Monday, 5 May 2014

3o Relatório do Projeto Ecotécnicas em Joselândia

3o Relatório de Campo em São Pedro de Joselândia
23 a 24 de março de 2014
Prof. Me. Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte

A 3o viagem à São Pedro de Joselândia, distrito de Barão do Melgaço, na região do Pantanal Mato-grossensse, foi realizada por dois pesquisadores do Grupo GPEA/UFMT, nos dias 23 e 24 de abril de 2014. O principal objetivo do grupo foi dar prosseguimento ao projeto Áreas Úmidas do INAU e Escolas Sustentáveis, em parceria com a WWF. Do ponto de vista individual, o principal objetivo foi:

A) Coordenar a 3a etapa do projeto de ecotécnicas na Escola Estadual Maria Peixoto de Moura;

O objetivo foi alcançado de forma satisfatória. A reunião do Projeto iniciou às 13 horas do dia 23 de abril, na Escola Estadual, tendo como participantes cerca de 25 professores, estudantes e técnicos administrativos, incluindo o atual Diretor. Eu e pesquisadora Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes iniciamos os trabalhos relatando o cronograma de trabalho daquela tarde. Em seguida, eu discorri sobre os próximos passos do Projeto, que está planejado para ocorrer em um prazo de 4 meses, nas quatros etapas a seguir;

1a Visita (fev/14) Orientar sobre a importância das Ecotécnicas, mostrar diversas possibilidades de intervenção, organizar quatro grupos de trabalho e iniciar o planejamento de cada grupo;

2a Visita (mar/14) Apresentar o planejamento finalizado por parte dos grupos; Auxiliar na finalização deste planejamento; Avaliar as propostas de trabalho, o cronograma e principalmente os Orçamentos;

3a Visita (abr/14) Entrega dos materiais necessários; Planejamento da Execução; Planejamento da Confraternização;

4a Visita (maio/14) Execução das Ecotécnicas; Avaliação dos trabalhos e Produção de um Relatório;

Os grupos foram orientados com relação à execução das 4 ecotécnicas que serão realizadas no mês de maio de 2014. A finalização dos trabalhos será no dia 06 de junho, seguida por uma confraternização a ser organizada de forma colaborativa por todos os envolvidos. Ficou combinado que neste dia deverá ser convidada a comunidade escolar, bem como os pesquisadores do Grupo de Pesquisa GPEA.

Em um segundo momento, os grupos foram orientados individualmente com relação à execução de suas respectivas ecotécnicas. Os materiais encomendados foram entregues e a primeira parcela do orçamento, equivalente a 60%, foi repassada aos líderes de cada grupo, mediante assinatura de um recibo. Novamente, foi enfatizado a todos os participantes sobre a fundamental importância do envolvimento dos professores, suas disciplinas e os estudantes no processo de construção dos projetos. O legado mais importante a ser deixado por estas iniciativas será o processo de aprendizado e não somente as intervenções físicas.


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