Friday, 11 October 2013

Livro mostra resultados de experiência sobre Educação Sustentável em MT

ufmt
http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/12976/Cuiaba

Livro mostra resultados de experiência sobre Educação Sustentável em MT

Publicado em Notícias | 11/10/2013

O “Caderno de Experiências – Escolas sustentáveis e com-vida em Mato Grosso” é uma reunião de relatos de diversos professores, tutores e cursistas na transformação de colégios em ambientes sustentáveis de aprendizagem. A obra, lançada pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT), é resultado de um curso de extensão ofertado pela UFMT em parceria com a Universidade Federal de Rio Preto (UFRP) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O curso, que utilizou como ferramenta o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), teve o intuito de contribuir para a modificação das escolas envolvidas em três eixos: currículo, gestão e espaço físico. Duas partes integram o livro: a experiência das escolas durante o curso, e ensaios críticos sobre o processo. Cada relato busca refletir sobre a educação ambiental e mostrar os resultados práticos do curso, como a implantação de hortas e a integração dos cuidados com o ambiente no currículo dos alunos; criação de espaços de convivência; inclusão de datas comemorativas, entre outras modificações.
Segundo Glauce Viana, uma das organizadoras do livro - juntamente com Michèle Sato, Sonia Palma, Débora Pedrotti e Giselly Gomes - a principal contribuição da obra é “trazer a reflexão do significado desse processo e dos resultados implementados no processo de uma escola educadora sustentável”.
O curso de capacitação semipresencial em Educação Ambiental “Escolas Sustentáveis e Com-Vida” é um projeto do Ministério da Educação com a finalidade de potencializar as ações de Educação Ambiental nas escolas do Ensino Fundamental e Médio. Na UFMT, é oferecido em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (STI).

No comments: