Os objetivos do projeto 5.1, educação e comunicação, referem-se:
5.1.A) Jornalismo científico – Benedito Dielcio Moreira
Busca das visibilidade aos conhecimentos
científicos produzidos pelo INAU.
5.1.B)
Edu-comunicação – Liete Alves
Por meio da cartografia deleuziana, busca
promover os processos de educomunicação utilizando a base cartográfica dos
habitats, uso do cambará e outros meios de comunicação e educação.
5.1.C)
Formação de professores – MS Giseli Nora & MS Giselly Gomes
Promove curso de formação entre a escola e a
comunidade, sob a proposta das “escolas sustentáveis” e no marco da pegada
ecológica e avaliação ecossistêmica do milênio.
5.1.D)
Formação de professores e comunitários relacionados à mudança climática –
Michelle Jaber & Débora Pedrotti-Mansilla
Visa buscar a aliança entre escola e
comunidade, por meio de projetos que alicercem na consciência das mudanças
globais, em especial à mudança climática (* projeto novo).
5.1.E)
Pesquisadores mirins – Michèle Sato & Regina Silva
Promove a formação científica inicial em,
jovens estudantes do ensino fundamental: Eveyln Miranda, Luigi Sousa, Péricles
Vandoni, Raianne Pouso e Regis Paiva (ensino fundamental, Escola Livre Porto
Cuiabá)
Os objetivos do projeto 5.2 relacionam-se com educação popular em diálogos com a
avaliação ecossistêmica do milênio
5.2.A)
Arte e natureza – Imara Quadros & Herman de Oliveira
Dois grandes eixos são estudados: a canoa e
os desdobramentos socioambientais, além da valorização do conhecimento
tradicional na feitura da viola de cocho, instrumento ainda presente na
localidade.
5.2.B)
Costume, festividade, mito e avifauna – André Manfrinate, Lúcia Kawahara,
Michèle Sato & Samuel Oliveira
A associação dos mitos, festas e avifauna
no mesmo subgrupo encontra ressonâncias nas histórias de vidas dos habitantes
de Joselândia, cujas narrativas (ou conhecimento tradicional) são depoimentos
importantes na construção histórica e existencial do local.
5.2.C)
Território e identidade – Michelle Jaber, Regina Silva e Rosana Manfrinate
É nossa
hipótese que as alterações nos ecossistemas das áreas úmidas têm alterado
também as identidades e as práticas cotidianas dos grupos sociais e as
consequências sofridas por esta degradação ecossistêmica atingem diretamente
estas populações locais. É nosso objetivo mapear os serviços ecossistêmicos em
disputas e os conflitos socioambientais na comunidade de Joselândia,
evidenciando as driving forces que os
impulsionam e como essas mudanças afetam o modo de vida dessa comunidade.
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