3o
Relatório de Campo em São Pedro de Joselândia
23
a 24 de março de 2014
Prof.
Me. Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte
A
3o viagem à São Pedro de Joselândia, distrito de Barão do
Melgaço, na região do Pantanal Mato-grossensse, foi realizada por
dois pesquisadores do Grupo GPEA/UFMT, nos dias 23 e 24 de abril de
2014. O principal objetivo do grupo foi dar prosseguimento ao projeto
Áreas Úmidas do INAU e Escolas Sustentáveis, em parceria com a
WWF. Do ponto de vista individual, o principal objetivo foi:
A)
Coordenar a 3a etapa do projeto de ecotécnicas na Escola Estadual
Maria Peixoto de Moura;
O
objetivo foi alcançado de forma satisfatória. A reunião do Projeto
iniciou às 13 horas do dia 23 de abril, na Escola Estadual, tendo
como participantes cerca de 25 professores, estudantes e técnicos
administrativos, incluindo o atual Diretor. Eu e pesquisadora Giselly
Rodrigues das Neves Silva Gomes iniciamos os trabalhos relatando o
cronograma de trabalho daquela tarde. Em seguida, eu discorri sobre
os próximos passos do Projeto, que está planejado para ocorrer em
um prazo de 4 meses, nas quatros etapas a seguir;
1a
Visita (fev/14) Orientar sobre a importância das Ecotécnicas,
mostrar diversas possibilidades de intervenção, organizar quatro
grupos de trabalho e iniciar o planejamento de cada grupo;
2a
Visita (mar/14) Apresentar o planejamento finalizado por parte dos
grupos; Auxiliar na finalização deste planejamento; Avaliar as
propostas de trabalho, o cronograma e principalmente os Orçamentos;
3a
Visita (abr/14) Entrega dos materiais necessários; Planejamento da
Execução; Planejamento da Confraternização;
4a
Visita (maio/14) Execução das Ecotécnicas; Avaliação dos
trabalhos e Produção de um Relatório;
Os
grupos foram orientados com relação à execução das 4 ecotécnicas
que serão realizadas no mês de maio de 2014. A finalização dos
trabalhos será no dia 06 de junho, seguida por uma confraternização
a ser organizada de forma colaborativa por todos os envolvidos. Ficou
combinado que neste dia deverá ser convidada a comunidade escolar,
bem como os pesquisadores do Grupo de Pesquisa GPEA.
Em
um segundo momento, os grupos foram orientados individualmente com
relação à execução de suas respectivas ecotécnicas. Os
materiais encomendados foram entregues e a primeira parcela do
orçamento, equivalente a 60%, foi repassada aos líderes de cada
grupo, mediante assinatura de um recibo. Novamente, foi enfatizado a
todos os participantes sobre a fundamental importância do
envolvimento dos professores, suas disciplinas e os estudantes no
processo de construção dos projetos. O legado mais importante a ser
deixado por estas iniciativas será o processo de aprendizado e não
somente as intervenções físicas.
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