodologia e alguns resultados em forma dissertativa. Considerando que a CAPES nos avalia por ai, é
preciso usar muito talento para conseguir escrever todo o trabalho de maneira sucinta.
No resumo, NÃO deve ter citação, muito menos referências. Podemos citar autores
como forma do pensamento, por exemplo:
É uma tese
que tem como substrato a fenomenologia do imaginário de Bachelard em diálogos
com a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty.
Observe que não
houve citação, e os autores mencionados soam mais como adjetivos qualificantes
à fenomenologia. Evite siglas, deixem somente os essenciais. Como não trata de
um trabalho em congresso, não precisa adicionar as agências financiadoras,
embora seja delicado e importante aparecer na seção de agradecimentos. O resumo
não deve ter parágrafo, e frases muito longas não ajudam na compreensão, além
de ser difíceis de serem traduzidas para o inglês. Use o ponto final. Abuse.
Seja claro para elucidar a pesquisa na perspectiva educativa.
3, no máximo de 5
palavras-chaves finalizam o resumo, na essencialidade da pesquisa.
Mimi
11/08/2014
2 comments:
Michele!
Maravilhosa sua orientação. Minutos de profundidade! Show!
beijo, de querida
saudades!
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