Wednesday, 22 May 2013

maio2013-INAU-relatório 13/13


BIBLIOGRAFIA


BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. Tradução José Carlos Barcellos. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.
BRANDÃO, Carlos R. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo, Brasiliense,1984.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos, (Org.) Por uma educação do campo: Campo, Políticas Públicas – Educação. Brasília INCRA. MDA. 2002.
CONDE, Cecília; NEVES, José Maria. Música e educação não-formal. Pesquisa e Música: Revista do Centro de Pós-Graduação do CBM. Rio de Janeiro, v.1, n.1, pp.41-52, 1984[5].
DELEUZE, G.; GUATTARI F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de A. N. Guerra; C. P. Costa. Rio de Janeiro: Ed 34, 1995. vol I, II, II e IV.
DELEUZE, G.; GUATTARI F. O que é Filosofia? Tradução de B. Prado Jr.; A. A. Muñoz. 288p. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Ed 34, 1997.
DIAMOND, J. Armas, germes e aço – os destinos das sociedades humanas. Rio de Janeiro: Record, 2009.
DIEGUES, A. C. Etnoconservação – novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: HUCITEC/NUPAUB, 2000.
DIEGUES, A. C.; VIANA, V. M. Comunidades tradicionais e manejo dos recursos naturais da mata atlântica. São Paulo: HUCITEC/NUPAUB, 2004.
GARAY, I; BECKER, B. K. Dimensões humanas da Biodiversidade – o desafio de novas relações sociedade-natureza no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2006.
GIDDENS, Anthony.  As consequências da  modernidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.
GRÜN, Mauro. Em Busca da Dimensão Ética da Educação Ambiental. São Paulo: Papirus, 2007. 175p.
GRÜN, Mauro. Hermenêutica, biorregionalismo e educação ambiental. In: SAUVÈ, L.; ORELLANA, J.; SATO, M. (Org.). Textos escolhidos em Educação Ambiental. De uma América à outra. Montreal: vol.1, pp. 91-99, 2002.
HERITAGE, John C. Etnometodologia. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (org.). Tradução: Gilson César Cardoso de Sousa. Teoria social hoje. São Paulo: Editora UNESP, 1999. Título original: Social theorytoday.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. pp. 169-214. In: ADORNO, Theodor. Teoria da cultura de massa. 5ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
JABER-SILVA, Michelle. O mapeamento dos conflitos socioambientais de Mato Grosso: denunciando injustiças ambientais e anunciando táticas de resistência. 253f. Tese (Doutorado e Ciências). Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2012.
JUNK, W.J. et al. Definição e Classificação das Áreas Úmidas (AUs) Brasileiras: Base Científica para uma Nova Política de Proteção e Manejo Sustentável. Cuiabá: CPP/INAU, 2012. Disponível em: http://www.inau.org.br/classificacao_areas_umidas_resumido.pdf. Acesso em 29 de Abril de 2013.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 4ª ed. Tradução de Bernardo Leitão et. al. Campinas: UNICAMP, 1996. Título original: Storia e memória.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Editora Documentos, 1969.
LUCAS, Maria Elizabeth. Etnomusicologia e Educação Musical: perspectivas de colaboração na pesquisa. Boletim do NEA, ano 3, nº 1, 1995, p. 9-15.
MATO GROSSO - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC. Projeto de educação ambiental – PrEA: Projeto Ambiental Escolar Comunitário – PAEC.  Cuiabá, TantaTinta, 2004.
MAYR, E. Isto é biologia – a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MEIRELLES, João. Desmatamento é consequência. Pecuária bovina é causa. In: Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/26671-desmatamento-e-consequencia-pecuaria-bovina-e-causa-entrevista-especial-com-joao-meirelles. Acesso: 28 de abril de 2013.
NELSON, G. C. et al. Drivers of Change in Ecosystem Condition and Services. In: ONU. Millennium Ecosystem Assessment - Ecosystems and Human Well-being: Scenarios, Volume 2. 2005. Disponível em: http://www.maweb.org/documents/document.771.aspx.pdf. Acesso em: 03 de janeiro de 2011.
OLIVEIRA, Herman Hudson de. Dança do Congo: educação, expressão, identidade e territorialidade. 2011. Dissertação (Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso. 2012.
ONU. United Nations. Millennium Ecosystem Assessment. Volume n. 1. 2005. Disponível em: http://www.maweb.org/documents/document.765.aspx.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2010.
PIGNATTI, Marta Gislene; CASTRO, Sueli Pereira. A fragilidade/Resistência da Vida Humana Rurais das comunidades do Pantanal Mato-grossense, MT, Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, fevereiro 2008.
POTT, Arnildo. Dinâmica da Vegetação do Pantanal. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu – MG. Disponível em: <http://seb-ecologia.org.br/viiiceb/palestrantes/apott.pdf>. Acesso: 14 de fevereiro de 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5 ed. São Paulo:Cortez, 2008 SOARES, Ismar de Oliveira. Sociedade da informação ou da comunicação? São Paulo: Cidade Nova, 1996, 80 p.
SATO, M. Educação Ambiental. Rima: São Carlos, 2002.
SATO, Michèle.  Cartografia do imaginário no mundo da pesquisa. in: ABÍLIO, F. (Org.) Educação Ambiental para o Semiárido. João Pessoa: EdUFPB, p. 4, 2011.
SATO, Michèle. Biorregionalismo. In FERRARO, L. (Org.) Encontros e caminhos - Formação de educadores(as) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Diretoria de
SATO, Michèle. Cluster da educação ambiental: do eu isolado ao nós coletivo. In: SATO, Michèle; GOMES, Giselly; SILVA, Regina (Orgs.) Escola, comunidade e educação ambiental. Reinventando sonhos, construindo esperanças. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT), 2013, p.10-24.
SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. Uma outra história das músicas. 2º Ed. 5ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2006

Cuiabá, 17 de maio de 2013.

Michèle Sato - Leader of laboratory 5
Environmental Education Research Group
Federal University of Mato Grosso, Brazil
( 55 65 3615 8431   *   http://gpeaufmt.blogspot.com.br/

No comments: